quarta-feira, 8 de março de 2023

Transtornos por uso de substâncias e TDAH: 5 fatos principais

Uma história de transtorno por uso de substâncias (TUS) impede que um paciente com TDAH receba tratamento? Em suma, não. Aprenda, aqui, sobre a conexão ADHD-TUS, incluindo informações sobre estimulantes, risco de dependência, uso de drogas em adolescentes e muito mais. Por Editores ADDitude 6/03/2023

O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e os transtornos por uso de substâncias (TUS) se sobrepõem consideravelmente. Cerca de um quarto dos adultos com TUS tem TDAH, e indivíduos com TDAH têm três vezes mais chances de desenvolver um TUS. Além do mais, o TUS costuma ser mais grave em indivíduos com TDAH.

A pesquisa confirma que o tratamento do TDAH (ou seja, medicação estimulante) melhora drasticamente os sintomas de ambas as condições e resultados para pacientes com TDAH e TUS. Ainda assim, mitos generalizados sobre dependência e medicação para TDAH muitas vezes impedem o tratamento.

Abaixo estão cinco conclusões críticas do webinar ADDitude do Dr. Timothy Wilens , “Transtorno do Uso de Substâncias e TDAH: Opções de Tratamento Seguras e Eficazes”, transmitido em 31 de janeiro de 2023.

1. O uso de medicamentos estimulantes aumenta o risco de dependência (de outras substâncias e/ou de estimulantes)?

Não. O uso de estimulantes para o TDAH não causa dependência de estimulantes ou outras substâncias, incluindo cocaína, maconha e álcool. Na verdade, o oposto é verdadeiro: tratar o TDAH com medicamentos reduz o risco de abuso de substâncias, especialmente quando o tratamento começa cedo.

2. O TDAH não tratado aumenta a probabilidade de TUS?

Sim. Vários estudos de longo prazo mostram que, em comparação com indivíduos não tratados com TDAH, crianças e adultos tratados para TDAH têm risco reduzido de desenvolver transtornos por uso de substâncias.

3. A medicação estimulante também ajuda a tratar o TUS?

Absolutamente, sim. Para pacientes com TDAH e TUS, a pesquisa mostra que tratar o TDAH com estimulantes melhora a capacidade do paciente de permanecer em tratamento para TUS - e a retenção do tratamento é o fator mais importante na recuperação de um paciente.

4. Qual plano de tratamento de TDAH é melhor para pessoas com TUS e TDAH?

Terapias estruturadas que usam terapia cognitivo-comportamental (TCC adaptada para TUS e TDAH) e medicamentos são mais eficazes para tratar indivíduos com TDAH e TUS. Se o TUS de um paciente for grave, ou se o paciente for de alto risco, um médico pode considerar prescrever um não estimulante ou um estimulante de liberação prolongada em vez de uma opção de liberação imediata que é mais propensa a abuso. Ao todo, o histórico de uso de substâncias no passado não deve impedir que pacientes com TDAH recebam tratamento com estimulantes.

5. Quais são os riscos do uso de maconha por adolescentes e jovens adultos com TDAH?

A maconha é a droga mais comumente usada indevidamente por indivíduos com TDAH. Estudos mostram que o uso crônico de maconha, especialmente se iniciado na adolescência, está ligado ao comprometimento neuropsicológico, disfunção executiva persistente e outras alterações prejudiciais à função cerebral.

ADDitude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...