terça-feira, 15 de abril de 2014

331- Segredos do Cérebro TDAH


A maioria das pessoas é neurologicamente equipada para determinar o que é importante e motivar-se para o fazer, mesmo quando isso não for do seu interesse. E há o restante, nós, com déficit de atenção. Por William Dodson, M.D.

O TDAH é uma condição confusa, contraditória, inconsistente e frustrante. Ele é muito opressivo para as pessoas que vivem com ele todos os dias. Os critérios de diagnóstico que foram usados nos últimos 40 anos deixam muitas pessoas em dúvida se têm ou não a condição. Os diagnosticadores têm longas listas de sintomas para ler e excluir. O DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) tem 18 critérios e outras listas de sintomas citam ao redor de 100 traços.

Os profissionais, eu inclusive, têm tentado estabelecer um modo mais simples e claro de entender os prejuízos do TDAH. Temos procurado a "linha luminosa e reluzente" que define a condição, explica a fonte dos problemas e dá a direção do que fazer a respeito.

Meu trabalho na última década sugere que temos esquecido de algo importante sobre a natureza fundamental do TDAH. Fui procurar os especialistas nessa condição - as centenas de pessoas e seus familiares com quem trabalhei e que foram diagnosticados com o TDAH - para confirmar minha hipótese. Minha meta era procurar a característica que todos os com TDAH têm, e que as pessoas neurotípicas não têm.

Eu a descobri. É o sistema nervoso TDAH, uma criação única e especial que regula a atenção e as emoções de modo diferente do que o sistema nervoso daqueles sem a condição.

A "Zona TDAH"

Quase todos os meus pacientes e seus familiares gostariam de abandonar o termo Transtorno de Déficit de Atenção, porque ele descreve o oposto do que eles sentem em cada momento de suas vidas. É difícil chamar algo de transtorno quando ele implica em muitas coisas positivas. O TDAH não é um sistema nervoso lesionado ou defeituoso. É um sistema nervoso que trabalha bem usando suas próprias regras. Apesar da associação do TDAH com Dificuldades de Aprendizagem, muitas pessoas com um sistema nervoso TDAH têm QI significativamente acima da média. Elas também usam esse QI mais alto de modo diferente das pessoas normais. Na época em que muitas pessoas com a condição chegam ao colegial, elas são capazes de resolver problemas que bloqueiam qualquer outra pessoa e saírem com soluções que ninguém tinha visto.

A grande maioria dos adultos com sistema nervoso TDAH não é claramente hiperativa. Eles são hiperativos internamente.

Os portadores do problema não têm falta de atenção. Eles prestam muita atenção em tudo. Muitas pessoas com TDAH sem tratamento têm quatro ou cinco coisas na mente ao mesmo tempo. A marca do sistema nervoso TDAH não é o déficit de atenção, mas a atenção inconsistente.

Todos os que têm TDAH sabem que podem "entrar na zona" ao menos quatro ou cinco vezes ao dia. Quando estão "na zona", não têm nenhuma dificuldade e os déficits de função executiva que podiam ter antes de "entrar na zona" desaparecem. Os portadores de TDAH sabem que são espertos e brilhantes, mas nunca estão seguros de que suas habilidades aparecerão quando precisarem delas. o fato de que os sintomas e prejuízos vão e vêm ao longo do dia é o traço definidor do TDAH. Ele torna o transtorno mistificador e frustrante.

As pessoas com TDAH entram na zona principalmente por se interessarem ou ficarem intrigadas com o que estão fazendo. Eu chamo isso de sistema nervoso baseado em interesse. Amigos e familiares críticos vêem isso como ser não confiável ou malandragem. Quando os amigos dizem "Você pode fazer as coisas de que gosta", eles estão descrevendo a essência do sistema nervoso TDAH.

Indivíduos com TDAH também entram na zona quando são desafiados ou lançados em um ambiente competitivo. Às vezes uma tarefa nova ou diferente atrai sua atenção. Entretanto, a novidade tem vida curta, e tudo fica velho num instante.

Muitas pessoas com sistema nervoso TDAH podem se engajar em tarefas e acessar suas habilidades quando a tarefa é urgente - um prazo final, por exemplo. É por isso que a procrastinação é uma dificuldade quase universal em pessoas com TDAH. Elas querem fazer o seu trabalho, mas não conseguem dar início até que a tarefa se torne interessante, desafiadora, ou urgente.

