Hiperatividade ajuda
crianças com TDAH a aprender
Quando crianças com TDAH
(transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) tentam aprender, em geral
os adultos pedem que elas fiquem sentadas quietas. No entanto, um estudo
publicado na revista “Journal of Abnormal Child Psychology” sugere agora que a
hiperatividade física é fundamental para os processos de aprendizado cognitivo.
Pesquisadores da University
of Central Florida (Orlando, EUA) conduziram estudos em 52 meninos de oito a
doze anos de idade. Vinte e nove crianças tinham TDAH e os outros mostraram
desenvolvimento normal. Os sujeitos de pesquisa deviam realizar testes
padronizados para avaliar a memória operacional. Foram filmados com câmera em
alta velocidade que registrava cada movimento e avaliava a atenção deles para a
tarefa.
A equipe sob a liderança de
Mark Rapport descobriu que movimentos excessivos não estão sempre presentes nas
crianças com TDAH, e somente são evidentes quando elas precisam usar as funções
executivas do cérebro, principalmente a memória operacional. “O que descobrimos
é que quando eles se movimentam ao máximo, a maior parte deles tem um
desempenho melhor”, disse Rapport. “Eles têm que se movimentar para manter a
atenção.” Em crianças sem TDAH aconteceu o oposto.
Isso não significa que
crianças com TDAH devem ter permissão para correr pela sala enquanto aprendem,
disse o pesquisador. Mas o movimento deve ser permitido até certo ponto – por
exemplo, sentar-se em uma bola de exercícios, ou algo parecido – para conseguir
melhores resultados de aprendizado, disse ele.
Journal of Abnormal Child Psychology 24/04/2015
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