TDAH - Mais tempo de tela =
Mais problemas de comportamento em pré-escolares
Por: Amy Orciari Herman - Editado por
Richard Saitz, MD. MPH.
Quanto mais tempo por de tela por dia têm
os pré-escolares, maior a chance de que apresentem problemas de
comportamento, de acordo com uma pesquisa em PLOS One.
Pesquisadores no Canadá
estudaram 2.400 crianças cujos pais completaram questionários sobre
o tempo que as crianças gastavam vendo tela quando tinham entre 3 e
5 anos de idade, assim como as avaliações de comportamento na idade
de 5 anos.
No total, 1,2% das crianças
apresentaram problemas exteriorizados com a idade de 5 anos (por
exemplo: desatenção, agressividade) e 2,5% tiveram problemas
internalizados (por exemplo: ansiedade, depressão). Em comparação
com as crianças que obtiveram menos de 30 minutos de exposição à
telas diariamente, as que tiveram mais de 2 horas de exposição
apresentaram riscos significativamente maiores de problemas
externalizados, internalizados e de todos os problemas de
comportamento. Em particular, crianças que tiveram exposição maior
do que 2 horas por dia eram 6 vezes mais propensas a apresentarem
transtornos de desatenção. O tempo excessivo de exposição a telas
também estava associado a aumento de quase 8 vezes de significativos
sintomas de TDAH.
Foi observado que maior
atividade física parecia proteger contra os problemas de
comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário