Quando não é apenas TDAH - Sintomas de Comorbidades
Aproximadamente metade de todas as pessoas com TDAH também tem uma segunda condição – como dificuldade de aprendizagem, depressão ou ansiedade – que requer tratamento separado. Aprenda sobre as condições mais comuns que acompanham o TDAH e como distinguir os sintomas.
Por Larry Silver, MD Atualizado em 12 de agosto de 2022
É TDAH? Ou uma condição relacionada com sintomas semelhantes?
Quando um indivíduo tem apenas transtorno de deficit de atenção (TDAH ou ADD), o tratamento geralmente muda a vida. Estimulantes ou não estimulantes – particularmente quando combinados com terapia comportamental, mudanças na dieta e exercícios – podem desencadear uma melhora dramática nos sintomas de distração, hiperatividade e impulsividade para a maioria dos pacientes, uma vez que o tratamento é ajustado.
Alguns indivíduos, no entanto, continuam a experimentar sintomas significativos – profunda tristeza, ansiedade, desafio, problemas de aprendizado e organização – muito depois de seus sintomas mais urgentes de TDAH serem controlados.
Por exemplo: uma criança é diagnosticada com TDAH e seu médico inicia um estimulante. Seus pais percebem que os sintomas que levaram ao diagnóstico de TDAH melhoram, mas outros desafios persistem. Seu professor comenta sobre sua atenção melhorada, mas ele continua a lutar com os trabalhos de classe. Ou talvez sua hiperatividade diminua, mas ele continua desafiador. Quando os desafios permanecem após o TDAH ser diagnosticado e tratado, isso geralmente é uma pista de que outra condição não diagnosticada pode acompanhar o TDAH.
Metade de todas as pessoas com TDAH/ADD também tem outra condição
Os médicos já consideraram o TDAH um distúrbio autônomo. Eles estavam errados. Agora sabemos que 50% das pessoas com TDAH também sofrem de uma ou mais condições adicionais, chamadas de comorbidade. Mais comumente, as comorbidades do TDAH incluem:
Depressão
Ansiedade
Dificuldades motoras finas e grossas
Ou outro problema psicológico ou neurológico
Em alguns casos, esses problemas são “secundários” ao TDAH – ou seja, são desencadeados pela frustração de lidar com os sintomas do TDAH.
Por exemplo, a falta crônica de foco de um menino pode desencadear ansiedade na escola. Anos de desaprovação e feedback negativo de membros da família também podem fazer com que uma mulher com TDAH não diagnosticado fique deprimida. Na maioria das vezes, os problemas secundários desaparecem quando os sintomas do TDAH são controlados.
Quando os problemas secundários não são resolvidos com o tratamento eficaz do TDAH, eles são provavelmente sintomas de uma condição “comórbida”.
O que é uma condição comórbida?
Comorbidades são diagnósticos distintos que existem simultaneamente com TDAH ou TDAH. Eles não desaparecem quando a condição primária – neste caso, TDAH – é tratada. As comorbidades existem em paralelo com o TDAH e exigem seu próprio plano de tratamento específico.
Uma criança com comorbidades pode precisar de acomodações escolares, psicoterapia e/ou um segundo medicamento além do tratamento do TDAH.
Três categorias comuns de comorbidade de TDAH
As três categorias de comorbidades mais comumente diagnosticadas com TDAH ocorrem ao longo de um espectro de gravidade – de leve a grave. Seus sintomas são tão variados quanto suas causas, que variam de genes a exposição a toxinas ambientais, trauma pré-natal e muito mais.
Comorbidade 1 do TDAH: problemas de fiação cortical
Problemas de escrita cortical são causados por anormalidades estruturais no córtex cerebral, a região do cérebro responsável pelas funções cerebrais de alto nível. Os problemas de fiação cortical incluem:
Dificuldades de aprendizagem
Deficiências de linguagem
Dificuldades motoras finas e grossas
Dificuldades da função executiva
Problemas de fiação cortical são tratados com acomodações acadêmicas e mudanças no estilo de vida. Não respondem à medicação.
Comorbidade 2 do TDAH: Problemas na regulação das emoções
Os problemas que regulam as emoções geralmente incluem:
Depressão
Transtornos de ansiedade (incluindo ataques de pânico)
Problemas de controle da raiva ( transtorno explosivo intermitente ou transtorno desafiador opositivo)
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
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Observe que a depressão pode causar uma série de sintomas além da tristeza e pensamentos suicidas; estes incluem irritabilidade, interesse reduzido em atividades que costumavam ser prazerosas, distúrbios do sono, diminuição da capacidade de concentração, indecisão, agitação ou lentidão de pensamento, fadiga ou perda de energia e sentimentos de inutilidade ou raiva inadequada.
Problemas regulatórios geralmente respondem a um grupo de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que geralmente podem ser usados junto com medicamentos para TDAH.
O transtorno bipolar é uma condição extremamente complexa com muitos tratamentos possíveis. Com esse distúrbio especialmente, é importante trabalhar com um psiquiatra que entenda como administrar medicamentos com o tratamento para TDAH.
