segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

TDAH - Suas funções executivas são fracas. Aqui está o porquê.


O TDAH e o Transtorno da Função Executiva (TFE) estão intimamente ligados, mas longe de serem sinônimos. Ambos tornam extremamente difícil concluir tarefas e manter-se organizado, mas o TFE afeta quase todos os comportamentos direcionados a objetivos. Como saber a diferença — e controlá-la. Pelos editores de ADDitude.


O que são funções executivas?

Até 90 por cento das crianças com TDAH também têm desafios de função executiva, muitos dos quais duram até a idade adulta. Mas, quais são suas funções executivas, exatamente? De um modo geral, a função executiva refere-se às habilidades cognitivas ou mentais que as pessoas precisam para perseguir ativamente os objetivos. Em outras palavras, como nos comportamos em relação aos nossos objetivos futuros e quais habilidades mentais precisamos para realizá-los. As pessoas com EFD lutam para mudar seu comportamento de maneira a tornar o futuro melhor.

Como é o TFE?

As pessoas com TFE geralmente experimentam cegueira temporal ou incapacidade de planejar e manter em mente eventos futuros. Eles também têm dificuldade em articular ações para atingir metas de longo prazo. Este não é um problema de atenção no tempo presente, mas sim um problema de atenção sustentada.

Mesmo que tentem muito, as pessoas com TFE falharão e terão dificuldade para fazer o seguinte:

  • Lidar com a frustração

  • Iniciar e terminar tarefas

  • Lembre-se e siga as instruções de várias etapas

  • Permaneça na faixa

  • Planejar, organizar e automonitorar

  • Equilibrar tarefas (como esportes e demandas acadêmicas)

Por que o TFE é importante?

As funções executivas nos permitem funcionar produtivamente todos os dias. Especificamente, eles nos ajudam a...

  1. Analisar uma tarefa

  2. Planeje como abordar a tarefa

  3. Organize as etapas necessárias para realizar a tarefa

  4. Desenvolva cronogramas para concluir a tarefa

  5. Ajuste ou mude as etapas

  6. Conclua a tarefa em tempo hábil

Quando nossas funções executivas falham, temos problemas para analisar, planejar, organizar, agendar e concluir tarefas. As pessoas com TFE geralmente carecem da capacidade de lidar com a frustração, iniciar e terminar tarefas, lembrar e seguir instruções de várias etapas, permanecer no caminho certo, automonitorar e equilibrar tarefas (como esportes e demandas acadêmicas).

Como sabemos que é TFE?

A função executiva é julgada pela força dessas sete habilidades:
1. Autoconsciência: Simplificando, é a atenção autodirigida
2. Inibição: Também conhecida como autocontrole
3. Memória de trabalho não-verbal: A capacidade de manter as coisas na sua mente. 
Essencialmente, imagens visuais - quão bem você pode imaginar as coisas mentalmente                                                                                                                    4. Memória de Trabalho Verbal: Autofala ou fala interna. A maioria das pessoas pensa nisso como seu “monólogo interior”                                                                                                     5. Autorregulação emocional: A capacidade de pegar as quatro funções executivas anteriores e usá-las para manipular seu próprio estado emocional. Isso significa aprender a usar palavras, imagens e sua própria autoconsciência para processar e alterar a forma como nos sentimos sobre as coisas.

Sintomas de TFE, Continuação

Automotivação: O quão bem você pode se motivar para completar uma tarefa, quando não há consequência externa imediata em nossas mentes, para criar novas maneiras de fazer algo. Ao separar as coisas e recombiná-las de maneiras diferentes, estamos planejando soluções para nossos problemas

Esta lista soa familiar? Em caso afirmativo, fale com seu médico sobre o Inventário de Classificação de Comportamento da Função Executiva (BRIEF), uma pesquisa escrita que crianças/jovens adultos, pais e professores preenchem para avaliar o funcionamento executivo.

Quando o TFE aparece?

As sete funções executivas se desenvolvem com o tempo. A autoconsciência começa a se desenvolver por volta dos 2 anos de idade e, aos 30 anos, o planejamento e a resolução de problemas devem estar totalmente desenvolvidos em uma pessoa neurotípica. Indivíduos com TDAH geralmente ficam cerca de 30 a 40% atrás de seus colegas na transição de uma função executiva para outra.

O TFE costuma ser difícil de ignorar durante as transições para o 6º ou 9º ano, quando a estrutura do ensino fundamental desaparece e as expectativas acadêmicas aumentam. Pais e professores geralmente não entendem por que as crianças não podem trabalhar de forma independente em uma tarefa e assumem que elas “adquirirão” as habilidades necessárias. É importante começar a ajudar as crianças com TDAH/TFE desde cedo e reconhecer os problemas que esses distúrbios causam para que as crianças não se sintam estúpidas ou preguiçosas.

Qual é o tratamento para TFE?

