Emoções
exageradas: Como e por que o TDAH desencadeia sentimentos intensos
“Os desafios com o
processamento das emoções começa no cérebro. Algumas vezes, a
dificuldade de memória de trabalho do TDAH permite que uma emoção
momentânea se torne muito forte, inundando o cérebro com uma
intensa emoção.” Thomas Brown, Ph.D., explica por que e como o
TDAH desencadeia raiva, frustração e sofrimento tão intensos.
Por Thomas E. Brown,
PH.D.
1- As Emoções
Comandam
Poucos médicos
levam em conta os desafios emocionais, quando fazem o diagnóstico de
TDAH. De fato, os critérios de diagnóstico atuais para o TDAH não
incluem nenhuma menção a “problemas com as emoções”.
Entretanto, pesquisas recentes revelam que os que têm TDAH
apresentam significativamente muito maior dificuldade que o grupo
controle, para lidar com a tolerância às frustrações (muito baixa
no TDAH), maior impaciência, temperamento “esquentado” e maior
excitabilidade.
2- Processamento de
Emoções: Uma coisa do cérebro
Os desafios com as
emoções começam dentro do cérebro. Às vezes a dificuldade com a
memória de trabalho do TDAH permite que emoções momentâneas se
tornem muito fortes, inundando o cérebro com uma intensa emoção.
Outras vezes, a pessoa com TDAH parece insensível ou não cientes
das emoções dos outros. As redes de conexões cerebrais que
carregam as informações ligadas às emoções parecem, de algum
modo, mais limitadas nos indivíduos com TDAH.
3- Fixação Em Um
Sentimento
Quando um
adolescente com TDAH fica enraivecido quando o pai se recusa a lhe
dar a chave do carro, por exemplo, sua resposta extrema pode ser
causada pela inundação, uma emoção momentânea que pode tomar
todo o espaço do seu cérebro, do mesmo modo que um vírus de
computador pode tomar todo o espaço do disco rígido. Esse foco em
uma emoção emperra outras informações importantes que poderiam
ajudá-lo a controlar sua raiva e a regular seu comportamento.
4- Extrema
Sensibilidade à Desaprovação
Pessoas com TDAH
geralmente se tronam rapidamente imersas em uma emoção saliente e
têm dificuldade para mudar a sua atenção para outros aspectos da
situação. Ouvir uma pequena incerteza na reação de um colega de
trabalho a uma sugestão, pode levar à interpretação de que isso é
uma crítica e causar um surto de autodefesa imprópria, sem ter
ouvido cuidadosamente a resposta do colega de trabalho.
5- Dominados Pelo
Medo
Ansiedade social
significativa é uma dificuldade crônica sentida por mais de um
terço dos adolescentes e adultos com TDAH. Eles vivem em quase
constante medo exagerado de estarem sendo vistos pelos outros como
incompetentes, não atraentes ou “caretas”.
6- Dominados Pela
Evasão e Negação
Algumas pessoas com
TDAH não sofrem de falta de consciência de emoções importantes,
mas de uma falta de habilidade em tolerar essas emoções o
suficiente para lidar eficientemente com elas. Elas se tornam presas
em padrões de comportamento para evitar as emoções dolorosas, que
parecem devastadoras, por exemplo: véspera de prazos de entrega de
trabalhos; encontrar-se com um grupo de pessoas estranhas.
7- Levados Pela
Emoção
Para muitas pessoas
com TDAH, o mecanismo de comporta do cérebro para controlar as
emoções não distingue entre ameaças perigosas e problemas
menores. Essas pessoas são frequentemente levadas ao pânico por
pensamentos e percepções que não merecem tal reação. Como
resultado disso, o cérebro TDAH não pode lidar mais racionalmente e
realisticamente com eventos que sejam estressantes.
8- Tristeza e Baixa
Autoestima
Pessoas com o TDAH
não tratadas podem sofrer de distimia – um transtorno leve porém
prolongado do humor – ou de tristeza. Geralmente são desencadeados
por conviver com frustrações, fracassos, opiniões negativas e
estresses da vida devido ao não tratamento, ou tratamento inadequado
do TDAH. As pessoas distímicas sofrem quase todos os dias de falta
de energia e de autoestima.
9- Emoções e
Entrar em Ação
As emoções motivam
a ação – ação para se engajar ou ação para evitar. Muitas
pessoas com TDAH não tratado podem rapidamente mobilizar o interesse
somente para atividades que oferecem gratificação imediatas. Elas
tendem a ter severa dificuldade em ativar e sustentar o esforço para
tarefas que oferecem recompensas a longo prazo.
10- Emoções e
Entrar em Ação 2
As pesquisas de
imagem cerebral demonstram que substâncias químicas que ativam
circuitos que reconhecem a recompensa tendem a se ligar a menos
locais receptores, nas pessoas com TDAH, comparadas às pessoas do
grupo controle. Pessoas com TDAH são menos capazes de antecipar o
prazer ou de registrar satisfação com tarefas cuja recompensa seja
distante.
11- Emoções e
Memória de Trabalho
A memória de
trabalho faz entrar em jogo, consciente ou inconscientemente, a
energia emocional necessária para nos ajudar na organização,
manutenção do foco, para monitorar e se controlar. Muitas pessoas
com TDAH, entretanto, têm memória de trabalho inadequada, o que
pode explicar por que são geralmente desorganizadas, perdem o
controle ou procrastinam.
12- Emoções e
Memória de Trabalho 2
Algumas vezes, as
deficiências de memória de trabalho do TDAH permitem que uma emoção
momentânea se torne muito forte. Outras vezes, as deficiências de
memória de trabalho deixam a pessoa com sensibilidade insuficiente
para reconhecer a importância de uma emoção em particular, porque
ela, pessoa, não manteve informação relevante na mente.
13- Tratamento dos
Desafios Emocionais
Tratar os desafios
emocionais do TDAH requer uma abordagem multimodal. Começa com uma
avaliação cuidadosa e precisa do TDAH, que explique o TDAH e seus
efeitos nas emoções. As medicações para o TDAH podem melhorar as
redes emocionais do cérebro. A terapia pode ajudar a pessoa a
controlar o medo e a baixa autoestima. Um treinador (coach) pode
ajudar uma pessoa com TDAH a superar os problemas de completar
tarefas aborrecidas.
ADDitude
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