terça-feira, 21 de março de 2023

TDAH e emoções exageradas. Como e por que o TDAH desencadeia sentimentos intensos

“Os desafios com o processamento das emoções começa no cérebro. Algumas vezes, a dificuldade de memória de trabalho do TDAH permite que uma emoção momentânea se torne muito forte, inundando o cérebro com uma intensa emoção.” Thomas Brown, Ph.D., explica por que e como o TDAH desencadeia raiva, frustração e sofrimento tão intensos.

Por Thomas E. Brown, PH.D.

1- As Emoções Comandam
Poucos médicos levam em conta os desafios emocionais, quando fazem o diagnóstico de TDAH. De fato, os critérios de diagnóstico atuais para o TDAH não incluem nenhuma menção a “problemas com as emoções”. Entretanto, pesquisas recentes revelam que os que têm TDAH apresentam significativamente muito maior dificuldade que o grupo controle, para lidar com a tolerância às frustrações (muito baixa no TDAH), maior impaciência, temperamento “esquentado” e maior excitabilidade.

2- Processamento de Emoções: Uma coisa do cérebro
Os desafios com as emoções começam dentro do cérebro. Às vezes a dificuldade com a memória de trabalho do TDAH permite que emoções momentâneas se tornem muito fortes, inundando o cérebro com uma intensa emoção. Outras vezes, a pessoa com TDAH parece insensível ou não cientes das emoções dos outros. As redes de conexões cerebrais que carregam as informações ligadas às emoções parecem, de algum modo, mais limitadas nos indivíduos com TDAH.

3- Fixação Em Um Sentimento
Quando um adolescente com TDAH fica enraivecido quando o pai se recusa a lhe dar a chave do carro, por exemplo, sua resposta extrema pode ser causada pela inundação, uma emoção momentânea que pode tomar todo o espaço do seu cérebro, do mesmo modo que um vírus de computador pode tomar todo o espaço do disco rígido. Esse foco em uma emoção emperra outras informações importantes que poderiam ajudá-lo a controlar sua raiva e a regular seu comportamento.

4- Extrema Sensibilidade à Desaprovação
Pessoas com TDAH geralmente se tronam rapidamente imersas em uma emoção saliente e têm dificuldade para mudar a sua atenção para outros aspectos da situação. Ouvir uma pequena incerteza na reação de um colega de trabalho a uma sugestão, pode levar à interpretação de que isso é uma crítica e causar um surto de autodefesa imprópria, sem ter ouvido cuidadosamente a resposta do colega de trabalho.

5- Dominados Pelo Medo
Ansiedade social significativa é uma dificuldade crônica sentida por mais de um terço dos adolescentes e adultos com TDAH. Eles vivem em quase constante medo exagerado de estarem sendo vistos pelos outros como incompetentes, não atraentes ou “caretas”.

6- Dominados Pela Evasão e Negação
Algumas pessoas com TDAH não sofrem de falta de consciência de emoções importantes, mas de uma falta de habilidade em tolerar essas emoções o suficiente para lidar eficientemente com elas. Elas se tornam presas em padrões de comportamento para evitar as emoções dolorosas, que parecem devastadoras, por exemplo: véspera de prazos de entrega de trabalhos; encontrar-se com um grupo de pessoas estranhas.

7- Levados Pela Emoção
Para muitas pessoas com TDAH, o mecanismo de comporta do cérebro para controlar as emoções não distingue entre ameaças perigosas e problemas menores. Essas pessoas são frequentemente levadas ao pânico por pensamentos e percepções que não merecem tal reação. Como resultado disso, o cérebro TDAH não pode lidar mais racionalmente e realisticamente com eventos que sejam estressantes.

8- Tristeza e Baixa Autoestima
Pessoas com o TDAH não tratadas podem sofrer de distimia – um transtorno leve porém prolongado do humor – ou de tristeza. Geralmente são desencadeados por conviver com frustrações, fracassos, opiniões negativas e estresses da vida devido ao não tratamento, ou tratamento inadequado do TDAH. As pessoas distímicas sofrem quase todos os dias de falta de energia e de autoestima.

9- Emoções e Entrar em Ação
As emoções motivam a ação – ação para se engajar ou ação para evitar. Muitas pessoas com TDAH não tratado podem rapidamente mobilizar o interesse somente para atividades que oferecem gratificação imediatas. Elas tendem a ter severa dificuldade em ativar e sustentar o esforço para tarefas que oferecem recompensas a longo prazo.

