TDAH - Guia do Coach de Vida para TDAH: Estratégias para todas as idades e fases
O TDAH é uma condição que dura a vida toda, impactando os pacientes desde a escola até a vida adulta — talvez até a aposentadoria. Embora a condição seja estável, seus desafios estão em constante mudança. Um coach eficaz é aquele que está preparado para oferecer diferentes estratégias para as diferentes fases da vida, do ensino fundamental à vida adulta. Aqui estão alguns desafios comuns em cada fase importante da vida e táticas que trazem resultados.
Por Meg Leahy, MS, NCC, BCCAtualizado em 14 de setembro de 2021
O transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH ou DDA) não é apenas uma condição pediátrica. Ele dura a vida toda, evoluindo e mudando com o tempo, estressores ambientais e emocionais, hormônios e idade. Assim, os desafios podem mudar drasticamente à medida que o paciente progride do ensino fundamental para o ensino médio, e além, para o ensino superior e a vida adulta. Aqui, abordo os desafios mais comuns do TDAH associados a cada fase do desenvolvimento e ofereço conselhos sobre como os coaches de TDAH podem ajudar pacientes de todas as idades.
Estratégias de Coaching de Vida para TDAH: Alunos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 5º ano, os alunos trabalham para construir uma base em três áreas principais:
Aquisição da leitura. Sentar e ler pode ser exaustivo, física e mentalmente, para alunos com TDAH que têm dificuldade de concentração.
Habilidades matemáticas. Alunos distraídos ou entediados com TDAH frequentemente cometem o que os professores costumam chamar de "erros bobos" — como errar um dígito ou fazer somas incorretas.
Compreendendo o contrato social. O ensino fundamental não se resume apenas à parte acadêmica. As crianças também estão aprendendo como (e por que é importante) controlar e regular suas emoções, expressar-se com os colegas e moderar seu comportamento em sala de aula.
Pesquisas mostram que o reforço positivo é a única estratégia que realmente funciona para alunos com TDAH. Quando alunos do ensino fundamental têm dificuldades, as consequências negativas – punições e reações severas – só destroem ainda mais sua confiança e autoimagem.
Para causar o maior impacto, defina um horário para discutir o comportamento disruptivo fora da sala de aula, após o momento estressante imediato ter passado. Nesse contexto, tutores, conselheiros ou treinadores podem analisar o momento, discutir as possíveis causas do comportamento e oferecer estratégias aos alunos, pais e professores.
Por exemplo:
Coloque uma pequena placa de "Pare" na mesa de cada aluno . Os professores podem apontar para a placa para sinalizar que uma mudança de comportamento é necessária sem interromper a aula inteira ou destacar um aluno na frente dos colegas.
Use fichas amarelas com tinta preta para dividir o material em flashcards . Essa combinação de cores é facilmente processada pelo cérebro para a memória. Os alunos podem usar os flashcards para aquisição de leitura ou qualquer tipo de estudo. Essa ferramenta pode ajudá-los a se apropriar do aprendizado de novas palavras ou da memorização de novos fatos. Quando eles veem bons resultados, seu engajamento e interesse inevitavelmente aumentam.
Estratégias de Coaching de Vida para TDAH: Alunos do Ensino Fundamental
No ensino fundamental , a organização e os horários se tornam mais complexos. Os alunos começam a usar armários e a mudar de sala de aula; essas transições podem ser difíceis. As demandas extras sobre as funções executivas frequentemente levam os pais a buscar a ajuda de um coach. Algumas estratégias para o sucesso incluem o seguinte:
Crie um sistema de tarefas de casa que ajude o aluno a:
Saber o que é atribuído
Acompanhar o trabalho concluído
Mesmo que a tarefa de casa esteja listada no site da escola, a tarefa física de registrá-la e priorizá-la a torna real, melhora as funções executivas e proporciona uma oportunidade de reforço positivo quando eles concluem uma tarefa e conseguem riscá-la da própria lista. Entre em contato com os professores e pergunte se eles estariam dispostos a enviar as tarefas por e-mail até que o aluno domine essa transição.
