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"É hora de ir!" Como suavizar as transições e evitar colapsos
Terminar um encontro de brincadeiras, devolver o iPad, desligar a TV - leia estas dicas para transições suaves que minimizarão os colapsos quando chegar a hora de seu filho "seguir em frente". Por Christine O’ Rourke-Lang, Ph.D. 24/06/2021
Está quase na hora de partir. Seu filho está construindo com LEGOs e parece contente. Você está com medo de dizer: “É hora de ir”. Você sabe que os blocos vão começar a voar e um colapso épico vai começar.
Entrar em uma aula de aprendizado remoto, desligar a TV, sair do parquinho, devolver o iPad ou encerrar um encontro para brincar – qualquer um desses pode provocar um acesso de raiva. Por quê? Muitas crianças com autismo e TDAH têm dificuldade em administrar as transições de uma tarefa para outra, especialmente quando precisam interromper uma atividade agradável. As estratégias de intervenção comportamental podem ajudar a suavizar as transições.
Dica de transição suave nº 1: defina as expectativas
O que faz uma transição “boa”? O que você gostaria que seu filho fizesse quando chegasse a hora de mudar para uma nova atividade Identificar claramente seus objetivos e estabelecer metas alcançáveis de curto e longo prazo são os primeiros passos para qualquer plano de mudança de comportamento.
Vamos pegar o exemplo do LEGO. A expectativa pode ser: Quando chegar a hora de mudar para outra atividade, meu filho obedecerá quando for solicitado, sem resistir, chorar, gritar ou jogar coisas.
Dica de transição suave nº 2: crie uma programação
Uma programação escrita ou visual pode ajudar seu filho a seguir a ordem dos eventos em um período de tempo específico. Quer você faça um cronograma para um breve segmento, como um gráfico “primeiro/então”, ou partes de suas rotinas matinais e noturnas, ele estabelece ordem e previsibilidade para os momentos de transição.
Os horários podem ser escritos “na hora” com marcador e papel na mesa da cozinha, ou antecipadamente no computador, bem como com um mini quadro branco, ou ainda no smartphone do seu filho para pré-adolescentes e adolescentes. Mas postar um cronograma não significa automaticamente que seu filho o seguirá. Marcar os eventos em um cronograma deve ser acompanhado de reforço positivo.
Dica de transição suave nº 3: reforço
Às vezes, percebemos a oferta de itens prazerosos em troca de bons comportamentos como um “suborno”. No entanto, entregar um objeto favorito, lanche especial ou qualquer atividade altamente preferida após a ocorrência de um comportamento desejável é a melhor maneira de aumentar a probabilidade de que esse comportamento ocorra novamente no futuro, em uma situação semelhante.
O reforço positivo é um princípio altamente pesquisado e, quando implementado corretamente, os comportamentos geralmente mudam drasticamente. Os estímulos usados como “reforçadores” devem ser verdadeiramente motivadores para seu filho, coisas que ele não pode acessar sem se engajar no comportamento desejado.
Depois de pensar em possíveis reforçadores para seu filho (você pode criar um visual descrevendo os reforçadores para seu filho ver), tente apresentar a recompensa simultaneamente à medida que o tempo de transição estiver ocorrendo, antes que seu filho tenha a oportunidade de resistir. Por exemplo, se foi determinado que escolher um livro para ler seria altamente motivador para Drew, diga: “Drew, você vai escolher o livro que vamos ler hoje à noite! Você vai escolher Dino-Hockey ou Good Night, Gorilla? [Drew escolhe uma das seleções.] Ótimo! Vamos colocar seu pijama.
Tente mencionar o reforçador no início de sua instrução porque, uma vez que as crianças ouvem as palavras-chave associadas aos tempos de transição, elas podem voltar ao comportamento desafiador que ocorre normalmente antes que possam ouvir o resto de sua frase. É importante planejar com antecedência - o que você vai dizer, como vai dizer e quais reforçadores são viáveis naquele momento específico.