10- Emoções e Entrar em Ação 2
As pesquisas de imagem cerebral demonstram que substâncias químicas que ativam circuitos que reconhecem a recompensa tendem a se ligar a menos locais receptores, nas pessoas com TDAH, comparadas às pessoas do grupo controle. Pessoas com TDAH são menos capazes de antecipar o prazer ou de registrar satisfação com tarefas cuja recompensa seja distante.

11- Emoções e Memória de Trabalho
A memória de trabalho faz entrar em jogo, consciente ou inconscientemente, a energia emocional necessária para nos ajudar na organização, manutenção do foco, para monitorar e se controlar. Muitas pessoas com TDAH, entretanto, têm memória de trabalho inadequada, o que pode explicar por que são geralmente desorganizadas, perdem o controle ou procrastinam.

12- Emoções e Memória de Trabalho 2
Algumas vezes, as deficiências de memória de trabalho do TDAH permitem que uma emoção momentânea se torne muito forte. Outras vezes, as deficiências de memória de trabalho deixam a pessoa com sensibilidade insuficiente para reconhecer a importância de uma emoção em particular, porque ela, pessoa, não manteve informação relevante na mente.

13- Tratamento dos Desafios Emocionais

Tratar os desafios emocionais do TDAH requer uma abordagem multimodal. Começa com uma avaliação cuidadosa e precisa do TDAH, que explique o TDAH e seus efeitos nas emoções. As medicações para o TDAH podem melhorar as redes emocionais do cérebro. A terapia pode ajudar a pessoa a controlar o medo e a baixa autoestima. Um treinador (coach) pode ajudar uma pessoa com TDAH a superar os problemas de completar tarefas aborrecidas.

ADDitude

Por que os estudantes universitários não usam regularmente seus remédios para TDAH? David Rabiner, Ph.D. Professor Pesquisador Universidade Duke    março/2023

A transição para a faculdade é desafiadora para muitos alunos e pode ser especialmente difícil para aqueles com TDAH. As razões para isso incluem o seguinte:

  • Muitos que confiaram nos pais para ajudá-los na organização e no gerenciamento do tempo lutam quando essa ajuda é menos disponível.

  • Em comparação com o que eles estavam acostumados no ensino médio, a vida da maioria dos estudantes universitários é menos estruturada e muitas vezes há grandes lacunas entre os prazos de entrega das tarefas de classe.

  • Muitas aulas não têm política de frequência e cabe exclusivamente aos alunos chegarem consistentemente às aulas.

Esses fatores valorizam as habilidades de autorregulação, uma área em que muitos jovens com TDAH costumam ter dificuldades.

Por esses motivos, faz sentido que os alunos que se beneficiam do uso regular de medicamentos para TDAH continuem a usá-los regularmente durante a transição para a faculdade.

No entanto, esse não é frequentemente o caso e um estudo recente descobriu que os estudantes universitários aderiram a apenas 53% das doses prescritas, com as taxas mais baixas entre os alunos do primeiro ano.

Desenvolver uma compreensão mais completa do motivo pelo qual muitos novos estudantes universitários não aderem ao regime de medicação prescrito pode ajudar a promover uma adesão mais consistente.

Esse foi o objetivo de um estudo publicado no Journal of Adolescent Health [Schaefer et al., (2017). Adesão à medicação para TDAH durante a transição para a faculdade. Journal of Adolescent Health, 60, 706-713.]. Embora o estudo seja um pouco antigo, acredito que os resultados permanecem informativos.

Os participantes foram 10 estudantes universitários do primeiro ano com prescrições pedindo o uso diário de medicamentos para o TDAH. Eles foram entrevistados para saber com que regularidade tomavam seus medicamentos e por que se desviavam do uso prescrito.

Embora seja um número pequeno de participantes, isso não é incomum em pesquisas qualitativas; neste estudo, os autores encerraram o recrutamento quando ficou evidente que as entrevistas recentes renderam pouca ou nenhuma informação nova.

Esta abordagem se destina a identificar temas importantes, em vez de precisão quantitativa.

Aqui estão os 5 principais temas que surgiram.

As transições para a independência são muitas vezes abruptas e muitos adolescentes carecem de habilidades de autogestão de medicamentos.

A maioria dos participantes relatou que seus pais assumiram um papel de liderança no gerenciamento do uso de medicamentos durante o ensino médio e eles não estavam preparados para administrar essa responsabilidade por conta própria.

Crenças imprecisas sobre a doença, demandas acadêmicas percebidas e efeitos colaterais de medicamentos foram relatados como influenciadores da não adesão voluntária.”