Analise o processo de escrita . As tarefas de escrita se tornam mais complexas no ensino fundamental e, a partir daí, mais difíceis. Muitos alunos com TDAH se sentem sobrecarregados com uma página em branco. Os coaches podem ajudá-los a entender que um texto nunca é perfeito desde o início. Explicar como editar um primeiro rascunho e como mover frases e parágrafos em vez de descartar um rascunho e começar do zero é uma lição valiosa e um conjunto de habilidades importantes a serem dominadas. Os alunos usarão esta lição durante o ensino fundamental e médio – e até mesmo na faculdade.
Concentre-se em desenvolver áreas acadêmicas fracas . O Quizlet e a Khan Academy são excelentes recursos para reforçar a aprendizagem em disciplinas desafiadoras. Mas não os use apenas na tela. Manipule as informações de várias maneiras para ajudar o aluno a armazená-las e mantê-las na memória. Imprima, anote e combine estratégias de estudo que funcionem para cada indivíduo.
Estratégias de Coaching de Vida para TDAH: Estudantes do Ensino Médi
No ensino médio, os adolescentes aprendem a equilibrar os estudos com uma vida social em expansão. Sua independência está crescendo, mas eles ainda se beneficiam da ajuda dos pais. Os coaches de TDAH podem ajudar as famílias a superar essa transição com estas dicas:
Crie um sistema para gerenciar eletrônicos . A tecnologia é um assunto delicado na maioria dos lares. Muitos adolescentes não dormem o suficiente porque usam algum tipo de dispositivo eletrônico até tarde da noite. Celulares, tablets e computadores são prejudiciais à saúde antes de dormir. A luz azul que eles emitem interfere no sono; tê-los no quarto também dificulta que os pais separem os adolescentes da tecnologia. Os instrutores podem ajudar a encontrar um arranjo aceitável para todos – como uma cesta no pé da escada, onde os dispositivos são colocados antes de dormir, ou uma estação de carregamento na despensa. Quanto mais cedo os pais implementarem esses sistemas, mais fácil será garantir que todos tenham o sono de que precisam.
Estabeleça uma rotina para lidar com um boletim online . Sistemas como PowerSchool e Canvas podem gerar conflitos nas famílias quando os pais confrontam adolescentes desavisados sobre notas que eles talvez nem soubessem que já tinham sido publicadas. Os tutores podem ajudar pais e adolescentes a definir um horário para conferir os boletins juntos, revisar as notas, ouvir explicações e se comunicar com os professores, se necessário. Este sistema não deve privar as crianças da oportunidade de negociar e praticar suas habilidades de função executiva. Elas devem entender que é sua responsabilidade acompanhar os professores e assumir o controle do processo de apresentação e explicação de suas notas aos tutores, tutores e pais.
Crie um rastreador de metas para ajudar os alunos a praticar habilidades de organização e função executiva . Instrua os adolescentes a criar uma lista de tarefas e, em seguida, estimar quanto tempo cada tarefa levará. Por fim, eles devem registrar o tempo real que cada tarefa levou. Isso pode ajudar os alunos do ensino médio a perceberem onde estão subestimando o tempo necessário. Aprender a planejar uma hora em vez de 45 minutos pode mudar a dinâmica na escola ou em casa. Os alunos podem usar essa ferramenta como referência para se organizar e priorizar, mesmo após o término das sessões de coaching.
Pergunte: "Você está procrastinando ou evitando?". Depois, conversem para descobrir o que o adolescente está evitando.
Compartilhe a importância de ter um espaço definido para o trabalho . Os alunos devem aprender a se colocar em um lugar tranquilo e a criar um processo inicial com uma lista que divida as tarefas futuras. Juntas, essas estratégias podem diminuir a procrastinação e ajudar os alunos a progredir rapidamente nas tarefas em questão.
