Adolescentes com TDAH.
Motivação para adolescentes com TDAH: como ela desmorona e por quê
A motivação para adolescentes com TDAH compartilha uma relação inversa com críticas, desafios de funções executivas, ansiedade e demandas acadêmicas. À medida que estes aumentam, a motivação diminui. Aqui estão os motivos que os adolescentes com TDAH citam para desistir ou abandonar e ideias para os cuidadores que desejam ajudar.
“Eu não me importo.” “É inútil.” “Por que se importar?”
Quando a motivação diminui (ou desaparece totalmente) em adolescentes com TDAH, isso acontece por vários motivos. Às vezes, anos de críticas e correções simplesmente quebram as costas do camelo. Muitas vezes, as demandas de função executiva do ensino fundamental ou médio excedem o conjunto de habilidades de uma criança. E claramente o início da puberdade – com seu mau humor, sintomas pré-menstruais e distrações sociais – afeta quase todo mundo.
Independentemente de seu gatilho, a motivação esgotada tende a parecer e soar bastante semelhante entre os adolescentes com TDAH. Em uma pesquisa recente da ADDitude, perguntamos a cerca de 1.000 cuidadores: “Quando seu filho adolescente opta por não fazer trabalhos ou atividades escolares, qual das seguintes opções eles provavelmente diriam ser o motivo?” Aqui estão as respostas que eles deram:
Esqueci: 20,31%
Estou muito cansado: 14,03%
A professora nunca nos contou: 11,56%
É muito difícil: 11,52%
Não entendi o que a professora queria: 11,37%
Fiquei sem tempo; Estou muito ocupado: 10,54%
Qual é o problema? Nunca vou usar isso na vida: 9,7%
Vou trabalhar mais/fazer melhor no próximo: 6,54%
Já estou mal nesta classe: 4,32%
Comentários e perguntas dos entrevistados sugerem que o TDAH contribui para problemas de motivação em algumas áreas-chave:
Obstáculo de motivação nº 1: Desejo de novidade no TDAH
“O meu filho sempre diz que o trabalho escolar é muito chato... o que posso fazer sobre essa resposta?”
“Nosso filho não fará o trabalho se for muito difícil ou muito fácil. Recompensas ou ameaças de tirar coisas não movem a agulha da motivação. Nada funciona.”
Obstáculo de motivação nº 2: recompensas distantes não funcionam
“Acho que as consequências de tirar as coisas não têm efeito sobre meu filho adolescente (16 anos) e, muitas vezes, o levam a um estado emocional negativo e em cascata. Parece melhor permitir que ele ainda faça algo que não merece enquanto luta para encontrar a motivação interna para fazer o que precisa fazer.”
Obstáculo de motivação nº 3: o 'por que' está faltando no trabalho escolar
“Na verdade, concordo com o ponto de vista do meu filho adolescente 'Qual é o problema?' O currículo não é relevante para as coisas que ele precisa saber para ter sucesso na vida, por exemplo, escrever bem não-ficção e argumentos (em vez de tanto tempo analisando literatura) e administrar finanças (em vez de matemática teórica avançada). No entanto, não há alternativas oferecidas na escola, e ele acaba incapaz de se concentrar em uma aula chata e se sente um fracasso (embora ansioso para aprender assuntos relevantes fora da escola!).”
Obstáculo de motivação nº 4: autoestima abalada
“Como você motiva um jovem de 15 anos com TDAH/TOD a voltar aos estudos? Ele passou com As & Bs em seu primeiro ano para ser reprovado em quase todas as disciplinas deste ano. E ele também é levemente talentoso.
Obstáculo de motivação nº 5: rotinas interrompidas destroem o ímpeto
“Como ajudar um recém-formado do ensino médio que costumava se levantar para ir à escola e trabalhar durante um dia inteiro de aula, que agora não consegue se levantar antes do meio-dia, não tem emprego e não está motivado para se envolver com o mundo. Sem a estrutura da escola, ele está se debatendo”.
Para saber mais sobre os obstáculos comuns à motivação entre adolescentes com TDAH e ouvir soluções especializadas para superar esses obstáculos, ouça o webinar ADDitude Expert “My Teen with ADHD Lacks All Motivation” de Maggie Sibley, Ph.D., que foi transmitido ao vivo em 9 de novembro de 2022.
ADDitude
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