TDAH - Entrevista de emprego: três estratégias para candidatos neurodivergentes
Aqui, um treinador (coach) de carreira explica como destacar habilidades, acentuar realizações e envolver os entrevistadores com sua história única. Por Marlo Lyons 14/08/2023
Poucos candidatos a emprego apreciam o processo de entrevista. Não há nada de confortável em se abrir para gerentes de contratação que estão efetivamente avaliando você, e isso pode ser especialmente verdadeiro para trabalhadores neurodivergentes que se sentem desconfortáveis com a comunicação individual. Então, como você pode ajudar seu entrevistador a compreender o valor que você traria ao trabalho sem divagar ou sucumbir à ansiedade?
Aqui estão três novas estratégias para ajudar os candidatos com TDAH a conseguir qualquer entrevista de emprego:
Estratégias para entrevistas de emprego
Conecte-se com histórias.
Quando lhe for perguntado “Fale-me sobre você”, envolva o entrevistador com uma história sobre como as tendências em sua vida se relacionam com sua carreira. Por exemplo, você pode dizer: “Sou um leitor voraz. Adoro aprender, seja sobre vulcões no Havai ou sobre responsabilidades econômicas em Espanha. Isso tem me ajudado muito no trabalho porque aprendo coisas novas rapidamente, graças à minha curiosidade insaciável.” Outras áreas de foco podem incluir o seu compromisso vitalício com o serviço comunitário e como isso se reflete na sua liderança de serviço, ou como o fato de ter viajado lhe deu uma perspectiva única de diferentes culturas em organizações multinacionais.
Até mesmo a resposta para “Mostre-me seu currículo” pode ser contada em uma história, concentrando-se no motivo pelo qual você mudou para um emprego, quais habilidades você adquiriu nesse emprego e como você mudou para o próximo emprego. Por exemplo, “Comecei minha carreira na Empresa A como redator, onde aprimorei minhas habilidades de redação informativa e aprendi como transformar conceitos complexos em narrativas simplificadas. Depois de três anos, eu queria mudar para a área de tecnologia. Um ex-colega que mudou para a Empresa B me recomendou para um cargo mais sênior. Lá, pude expandir meu escopo para roteiros de vídeo, e-mails, estudos de caso, mídias sociais e materiais de vendas. Estou conversando com você porque sempre fui fã de [nome da empresa] e tenho interesse em assumir um cargo de liderança. Fiquei intrigado quando você entrou em contato/publicou um emprego que me permitiria gerenciar e liderar uma equipe.”
Mostre habilidades com CARL.
Destaque suas habilidades e mostre como elas podem ser transferidas de um trabalho para outro. Anote cinco realizações que sejam relevantes para o novo trabalho usando o método CARL, que significa:
Context (Contexto): Qual era a questão comercial?
Action (Ação): Que medidas você tomou e como alinhou as partes interessadas?
Result (Resultado): Qual foi o resultado da sua ação?
Learnig (Aprendizado): O que você aprendeu? O que correu perfeitamente e o que você faria melhor na próxima vez?
Considere escrever histórias sobre como resolver um problema, alinhar as partes interessadas, influenciar alguém a pensar de forma diferente, trabalhar com personalidades difíceis e ajudar outros funcionários.
Obtenha um aumento de confiança ensaiando.
A capacidade de atenção dos entrevistadores é curta; portanto, mantenha todas as histórias em menos de dois minutos. Praticar em voz alta o ajudará a se sentir confiante de que poderá responder às perguntas de forma sucinta e, ao mesmo tempo, transmitir como você agregará valor à empresa.
Marlo Lyons é coach e estrategista de carreira certificado e autor premiado de Wanted — A New Career: The Definitive Playbook for Transitioning to a New Career or Finding Your Dream Job.
ADDitude
Nenhum comentário:
Postar um comentário