A não adesão deliberada, além do simples esquecimento de tomar os remédios, era comum. Muitos expressaram a crença de que a medicação não deveria mais ser necessária, que eles poderiam controlar seu TDAH apenas com autodisciplina e que precisavam se "desmamar".

Muitos acreditavam que só precisavam de remédios para estudar à noite e poderiam se concentrar sozinhos nas aulas.

Outros sentiram que poderiam/deveriam ajustar quando usaram medicamentos em resposta a mudanças em suas demandas acadêmicas. Todos esses fatores contribuíram para o não uso regular conforme prescrito.

A má autogestão percebeu implicações negativas no desempenho escolar.”

Quase todos os participantes se arrependiam do primeiro semestre e acreditavam que não conseguir administrar adequadamente o TDAH contribuiu para as dificuldades acadêmicas.

"A pressão dos colegas para compartilhar a medicação foi percebida como frequente e pode afetar negativamente o funcionamento social e a adesão”.

Quase todos os alunos mencionaram espontaneamente pressão significativa sobre medicamentos para vender ou compartilhar seus remédios; eles se preocupavam em perturbar os colegas se não o fizessem.

As pressões para compartilhar/vender aumentaram na época dos exames, o que não é algo com que os alunos devam lidar durante um período que já é estressante.

"O apoio social foi expresso como uma necessidade percebida."

A maioria dos alunos sentiu seu TDAH isolado dos outros e expressou o desejo de se conectar com alunos mais avançados com TDAH. Alunos mais velhos com TDAH poderiam ter orientado sobre a importância do uso regular da medicação e como lidaram com a pressão dos colegas para compartilhá-la.

Eles também expressaram o desejo de ter um conselheiro acadêmico especializado em ajudar alunos com TDAH.

Outros achados dignos de nota - Apenas 4 dos 10 participantes se inscreveram para acomodações acadêmicas, por exemplo, recebendo tempo prolongado nos exames, a oportunidade de fazer os exames em um ambiente livre de distrações.

Os motivos para não se registrar incluíam não estar ciente das acomodações disponíveis, sentir vergonha e acreditar que seu TDAH não era grave o suficiente para merecer qualquer acomodação.

Resumo e implicações - Este estudo fornece informações importantes sobre por que tantos alunos não tomam a medicação prescrita durante a transição para a faculdade. As descobertas produzem implicações claras para ações que podem ser úteis.

Primeiro, os pais poderiam começar a transferir a responsabilidade de levar remédios para os alunos antes de irem para a faculdade. Muitos alunos precisam praticar o desenvolvimento dessa habilidade e estar sozinho na faculdade não é o melhor momento para começar a desenvolvê-la.

Em segundo lugar, os pais e os profissionais de saúde podem falar com os alunos sobre a importância da adesão à medicação e discutir as crenças imprecisas sobre o TDAH que funcionam contra isso. Isso incluiria uma discussão sobre as preocupações que os alunos têm sobre continuar a usar seus medicamentos na faculdade e a importância de usá-los conforme prescrito.

Em terceiro lugar, os alunos precisam ser treinados sobre como lidar com pedidos de colegas para compartilhar seus medicamentos e as possíveis consequências negativas graves de fazê-lo.

Em quarto lugar, as escolas poderiam desenvolver programas nos quais novos alunos com TDAH fossem acompanhados por um mentor de colegas mais velhos. Esses pares mentores com TDAH precisariam de um treinamento cuidadoso, mas poderiam fornecer um apoio importante.

Por fim, os alunos precisam estar cientes dos recursos em seu campus que podem auxiliá-los e solicitar/registrar-se para acomodações acadêmicas que podem ser úteis.

Attention Research Update attentionresearchupdate@helpforadd.com



quinta-feira, 16 de março de 2023

Como minha compreensão do TDAH evoluiu com o tempo


Nossa compreensão do TDAH está em constante evolução – com novas pesquisas, experiências pessoais e conversas. Neste mês de conscientização sobre o TDAH, o ADDitude convidou os leitores a compartilhar as maneiras pelas quais sua percepção e compreensão do TDAH mudaram ao longo do tempo.

Neste Mês de Conscientização do TDAH, estamos reconhecendo nossa compreensão cada vez maior do que é o TDAH (e do que não é). Para celebrar esta evolução do TDAH, perguntamos aos leitores do ADDitude: “Como sua compreensão do TDAH evoluiu ao longo do tempo? O que você sabe agora que gostaria de saber na época do seu próprio diagnóstico ou do diagnóstico de seu filho?”

