TDAH - Como estabelecer hábitos de aprendizado que pagam dividendos para sempre
Aprender é um hábito nascido da prática, persistência e positividade. Os alunos que abordam a escola como um quebra-cabeça desafiador prevalecerão, desde que entendam que são a solução. Aqui, aprenda como ajudar seu filho a desenvolver habilidades que o ajudarão na escola, na faculdade e em sua carreira; como ajudar seu filho a determinar os próximos passos após o ensino médio; e a importância de um relacionamento pai-filho positivo acima de tudo.
Por Chris A. Zeigler Dendy, MS Atualizado em fevereiro de 2023
Qual é o segredo para criar filhos bem-sucedidos? A resposta é simples e complexa: vê-los e apoiá-los plenamente.
Quando uma criança se sente segura no amor e encorajamento de seus cuidadores, uma forte autoconfiança e autoestima naturalmente seguem o exemplo. Quando o TDAH de uma criança é reconhecido e compreendido, é quando seus pontos fortes são desbloqueados e o futuro se torna claro. Como você vai daqui para lá? Um passo de cada vez.
Etapa um: aprenda tudo sobre o TDAH
O TDAH é como um iceberg. As complexidades sob sua superfície (incluindo sua alta coocorrência com outras condições) raramente são reconhecidas e muitas vezes criticadas injustamente, levando muitas crianças com TDAH a desenvolverem crenças prejudiciais. Eles não são preguiçosos, desmotivados ou lentos; eles têm uma pegada neurológica única. Entender e comunicar isso é fundamental.
TDAH e Défices de Função Executiva
O TDAH prejudica a função executiva – as habilidades cerebrais que usamos para ter sucesso na escola, no trabalho e em outras esferas da vida. Você e seu filho devem entender que défices nas habilidades executivas dificultam…
…ser pontual
…começar as tarefas
…faça malabarismos com as informações na mente
…iniciar o trabalho de forma independente
…Estabeleça prioridades
…ser organizado
…concluir projetos de longo prazo
…enviar trabalho no prazo
…manter a calma em situações estressantes
TDAH e maturidade atrasada
A maturação do cérebro com TDAH fica cerca de três a cinco anos atrás do cérebro sem TDAH. O atraso afeta as regiões pré-frontais do cérebro, que controlam as funções executivas mencionadas e outros processos cognitivos importantes. O que isto significa? Você precisa ajustar suas expectativas sobre seu aluno do ensino fundamental ou médio em comparação com seus colegas. Em termos de desenvolvimento, a “idade executiva” de seu filho de 14 anos pode estar mais próxima de 11 ou 12 anos, por exemplo. Como é o caso de muitas pessoas com TDAH, seu filho pode experimentar um surto de amadurecimento aos 20 anos, à medida que o cérebro continua a se desenvolver.
Desafios de Aprendizagem
Até 45% das crianças com TDAH têm uma diferença de aprendizagem, como dislexia, discalculia, disgrafia ou outra condição que requer suporte acadêmico. Também é comum que os alunos com TDAH tenham dificuldades de aprendizado que afetam a expressão escrita, memorização de fatos, compreensão de leitura, matemática complexa de várias etapas e outras áreas. Certifique-se de que seu filho entenda como o TDAH e as diferenças de aprendizado aparecem na sala de aula.
Ao ensinar seu filho sobre o TDAH, certifique-se de separá-lo da condição. Despersona- lize o TDAH quando abordar seu filho; eduque e dê uma escolha ao seu filho. Diga algo como “Pessoas com TDAH têm dificuldade para começar, e percebi que às vezes isso é um desafio para você”.
Passo Dois: Estabeleça Hábitos de Aprendizagem para Suporte Contínuo
Da desorganização ao atraso, os desafios que crianças e adolescentes enfrentam no ensino fundamental e médio são essencialmente os mesmos que existem na faculdade e no trabalho. Identifique os desafios únicos de aprendizado e função executiva de seu filho desde o início, para que ele possa receber acomodações e praticar o uso de ferramentas apropriadas e estratégias compensatórias na escola e fora dela.