Comorbidade TDAH nº 3: Transtornos de tiques
Distúrbios de tiques referem-se a contrações súbitas de grupos musculares inteiros. Eles variam em gravidade e geralmente incluem:
Tiques motores (variando de piscar involuntário dos olhos a sacudir a cabeça e gestos repetidos)
Tiques orais (variando de grunhidos a desabafos aleatórios para, em casos muito raros, palavras ou frases obscenas)
Síndrome de Tourette (múltiplos tiques motores e vocais presentes há mais de um ano)
Como diferenciar os sintomas de uma comorbidade dos sintomas de TDAH
Se você ou seu filho continuar lutando depois de iniciar o tratamento para o TDAH, seu próximo passo é determinar se os sintomas são secundários ao TDAH (e provavelmente se dissiparão se você ajustar seu plano de tratamento) ou se são evidência de uma transtorno comórbido de pleno direito, que requer tratamento adicional.
Sinais de uma condição comórbida completa.
Não há teste decisivo que possa determinar isso. O melhor diagnóstico diferencial começa com a
observação cuidadosa de onde e quando os sintomas surgem.
Os problemas secundários geralmente começam em um determinado momento ou ocorrem apenas em determinadas circunstâncias. Sua filha começou a sentir ansiedade apenas na terceira série? Ela fica ansiosa apenas na escola ou em casa quando faz a lição de casa? Nesse caso, sua ansiedade provavelmente é secundária ao TDAH e não a um transtorno comórbido verdadeiro. Idem se seu filho se tornou agressivo apenas ao iniciar o ensino médio.
Em contraste, os transtornos comórbidos são crônicos e generalizados. Eles são geralmente aparentes desde a primeira infância e ocorrem em todas as situações da vida. Em vez de ocorrer apenas durante o dia escolar, por exemplo, elas persistem nos fins de semana, feriados e férias de verão; são evidentes na escola, em casa, no trabalho e em situações sociais. Por exemplo, as mudanças de humor relacionadas ao TDAH geralmente são desencadeadas por eventos da vida. As mudanças de humor bipolares, por outro lado, podem parecer ir e vir sem qualquer conexão com o mundo exterior e podem ser sustentadas por longos períodos de tempo. Tal como acontece com o TDAH, eles são muitas vezes hereditários.
Consulte um psiquiatra ou psicólogo infantil e adolescente.
Se você suspeitar que seu filho tem mais do que apenas TDAH, é hora de solicitar uma avaliação destinada a identificar problemas de aprendizagem, linguagem, motor ou organização/função executiva. Você também pode precisar fazer uma avaliação clínica para determinar se seu filho está vivendo com ansiedade, depressão, controle da raiva, TOC ou transtorno de tiques.
Sintomas comuns de comorbidade de TDAH
Revise a lista de sintomas associados a cada comorbidade abaixo. Se você vir semelhanças com o seu comportamento ou o de seu filho, tome uma atitude. O reconhecimento precoce dos sintomas e a intervenção imediata são fundamentais. Procure uma avaliação profissional se parecer necessário.
Sintomas sugestivos:
1- Dificuldades de aprendizagem
Dificuldade em dominar habilidades de leitura, escrita e/ou matemática
Dificuldade com a memória, dominar novos conceitos acadêmicos e/ou raciocínio
2- Deficiências de linguagem
Dificuldade em entender o que é dito
Dificuldade em organizar o pensamento e encontrar as palavras certas ao falar
3- Dificuldades das funções executivas
Dificuldade em organizar pensamentos ao escrever
Dificuldade em planejar e executar projetos
Dificuldade em lembrar e lembrar detalhes
Dificuldade em regular as emoções e gerenciar a frustração
4- Ansiedade
Medos específicos ou generalizados além do que seria esperado dada a idade da criança
Preocupação excessiva
Dores de cabeça ou dores de estômago
Ataques de pânico
5- Depressão
Mau humor persistente, fadiga ou perda de apetite
Sentimentos de culpa inexplicáveis
Agitação ou irritabilidade inexplicáveis
Menor interesse em atividades que costumavam ser prazerosas
Diminuição da capacidade de concentração
Sentimentos de inutilidade
Distúrbios do sono
Raiva imprópria
Problemas de controle da raiva - Transtorno de oposição e desafio – Transtorno explosivo intermitente
Raiva incontrolável ou raiva com duração de 5 a 30 minutos ou mais
Irracional durante a “crise”
Muitas vezes com remorso depois
Transtorno bipolar
O humor oscila da calma para a raiva e/ou da depressão para o estado maníaco (superfeliz)
Conversa excessiva
Dificuldade em relaxar
Mudanças de humor vêm e vão sem qualquer conexão com o mundo exterior e são sustentadas por um longo período de tempo
Distúrbio de processamento sensorial
Sentir-se sobrecarregado por estímulos sensoriais, como luzes brilhantes, ruídos altos, odores fortes, etiquetas ou costuras nas roupas
Alternativamente, um indivíduo com SPD pode experimentar visões, sons e toques silenciados, e anseia por estimulação extra, como balançar ou girar
Distúrbios de tiques (motores, orais, Tourette)
Padrões de tiques motores ou vocais simples e complexos que vêm e vão e podem mudar de forma
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Comportamento ritualístico e direcionado a objetivos, como contar ou repetir, cutucar feridas ou crostas, ou arrancar cabelos
Necessidade de extrema ordem ou limpeza
Necessidade de coletar ou acumular objetos
Hipervigilância ou ansiedade extrema
Publicado na revista ADDITUDE