De histórias edificantes de autocrescimento e consciência a contos sóbrios de tratamento cansativo (e comovente), aqui estão algumas de nossas respostas favoritas até agora.

1. “Eu costumava pensar que o TDAH era essencialmente inventado – que eram os pais que faziam seus filhos se comportarem dessa maneira. Então me tornei fonoaudióloga e aprendi que o TDAH é real. Alguns anos depois, um terapeuta sugeriu que eu poderia ter TDAH. Foi quando me tornei ainda mais aberta a me educar sobre isso e pude me reconhecer nas descrições e histórias de mulheres com TDAH. Foi uma mudança de vida, e acho realmente fascinante quanta mudança pode acontecer com uma mente aberta.” – Kathryn R.

2. “Acho que devemos olhar diretamente para o TDAH. Alguns dias, só podemos nos preocupar em passar por aquele dia. Muitas vezes, tenho que lembrar a mim e ao meu filho com TDAH que não podemos pensar em 10 anos a partir de agora, muito menos na próxima semana. Vamos nos preocupar com o hoje. Vamos conhecer o TDAH onde estamos e tentar abraçar as partes brilhantes que ele traz para nossas personalidades.” – Denise B.

3. “O que aprendi sobre TDAH? Bem, eu aprendi que ter TDAH é ser - oh, espere, não há uma solução certa, pois o TDAH tem muitos 'aspectos' - alguns de nós odeiam estudar, enquanto outros adoram consultar os livros. Alguns de nós têm comorbidades, como eu, e outros também têm hiperatividade (não eu, no entanto). Sou desatento e sou meditativo. Eu reflito e penso muito, e luto para responder perguntas na hora. Tenho 26 anos e estou bem, pois com o TDAH sempre tenho algo para fazer ou dizer.-Kelly M.

4. “Eu gostaria de saber como me defender no local de trabalho para não ser demitido quatro vezes em oito anos. Eu poderia ter me poupado de muita dor de cabeça e educado as pessoas que não sabiam como me apoiar.

Agora estou na profissão dos meus sonhos, determinado a não deixar meu TDAH interferir no meu desempenho. Como agora tenho as ferramentas e suportes certos, acredito que posso superar as lutas que enfrentei tentando lutar contra mim e meus maus hábitos sozinho. – Michel L.

5. “Sou mãe de uma criança com TDAH e sou educadora especial há mais de 11 anos. Um dia, tive uma criança com TDAH na classe que disse algo muito inapropriado para outra pessoa. Puxei-o de lado e ele confessou que não havia tomado o remédio naquela manhã. Em vez de repreendê-lo por seu comportamento e ações, pude realmente ver em primeira mão o que ele estava passando. No dia seguinte ele veio à minha sala para me agradecer – meu aluno teve que me agradecer por ter tido paciência com ele. Foi uma experiência verdadeiramente humilhante e agora nunca mais serei o mesmo quando falo com qualquer criança. Apesar dos meus 17 anos de experiência docente, sendo eleito professor do ano, e de toda a minha formação, estou em constante evolução e aprendizado.” – Comal P.

6. “Não fui formalmente diagnosticado com TDAH até os 66 anos, mas suspeito disso desde os 6 anos. Sempre soube que meu cérebro tem um enorme defeito de design e controle de qualidade, mas agora sei o nome desse dorminhoco agente celular que habita dentro da minha amígdala todos esses anos. Esta revelação preenche as principais lacunas de informação. É esclarecedor, mas não libertador. Isso não foi um presente. – Anônimo

7. “Quando criança, cresci pensando que era burro. Professores, familiares e amigos me chamavam de cadete espacial, pois eu estava sempre perdido em meus pensamentos, perdendo coisas, etc. Eu me sentia diferente e indigno. Como adulto, os sentimentos de inadequação permaneceram, mas agora estavam misturados com impulsividade e fixações que prejudicaram meus relacionamentos. Somente ao completar 39 anos que fui diagnosticado com TDAH. Agora, como terapeuta escolar, defendo crianças com TDAH e ensino-lhes que sua condição não é algo para se envergonhar.- Cristina V.

