quarta-feira, 2 de agosto de 2023

 Por que as telas hipnotizam nossos adolescentes? Como quebrar o transe


Os videogames são projetados para nos fisgar. Para alguns, a atração de videogames e mídias sociais é tão forte que pode alimentar comportamentos problemáticos e desordenados. Aqui, entenda o vício digital e como ajudar os adolescentes com TDAH a desenvolver comportamentos saudáveis em relação ao uso da tela. Jeremy Edge, LPC 18/07/23


Cerca de três quartos dos adolescentes americanos têm acesso a um smartphone, um computador e um console de jogos. Quatro em cada dez meninos adolescentes dizem que passam muito tempo jogando videogame, enquanto 36% de todos os adolescentes dizem que passam muito tempo nas redes sociais. Seria muito ou um pouco difícil desistir da mídia social, de acordo com mais da metade dos adolescentes americanos.

Do Fortnite ao TikTok, os videogames e os canais de mídia social são cuidadosamente projetados para incentivar o uso habitual. Certamente é possível se envolver de maneira saudável e recreativa, mas o uso da tecnologia pode se tornar problemático. Os fatores que impulsionam o “vício em tecnologia” são complexos. Dito isto, adolescentes com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que lutam com autocontrole e autorregulação podem estar em risco elevado.

Como os videogames e as mídias sociais nos mantêm viciados

O Modelo do Gancho

O modelo de gancho é utilizado por desenvolvedores de mídia social para induzir os usuários a retornar e gastar horas incontáveis em seus produtos. Veja como o modelo funciona:

  • Gatilho: Um gatilho é qualquer coisa que atrai alguém para o produto. No caso da mídia social, geralmente é uma notificação.

  • Ação: abrir o aplicativo é a ação pretendida após receber uma notificação.

  • Recompensa variável: seja visualizando um comentário ou rolando um feed para atualizações, os usuários recebem uma recompensa imediatamente ao abrir o aplicativo. A chave aqui é que essas recompensas são variáveis; mesmo que os usuários abram um aplicativo de mídia social por causa de uma notificação, eles provavelmente se envolverão com outras partes do aplicativo enquanto buscam recompensas adicionais. (Pense no conteúdo de vídeo sem fim disponível no Instagram, TikTok e Facebook.)

  • Investimento: à medida que os usuários curtem, salvam e compartilham conteúdo, eles investem tempo no aplicativo e fornecem informações valiosas sobre seus interesses. Em essência, eles estão ensinando ao aplicativo como fazê-los retornar, e o ciclo continua.


Experiências Gamificadas

O Hook Model tem tudo a ver com a construção de hábitos, e gamificar a experiência faz parte do processo. Considere Snapstreaks, um recurso popular no Snapchat que rastreia o período de tempo que os usuários contactaram uns aos outros consecutivamente. A manutenção das sequências torna-se extremamente importante para alguns usuários, que podem sentir ansiedade e pressão dos colegas para continuar. Os adolescentes me dizem que manter um Snapstreak com um amigo muitas vezes se torna mais importante do que a qualidade da interação.


Recompensa Variável

A promessa de uma recompensa variável é potente e viciante, já que a popularidade das máquinas caça-níqueis do mundo real e das caixas de saque de videogames é verdadeira. Um item básico em videogames, as loot boxes contêm itens valiosos e, às vezes, raros para uso no jogo de “skins” (a aparência cosmética de um item ou personagem) a equipamentos. As caixas de saque geralmente são desbloqueadas com o jogo frequente, embora alguns jogadores comprem o acesso com dinheiro real. Estudos encontraram conexões entre o envolvimento da caixa de saque e jogos problemáticos. Projetos de lei para regulamentar caixas de saques, especialmente para menores, foram introduzidos nos EUA e em outros países.


Mais maneiras de entender a intriga do videogame


Todos os jogadores podem se enquadrar em um dos três grandes perfis.