Você pode manter um “estoque” especial de reforços no carro para usar quando estiver fora de casa. Uma troca em momentos de transição pode soar assim: “Reese (enquanto você segura dois pirulitos pequenos), qual sabor de pop você gostaria, morango ou uva?” À medida que seu filho seleciona um, você o guia para fora do parquinho. “Adoro esse sabor também. Aqui está o seu pop. Vamos para o carro.
Além de oferecer itens tangíveis, o reforço positivo também deve incluir elogios vocais específicos ao comportamento: “Reese, adorei como você ouviu na primeira vez quando tivemos que sair do parque, e é por isso que você ganhou um pop especial! Bom trabalho!"
Se seu filho já começa a ficar agitado quando o anúncio é feito para iniciar uma nova atividade, não prometa o reforçador. É muito importante que o envolvimento em um comportamento desafiador nunca resulte no recebimento de um item ou atividade prazerosa. Os reforçadores devem seguir apenas os comportamentos desejados. Como as transições são consistentemente emparelhadas com o reforço, o novo comportamento desejado pode se tornar mais a “norma”.
Dica de transição suave nº 4: planeje com antecedência
Prepare-se com antecedência para colher os benefícios de seus planos de intervenção. Saiba como você apresentará a transição, quais itens ou atividades serão reforçadores eficazes para motivar uma transição bem-sucedida e como você responderá se seu filho não concordar com a mudança de atividade.
Sua lista de verificação de planejamento
Se você tiver outros filhos, certifique-se de que todos, inclusive você, estejam prontos antes de começar o período de transição com seu filho. Limitar outras tarefas e distrações pode ajudar a tornar a mudança o mais tranquila possível.
Coloque seu filho próximo de onde a transição precisa ocorrer. Se seu filho precisa se vestir no quarto, mas está jogando no porão, leve o jogo para o quarto ou leve as roupas para o porão. Tente remover obstáculos adicionais à transição. Se seu filho precisa começar a lição de casa e está brincando do lado de fora, peça-lhe que entre primeiro. Tenha uma atividade divertida ou um lanche pronto na área onde ele faz o dever de casa.
Tenha materiais - roupas, uniformes, equipamentos esportivos - prontos para a próxima atividade com antecedência. Você não quer que seu filho esteja pronto para obedecer, então não deixe as chuteiras de futebol ou o collant de dança à vista.
Conheça os padrões de comportamento típicos de seu filho quando uma transição precisa ocorrer. Quanto mais desafiadora a transição, mais motivador deve ser o estímulo reforçador. Se você perceber que uma determinada frase ou expressão imediatamente desencadeia um fusível, encontre outra maneira de transmitir a mensagem.
“Sinta o que você diz, e diga o que você quer dizer.” Não ofereça recompensas por transições apropriadas que você não pode dar prontamente ao seu filho. Além disso, não ameace perder coisas que você realmente não pretende seguir. O reforço deve vir quando os comportamentos apropriados ocorrerem. Quando novos comportamentos se estabelecem, os reforçadores podem ficar mais atrasados de forma sistemática.
Use lembretes de tempo para ajudar seu filho a saber que o tempo de transição está chegando. Timers de áudio em seu smartphone ou timers visuais que descrevem a passagem do tempo com cores ou areia em movimento podem ser úteis.
Dê escolhas quando possível
Ofereça opções para ajudar seu filho nas transições. Você pode dizer: “Você quer que eu o ajude a limpar ou quer fazer isso sozinho? Está quase na hora de sair para o treino de beisebol” ou “Você quer queijo grelhado ou pizza? Estamos prontos para terminar o tempo de TV e almoçar.” Também ajuda a ver as coisas da perspectiva do seu filho. Se um jogo está prestes a terminar ou faltam três minutos para o fim do programa de TV dele, seja flexível quando possível.
Quando as emoções dos pais aumentam, as emoções da criança também. Demonstre os comportamentos que você deseja que seus filhos tenham. Incentivar uma criança a “Vamos, rápido! Vamos nos atrasar”, pode ter um efeito negativo. Fique calmo e firme.
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