9. “Como uma criança dos anos 80, cresci pensando que apenas os meninos maus tinham TDAH e que eles tomavam remédios que os deixavam zumbis ou não, e corriam soltos. Mas eu não tinha ideia de que meus devaneios e esquecimentos acabariam sendo TDAH. Eu não sabia que a alegria que senti ao bloquear o mundo enquanto lia o dicionário era TDAH. Eu também não sabia que o TDAH criava condições para a vergonha. Mas agora... eu sei de tudo isso. E minha vida mudou muito porque, finalmente, sei que não sou um fracasso abjeto. Posso me abraçar e me amar e ser quem eu sou.” – disparar no Instagram

10. “Quando me tornei pai, presumi que poderia evitar o TDAH em meus filhos se fizesse as escolhas certas. Depois que tive filhos, presumi que o que estava vendo era um mau comportamento que meu filho superaria. O diagnóstico finalmente veio.

Ainda me esforço para lembrar que a maior parte do comportamento desafiador de meu filho não é escolha dele. Ajuda agora que ele entende seu TDAH e pode me lembrar. Mas gostaria de ter sabido antes, para que pudéssemos ajustar nossa paternidade e ensino em vez de brigar por causa do comportamento dele. – Anônimo

ADDitude

quarta-feira, 15 de março de 2023

 

TDAH - 21 perguntas para fazer seu filho se abrir sobre a escola

"Como foi o seu dia?" "Ótimo! " Não é exatamente uma conversa esclarecedora, é? Infelizmente, muitas crianças com TDAH não aproveitam a oportunidade para conversar com a mãe e o pai sobre como foi o dia na escola - especialmente se foi ruim. Veja como os pais podem incentivar uma melhor comunicação (dica: comece fazendo as perguntas certas). Editores de ADDitude

As crianças não gostam de compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre a escola, especialmente se tiveram um dia difícil. Infelizmente, muitas crianças diagnosticadas com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm muitos dias difíceis na escola. Muitos deles acham a escola um trabalho árduo - sete horas aquém das expectativas e se sentindo mal consigo mesmos. Quem gostaria de falar sobre essas experiências todos os dias?

Liz Evans, mãe de três filhos e ex-educadora que escreve no blog Simple Simon and Company (simplesimonandco.com), queria tirar mais proveito de seus dois filhos de boca fechada, Simon e Grace. Quando ela perguntou como estava a escola, eles resmungaram “Bem” ou “Bom”. Nada mais.

Evans queria mais feedback, como muitos pais fazem. Então, ela escreveu no blog uma lista de perguntas a serem feitas para que eles falassem. De acordo com Evans, algumas perguntas levaram a conversas interessantes, respostas hilárias e insights sobre como seus filhos pensam e se sentem sobre a escola. Sua estratégia de perguntas e respostas funcionou. Simon e Grace começaram a falar frases completas. Se seu filho está quieto sobre a escola, experimente algumas das perguntas de Evans sobre ele ou ela:

    1. Qual foi a melhor coisa que aconteceu na escola hoje? (Qual foi a pior coisa que aconteceu na escola hoje?)

    2. Diga-me algo que te fez rir hoje.

    3. Com quem você gostaria de sentar na sala de aula? (Com quem você não gostaria de sentar na aula? Por quê?)

    4. Qual é o lugar mais legal da escola?

    5. Diga-me uma palavra estranha que você ouviu hoje (ou algo estranho que alguém disse).

    6. Se eu ligasse para sua professora hoje à noite, o que ela me diria sobre você?

    7. Como você ajudou alguém hoje?

    8. Como alguém te ajudou hoje?

    9. Diga-me uma coisa que você aprendeu hoje.

    10. Quando você foi mais feliz hoje?

    11. Quando você ficou entediado hoje?

    12. Se uma nave alienígena chegasse à sua classe e transportasse alguém, quem você gostaria que eles levassem?

    13. Com quem você gostaria de brincar no recreio e com quem nunca brincou antes

    14. Conte-me algo bom que aconteceu hoje.

    15. Qual palavra seu professor mais disse hoje?

    16. O que você acha que deveria fazer/aprender mais na escola?

    17. O que você acha que deveria fazer/aprender menos na escola?

    18. Com quem na sua classe você acha que poderia ser mais legal?

    19. Onde você mais joga no recreio?

    20. Quem é a pessoa mais engraçada da sua turma? Por que ele/ela é tão engraçado

    21. Qual foi a sua parte favorita do almoço?

As respostas favoritas de Evans vieram das perguntas 12, 15 e 21. A pergunta "alienígena" oferece às crianças uma maneira não ameaçadora de dizer quem elas prefeririam não ter em sua classe e incentiva uma discussão para perguntar por que, potencialmente revelando problemas que você não sabia. não sei.