  • The Escaper: Motivado pelo escapismo, esse tipo de jogador adora a experiência imersiva que o mundo, os personagens e as histórias de um videogame podem oferecer. World of Warcraft, Final Fantasy XIV, Hogwarts Legacy e Skyrim são alguns exemplos de videogames/franquias que um Escaper gostaria. Os fugitivos são tipicamente impulsivos e geralmente têm baixa autoestima.

  • The Achiever: Este jogador é competitivo e motivado para vencer. Eles acham que subir na classificação é mais agradável do que explorar o mundo de um videogame. Os empreendedores normalmente jogam jogos competitivos, de ritmo acelerado e baseados em classificação (de franquias e séries), como League of Legends, Fortnite, Overwatch 2, Valorant e Call of Duty. Os Empreendedores tendem a ser impulsivos, mas, diferentemente dos Escapadores, eles geralmente têm alta autoestima. (Jogos competitivos de alto calibre são obrigados a fazer isso.)

  • The Hardcore Gamer: Este jogador é motivado tanto pelo escapismo quanto pela conquista. Eles gostam das partes imersivas e competitivas do jogo. O jogo também é um grande aspecto de sua identidade. Este tipo de jogador corre maior risco de jogos problemáticos ou desordenados.

Meu filho adolescente é viciado em tecnologia? Quais são os sinais?

Tal como acontece com a maioria das coisas na vida, com o que nos envolvemos e como isso afetará nossa saúde e bem-estar. Assim como podemos ter uma relação saudável com a comida, por exemplo, podemos ter uma relação saudável com a tecnologia. Como caminhos para socialização, conexão, aprendizado, competição saudável e desenvolvimento de habilidades, jogos e uso de mídia social têm qualidades redentoras. (Alguns jogadores até fizeram carreiras de sucesso com jogos profissionais e criação de conteúdo.) Bilhões de jogadores e usuários de mídia social em todo o mundo jogam e se envolvem de forma recreativa; para eles, o uso de jogos e mídias sociais não causa nenhum problema.

Mas, assim como os comportamentos alimentares podem se tornar insalubres e desordenados, o uso da tecnologia também pode. Como outros vícios comportamentais, o jogo desordenado ou o uso de mídia social é caracterizado pelo envolvimento persistente e excessivo na atividade a ponto de prejudicar significativamente as áreas de funcionamento pessoal, familiar, social, educacional e outras. A seguir estão alguns sinais de alerta do vício em tecnologia:


  • problemas para interromper a atividade e/ou controlar o comportamento e o engajamento em torno dela

  • priorizando o envolvimento na atividade sobre outras obrigações, interesses e atividades

  • desejos pela atividade

  • respostas emocionais negativas quando não é capaz de se envolver na atividade (por exemplo, irritabilidade, raiva, ansiedade)

  • uma incapacidade de reconhecer os problemas causados pelo excesso de engajamento na atividade, ou uma incapacidade de parar apesar de saber que isso causa problemas


O uso desordenado de jogos e/ou mídias sociais está associado a problemas como ansiedade, depressão e solidão. (Ambos tendem a ser atividades de isolamento físico, o que pode alimentar esses problemas.) Particularmente em adolescentes, as distorções cognitivas acompanham os problemas de controle do comportamento em relação ao uso da tecnologia. Um adolescente pode repetidamente contornar os limites de uso da tela estabelecidos por seus pais, pensando que "não é grande coisa". Eles podem atrasar o trabalho em tarefas escolares importantes em favor de brincar, pensando: “Vou descobrir mais tarde”. Não ajuda que o conteúdo on-line seja facilmente acessado e reforçado instantaneamente, tornando mais fácil ignorar as consequências de longo prazo, como tirar uma nota ruim em um teste. Jogos desordenados e/ou uso de mídia social, como outros vícios, também podem prejudicar relacionamentos e finanças.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) votou para reconhecer o “Distúrbio do jogo” em sua lista oficial de condições em 2019. Enquanto isso, o “Distúrbio do jogo na Internet” é uma condição proposta no DSM-5. A faixa de prevalência do distúrbio do jogo é de 1% a 4 %, embora as estimativas variem. O vício em mídia social e outras formas de vício digital não são reconhecidos por nenhum órgão, embora a pesquisa sobre várias formas de uso desordenado ou problemático de tecnologia e tela esteja em andamento.


