TDAH - Para aprender, as crianças devem acreditar que são capazes de aprender
Nenhuma criança com TDAH pode ter sucesso na escola se acreditar que é menos inteligente ou menos capaz do que seus colegas. Siga estas estratégias para mudar a mentalidade de seu filho e promover sua autoestima. Juntas, elas podem desbloquear uma vida inteira de aprendizado mais positivo. Por Cindy Goldrich Ed.M.
Mas você é tão esperto!
Não importa quantas vezes você diga a seu filho como ele é inteligente e maravilhoso, ele ainda fica preso em problemas fáceis ou se recusa a tentar coisas novas. Isso é comum entre as famílias afetadas pelo transtorno de deficit de atenção (TDAH ou TDA). Muitas vezes encontro pais (e professores) amorosos e bem-intencionados que tentam motivar crianças com TDAH dizendo a elas: “Vamos, você consegue fazer isso. Você é tão esperto!” Mas isso não parece estar funcionando e eles estão confusos. Eles perguntam: “Por que esse encorajamento não está inspirando meu filho? O que mais eu posso fazer?"
Onde está a motivação?
Para chegar ao fundo disso, precisamos entender por que as crianças – especialmente aquelas com TDAH – às vezes carecem de motivação, evitam um desafio ou desmoronam quando as coisas ficam difíceis. Por que seu filho reage a um lápis quebrado como se fosse o fim do mundo ou, pelo menos, o fim do dever de casa? A resposta é simples: antes que o aprendizado aconteça, você deve acreditar que tem a capacidade de aprender. As crianças com TDAH geralmente não acreditam nisso, e isso explica sua resposta aos desafios.
O que a ciência diz
Para estudar a conexão mentalidade - aprendizagem, uma pesquisadora chamada Carol Dweck trabalhou com alunos da 7ª série. Ela pediu que eles completassem quebra-cabeças, longe dos colegas, para que não tivessem medo de parecer tolos. Para metade dos alunos, ela disse: “Vocês devem ser espertos nisso”. Quando a outra metade terminou, ela disse: “Você deve ter trabalhado muito”. Então ela deu a ambos os grupos quebra-cabeças mais desafiadores. A cada novo quebra-cabeça, ela perguntava aos alunos se eles queriam fazer um quebra-cabeça mais difícil ou outro mais fácil.
Os resultados
O que aconteceu? O primeiro grupo – os que foram elogiados por serem inteligentes – mostrou níveis cada vez mais baixos de confiança à medida que os quebra-cabeças se tornavam mais difíceis e seu desempenho caía drasticamente. Eles também se tornaram mais avessos ao risco; mesmo que concluíssem um quebra-cabeça com sucesso, eles hesitavam em passar para um mais desafiador. Eles começaram a desistir, porque se convenceram: “Se eu consigo, sou inteligente. Então, se não consigo, não sou inteligente. Portanto, qual é a vantagem?”
Elogiando pelo Esforço
Por outro lado, as crianças elogiadas por trabalhar duro não se concentram apenas nos resultados ou em “parecer inteligentes”; eles se concentraram em aprender a tarefa. Com cada quebra-cabeça mais desafiador, seu nível de confiança, motivação e desempenho realmente aumentava. Por quê? Eles acreditavam em sua capacidade de trabalhar duro, então continuaram tentando, e quando puderam escolher entre um quebra-cabeça fácil e outro mais difícil, eles estavam dispostos a arriscar e escolher o último sem arriscar um golpe em sua “inteligência”. "
A mentalidade é importante
O trabalho de Dweck nos mostra o impacto de uma mentalidade fixa versus uma mentalidade de crescimento. Em uma mentalidade fixa, você acredita que o sucesso é baseado em características e habilidades fixas e imutáveis. Em outras palavras, você acha que algumas pessoas são inteligentes e outras simplesmente não são. Quando você tem uma mentalidade de crescimento, acredita que inteligência e experiência podem ser desenvolvidas por meio de esforço e instrução. Você tem desejo de aprender e reconhece que o esforço, combinado com estratégias e suporte eficazes, é o caminho para chegar ao domínio.
Mentalidades em Ação
As crianças de mentalidade fixa dizem a si mesmas: “Não consigo fazer isso. Desisto. Eu nunca vou ter sucesso.” Eles veem as críticas como julgamento, e o sucesso dos outros pode realmente parecer ameaçador: “Aquele garoto tirou 90 em um teste e eu tirei 70. Ele deve pensar que é muito inteligente e deve pensar que não sou inteligente”. Uma criança com uma mentalidade de crescimento, por outro lado, tende a olhar para os sucessos do passado quando está lutando e a falar consigo mesma de forma positiva. Ela vê o sucesso dos outros como lições em potencial: “Você tirou 90 e eu tirei 70. Como? Que estratégias você usou?”
Mudança de mentalidade
Como você pode impactar a mentalidade de seu filho? Primeiro, ensine a seu filho como o aprendizado acontece, porque muitas vezes isso não é algo que as crianças entendam ou que seja ensinado na escola. Em segundo lugar, crie uma mentalidade de cultura de crescimento em casa, aplicando lições de conversa interna positiva, exploração de estratégia e esforço recompensador para suas próprias ações. Por fim, ajude as crianças a acreditarem que podem aprender, aplicando algumas das estratégias dos slides a seguir.
