sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Autópsias revelam que o SARS-CoV-2 se espalha por todo o organismo  

Por Lisa O'Mary 13 de janeiro de 2023

O SARS-CoV-2 perdura por mais de sete meses no organismo humano ─ e em toda a sua extensão, diz estudo de autópsia.

O trabalho foi publicado em dezembro na Nature. De abril de 2020 a março de 2021, os pesquisadores fizeram autópsias completas em 44 pessoas não vacinadas que tiveram covid-19 grave. A mediana de idade dos pacientes era de 62,5 anos; e 30% eram do sexo feminino.

Em 11 casos, os autores obtiveram uma “ampla amostra do sistema nervoso central, a fim de mapear e quantificar a distribuição, replicação e especificidade do tipo celular do SARS-CoV-2 em todo o organismo humano, incluindo o cérebro, desde a infecção aguda até mais de sete meses após o início dos sintomas”, segundo o estudo.

Devido à natureza respiratória da covid-19, a presença do SARS-CoV-2 foi maior no sistema respiratório, mas o vírus também foi encontrado em 79 outros pontos do corpo, como coração, rins, fígado, músculos, nervos, trato reprodutivo e olhos.

De acordo com os pesquisadores, o estudo mostra que o vírus “é capaz de infectar e de se replicar dentro do cérebro humano”. Eles também destacaram que os achados indicam que o SARS-CoV-2 se espalha pelo sangue no início da infecção, o que “semeia o vírus por todo o organismo após a infecção do trato respiratório”.

Os autores pontuaram que, embora o vírus tenha sido encontrado fora do trato respiratório, não foram observados sinais de inflamação em outras partes do organismo além do sistema respiratório.

Os resultados ajudarão a definir melhor os tratamentos para covid-19 prolongada e, particularmente, a embasar o uso do antiviral Paxlovid® (nirmatrelvir/ritonavir) para tratar a covid-19 prolongada, de acordo com uma publicação no blog do National Institute of Allergy and Infectious Deseases (NIAID) dos Estados Unidos.

Um  ensaio clínico já está em andamento para a avaliar o tratamento, e esperam-se os resultados para janeiro de 2024.

Fontes

Nature: “SARS-CoV-2 infection and persistence in the human body and brain at autopsy”.

National Institute of Allergy and Infectious Diseases: “NIAID Pandemic Autopsy Study Fosters Long COVID Treatment Trial”.

ClinicalTrials.gov: “SARS CoV-2 Viral Persistence Study (PASC) – Study of Long COVID-19 (PASC)”.

Este conteúdo foi originalmente publicado na WebMD ─ Medscape Professional Network.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...