Reforçar as habilidades da função executiva
1- Para obter ajuda com a inicialização de tarefas
Use cronômetros, alertas ou lembretes verbais para indicar que é hora de começar. Apresente essas ferramentas como opções para seu filho para aumentar a adesão. Diga: “Você deseja definir um cronômetro para iniciar sua lição de casa ou deseja que eu o lembre de começar?” Talvez você precise se sentar com seu filho para ajudá-lo a começar.
Revise as instruções juntos. Faça com que seu filho entre em contato com um colega de classe se a tarefa não estiver clara.
Comece com atividade física. Algumas crianças se concentram melhor enquanto se movem, então deixe seu filho andar e ler se isso ajudar.
Trabalhe em blocos de 10 a 20 minutos com intervalos entre eles para que seu filho possa reenergizar o cérebro. Isso ajuda a tornar a tarefa menos opressiva.
2- Para obter ajuda com a consciência do tempo
Exteriorizar o tempo. Use dispositivos e ferramentas como smartwatches, dispositivos de pulso, relógios analógicos, cronômetros visuais, smartphones, calendários de papel e quadros brancos conforme apropriado para destacar visualmente o tempo (um conceito abstrato) e eventos importantes (datas de entrega, atividades extracurriculares etc.).
Pratique a estimativa de tempo. Pergunte ao seu filho quanto tempo ele acha que uma tarefa como o dever de casa levará. Registre a resposta e compare com o tempo real para avaliar e aprimorar a percepção do tempo. Normalmente, os alunos ficam surpresos com o fato de o trabalho levar menos tempo do que o previsto. Da mesma forma, pergunte ao seu filho quanto tempo ele acha que leva para chegar na hora à primeira aula do dia. Certifique-se de que seu filho preste contas de coisas como se arrumar, trafegar, estacionar o carro, caminhar até o prédio, ir ao armário, dizer olá aos amigos e “oops” hora.
Programe para trás. Crie o hábito de começar com o fim em mente como uma prática recomendada de planejamento. Agendar para trás um projeto escolar de longo prazo, por exemplo, ajudará seu filho a ver com que antecedência deve começar a trabalhar.
Peça ajuda aos outros para permanecer na tarefa. Os professores, por exemplo, podem redirecionar gentilmente seu filho se ele se distrair. Você também pode pedir a um colega para ajudar a manter seu filho na tarefa com um sinal.
3- Para melhorar a memória de trabalho e ajudar seu filho a lembrar
Vincule o novo ao antigo. Conecte o novo material ao conhecimento prévio de seu filho para reforçar o aprendizado.
Informações em vários formatos — pôsteres, fotos, vídeos, projetos práticos, textos, organizadores gráficos, mapas e outros meios e ferramentas — ajudam a transmitir informações.
“Leia o clipe.” Coloque um clipe de papel a cada 8 a 10 páginas de uma tarefa de leitura longa e faça seu filho ler até chegar ao clipe. Isso segmentará o texto e dará tempo ao seu filho para digerir as informações. Além disso, considere fazer com que seu filho escreva os principais pontos do texto em notas adesivas enquanto lê.
Fale sobre isso. Quanto mais seu filho falar sobre o que aprendeu, maior a probabilidade de ele se lembrar.
Use mnemônicos. Defina novas informações para a melodia da música favorita do seu filho, uma rima ou um acrônimo. O humor também ajuda a refrescar a memória.
Intervalos curtos para água e lanches dão ao cérebro de seu filho tempo para se reenergizar e se envolver novamente com as informações.
Permita a inquietação ou algum movimento para aumentar a concentração. Quanto mais difícil a tarefa, mais movimento é necessário.
4- Para se manter organizado
Um planejador ou organizador, seja digital ou em papel, é obrigatório para todos os alunos.
Codifique com cores e use pastas diferentes para cada classe.
Façam juntos uma limpeza semanal da mochila. Organize os papéis e não jogue nenhum documento fora até o final do ano, caso seja necessário.
Mantenha uma plataforma de lançamento - um único lugar para a mochila de seu filho, material escolar e outros itens essenciais - perto da porta. Coloque o trabalho concluído e as sacolas de livros na plataforma de lançamento na noite anterior.
