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Fuga de Crianças Com Autismo (397)
Uma preocupação importante dos pais de
crianças com autismo é a de que seus filhos possam fugir e se perder quando
ninguém estiver cuidando. Pode ser um pensamento que dure uma fração de
segundo, mas o pânico que causa é algo que nenhum pai ou cuidador deveria
sentir. Essa preocupação não aparece somente quando estão na cidade com a
criança, mas também em casa, onde os pais precisam estar constantemente
vigilantes para garantir que seus filhos não saiam repentinamente de casa, sem
serem acompanhados. No artigo a seguir, apresentamos um guia muito útil
para auxiliar os pais e cuidadores a enfrentar os desafios de manter em
segurança uma criança com autismo e para evitar o problemático comportamento de
fuga. Sabrina Freeman, Ph.D.
"A Fuga de Crianças Com Autismo: O
Que Sabemos, Intervenções Bem Sucedidas, e Dicas Práticas Para os Pais e
Cuidadores", por Heather Walker e David
McAdam, New York State Association for Behavior Analysis (NYSABA)
O que é a Fuga?
Fugir, também descrito como vaguear ou
precipitar-se, descreve o comportamento de um indivíduo que sai de um local sem
permissão ou supervisão. A fuga deixa um indivíduo, especialmente um com
autismo ou com um transtorno do desenvolvimento relacionado, em risco de sofrer
dano.
Por Que a Fuga Acontece?
A avaliação funcional (método de
análise do comportamento para investigar as causas do comportamento) tem
demonstrado várias razões para a fuga, as quais variam de pessoa a pessoa.
Indivíduos podem fugir para evitar
algo, para obter acesso a um item, atividade ou pessoa, ou para se engajar em
atividade intrinsecamente prazerosa, tal como correr.
Não há nenhuma pesquisa ou evidência
par apoiar a hipótese de que indivíduos fogem como resultado de uma excitação
fisiológica ou acesso a comportamento repetitivo.
Procedimentos Usados Para Diminuir
Eficazmente as Fugas
Reforço não contingente (NCR) - Essa técnica propicia acesso às
consequências motivadoras de fuga disponíveis para o indivíduo em escala
baseada no tempo, a fim de diminuir a motivação para a fuga. Por exemplo, se
é determinado que uma criança foge para acessar certos alimentos, então aqueles
alimentos são colocados à disposição em intervalos regulares. O resultado é uma
diminuição das fugas.
Reforço diferencial de outros
comportamentos (DRO ou DRo; "resposta zero" - Essa estratégia entrega um item
desejado depois de um certo período em que as fugas não aconteçam.
Reforço diferencial ou comportamento
alternativo (DRA) - Nesse
cenário, os pais ou o profissional entrega um item desejado contingente (isto
é, apresentado em sucessão imediata ao alvo desejado, comportamento
alternativo) aos comportamentos que são alternativas à fuga. Por exemplo,
caminhar em vez de correr.
Treinamento de comunicação funcional
(FCT) - O indivíduo é ensinado a
falar o que quer, em vez de fugir para ganhar acesso ao que quer. Por exemplo,
se um indivíduo foge para receber atenção dos outros, no FCT ele será ensinado
a ter um comportamento mais apropriado para chamar a atenção.
Manipulações antecedentes e modificações
ambientais - Essa técnica muda o
ambiente para diminuir a possibilidade de fuga ou tornar a fuga uma não opção.
Dicas Práticas Para os Pais e Cuidadores
Avaliação
> Mantenha registros escritos e
detalhados de fuga.
> Consulte um analista de
comportamento sobre conduzir uma avaliação funcional e os benefícios e riscos
de conduzir uma análise funcional.
Prevenção
> Garanta que um indivíduo com
histórico de comportamento de fugas tenha identificação de emergência consigo o
tempo todo.
> Explore outras medidas preventivas
possíveis, que podem ser tomadas em caso de ocorrência de fuga.
Habilidades
de Segurança
> Trabalhe com sua equipe de
professores e provedores de serviços (por exemplo, o analista de comportamento)
para ensinar técnicas de segurança.
> Aprenda RCP (ressuscitação
cardiopulmonar) e primeiros socorros.
Comunicação
> Divida seus contatos de informação
e informações sobre fuga com pessoas de sua vizinhança.
> Comunique-se com os organismos
locais aplicadores das leis e com os que atendem emergências sobre seu filho e
o risco de fuga.
A fuga pode ser um comportamento muito
perigoso por uma variedade de razões, tornando-a um comportamento crucial para
corrigir e eliminar. Uma análise funcional, isto é, descobrir a razão da fuga,
é muito importante quando for possível, e desenvolver um procedimento com base
na análise funcional aumenta as taxas de sucesso no decréscimo de fugas e
no ensino de comportamentos alternativos. Nota: É muito importante que
indivíduos competentes, muito bem treinados, com especialização em Análise
aplicada do Comportamento (ABA), conduzam esses procedimentos.
ASAT
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