Como o resto do mundo funciona

As 90 por cento de pessoas sem TDAH do mundo são denominadas de neurotípicas. Não é que elas sejam normais ou melhores. Sua neurologia é aceita e aprovada pelo mundo. Para as pessoas com um sistema nervoso neurotípico, ficar interessada na tarefa, ou desafiada, ou achar a tarefa novidade ou urgente, ajuda, mas não é um pré-requisito para fazê-la.

As pessoas neurotípicas usam três diferentes fatores para decidir o que fazer, como dar início e como ficar ligada até o final do trabalho:

1- O conceito de importância (elas pensas que o trabalho deve ser feito).

2- O conceito  de importância secundária - elas são motivadas pelo fato de que seus pais, professores, patrão ou alguém que respeitam pensam que a tarefa seja importante para ser aceita e completada.

3- O conceito de recompensas por fazer uma tarefa e consequências ou punições por não fazê-la.

Uma pessoa com sistema nervoso TDAH nunca é capaz de usar a idéia de importância e recompensas para iniciar e fazer uma tarefa. Ela sabe o que é importante, ela gosta de recompensas, e não gosta de punições. Mas, para ela, as coisas que motivam o resto do mundo são meramente chatices.

A incapacidade de usar a importância e as recompensas para tornar-se motivado tem um impacto durante toda a vida do portador de TDAH:

Como os diagnosticados com a condição podem escolher entre as múltiplas opções se eles não podem usar os conceitos de importância e de recompensa ao final para motivá-los?

Como eles podem tomar decisões importantes se os conceitos de importância e recompensa não são úteis para tomar uma decisão nem uma motivação para fazer o que eles escolheram? 

Esse entendimento explica porque nenhuma das terapias cognitivas e comportamentais usadas para controlar os sintomas do TDAH têm um beneficio duradouro. Os pesquisadores vêem o TDAH como um derivado de um sistema nervoso defeituoso ou baseado em déficit. Eu vejo o TDAH como derivado de um sistema nervoso que funciona perfeitamente bem com suas próprias regras. Infelizmente, ele não funciona com nenhuma das regras ou técnicas ensinadas e encorajadas em um mundo neurotípico. Por isso que:

Os TDAHs não preenchem o padrão do sistema escolar, que é construído na repetição do que alguém pensa que seja importante e relevante.

Os TDAHs não florescem no emprego que paga as pessoas para trabalhar no que alguém (principalmente o chefe) pensa que seja importante.

Os TDAHs são desorganizados porque quase todo sistema organizacional lá fora é construído sobre duas coisas - priorização e gerenciamento do tempo - coisas em que os TDAHs não são muito bons.

Os TDAHs têm dificuldade de escolher entre alternativas porque tudo tem a mesma falta de importância. Para eles, todas as alternativas parecem a mesma coisa.

Pessoas com um sistema nervoso TDAH sabem que, se elas se engajarem em uma tarefa, elas conseguem fazer. Longe de serem mercadoria estragada, pessoas com sistema nervoso TDAH são brilhantes e inteligentes. O principal problema é que elas receberam um manual do proprietário neurotípico ao nascerem. Ele funciona para todo mundo, menos para elas.

Não transforme os TDAHs em neurotípicos

As implicações desse novo entendimento são vastas. A primeira coisa a fazer é para os coaches, médicos e profissionais pararem de tentar transformar as pessoas com TDAH em pessoas neurotípicas. A meta deve ser intervir tão cedo quanto possível, antes do indivíduo com TDAH ficar frustrado e desmoralizado pela batalha em um mundo neurotípico, onde tudo está contra ele. A abordagem terapêutica que tem a chance de funcionar, quando nada mais funcionou, deveria ter duas partes:

Ajustar o campo de ação neurológico com medicação, de modo que o  indivíduo com TDAH tenha a capacidade de atenção, controle de impulso e habilidade de ficar calmo no seu interior. Para muitas pessoas, isso requer duas medicações diferentes. Os estimulantes melhoram o desempenho diário dos portadores de TDAH, ajudando-os a terem as coisas feitas. Não são eficientes para acalmar a hiper-estimulação interna que muitos deles têm. Para esses sintomas, a maioria das pessoas será beneficiada pelo acréscimo de uma medicação alfa-agonista, como a clonidina, ao estimulante.