Quando fiz a pergunta 3”, diz Evans, “descobri que uma de minhas filhas não queria mais se sentar ao lado de uma melhor amiga na sala de aula — não por desejo de ser má, mas na esperança de que ela fosse a oportunidade de trabalhar com outras pessoas.”

À medida que meus filhos crescem”, diz Evans, “sei que terei que me esforçar mais para me manter engajada com eles — mas o trabalho valerá a pena.

ADDitude


Grande Pesquisa de Imagem Mostra Diferenças Estruturais do Cérebro em Pessoas com TDAH.


Áreas críticas do cérebro são menores em pessoas com TDAH, dizem os pesquisadores, provando que a condição, tão frequentemente marginalizada, deveria ser vista como um transtorno originado no cérebro. Por Devon Frye – Fevereiro de 2017


Ressonâncias magnéticas cerebrais de mais de 3 mil pessoas forneceram mais evidências de que as pessoas com TDAH têm cérebros estruturalmente diferentes das pessoas sem o transtorno, de acordo com um novo estudo promovido pelo National Institute of Health. As diferenças – que foram mais pronunciadas nas crianças do que nos adultos – tornam mais claro do que nunca que o TDAH é um transtorno do desenvolvimento cerebral e não simplesmente um rótulo, diz o artigo dos autores.

A pesquisa, publicada dia 15 de fevereiro no The Lancet, foi financiada pelo NIH, mas conduzida pelo ENIGMA Consortium, uma cooperativa internacional que se focaliza nas bases genéticas dos transtornos psiquiátricos. ENIGMA recrutou 3.242 voluntários com idades de 4 a 63 anos, 1.713 com TDAH e 1.529 sem, para fazer as ressonâncias magnéticas.

Os participantes com TDAH mostraram volumes menores em sete regiões-chave do cérebro: núcleo caudado, putamen, núcleo acumbens, pálido, tálamo, amígdala e hipocampo. Dessas regiões, muitas foram associadas ao TDAH no passado, mas a amígdala pode ser particularmente importante, apontaram os pesquisadores, porque ela tem um papel importante na memória, na tomada de decisões e no controle emocional. O hipocampo é igualmente envolvido tanto na memória de curto prazo quanto na memória de longo prazo, áreas que geralmente são deficientes nas pessoas com TDAH. Diferenças similares foram encontradas nos cérebros de pessoas com Transtorno Depressivo Maior, uma condição geralmente comórbida com o TDAH.

As variações foram maiores nas crianças, disseram os pesquisadores, e, embora muitos do grupo TDAH estivessem tomando remédios para tratar seu TDAH, isso pareceu não ter nenhum efeito nos resultados das ressonâncias magnéticas. A disparidade entre as crianças e adultos levaram os pesquisadores a fazer a hipótese de que o TDAH esteja ligado a um atraso na maturação cerebral – embora mais pesquisa longitudinal seja necessária para maior entendimento de como o cérebro muda durante o ciclo da vida.

No conjunto, embora essas diferenças sejam pequenas, disseram os pesquisadores, em alguns casos somente poucos pontos percentuais, o grande tamanho da amostra permitiu-lhes identificar padrões mais claros, confirmando estudos anteriores que chegaram às mesmas conclusões, mas cujos tamanhos pequenos das amostras os tornaram inconclusivos. Com mais de 3 mil participantes, esse foi o maior estudo dessa espécie, mostrando clara evidência de que o TDAH seja um transtorno originado no cérebro e não o resultado de falta de educação dada pelos pais ou falta de força de vontade.

" Os resultados de nossa pesquisa confirmam que as pessoas com TDAH têm diferenças em sua estrutura cerebral e, por isso, sugerem que o TDAH seja um Transtorno do cérebro", disse Martine Hoogman, Ph.D., o principal investigador da pesquisa. " Esperamos que isso ajude a reduzir o estigma de que o TDAH seja somente um rótulo para as crianças difíceis, ou que seja causado por má educação dada pelos pais. Isso, definitivamente, não é o caso, e esperamos que este trabalho contribuirá para um melhor entendimento do transtorno"
ADDitude

 

Maior estudo já realizado no mundo revela novas alterações cerebrais no Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH)

ESCRITO POR  ABDA - Associação Brasileira de Deficit de Atenção

JAMA PSYCHIATRY, fevereiro de 2017

Os resultados revelam que a doença compromete o desenvolvimento de regiões cerebrais importantes, como aquelas responsáveis por emoções, motivação e sistema de recompensa.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição muito comum que afeta cerca de 5% das crianças, e na maioria dos casos, os sintomas persistem na vida adulta. Ainda muito estigmatizado, o transtorno se manifesta como desatenção, agitação e impulsividade. No maior estudo já conduzido, médicos e cientistas de 23 centros de pesquisaao redor do mundo observaram atraso no desenvolvimento do cérebro dos pacientes com TDAH. 