Explique o cérebro
Ensine às crianças como a aprendizagem acontece, dando-lhes uma visão geral básica do cérebro. Encontre uma imagem simples das diferentes regiões do cérebro e explique como o córtex pré-frontal controla as funções executivas, como planejamento, organização e diálogo interno. Em seguida, dê uma rápida visão geral do hipocampo, no meio do cérebro, onde as memórias são armazenadas. Diga ao seu filho: “Você quer enviar informações para o centro do seu cérebro, para que elas fiquem lá por muito tempo”. Termine com uma olhada na amígdala, que lida com as emoções e nos ajuda a conectar os sentimentos à medida que aprendemos.
Falha são Dados
Ensine a seus filhos o conceito de neuroplasticidade, o que significa que nossos cérebros mudam fisicamente à medida que aprendemos coisas novas. Cada vez que você aprende algo novo, seu cérebro forma novas conexões; em outras palavras, quanto mais você o usa, mesmo que ainda não entenda um conceito ou falhe em alguma coisa, mais forte seu cérebro se torna. Falhas são dados; ajudam a descobrir o que você precisa aprender e quais estratégias você pode usar para ajudá-lo a executar. Quando as crianças aprendem com seus erros e não desistem, elas têm uma taxa maior de sucesso.
Como Elogiar
“Enfatizar o esforço dá à criança uma variável que ela pode controlar”, disse Dweck. “Eles passam a se ver como no controle de seu sucesso.”Então, como podemos reconhecer e recompensar o esforço, sem deixar nossos filhos voltarem a ter uma mentalidade fixa? A chave é compartilhar muito o tipo certo de elogio com impacto. Não basta apenas dizer: "Bom trabalho" Precisamos observar, nomear e nutrir.
Os 3 N's (notice, name, nourish – observar, nomear, nutrir)
Observe, nomeie e alimente seu filho:
-
Observe quando seu filho faz algo positivo.
- Nomeie
o que você percebe para seu filho e explique o valor do que você
vê.
- Alimente seu filho com calor. O tom de sua voz
transmite tanto ou mais do que as palavras, portanto, certifique-se
de parecer sincero.
Aqui está um exemplo: “José, vi você trabalhando muito naquele problema de matemática. Percebi que você tentou algumas vezes sem desistir. Isso me mostra que você não desiste facilmente… bom para você!”
Estratégias do mundo real
Eu recomendo brincar com seus filhos, especialmente jogos que não são ganhar ou perder. Eu gosto de quebra-cabeças de palito, que você pode encontrar online com algumas pesquisas simples. Você também pode tentar quebra-cabeças de palavras ou jogos abertos como Jenga. Enquanto brinca com seus filhos, converse com eles: pergunte quais estratégias eles estão usando e o que aprenderam sobre superar obstáculos ou superar a frustração. Se eles pensarem sobre essas coisas em situações de baixa pressão, eles saberão como lidar com eventos do mundo real que os deixam confusos.
Ajudando Adolescentes
Essas estratégias funcionam melhor com crianças mais novas, que falarão francamente com seus pais sobre o que estão pensando e sentindo. Adolescentes com TDAH podem ser um pouco mais complicados. Nessa idade, eles estão se afastando dos pais e se aproximando dos colegas, e você pode sentir que há uma distância cada vez maior entre você e seu filho. Se isso acontece com você, tente lembrar seu filho de experiências anteriores de crescimento quando ele ficar frustrado.
Ajudando Adolescentes, Continuação
Tente algo como: “Eu sei que isso parece difícil agora, Adriano, mas lembra quando você estava preocupado que não conseguiria terminar aquele passeio de bicicleta beneficente? Você trabalhou duro com seu treinador e se concentrou em superar cada quilometro individual e terminou todos os 35! Acha que pode aplicar algo disso a esta situação? Ele não sentirá que você está falando mal dele e verá que já tem as estratégias; ele só precisa reimaginar como pode aplicá-los.
Estresse = Sem aprendizado!
“Como posso ajudar meu filho quando ele fica '‘preso’'? O que eu faço quando ele simplesmente desiste e desliga?” Quando recebo essa pergunta, lembro aos pais que, quando o cérebro está sobrecarregado com o estresse, ele entra no modo “lutar ou fugir”. Para muitas crianças, particularmente aquelas com TDAH, “voar” geralmente significa “congelar” – elas desligam completamente e seus cérebros não aprendem. Quando ocorre muito estresse, o aprendizado não ocorre, por isso é importante que os pais reconheçam quando as crianças precisam ser consoladas ou deixadas sozinhas – não se espera que continuem com seu trabalho.
Reconhecendo Momentos de Ensinar
Depois que seu filho se acalmar, revise o incidente para ensiná-lo a fazer melhor no futuro. Tente algo como: “Percebi ontem que você ficou preso. Foi muito difícil para você, certo? Você provavelmente enfrentará problemas difíceis como esse novamente. Vamos falar sobre o que você pode fazer da próxima vez. Quais são algumas maneiras pelas quais eu poderia ajudá-lo ou quais estratégias você poderia usar na próxima vez para superar esse ponto difícil?”
ADDitude
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