Entretanto, a medicação não é o suficiente. Uma pessoa pode tomar a medicação correta na dose correta, mas nada mudará se ela ainda se aproximar das tarefas com as estratégias neurotípicas.

A segunda parte do controle dos sintomas do TDAH é fazer o indivíduo criar seu próprio manual do proprietário. O manual do proprietário genérico que foi escrito tem sido desapontador para as pessoas com essa condição. Como quase todo mundo, os que têm TDAH crescem e amadurecem com o tempo. O que interessa e desafia alguém aos sete anos de idade não o interessará mais aos 27 anos.

Escreva suas próprias regras

O manual do proprietário do TDAH tem de ser baseado nos sucessos atuais. Como você entra na zona agora? Sob quais circunstâncias você tem sucesso e progride em sua vida corrente? Em vez de focalizar no que você falha, você precisa identificar como você entra na zona e funciona em níveis extraordinários.

Eu geralmente sugiro que meus pacientes carreguem um notepad ou um gravador de voz por um mês para escrever ou explicar como eles entram na zona.

Foi porque eles ficaram curiosos? Se for por isso, o que, especificamente, na tarefa ou na situação os intrigou? Foi porque se sentiram competitivos? Se foi por isso, o que no oponente ou na situação trouxe os sentimentos competitivos?

Ao final do mês, muitas pessoas compilaram 50 ou 60 técnicas diferentes que elas sabem que funcionam para elas. Quando chamadas a trabalhar e a se engajar, elas agora entendem como seu sistema nervoso trabalha e quais técnicas são úteis.

Eu vi muitas dessas estratégias funcionarem para muitas pessoas com TDAH, porque elas pararam e olharam para trás, e descobriram os gatilhos de que precisam para avançar. Essa abordagem não tenta mudar as pessoas com um sistema nervoso TDAH em pessoas neurotípicas (como se isso fosse possível), mas dá um auxílio ao longo da vida porque ela é construída com base em seu potencial.


ADDitude

segunda-feira, 14 de abril de 2014

330- TDAH - O Tratamento Alimentar


Estudos sugerem que mudanças na dieta alimentar podem melhorar os sintomas de hiperatividade, desatenção e impulsividade nas crianças com TDAH. Experimente essas sugestões de menu para o TDAH. Pelos editores de ADDitude

O Tratamento Alimentar do TDAH

Estudos mostram que mudanças na dieta alimentar não somente melhoram os sintomas de hiperatividade, concentração e impulsividade,  como também diminuem o comportamento de oposição das crianças com TDAH. Senhores pais, vocês não estão seguros da maneira de maximizar o uso dos alimentos bons para o TDAH enquanto eliminam aqueles com poder de piorar os sintomas? Leiam adiante para descobrir como tornar a dieta de sua família boa para o TDAH - desde o café da manhã até a sobremesa - com essas sugestões de menus.

O café da manhã para as crianças com TDAH

Um café da manhã rico em proteínas, dizem os especialistas, promove melhor início das atividades de aprendizagem e melhora do comportamento. Por que? A proteína é usada pelo cérebro para fazer os neurotransmissores - substâncias químicas que ajudam as células do cérebro a "conversar" entre si. Para seu menu matinal, tente ovos mexidos com torradas de pão integral; ou manteiga de amendoim natural com pão integral. Evite cereais açucarados, que podem causar picos de glicose no sangue e aumentar a hiperatividade nas crianças com TDAH.

Outro reforço do café da manhã

A combinação de proteínas e carboidratos complexos, que são ricos em fibras e pobres em açúcar, ajudará seu filho a controlar melhor os sintomas do TDAH durante o dia. Os açúcares dos carboidratos são digeridos mais lentamente porque a ingestão conjunta de proteínas com gordura e fibras resulta em liberação mais gradual e sustentada de açúcar para o sangue. Tente essas combinações já aprovadas para o TDAH: omelete vegetal e um bolinho (muffin) com farelo; iogurte com frutas e aveia; torrada com manteiga de amendoim.