Para o Dr. Paulo Mattos, representante brasileiro do único centro de pesquisa da América Latina do estudo, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino no Rio de Janeiro,“esses achados são importantes para médicos e pais, pois demonstram claramente que o TDAH não é “uma doença inventada”, não é meramente um “rótulo” para crianças difíceis e não se deve a falhas na educação pelos pais".

Até então, estudos anteriores também haviam identificado algumas alterações, mas devido ao pequeno número de pacientes estudados, era difícil generalizar os resultados. Mais ainda, devido a diferentes metodologias, grupos de pesquisa em diferentes países obtinham resultados diferentes.

Neste estudo, mais de 3 mil pessoas (pacientes com TDAH e indivíduos saudáveis) entre 4 e 63 anos, foram submetidos a exames de neuroimagem estrutural por Ressonância Magnética, técnica que permite estudar com precisão a estrutura do cérebro. Em seguida, cada região cerebral foi avaliada através de um mesmo protocolo padronizado de análise em todos os diferentes centros, obtendo-se informações específicas, como o tamanho e volume de cada região. Desse modo, os pesquisadores puderam comparar cada uma das estruturas cerebrais de indivíduos com e sem o transtorno.

Os resultados revelaram que estruturas como a amígdala cerebral, acúmbens e hipocampo, responsáveis pela regulação das emoções, motivação e o chamado sistema de recompensa (que modifica nosso comportamento através de recompensas) são menores nos pacientes com TDAH. Quando se levou em conta a idade dos pacientes, observou-se que estas alterações são mais leves em pacientes adultos, o que sugere que existe uma compensação ao menos parcial com o passar dos anos.

Esses resultados são a sustentação mais sólida até o momento que o TDAH é um transtorno relacionado ao atraso na maturação de regiões cerebrais reguladoras das emoções, pois essas estruturas estão menos desenvolvidas, principalmente nas crianças.

Outro achado muito importante foi destacado no estudo: tais alterações não se devem ao uso de medicamentos para tratamento do TDAH e nem à presença de outros problemas que podem surgir associados ao transtorno, como ansiedade e depressão.

É preciso deixar claro que o TDAH é um transtorno do desenvolvimento associado a alterações no nosso cérebro, e que precisa perder o estigma e ser tratado de modo apropriado”, completa 

Dr. Paulo Mattos, que é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

segunda-feira, 13 de março de 2023

TDAH - Aviso: até os médicos cometem erros de medicação

Obtenha todos os fatos sobre a prescrição de remédios para TDAH para garantir que o seu regime de tratamento ou o de seu filho esteja em dia. Por William Dodson, MD. março/22

A maioria dos médicos sabe pouco sobre o diagnóstico e tratamento do TDAH em qualquer ponto do ciclo de vida. Isso ocorre principalmente porque eles não receberam treinamento em deficit de atenção na faculdade de medicina. Se você tem um médico que está disposto a trabalhar com seu filho e tem uma boa reputação entre outros pais que lidam com um diagnóstico de TDAH, trabalhe em estreita colaboração com ele para garantir que seu filho receba o tratamento ideal.

Os cinco erros a seguir são, em minha experiência, os mais comuns que os médicos cometem no tratamento de crianças e adultos com deficit de atenção. Esteja ciente dos erros e questione seu médico se ele cometer algum. Se você receber uma resposta curta do tipo “Você não sabe do que está falando”, comece a procurar outro provedor.

1. Seu médico acha que a medicação para TDAH é o tratamento de último recurso.

As terapias não baseadas em medicamentos têm um histórico ruim no tratamento do TDAH. A antiga abordagem de tratamento adotada pela maioria dos médicos era chamada de terapia multimodal, um termo chique para “você tem que tentar algo mais do que medicação”. Com o tempo, ficou claro que anos de terapias comportamentais e cognitivas intensivas não adicionavam muitos benefícios apenas à medicação. O mais recente Padrão de Cuidados da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente em 2007 abandonou sua recomendação para terapia multimodal. A AACAP concluiu que, se a criança obtiver uma resposta robusta à medicação, “a medicação sozinha é satisfatória”.