Existem diferenças entre o uso desordenado/problemático e o uso de risco mais grave. Com jogos problemáticos, por exemplo, um indivíduo mostra alguns, mas não todos os sinais de um distúrbio legítimo. Eles podem frequentemente atrasar os trabalhos escolares, ficar acordados até tarde e brigar com os pais por causa de seus jogos. Cerca de 5% dos jogadores exibem jogos problemáticos, enquanto outros 5% dos jogadores atendem aos critérios para jogos de risco ou engajados, o que significa que eles mostram alguns comportamentos que, se continuados, podem se tornar problemáticos.

Existe uma conexão entre o TDAH e o vício em tecnologia?

O uso de tela não causa TDAH, embora os pesquisadores tenham descoberto certas conexões entre sintomas de TDAH, jogos, mídia social e outras formas de uso de tela e tecnologia digital, como o seguinte:

  • Os jogadores que têm maior gravidade dos sintomas de TDAH podem estar em maior risco de desenvolver o vício em videogames. Os pesquisadores teorizam que os sintomas do TDAH tornam o jogo atraente e que o próprio jogo exacerba ou reforça os sintomas do TDAH.

  • Entre os adolescentes, o uso de alta frequência de várias formas de mídia digital moderna (mensagem de texto, visita a plataformas de mídia social, streaming de vídeos etc.) está associado ao aumento das chances de ocorrência de sintomas de TDAH.

  • Em comparação com jovens sem TDAH, os jovens com TDAH passam mais tempo na mídia digital e apresentam sintomas mais graves de uso problemático da Internet.

Vício em tecnologia: como escapar do anzol

Procure tratamento para dependência

Se seu filho adolescente estiver mostrando sinais de uso desordenado de tecnologia/tela, converse com o médico ou com um profissional de saúde mental. A ajuda para o vício em tecnologia está disponível e varia de psicoterapia e clínicas de tratamento hospitalar (como o reSTART, um centro em Seattle, Washington, dedicado ao distúrbio de uso de jogos/telas) a programas de recuperação, grupos de apoio e até medicamentos. Procure aconselhamento profissional de provedores especializados em jogos e/ou uso problemático de tela. (Esse é o nosso foco no Escapingthe.com, um serviço de aconselhamento profissional com sede em Dallas, Texas, que fundei.)


Ajude seu filho adolescente a desenvolver hábitos saudáveis de tela

1. Seja um modelo. Mesmo que você não use o TikTok ou jogue Roblox, provavelmente interage com as telas de alguma forma. Questione seu próprio uso da tela e dê a seu filho uma visão de suas intenções e raciocínio ao se envolver no tempo de tela.

2. Aborde o uso da tela por seu filho adolescente sem julgamento. Não assuma que o uso de jogos ou mídia social de seu filho é inerentemente ruim ou prejudicial. Isso só vai afastá-los. Em vez disso, seja curioso e faça perguntas abertas como: “O que você gosta neste videogame/aplicativo/criador de conteúdo?”

3. Converse sobre o significado do uso saudável da tela com seu filho adolescente. Capacite-os a pensar em como usar sua atividade de tela preferida para aprimorar e agregar mais valor à sua vida. Pergunte: “O que você precisa para ser saudável e seguro enquanto joga, usa mídias sociais e está online?”

4. Estabeleça limites e consequências claros. Entender o que seu filho adolescente faz enquanto joga ou navega nas mídias sociais ajudará você a definir limites apropriados e informados que eles estarão inclinados a seguir. Você pode permitir que seu filho jogue um videogame, por exemplo, mas não para xingar outros jogadores ou fornecer informações pessoais enquanto eles jogam.


  • Quanto tempo de tela recreativo é apropriado para adolescentes? Uma a duas horas de tempo de tela recreativo diário é uma boa linha de base, mas é difícil dar uma recomendação concreta porque cada adolescente é diferente. Pense nas 24 horas típicas de seu filho e como o tempo de tela se encaixa em suas outras atividades, desde o sono e a escola até o tempo com a família.

