TDAH - Facilmente distraído? Como controlar as distrações e o foco na escola. - 448
Crianças
com TDAH possuem um nível mais baixo de alerta cerebral, o que
significa serem mais facilmente distraídas por estímulos internos e
externos. Utilize estas estratégias, na escola e em casa, para
melhorar o foco e a compreensão.
Por
ADHD EDITORIAL BOARD. Revisado pelo ADDitude´s Medical Review Panel.
Updated = 23 de Agosto de 2019.
O
problema: “Meu filho é facilmente distraído; ele não presta
atenção nem escuta.”
Não
focalizado na aprendizagem? Facilmente distraído na escola e na
tarefa de casa? Um estudante com Transtorno de Deficit de Atenção
(TDAH ou TDA) pode não parecer escutar ou prestar atenção na
matéria de classe. Ele pode estar divagando, olhando pela janela, ou
focalizado em ruídos irrelevantes ou outros estímulos. Como
resultado, ele perde as lições, instruções e orientações.
A
causa: TDAH não é somente uma incapacidade de prestar atenção
– é uma incapacidade de controlar a atenção. Crianças com TDAH
têm um nível mais baixo de despertar cerebral, o que por sua vez
diminui sua habilidade de descartar distrações como ruídos no
corredor, movimentos lá fora, ou mesmo seus pensamentos e
sentimentos internos. Crianças com TDAH têm uma dificuldade
especial em controlar a distração quando uma atividade não é
suficientemente estimulante. Elas perdem o foco.
Os
obstáculos: Crianças com TDAH
lutam para se manter focalizadas em leituras ou qualquer tarefa que
requeira esforço mental sustentado. Às vezes, essa distração pode
parecer intencional e irritante
– o que funciona contra os estudantes com TDAH para obter a ajuda
de que precisam. Advertências tais como “Volte para a Terra,
Maria!” ou “Por que você nunca escuta?” não corrigem esse
deficit de atenção. Se as crianças pudessem prestar mais atenção,
elas o fariam.
Continue lendo para descobrir
as soluções para a distração em sala de aula e em casa e para
auxiliar seu filho a prestar atenção em seu trabalho escolar.
SOLUÇÕES
PARA PRESTAR ATENÇÃO EM SALA DE AULA
Escolha
com sabedoria o lugar de se sentar.
Manter crianças com TDAH perto do professor e longe de portas ou
janelas ajuda a minimizar as potenciais distrações e promovem
melhor resultado em “estar focalizado”.
Permita
que os estudantes utilizem bloqueadores de distração. Para
não prejudicar crianças com TDAH, deixe que elas tentem separadores
individuais, fones de ouvido, ou tampões auriculares para bloquear
as distrações durante os trabalhos sentados ou nas provas.
Torne
as coisas interessantes. Alterne
entre atividades com alto e baixo interesse e, quando possível,
mantenha os períodos de ensinamento curtos ou varie o ritmo de uma
lição para a próxima.
Adapte-se
aos diferentes estilos de aprendizagem: Utilize
uma variedade de estratégias e de técnicas de ensino para
adaptar-se aos vários estilos na sala de aula, de modo que todos os
alunos tenham a oportunidade de abordar as lições da melhor maneira
que eles aprendem.
Inclua
aspectos visuais auditivos e cinéticos a todas as lições. Também,
dê aos estudantes a oportunidade de trabalhar em cooperação,
individualmente e com o grupo.
Redirecione
em vez de reprimir. Em vez de
repreender um aluno que se distrai, redirecione-o de um modo que não
lhe cause embaraçamento. Às vezes, fazer uma pergunta a uma criança
com TDAH, que você sabe que ele pode dar a resposta, ou dar dicas
não verbais, tais como ficar perto dela, ou tocar de leve em seu
ombro, pode trazer a criança de volta ao foco.
SOLUÇÕES
PARA PRESTAR ATENÇÃO EM CASA
Estabeleça uma rotina diária
de tarefas da escola. Algumas crianças precisam de uma pausa entre a
escola e as tarefas ou podem precisar de frequentes pausas entre as
tarefas. Descubra o que funciona melhor para seu filho a fim de
auxiliá-lo a evitar as distrações e as procrastinações (deixar
para depois).
Auxilie seu filho com TDAH a
se ligar em ambiente livre de distrações. Às vezes, o melhor
ambiente de aprendizagem pode ser realmente a mesa da cozinha, com
música tocando ao fundo. Experimente até que descubra o lugar ideal
de aprendizagem.
Dê a partida para ele.
Sente-se com seu filho e assegure-se de que ele entende o que é
necessário para cada tarefa.
Supervisione conforme for
necessário. A maioria das crianças com TDAH precisa de
significativa supervisão do adulto par manter-se em ação. Conforme
a situação melhore e a criança amadureça, você pode sair de uma
supervisão constante para frequentes checagens, para certificar-se
de que seu filho mantém-se na tarefa.
Permita pequenas interrupções
entre as tarefas. Faça seu filho alongar-se ou comer um lanche após
o final de uma tarefa. Isso pode ajudar a fazer o trabalho dele mais
fácil de administrar.
Divida tarefas muito longas.
Dividir longas tarefas em pedaços, cada um com um objetivo bem
definido. Se o seu filho perceber como uma tarefa pode ser mais bem
manejada, ele terá menos tendência a se tornar distraído.
Updated on August 23,
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Excelente orientação, aos pais ou portadores de TDAH, parabéns
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