Sete maneiras de aumentar o sentimento de posse dos
estudantes
Jennifer Barnett – Teacher magazine.org
Ouvimos isso todo dia. “Os estudantes devem cuidar de sua
escola”. Mas, como fazemos isso acontecer?
Na última primavera, eu e meus colegas começamos o processo
de transformação da Childersburg High School (CHS), que atende aproximadamente
500 estudantes de Talladega County, Alabama, com um agudo foco na faculdade e
aptidão para a carreira. Muitas mudanças foram principalmente em pedagogia e nas
ferramentas de aprendizagem: a mudança de instrução para um currículo de
aprendizagem com base em um projeto; a adoção de cursos avançados sobre
colocação e estímulos honoríficos para aumentar o rigor acadêmico; a adição de
computadores desktops, lousas inteligentes e impressoras em rede para todas as
classes; e um sistema de gerenciamento de curso para facilitar o novo meio
digital. Coisas boas.
Mas, a melhor parte dessa transformação foi a dramática
mudança na cultura escolar. É verdade: Estudantes da nossa escola demonstram a
posse de sua comunidade de aprendizado todos os dias. Eu às vezes me belisco
para ter certeza de que não estou sonhando. A seguir, algumas estratégias que
funcionaram conosco – e que podem funcionar com você.
1- Desafie os estudantes para sonhar
Nossa equipe de liderança de estudantes visitou escolas com
programas acadêmicos progressistas e forte cultura escolar – e encontrou-se com
os estudantes líderes dessas escolas. Essas trocas foram realmente importantes.
Quando os estudantes estavam processando o que viram e
ouviram, eu os provoquei com perguntas no início. Mas logo os estudantes se
ligaram, descobrindo que nós estávamos realmente querendo que eles imaginassem
as possibilidades!
De volta à escola, os estudantes compilaram uma lista de
tudo o que gostaram e uma lista separada do que se aplicaria à sua escola. Neste
ponto, eles tinham de decidir o que mais precisavam de sua escola. (Dica: Tome
bastante tempo para fazer isso. Isso não é uma atividade de dez minutos para o
final do dia!)
Em seguida, os estudantes compartilharam suas ideias com a
faculdade, apresentando uma lista de coisas prioritárias a serem mudadas, que
poderiam fazer de sua escola o que eles precisavam. Frequentemente revisitamos
essa lista – ela serve como um catalizador para o progresso contínuo.
2- Convide os estudantes para falar sobre a nova identidade
de sua escola.
O próximo passo foi para os estudantes líderes criarem
documentos fundamentais. Nossos estudantes líderes criaram dois: o CHS Tiger
Creed (descrevendo em suas próprias palavras no que eles acreditavam como
estudantes) e o CHS Tiger Testimony (ilustrando exatamente o que os estudantes podem
esperar de si mesmos na escola). Isso tomou o dia todo. (E o fato de que foi um
dia inteiro de suas férias de verão fala do quanto eles estavam se
comprometendo!)
Eles compartilharam esses princípios com a faculdade e
ofereceram insights sobre o modo como a crença e o testemunho podem funcionar
com todos os estudantes quando a escola reabrir no outono.
3- Dê boas vindas aos visitantes.
Nos últimos cinco meses, tenho frequentemente rido para mim
mesma ao ver nossos estudantes receber visitantes em sua escola. Você pensaria
que eles estariam mostrando um novo carro esportivo – você não pode deixar de
ver o orgulho em suas vozes.
Quem visita? Líderes da comunidade, líderes de negócios,
professores ativos e aposentados, estudantes, administradores de outras
escolas, administradores de distritos, membros
de bancas escolares, pais, membros de clubes de apoio e escolas provedoras.
Você teve a ideia. Os estudantes só precisaram de uma audiência.
Para ajudar, criei “notas de visita” para nossos guias
praticarem. Eles melhoraram as notas e gostam de treinar novos recrutas para
liderar as visitas. Minha parte é infinitesimal. Sou, basicamente, uma
coordenadora logística – eles fazem o resto.
Os estudantes se beneficiam com esse tipo de programa: Os
guias de visita têm oportunidades autênticas de lapidar suas habilidades de
comunicação e o estudante comum descobre que a escola é merecedora de
admiração. (Um bônus: Receber visitantes é um grande ponto de honra para sua
escola!)
4- Errem por excesso de informação
Manter os estudantes informados é um dos modos mais
importantes de manter o clima positivo. Use a tecnologia (Twitter, Facebook, a
página da escola na Web, et) para informar os estudantes sobre as coisas acadêmicas, notícias sobre
atletismo, eventos próximos e outros anúncios importantes para a escola. Nós
constantemente lembramos aos nossos estudantes para se manterem informados via
Moodle (nosso sistema de gerenciamento de curso), e os professores gastam
regularmente poucos minutos durante as aulas para rever as informações
escolares. É desafiador ter certeza de que estudantes estejam cientes do que
acontece – mas é uma parte crítica para ajudá-los a se sentir conectados.
5- Peça retorno – e, então, inclua os estudantes na
realização
Gostamos de avaliar nossos estudantes. Perguntamos sobre as
iniciativas da escola, atividades extracurriculares, culturais e mais. Você
pode mostrar aos estudantes que os está ouvindo ao usar os resultados para
fazer as mudanças e melhorias. Peça aos estudantes para ajudar na feitura das
mudanças que eles pediram – em muitos casos, eles podem ajudar a iniciar novos
programas e atividades.
6- Envolva os estudantes no processo de contratação
Faça os estudantes participarem do painel de entrevistas de
contratação de novos funcionários. Empregar alguém é um dos aspectos mais
importantes de uma escola, então, dar aos estudantes a oportunidade de
participar do processo assinala algo significativo. Depois do treinamento deles
nas leis básicas que governam o processo de entrevista, permita que os
estudantes façam perguntas e propiciem opinião aos administradores. Estudantes
têm ideias muito interessantes e podem trazer novas perspectivas no processo de
contratação.
7- Inicie um programa de assessoria por pares
Um programa de assessoramento é outro do tipo ganha-ganha.
Meus colegas e eu estamos atualmente trabalhando em uma iniciativa para
utilizar uma soma enorme de conhecimento e experiência: nossos estudantes
veteranos.
Muitos veteranos já fizeram exames vestibulares, se inscreveram
em faculdades e já escolheram um campo de interesse e de estudos, já
solicitaram ajuda financeira e bolsas de estudos, e já visitaram vários campi. Mesmo
em escolas pequenas, será difícil para um conselheiro escolar (mais de um, se
você tiver sorte) ter uma conversa do tipo um a um com os estudantes sobre
todos esses tópicos, além das outras obrigações. Então, por que não encorajar
os veteranos a dividir suas experiências com os não graduados antes de sua
formatura? Estou empolgada para desenvolver um curso para os programas Student
College e Career Library Assistant que iniciaremos no outono.
Na Childersburg High School, nossos estudantes não estão
estudando liderança. Eles estão praticando a liderança por meio da criação da
escola que eles querem e que precisam. Temos muito mais a fazer para nos
tornarmos a escola que nossos estudantes imaginaram na última primavera. Mas eu
sei que estamos no caminho certo. Conforme você e seus colegas trabalhem para
criar a escola o mais eficaz possível, não se esqueça de dividir com seus
melhores aliados que você tem: seus estudantes.
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