Os especialistas recomendam uma série de estratégias para ajudar a fortalecer as áreas de fraqueza criadas pela TFE. O primeiro método usa terapeutas ocupacionais ou da fala, psicólogos ou tutores de leitura para aprender como contornar áreas problemáticas. A terapia cognitivo-comportamental, usada em combinação com medicamentos para tratar quaisquer condições coexistentes como TDAH, é muito eficaz no tratamento de défices de funcionamento executivo, incluindo problemas de inibição, regulação emocional, gerenciamento de tempo e planejamento em adultos. A TCC é menos eficaz com crianças.

Como podemos ajudar crianças com TFE?

Crianças com TFE e TDAH geralmente respondem bem a programas de modificação de comportamento, como sistemas de fichas e boletins diários. Os pais podem solicitar acomodações especiais na escola por meio de um Plano 504 ou programa de educação individualizada (IEP), ou solicitar informalmente acomodações para ajudá-los a entender as tarefas, começar e manter o foco. Pais e professores podem ajudar a diminuir os efeitos do TFE e do TDAH com as seguintes estratégias e adaptações para ajudar na escola.

Ideias de Acomodações

Se uma criança precisa de um IEP ou Plano 504, identifique os dois ou três défices mais importantes. Em seguida, escolha acomodações que resolvam esse problema e inclua-as no plano. Por exemplo:

  • Uma anotação amigo

  • Um assento na primeira fila

  • Tempo extra para fazer testes

Pais e professores devem trabalhar juntos para equilibrar o que é feito em casa e o que é feito na escola para ajudar.

Ajudar com tarefas na escola

Crianças com TFE geralmente perdem o dever de casa ou esquecem as tarefas. Tente isso!

  • Postar tarefas no quadro

  • Leia-os em voz alta

  • Peça às crianças que as repitam

  • Nomeie um capitão de linha para verificar se todos anotaram

  • Ensine habilidades de anotações

  • Use cores — coloque tarefas em cartões de cores diferentes

Ajudando as crianças a se concentrarem na escola

Crianças com TDAH/TFE podem ficar frustradas facilmente. Ajude-os a permanecer no caminho certo com estas estratégias:

  • Faça as crianças correrem no mesmo lugar ou sejam ativas por um minuto

  • Tenha duas estações de trabalho para que as crianças possam se levantar e se movimentar entre as tarefas

  • Deixe as crianças usarem brinquedos inquietos

  • Dê às crianças organizadores gráficos (como as etapas principais para escrever um ensaio)

Ajudando em Casa

As crianças, particularmente aquelas com TDAH, precisam de estrutura para ajudar a superar as dificuldades de TFE.

Tenha um lugar especial para as crianças trabalharem nas tarefas. Organize o espaço com uma plataforma de lançamento que tenha tudo o que eles precisam para começar. Dê ao seu filho uma pausa depois da escola. Defina um horário para começar, mas dê ao seu filho a opção de 16h ou 16h15. Sente-se com as crianças para garantir que elas comecem e verifique o dever de casa quando terminar.

Ajudando com a lição de casa

Divida o dever de casa em segmentos para que seu filho tenha uma pausa cerebral. Dê um lanche ao seu filho ou incentive-o a correr por alguns minutos entre as tarefas. Deixe-o ouvir música enquanto trabalha. Isso pode realmente estimular o foco.

Tenha um número de telefone e endereço de alguém da classe caso precise da tarefa ou peça um livro emprestado. Depois que a tarefa estiver concluída, peça a seu filho que coloque todo o dever de casa de volta na mochila e deixe-o na porta para o dia seguinte, como uma dica visual.

Quando as crianças não querem ajuda

Algumas crianças, especialmente as mais velhas, resistem à ajuda na escola. Quando as crianças ficarem frustradas, dê-lhes tempo para fazer algo de que gostem ou peça que ensinem algo que conheçam bem (como jogar). Isso os ajudará a se sentirem bem-sucedidos e mostrarão uma força.

Tecnologia para experimentar

Além do que os pais podem fazer e o que as escolas podem fazer, há tecnologia que pode ajudar a:

  • Computador se a caligrafia estiver confusa ou difícil

  • Timer, como Time Timer

  • Crianças de software podem ditar

  • iPads e iPhones para aplicativos de organização

Alguns videogames podem ajudar a desenvolver habilidades de funções executivas. Use este site para descobrir quais – as crianças vão jogá-los de qualquer maneira!

Jogos

Os jogos podem ajudar as crianças com TDAH a melhorar a função executiva.

Jogos como Checkers, Monopoly e Clue usam planejamento, atenção sustentada, inibição de resposta, memória de trabalho e metacognição.

Jogos como Zelda e SimCity ajudam na resolução de problemas e na persistência direcionada a objetivos.

Gerenciar uma equipe de esportes de fantasia também usa habilidades executivas, iniciação de tarefas e habilidades de gerenciamento de tempo - tudo isso enquanto se diverte!

ADDitude


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