Estabeleça uma rotina de lição de casa. Combine um horário e local de início. (Apresente-os como opções para seu filho.) Verifique as tarefas onde quer que sejam postadas (em papel, texto, aplicativos, portal online da escola, etc.)
Divida projetos de longo prazo em pequenos segmentos para manter seu filho envolvido. Se possível, peça ao professor que atribua datas de vencimento aos segmentos menores e dê nota a eles.
Monitore o progresso de seu filho na lição de casa e em projetos de longo prazo para obter suporte adicional.
Peça ao professor uma amostra de uma tarefa de longo prazo concluída para referência de seu filho.
5- Para um estudo eficaz
Os exames práticos são ótimos para visualizar questões e conceitos.
Sessões de estudo distribuídas sempre serão melhores do que cursinhos. Seu filho deve gastar cerca de 15 minutos revisando para um teste na noite anterior.
O exercício moderado antes de estudar pode preparar o cérebro do seu filho para foco e retenção máximos.
Beber lentamente uma bebida açucarada pode aumentar o estado de alerta enquanto seu filho estuda.
Passo Três: Explore uma Variedade de Carreiras e Interesses
Exponha seu filho ao máximo de carreiras que puder enquanto ele estiver no ensino fundamental e médio.
Siga os interesses e habilidades de seu filho. Procure aulas de música, atuação, arte, esportes, robótica, jogos e outras atividades de que gostem. Você quer que seu filho gravite em uma carreira que se alinhe com o melhor de si.
Combine seu filho adolescente com um emprego de verão ou uma posição de voluntário (sombra) que se alinhe com seus interesses.
Investigue os recursos de carreira e faculdade da escola, como inventários de interesse profissional/testes de aptidão, dias de carreira, serviços de aconselhamento, planos de transição, etc.
O que fazer depois do ensino médio? Não tema o ano sabático
Muitos alunos com TDAH e diferenças de aprendizagem correm para a faculdade sem um caminho claro. Como resultado desse lançamento prematuro, eles se debatem e podem desistir. Um ano sabático pode ajudar seu filho a planejar seu futuro, aumentar sua confiança e fazer uma transição perfeita para um ambiente novo e desafiador. A maioria dos adolescentes e jovens adultos vai para a faculdade dentro de um ano após a experiência do ano sabático, e as faculdades estão ansiosas para admitir alunos com essa experiência.
Se um ano sabático for a melhor opção para o seu filho, trabalhe em conjunto para criar um plano estruturado para o ano sabático. O ano sabático de seu filho pode envolver fazer uma faculdade comunitária ou curso técnico e trabalhar meio período ou ser voluntário em uma área de interesse, por exemplo. Em última análise, o objetivo é ajudar seu filho a identificar uma carreira.
Etapa quatro: priorize um relacionamento positivo entre pais e filhos
Ter sucesso na escola faz maravilhas para uma criança, mas as notas não indicam necessariamente o sucesso na vida. Mais frequentemente, a felicidade e o bem-estar fluem de um relacionamento positivo entre pais e filhos.
Proteja e valorize seu relacionamento com seu filho. Concentre-se no bem e eleve os pontos fortes de seu filho. Faça um check-up de atitude se estiver se fixando em coisas negativas.
Gerencie suas expectativas. Você terá que sustentar seu filho por mais tempo do que outros cuidadores, mas é disso que seu filho precisa. Dê a si mesmo permissão para se envolver e fazer o que for preciso para ajudar seu filho a ter sucesso. Seja paciente ao dar a seu filho o presente do tempo para ajudá-lo a se tornar mais e atingir todo o seu potencial. Trabalhando juntos, você chegará lá.
O conteúdo deste artigo foi derivado, em parte, do webinar ADDitude ADHD Experts intitulado “Getting Ready to Launch: Setting Up Middle and High School Students for Success and Independence” [Repetição de vídeo e podcast nº 425]”, com Chris Dendy , MS, que foi ao ar em 13 de outubro de 2022.
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