Transtorno das Funções Executivas,
Explicado
Crianças e adultos com Transtorno
das Funções Executivas (TFE) apresentam dificuldade de organizar, programar,
planejar e completar tarefas. Aqui, explicamos tudo que você precisa saber
sobre o TFE - o que é, como diferenciá-lo do TDAH, e as maneiras de ajudar as
crianças a viver (e serem bem sucedidas) com ele.
Tudo sobre TFE e TDAH
O que é função executiva? E quais
são os déficits de FE ligados ao TDAH? Leia a seguir para aprender sobre sinais
e sintomas comuns de TFE nas crianças, e mais importante, o que os pais e os
professores podem fazer para ajudar a construir habilidades de funções
executivas.
O que é TFE?
Pessoas com TFE exibem um padrão
de problemas com as tarefas diárias, e comumente carecem de habilidades para:
• manejar a frustração
• começar e terminar as tarefas
• lembrar e seguir os passos de
tarefas com várias etapas
• manter o rumo
• planejar, organizar e
automonitorar-se
• equilibrar as tarefas (por
exemplo: esportes e atividades acadêmicas)
Estima-se que no mínimo 90% das
crianças com TDAH tenham TFE.
Por que o TFE é
importante?
As funções executivas nos
permitem:
1. Analisar uma tarefa
2. Planejar para cumprir a tarefa
3. Organizar as etapas
4. Desenvolver o cronograma
5. Ajustar ou mudar as etapas
6. Terminar a tarefa de modo
tempestivo
Sem essas habilidades, as
crianças perdem coisas, têm dificuldade com horários, e não conseguem
permanecer organizadas. Corrigir os déficits é crucial para corrigir as
dificuldades acadêmicas relacionadas ao TDAH.
Meu filho tem TFE?
Se o seu filho tem dificuldade
para iniciar uma atividade, consegue lembrar-se de somente 2 ou 3 coisas de uma
vez, tem dificuldade de resolver problemas ou se sente sobrecarregado pela
escola, ele pode ter um déficit de função executiva.
Quando aparece o TFE?
O TFE geralmente aparece na transição
do sexto para o nono ano, quando desaparece a estrutura da escola elementar, e
aumentam as expectativas acadêmicas.
Pais e professores geralmente não
compreendem como as crianças não conseguem trabalhar independentemente em uma
tarefa, e assumem que elas utilizarão as habilidades necessárias. É importante
começar a ajudar as crianças com
TDAH/TFE logo no início e compreender os problemas que esses transtornos
causam, para que as crianças não se sintam burras ou preguiçosas.
Como posso ajudar?
Crianças com TFE e TDAH têm
necessidades particulares na sala de aula. Elas precisam de ajuda extra para
entender as tarefas, para dar início e permanecerem focalizadas. Pais e
professores podem ajudar a diminuir os efeitos do TFE e do TDAH com as
seguintes estratégias e acomodações para ajudar na escola, e até mesmo usar
jogos e tecnologia.
Auxílio com as
tarefas na escola
Crianças com TFE geralmente
perdem os trabalhos de casa ou se esquecem dos trabalho. Tente isto!
• Escreva as tarefas no quadro
• Leia em voz alta as tarefas
• Faça as crianças repeti-las
• Nomeie um chefe de fila para
conferir se todos anotaram
• Ensine habilidades de tomar
notas
• Use tarefas de cores diferentes
em cartões coloridos
Ajudando as crianças
a prestarem atenção na escola
Crianças com TDAH/TFE podem
facilmente ficar frustradas. Ajude-as a permanecer no caminho com essas
estratégias:
• Faça as crianças correrem no
lugar ou ficarem ativas por um minuto
• Tenha dois locais de
atividades, de modo que as crianças possam se levantar
e se movimentar entre as tarefas.
• Deixe que as crianças
utilizem-se de brinquedos para mexer com as mãos
• Deixe as crianças utilizarem
organizadores gráficos (como passos-chave para
fazer um trabalho escrito)
Idéias para
acomodações
Se uma criança precisa de um
Programa Educacional Individual ou do plano
504 [Isso é nos Estados Unidos],
identifique os dois ou três déficits mais importantes. Depois, adote acomodações
que resolverão cada problema, e construa por meio delas um plano educacional.
Por exemplo:
• Um colega que faça as
anotações
• Um assento na primeira fileira
• Mais tempo para fazer as provas
Os pais e os professores devem
trabalhar juntos para ajustar o que é feito em casa e o que é feito na escola
para ajudar.
Ajuda em casa
Crianças, especialmente as que
têm TDAH, precisam de estrutura para ajudar a superar dificuldades com as
funções executivas.
Tenha um local especial para as crianças
fazerem as atividades. Organize o espaço com uma plataforma que contenha tudo o
que eles precisam para dar início aos trabalhos. Dê à criança um tempo depois
da escola. Marque um horário para começar, mas dê ao seu filho uma escolha, por
exemplo das 4 às 4 e 15 da tarde. Sente-se com eles para ter certeza de que
eles iniciem as atividades, e confira o trabalho de casa quando estiver
terminado.
Ajudando no trabalho
de casa
Divida o trabalho de casa em
partes para que seu filho tenha intervalos de descanso para o cérebro. Dê ao
seu filho um lanche, ou encoraje-o a caminhar perto de casa por alguns minutos
entre os trabalhos. Deixe-o escutar música enquanto trabalha - isso pode, na
verdade, ativar o foco.
Tenha o telefone e endereço de
alguém da classe para o caso de precisar do trabalho indicado ou para
empréstimo de um livro. Depois de ter o trabalho terminado, faça seu filho
recolocar tudo em sua mochila e a deixe perto da porta de saída para a manhã
seguinte, para não ser esquecida.
Quando as crianças
não querem ajuda
Algumas crianças, especialmente
as mais velhas, resistem a serem ajudadas na escola.
Quando as crianças ficarem frustradas,
dê a elas um tempo para fazer algo de que gostem ou peça a elas que o ensinem
alguma coisa que elas saibam bem (tal como um jogo). Isso as ajudará a se
sentirem bem sucedidas e a demonstrar uma qualidade.
Tecnologia para
ajudar
Além dos que os pais possam
fazer, e do que a escola possa fazer, há a tecnologia que pode ajudar:
• Computador, se a escrita for
ruim ou difícil
• Timer, tal como um despertador
• Programas (software) para que
as crianças possam fazer ditados
• iPads e iPhones para
aplicativos de organização
Alguns videogames podem ajudar a
construir habilidades de funções executivas. Use o website de ADDitude para
descobrir quais deles as crianças utilizarão.
Utilize jogos
Os jogos podem auxiliar as
crianças com TDAH a melhorar suas funções executivas. Jogos como
"damas", "Monopoly" (monopólio) e "Clue" (pista)
utilizam planejamento, atenção sustentada, inibição de resposta, memória de
trabalho e metacognição.
Jogos como "Zelda" e
"SimCity" ajudam com a resolução de problemas, e persistência
dirigida a um objetivo. Gerenciar equipes esportivas fictícias também usa
habilidades executivas, iniciação de tarefas e habilidades de gerenciamento do
tempo, enquanto promovem diversão!
ADDitude
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