segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Transtono do processamento sensorial

SPD não é um problema de comportamento!

O SPD é comumente mal interpretado como um problema de comportamento, especialmente entre familiares e amigos que não entendem suas origens ou sintomas. Aqui está o que eles precisam saber sobre crianças com SPD

Por Candance Peterson, MS, OTRL - 9 de novembro de 2022

Como faço para conscientizar amigos e parentes, que acham que meu filho tem um problema de comportamento, sobre o transtorno do processamento sensorial (SPD)?

Uma criança com necessidades sensoriais significativas pode precisar de oportunidades de movimento. Eles podem girar, pular, correr, virar de cabeça para baixo ou colidir com você. Eles podem parecer desajeitados ou inconscientes e perder o que está acontecendo ao seu redor. Esses comportamentos são todos sobre o corpo tentando processar informações sensoriais.

Pode ser incrivelmente opressor para crianças com SPD estar em ambientes desconhecidos, com cheiros, sons, visões e pessoas novos e diferentes. Em momentos como esses, você deve apoiar e validar as necessidades de seu filho.

Como explicar o SPD

O grau em que você pode discutir as necessidades sensoriais de seu filho depende disso: o quanto seus amigos ou parentes estão dispostos a aprender sobre o processamento sensorial?

Eles precisam saber que os sistemas sensoriais são vitais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. O modelo da Pirâmide de Aprendizagem mostra que o processamento sensorial é fundamental para todos os outros aprendizados e funções. Sem esses blocos de construção fundamentais, as crianças perdem informações importantes, o que interfere no aprendizado.

Percalços no processamento de informações sensoriais devem ser resolvidos primeiro para ajudar as crianças a aprender melhor e participar plenamente da vida diária. Isso significa que são necessários suporte, acomodações e, às vezes, terapia. SPD pode ocorrer com outros diagnósticos, incluindo TDAH e autismo.

Ajuda usar uma linguagem rica em sentidos para falar com seu filho quando parece aos outros que ele está se comportando mal. Para ensinar a seu filho o que pode estar acontecendo durante um episódio sensorial, você pode dizer: “Estou vendo você tapando os ouvidos e se jogando no sofá. Há muito barulho aqui. Talvez possamos fazer uma pausa na outra sala.” Ou: “Seu corpo tem tanta energia agora! Posso ajudá-lo a descobrir onde usar essa energia? Podemos correr lá fora ou fazer caminhadas com animais (como saltos de sapos ou caminhadas de ursos) no porão.”

A verdade é que podemos dizer repetidamente a uma criança para parar de agir de determinada maneira e podemos puni-la ou oferecer recompensas por comportamento encorajado. Isso pode controlar temporariamente seu comportamento, mas não atenderá às suas necessidades subjacentes.

Seu filho pode não ser capaz de dizer o quanto aprecia sua defesa em nome dele. Mas sua capacidade de colocar as necessidades sensoriais dele em primeiro lugar, antes de responder às opiniões ou percepções de outras pessoas, é exatamente o que os faz sentir seguros e vistos.


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