Dr. Russel Barkley fala sobre o que os pais precisam
saber sobre os desafios das funções executivas, que podem começar tão cedo
quanto os dois anos de idade, e que servem de sinais de alarme precoces de TDAH
nas crianças.
Há muita confusão sobre "funções executivas" -
e como elas se relacionam com o TDAH. O TDAH é um transtorno de função
executiva? Todo transtorno de função executiva também é TDAH? As respostas
dependem do que nós queremos dizer com "funções executivas", e de
como elas se relacionam com a autorregulação.
Tradicionalmente o termo "funcionamento executivo"
tem sido extensamente utilizado em neuropsicologia, em psicologia clínica e em
psiquiatria. Entretanto, nos últimos anos, ele se espalhou para o campo mais
amplo da psicologia geral e para a educação, onde é geralmente incorporado às
estratégias de ensino e às acomodações em sala de aula.
Falando de modo amplo, função executiva se refere às
habilidades cognitivas ou mentais de que as pessoas precisam para perseguir
ativamente suas metas. Em outros termos, é sobre como nós nos comportamos na
direção de nossas metas futuras e sobre quais habilidades mentais são
necessárias para atingir essas metas.
O termo é muito estreitamente relacionado com a
autorregulação - funções executivas são coisas que você faz para si mesmo, a
fim de mudar seu comportamento. Por meio do emprego eficiente de suas funções
executivas, você espera mudar seu futuro para melhor.
A função executiva é julgada pela força dessas sete
habilidades:
1- Autoconsciência: Simplesmente dito, é a atenção
autodirigida.
2- Inibição: Também conhecida como autolimitação.
3- Memória de Trabalho Não-Verbal: A capacidade de
guardar coisas em sua mente. Essencialmente, imagens visuais - quão bem você
pode visualizar as coisas mentalmente.
4- Memória de Trabalho Verbal: A fala interior, ou
autodirigida. Muitas pessoas pensam nisso como seu "monólogo
interno".
5- Autorregulação emocional: A capacidade de usar as
quatro primeiras funções executivas para manipular seu próprio estado
emocional. Isso significa aprender a usar as palavras, imagens e sua própria
autoconsciência para processar e alterar o modo como se sente em relação às
coisas.
6- Automotivação: Quão bem você pode se motivar para
completar uma tarefa, quando não há nenhuma consequência externa imediata.
7- Planejamento e resolução de problemas: Os especialistas
às vezes gostam de pensar nisso como "jogar consigo mesmo" ("self-play")
- como lidamos com a informação em nossa mente para inventar novas maneiras de
fazer algo. Tomando as coisas em partes e recombinando-as de modos diferentes,
estaremos planejando soluções para nossos problemas.
Essa lista lhe parece familiar? Deveria. Qualquer um que
tenha os sintomas clássicos do TDAH terá dificuldades com todas, ou quase
todas, dessas sete funções executivas. Problemas com a inibição em um TDAH leva
a ações por impulso, por exemplo. Problemas com a regulação emocional levam a
surtos explosivos indevidos.
Essencialmente, o TDAH é um transtorno de déficit de
função executiva (EFDD)(TDFE). O termo guarda-chuva "TDAH" é
simplesmente outra maneira de se referir a esses assuntos.
Essas sete funções executivas se desenvolvem ao longo do
tempo, em ordem cronológica, geralmente. A autoconsciência inicia seu
desenvolvimento por volta dos 2 anos de idade, e ao redor da idade de 30 anos,
o planejamento e a solução de problemas devem estar completamente desenvolvidos
em uma pessoa normal (neurotípica). Os TDAHs são geralmente 30 a 40 por cento
menos aptos que os seus pares na transição de uma função executiva para a próxima.
Assim, faz sentido para os TDAHs ter problemas em lidar com situações próprias
para a idade - eles estão pensando e atuando de maneiras que são mais próprias
de pessoas mais jovens.
A consciência dessas funções executivas pode ajudar os
pais a estabelecer um sistema precoce de detecção do TDAH, ajudando-os a
procurar avaliação profissional e acomodações antes que a criança comece a ter
problemas na escola. Então, com as acomodações adequadas e com o tratamento, os
TDAHs podem aprender a usar o que sabem e a reforçar essas funções executivas
ao longo do tempo.
Russel Barkley e os editores de ADDitude.
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