Isso não significa que as intervenções comportamentais não funcionem ou não sejam necessárias. Eles oferecem benefícios não específicos que seriam úteis para qualquer criança e família, independentemente de terem ou não problemas de TDAH. Qualquer criança se sairá melhor em um ambiente estruturado e previsível do que em um ambiente caótico e inconsistente.

2. Seu médico continua esperando (e esperando) para agir.

Muitos médicos iniciam suas conversas sobre o tratamento com as palavras: “Sinto muito, mas seu filho precisa começar a tomar remédios para o TDAH”. Em algum lugar ao longo da linha, muitas pessoas começaram a acreditar que não era o TDAH, mas o tratamento, esse era o problema. Muitos médicos aconselham que as crianças esperem para iniciar a medicação, apesar de terem problemas educacionais, emocionais e comportamentais.

O maior e mais longo estudo sobre qualquer condição de saúde mental infantil é o Multimodal Treatment Study (MTA). Para fazer parte desse estudo, uma criança tinha que ter “TDAH gritando”. Um quarto dos sujeitos da pesquisa foi designado para um grupo comunitário de tratamento para descobrir como o TDAH estava sendo tratado nas práticas pediátricas da vida real. Eles descobriram que 1 em cada 3 crianças com TDAH grave não recebeu tratamento. Apesar de muitos pontificarem que o TDAH é superdiagnosticado e supertratado, não há evidências de que isso seja verdade.

3. Seu médico usa apenas um medicamento.

Não existe um medicamento certo para todos. As taxas de resposta para os dois medicamentos de primeira linha mais comumente usados – anfetamina e metilfenidato – são as mesmas em grandes grupos: cerca de 70% dos pacientes obterão uma resposta boa e robusta a qualquer um dos que você começar. Quando um paciente não sente benefícios com um medicamento, para de tomá-lo e tenta o outro medicamento – sozinho, não em combinação – cerca de 88% dos pacientes obtém uma resposta boa e tolerável.

Mesmo as pessoas que obtêm uma boa resposta a ambos os medicamentos quase sempre terão uma clara preferência por um em detrimento do outro. Nada prevê com antecedência a qual medicamento um indivíduo responderá melhor. Essa preferência não ocorre nas famílias: um pai com TDAH pode tomar um medicamento enquanto o filho toma outro. A única maneira de saber é experimentar os dois medicamentos.

4. Seu médico desiste de usar a medicação ao primeiro sinal de dificuldade.

O grupo de tratamento comunitário do estudo MTA encontrou apenas um padrão de tratamento: o clínico aumentava a dose de um medicamento até o primeiro sinal de benefícios positivos e depois parava de aumentar a dose, deixando mais da metade dos benefícios do medicamento na mesa. Em um acompanhamento três anos depois, nenhum médico havia otimizado a medicação.

Existem várias razões pelas quais isso acontece. A maioria dos médicos nunca recebeu treinamento sobre como otimizar a melhor molécula e dose. Um dos resultados mais comuns quando uma pessoa não está confiante em suas habilidades é desistir na primeira dificuldade. Eles evitam circunstâncias em que podem haver problemas ou efeitos colaterais, mantendo a dose o mais baixa possível. Novamente, eles desistem cedo quando podem dizer que o resultado é “bom o suficiente” em vez de “o melhor resultado possível”. Você precisará assegurar repetidamente ao seu médico que está disposto a tolerar alguns solavancos ao longo do caminho para obter o melhor resultado para seu filho.

5. Seu médico dosa a medicação de acordo com o peso de seu filho.

A maioria dos pediatras que tratam do TDAH foi treinada para calcular a dosagem do medicamento de acordo com o peso da criança. Essa é a forma como a dosagem foi determinada nos primeiros estudos que comprovaram a eficácia e a segurança dos estimulantes do TDAH há 50 anos. Isso foi feito para “proteger o estudo duplo-cego” para que nem os pais nem o médico soubessem se a criança estava tomando medicação ou quanto. Os médicos entenderam mal e pensaram que essa determinação baseada no peso da melhor dose era baseada em algo quando não era.

Na vida real, a dose do medicamento estimulante sobe e desce com o tempo até que a criança chegue aos 16 anos. É quando o trato GI finalmente amadureceu. A dose geralmente não muda novamente pelo resto da vida da pessoa. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a dose do medicamento seja redeterminada uma vez por ano, com o entendimento de que a dose pode diminuir tanto quanto aumentar. A maioria das famílias faz isso logo antes do início das aulas todos os anos.

ADDitude


 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...