Como conquistar os aprendizes relutantes
Por Nancy Barile
Umas das minhas coisas favoritas no Facebook é que ele
permite que eu me conecte com meus antigos alunos. entretanto, fui surpreendida
quando um aluno em particular, Eddie Scofield, me adicionou como amiga há 3
anos.
Eddie e eu tivemos um relacionamento muito conturbado
quando ele era meu aluno na classe de inglês avançado em 2008. Havia 35 alunos
naquela classe, muitos dos quais tinham uma
mistura de problemas acadêmicos e de comportamento. Eddie se distingui
quase que imediatamente como o líder na criação de problemas. Em algum dia ele
podia ser questionador, sarcástico, oposicionista, às vezes preguiçoso e
definitivamente maldoso.
Depois das duas primeiras semanas com Eddie, eu estava arrancando
meus cabelos. Eu imaginava meios de fazê-lo trocar de classe. Mas um par de
estratégias eficientes mudou nosso relacionamento - e eu não percebi isso até
que eu e Eddie nos encontramos em um recente projeto.
Pensando sobre o passado
Recentemente, convidei Eddie a passar em meu colégio. Eu
estava preparando um workshop para nosso distrito chamado "Motivando o
Aprendiz Relutante", e pensei que ele pudesse ser capaz de fornecer dicas importantes sobre esse assunto.
Ele acabou contando sua história pessoal no workshop, e
eu aprendi muito mais sobre ele, coisas que eu não sabia quando ele era meu
aluno. Por exemplo, eu não sabia que ele tinha sido por uns tempos um sem casa,
durante o colegial, que seu padrasto tinha sido convocado depois do 11 de
setembro, ou que sua mãe era uma viciada em drogas. Eu não imaginava que tivesse
tido um enorme impacto sobre Eddie - e que minha classe tivesse mudado sua
vida.
Quando Eddie acabou de falar naquele dia, eu tinha
aprendido muito sobre meu antigo aluno. Mas essa não foi a melhor parte: ao
final da apresentação, ele deu dez dicas de motivação para os aprendizes
relutantes. Espero que vocês as achem valiosas, como eu e meus colegas achamos.
As dez dicas de Eddie para motivar os aprendizes
relutantes
1- Seja entusiasmado com o seu trabalho. Os alunos não
podem ficar excitados para aprender se o professor for claramente desinteressado.
2- Não suponha. Um aluno pode parecer ser um problema ou
ter uma reputação na escola. Você pode ter tido um contato com ele ou saber
dele por um irmão. Entretanto, a verdade é que você nunca saberá como um aluno vai
agir ou desempenhar em sua classe. É melhor começar com uma lousa limpa - e
imaginar que ele esteja pronto e querendo trabalhar com afinco.
3- Relutância e ignorância não são sempre mutuamente
inclusivas. Eddie ressaltou que os aprendizes relutantes não são
necessariamente aprendizes incapazes. Se você fizer essas pressuposições sobre
um aluno, tenha certeza de que ele irá definitivamente se tornar um relutante.
Eddie me lembrou de um incidente quando ele deveria
escrever um trabalho mas não queria assumir a tarefa. Eddie gastou a maior
parte da aula embromando, jurando que ele podia escrever um trabalho que
tirasse nota A+ nos últimos 20 minutos da aula. Então, eu aceitei o desafio
dele. É claro que ele escreveu um trabalho brilhante em 20 minutos,
principalmente porque ele apreciou o fato de eu ter lhe dado autonomia para
usar o tempo eficientemente.
4- Comunique-se com os outros educadores. Lá atrás,
quando eu estava arrancando meus cabelos por causa do Eddie, fui falar com sua
professora anterior de inglês. Fiquei surpresa quando ela começou a falar emocionada sobre ele. Ela me
contou que ele tinha tido uma vida difícil em casa e que eu precisava dar a ele
uma chance. Então, eu ouvi e mudei minha abordagem. Eddie disse que gostou do
modo pelo qual sua primeira professora o defendeu e forneceu informação sobre
sua situação, além do fato de que eu tinha tido o cuidado de dar a ele uma
segunda chance.