Lanches rápidos para o cérebro TDAH

Como os medicamentos tendem a diminuir o apetite, é importante contar cada caloria. Você também vai querer mais proteína (para manter a atenção) e carboidratos complexos (para evitar picos e quedas de glicose no sangue). Lanches rápidos, cheios de calorias para as crianças com TDAH incluem: sopas cremosas ou com queijo, com torradinhas; queijo em fatias, bolachas de água e sal (crackers) e uma maçã; uma banana e manteiga de amendoim.

Almoço e jantar equilibrados para melhorar o comportamento

Quando preparar uma refeição para o TDAH, metade do prato deve ser preenchida por frutas e vegetais, um quarto com proteína e um quarto com carboidrato complexo. Essa combinação de alimentos pode controlar as mudanças de comportamento causadas pela fome, pelos picos de glicose no sangue ou por uma falta aguda de algum nutriente em particular. Além disso, grãos inteiros ajudam a prevenir os níveis altos e as quedas de açúcar no sangue, que podem aumentar a falta de atenção

Opções para almoço e jantar próprios para o TDAH

Enquanto segue as divisões apropriadas no prato, tente servir tantos alimentos aprovados para o TDAH quanto possa em cada refeição: um vegetal verde escuro e um amarelo ou vermelho; grãos inteiros; leite desnatado, iogurte ou queijo; carne magra, peixe, ovos, feijão ou castanhas (por causa da proteína); alimentos ricos em omega-3, como óleo de canola, nozes e peixe de água fria, como salmão fresco.

Sobremesas saudáveis para as crianças

Se o seu filho recusa comida ou se tiver perda de apetite causada pela medicação, use sobremesas para obter as calorias e a nutrição necessárias na dieta dele. Os estudos mostram que dietas com muito açúcar podem aumentar a desatenção nas crianças com TDAH, então, escolha sobremesas menos açucaradas. Eis aqui algumas opções saudáveis de sobremesas: molho de maçã feito em casa, iogurte "parfait" (camadas alternadas de iogurte e de frutas), ou pudim de chocolate feito com leite desnatado.

O que deixar fora do cardápio

Vários estudos sugerem que aditivos artificiais e açúcar podem aumentar a hiperatividade nas crianças com TDAH. Alimentos frescos e não industrializados são a melhor escolha para essas crianças, porque contêm poucos aditivos. Para estar seguro, verifique os rótulos, as tabelas e evite os alimentos que tenham corantes e sabores artificiais, conservantes e excesso de açúcar.

Ainda com fome?

Mais informações sobre a nutrição e o TDAH em
ADDitude magazine (www.additudemag.com) :
Sugary snacks: The Lowdown
Boost Brain Function By Eating More Fish
Fight Back with Food
The ADHD-Friendly Diet
Fish Oil for ADHD
5 All-Natural ADHD Supplements
ADHD Vitamins and Supplements

Veja, também, a postagem 165 deste blog


[Nota: Onde estão os estudos que sugerem essas vantagens?]

sexta-feira, 11 de abril de 2014

329 - Esperto Mas Enrolado: As Emoções do TDAH


Raiva, explosões, ansiedade, irritabilidade, impaciência: Mais do que a maioria das pessoas, os portadores de TDAH podem ser guiados pelas emoções. 

Por Thomas E. Brown, Ph.D., autor de "Smart but Stuck: Emotions in Teens and Adults with ADHD"

As Emoções Governam

Poucos médicos levam em conta os desafios emocionais quando fazem o diagnóstico de TDAH. De fato, os critérios atuais de diagnóstico do TDAH não mencionam "problemas com as emoções", embora as pesquisas recentes revelem que os que têm TDAH sofrem significativamente mais de dificuldades como baixa tolerância à frustração, impaciência, temperamento difícil e excitabilidade em comparação a um grupo controle.

Processar a Emoção: Uma Coisa do Cérebro

Os desafios com as emoções começam no próprio cérebro. Algumas vezes as dificuldades de memória de trabalho do TDAH permitem que uma emoção momentânea se torne muito forte, invadindo o cérebro com uma emoção intensa. Outras vezes, a pessoa com TDAH parece insensível ou alheia às emoções dos outros. As redes cerebrais de conexão que carregam informação relativa à emoção parecem de algum modo mais limitadas nos indivíduos com TDAH.