    5. Envolva-se no tempo da tela com intenção. Incentive seu filho adolescente a fazer o seguinte:

  • Entenda e gerencie os gatilhos de uso da tela. Desative ou limite as notificações de aplicativos problemáticos. Receba notificações para pessoas em vez de produtos ou plataformas. Quando surgir a vontade de checar um app, conte até 10 antes de abrir o app (para construir a intencionalidade e o controle dos impulsos). Considere baixar o Freedom, um aplicativo para todos os dispositivos que permite aos usuários bloquear determinados sites, aplicativos e outras distrações online.

  • Antes e durante o uso da tela, monitore os sentimentos, como raiva durante o jogo e comparações negativas nas mídias sociais (especialmente em plataformas baseadas em imagens). A tristeza e outros sentimentos negativos podem piorar depois de navegar pelas redes sociais, por isso é melhor que seu filho adolescente faça um check-in mental e opte por outras atividades que melhorem o humor.

  • Envolver-se ativamente; não role sem pensar. O envolvimento, como entrar em contato com um amigo em um aplicativo ou fazer uma postagem, é melhor para a saúde mental do que ser um observador passivo online.

  • Reconheça o tempo gasto em jogos ou nas redes sociais. Números concretos podem ajudar a abrir os olhos do seu filho para o uso da tela e se ela requer ajustes.

  • Mantenha-se fisicamente separado da tecnologia quando possível. Manter os dispositivos à distância prejudica o ciclo de feedback gatilho-ação-recompensa. Instigue uma rotina de dormir sem dispositivos para a família.

6. Pense em “motivações transferíveis” ao procurar atividades fora da tela. Se seu filho adolescente está relutante em adotar outros hobbies, traga o apelo das atividades da tela para a vida real. Se seu filho gosta do Minecraft porque pode construir e criar, inscreva-o em um clube de robótica. Se seu filho gosta do desafio de um videogame competitivo e acelerado como o Valorant, uma atividade como escalada pode ser adequada para ele. Quanto mais você aprender sobre as motivações de uso da tela do seu filho, maior a probabilidade de encontrar ótimas correspondências no mundo real.

7. Recompense o tempo gasto longe de dispositivos ou aplicativos. Virar recompensa variável em sua cabeça! Aplicativos e programas como o PocketPoints e o Forest gamify ficam longe de sites, aplicativos e até mesmo do telefone que distraem.

8. Concentre-se em manter um bom relacionamento com seu filho. Muitas das interações dos pais com os adolescentes se concentram em estabelecer limites - tempo na tela, tempo no videogame, tempo gasto com amigos e outros privilégios. É irreal pensar que você será capaz de controlar cada coisa que seu filho faz; você abrirá uma barreira entre você e seu filho ao tentar. Para o bem do seu relacionamento com seu filho, envolva-se em algumas ações de ignorar intencionalmente aqui e ali e, em vez disso, concentre-se em interações positivas. Mostre ao seu filho que você está do lado dele.

9. Se seu filho adolescente estiver exibindo problemas com jogos ou uso de mídia social, interrompa a atividade específica por 60 a 90 dias e ajude seu filho a seguir as etapas a seguir:


  • participe de um grupo de suporte de 12 etapas, como o oferecido por Internet and Technology Addicts Anonymous (ITAA)

  • redirecionar motivações (ou seja, usar motivações transferíveis para encontrar uma atividade divertida e adequada)

  • melhorar as conexões com amigos e familiares

  • resolva problemas subjacentes que podem estar levando ao uso problemático da tela, como depressão ou ansiedade

  • estabelecer fatores de proteção (ou seja, entender o que seu filho precisa para ser saudável e equilibrado em todos os aspectos da vida - desde relacionamentos com colegas até sono e higiene - e como são os comportamentos desordenados e não saudáveis)


O conteúdo deste artigo foi derivado, em parte, do webinar ADDitude ADHD Experts intitulado “Addictive Technology and Its Impact on Teen Brains[Video Replay & Podcast #451] com Jeremy Edge, LPC, IGDC, que foi transmitido em abril 19 de 2023.


ADDitude

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