5- Faça perguntas e se importe. Eddie disse que quando
ele estava no colégio, frequentemente queria que um professor ou o
administrador lhe perguntassem o que estava errado. Ele disse que provavelmente
teria dado uma resposta, mas ele teria se sentido muito melhor se alguém tivesse
mostrado que se importasse o bastante para fazer a pergunta.
6- Utilize o tempo em classe para mais do que aulas. É
difícil acreditar que ainda existem professores que ensinam sem parar, mas isso
acontece. Atualmente, há poucas razões para não variar a instrução e para
envolver mais os alunos em seu aprendizado.
7- Desafie os alunos respeitosamente. Todos nós sabemos
quando um aluno está sendo deliberadamente criador de caso e querendo nos tirar
do sério. Mas é importante ser respeitoso quando desafiar os alunos - não cause
embaraço, não humilhe, não faça gozação com eles. Em vez disso, encoraje-os e
reúna-se privadamente para discutir suas preocupações.
Descubra o que está por
trás do seu mau comportamento ou desinteresse em fazer a tarefa. Eddie me
contou que uma das coisas que o fisgou na minha classe foi meu senso de humor e
o fato de que eu podia contestá-lo ponto a ponto em sarcasmo, não maldade ou
ataques pessoais, mas sarcasmo espirituoso e brincalhão. Isso o ajudou a
construir uma ligação comigo, como professora.
8- Seja justo e vigilante no apoio das regras
estabelecidas em classe. Não dê um privilégio a um aluno e recuse-o a outro.
Alunos são superconscientes dessa dinâmica e sabem exatamente o que acontece na
classe.
9- Puna imediatamente as infrações graves. Eddie tornou
claro que os professores precisam usar disciplina imediata para comportamento
que esteja fora de propósito. Mas ele sugeriu que infrações menores sejam
manejadas de maneira sem confrontação, talvez depois da aula ou em uma conversa
privada, para não humilhar ou envergonhar os estudantes. Por exemplo, Eddie
nunca se esqueceu do professor que ligou para sua mãe em frente de toda a
classe.
10- Estabeleça conexões pessoais. Estabelecer fortes
relações com seus alunos e criar um ambiente no qual você e os alunos estejam
trabalhando na direção de um objetivo comum, é provavelmente a única coisa mai
poderosa que você pode fazer para motivar um aprendiz relutante. Pergunte a um
jogador de futebol se ele viu o jogo do time dele na noite anterior. Faça um
comentário sobre uma camiseta interessante que um aluno esteja vestindo.
Reconheça o sucesso de um aluno no campo dos esportes ou em um jogo escolar.
Prestar atenção nos aprendizes relutantes é um longo caminho na motivação
deles.
As dicas de Eddie são simples e intuitivas. Mas mesmo sendo
uma professora veterana com 19 anos de prática no ensino eu me sinto renovada
após revê-lo. Penso que podemos todos nos beneficiar voltando atrás e
reavaliando as maneiras com que lidamos com os aprendizes relutantes.
Então, você deve estar se perguntando - o que faz o Eddie
atualmente? Tenho o maior prazer em ouvir que ele é um calouro na Salem State
University. Mas fiquei chocada quando ele revelou sua escolha de carreira: ele
planeja ser um professor colegial de Inglês. Ele até está fazendo seus alunos
estudar comigo no outono!
Como sua antiga professora - e futura colega - eu não
poderia estar mais orgulhosa.
Nancy Barile
Nancy Barile (@nancybarile), a National
Board Certified Teacher, has taught English language arts at Revere High School
in Revere, Mass., for 19 years. She advises the Culture Club and Future
Teachers Club and is an adjunct professor at Emmanuel College. A CTQ Collaboratory member, Nancy won The Kennedy Center/Stephen Sondheim
Inspirational Teacher Award in 2013 and serves on the College Board New England
Regional Council.
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