Preso em um Sentimento

Quando um adolescente com TDAH se torna enfurecido porque um pai não o deixa usar o carro, por exemplo, sua resposta extrema pode ser por "inundação" - uma emoção momentânea pode tomar todo o espaço na mente de um portador de TDAH, como um vírus de computador que pode ocupar todo o espaço de um disco rígido. Esse foco em uma emoção bloqueia informação importante que poderia ajudar a modular sua raiva e seu regular seu comportamento.

Extrema Sensibilidade à Desaprovação

Os TDAHs geralmente se tornam rapidamente imersos em uma emoção saliente e têm problemas com a mudança de foco para outros aspectos da situação. Ouvir uma pequena incerteza na reação de um colega a uma sugestão pode levar à interpretação disso como uma crítica e a uma explosão de autodefesa imprópria, sem ter ouvido cuidadosamente à resposta do colega.

Paralisado pelo Medo

Ansiedade social significativa é uma dificuldade crônica sentida por mais de um terço de adolescentes e adultos com TDAH. Eles vivem quase constantemente com medos exagerados de serem vistos pelos outros como incompetentes, pouco atraentes ou não serem bacanas.

Ceder à Esquiva e Negação

Algumas pessoas com TDAH não sofrem de uma falta de consciência de emoções importantes, mas de uma incapacidade de tolerar essas emoções o suficiente para lidar eficientemente com elas. Elas se tornam presas em padrões de comportamento para evitar emoções dolorosas que parecem muito opressoras - aproximação de prazos finais ou encontro com um grupo de pessoas desconhecidas.

Levados pela Emoção

Para muitos TDAHs, o mecanismo cerebral de comporta para regular a emoção não distingue entre ameaças perigosas e problemas menores. Esses indivíduos são frequentemente atirados ao modo de pânico por pensamentos e percepções que geralmente não levariam a essa reação. Como resultado, o cérebro TDAH não pode lidar mais racionalmente realisticamente com eventos que são estressantes.

Tristeza e Baixa Autoestima

Pessoas com TDAH não tratado podem sofrer de distimia - uma forma leve mas prolongada de depressão ou tristeza. Geralmente são desencadeadas por viver com frustrações, fracassos, feedback negativo e estresses da vida causados por falta de tratamento ou por mau tratamento do TDAH. Pessoas distimicas sofrem quase todo dia de pouca energia e baixa autoestima.

Emoções e Mãos à Obra

As emoções motivam a ação - ação para se engajar ou para evitar. Muitas pessoas com TDAH não tratado podem rapidamente mobilizar interesse somente em atividades que ofereçam gratificação muito imediata. Elas tendem a ter graves dificuldades em ativar e sustentar esforço para tarefas que ofereçam recompensa a longo prazo.

Emoções e Mãos à Obra 2

Estudos de imagens cerebrais demonstram que as substâncias químicas que ativam os circuitos de reconhecimento de recompensa do cérebro tendem a se ligar a menos receptores nas pessoas com TDAH do que no grupo controle. As pessoas com TDAH são menos capazes de antecipar o prazer ou a registrar a satisfação com tarefas para as quais o pagamento é demorado.

Emoções e Memória de Trabalho

A memória de trabalho faz entrar em jogo, consciente ou inconscientemente, a energia emocional necessária para nos ajudar a organizar e a sustentar a atenção, a monitorar e auto-regular. Muitos TDAHs, entretanto, têm memória de trabalho inadequada, o que pode explicar por que eles geralmente são desorganizados, perdem a calma ou procrastinam.

Emoções e Memória de Trabalho 2

Algumas vezes as dificuldades de memória de trabalho do TDAH permitem que uma emoção momentânea se torne muito forte. Outras vezes, as dificuldades de memória de trabalho deixam as pessoas com sensibilidade insuficiente para a importância de uma emoção particular porque elas não mantiveram outra informação relevante na mente.

Tratamento dos Desafios Emocionais


O tratamento dos desafios emocionais do TDAH requer uma abordagem multimodal: ela começa com uma avaliação cuidadosa e acurada do TDAH, que explique o TDAH e seus efeitos sobre as emoções. A medicação para o TDAH pode melhorar o funcionamento das redes neurais do cérebro. A psicoterapia pode ajudar a pessoa a controlar a raiva ou a baixa autoestima. O coaching pode ajudar uma pessoa a superar os problemas para terminar as tarefas aborrecidas.

ADDitude

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...