Explique o conceito de pílulas E habilidades . Muitos pacientes mais jovens não percebem que a medicina não necessariamente os faz focar nos estudos. Pode ajudá-los a focar em qualquer coisa que esteja à sua frente, mesmo que seja um videogame. Explique como a medicação pode ajudá-los a praticar e melhorar habilidades, mas que ela não funciona isoladamente. Se a medicação for parte da solução, deixe os pacientes saberem que não só está tudo bem, mas também que se espera que experimentem medicamentos ou dosagens diferentes sob a supervisão de um médico. Eles não devem desistir imediatamente se a primeira prescrição não funcionar; raramente funciona. Descreva o valor da nutrição, exercícios, higiene do sono e estrutura. Refeições balanceadas, 30 minutos de atividade física e tomar a medicação no horário certo podem criar um aumento significativo na capacidade cognitiva.
Estratégias de Coaching de Vida para TDAH: Ano Sabátic
Adolescentes com TDAH geralmente se beneficiam de um ano sabático bem planejado e bem estruturado, que lhes permite desenvolver habilidades, como evidenciado pelos telefonemas que frequentemente inundam os treinadores durante o primeiro semestre do primeiro ano da faculdade. Estudantes universitários frequentemente relatam que a estrutura do ensino médio caiu e, de repente, eles se viram tendo que administrar os estudos, a vida social e a lavanderia. Juntar tudo isso pela primeira vez é desafiador, principalmente para alunos com disfunções executivas.
Não recomende apenas que seus clientes tirem um ano sabático. Os alunos precisam de um plano. Eles podem se candidatar a faculdades e, em seguida, adiar a admissão por um ano para participar de um estágio focado na carreira, viajar ou fazer trabalho voluntário. Muitos programas permitem que os alunos ganhem créditos universitários durante um ano sabático ou semestre. Um ano sabático estruturado pode ajudar a incentivar o sucesso no primeiro ano, desenvolvendo confiança e habilidades.
Estratégias de Coaching de Vida para TDAH: Estudantes Universitários
Escolher a universidade certa é essencial para ajudar alunos com TDAH a terem sucesso após o ensino médio. Você pode ajudar seus clientes fazendo o seguinte:
Encontre a faculdade mais adequada para cada aluno . Isso não significa necessariamente cursar as faculdades mais bem classificadas ou prestigiadas. Significa pesquisar quais cursos são oferecidos, quais são obrigatórios e se há isenção de idioma antes de decidir se inscrever ou participar. Se o seu aluno sempre teve dificuldades com idiomas, por exemplo, pergunte se a língua de sinais é uma alternativa aceitável.
Pesquise sobre o departamento de deficiência. Descubra quais acomodações são oferecidas. Incentive os alunos a ligar e conversar com um orientador. Algumas escolas oferecem uma sala sem distrações para a realização de provas, enquanto outras oferecem horários estendidos. Outras acomodações valiosas incluem:
Quem toma notas geralmente é outro aluno, mas é ainda mais útil se o professor compartilhar as notas antes da aula para que o aluno possa revisá-las com antecedência e complementá-las durante a aula.
Ajuda na escolha de aulas pode significar apoio na identificação de conteúdo, professores e tipos de tarefas adequados ao estilo de aprendizagem do aluno. Por exemplo, um aluno com dificuldades de escrita pode procurar cursos com provas de múltipla escolha.
A inscrição prioritária pode ajudar os alunos a escolher as aulas que melhor lhes convêm.
Dividir os testes em seções menores . Para alguns alunos, dividir os testes longos em seções funciona melhor do que estender o tempo.
Gravação de aulas . Ouvir para aprender é uma ótima técnica. Em algumas escolas, os alunos podem se inscrever para receber os livros didáticos em formato de audiolivro.
Organize e programe o semestre . Reúna todos os programas de estudo do aluno, organize as tarefas em um calendário e analise o semestre inteiro. Quando é a prova? Quando é a prova de meio de semestre? Quando os trabalhos acadêmicos são entregues? Como ele pode se encaixar melhor nas festas e no aspecto social da faculdade? Tudo se resume a um conselho aparentemente simples: faça um plano.
Incentive os alunos a visitarem os professores . Uma parte importante da faculdade é superar o medo de conversar com os professores sobre coisas dolorosas ou constrangedoras. Reunir-se com os professores permite que os alunos ouçam descrições novas e detalhadas do conteúdo do curso, algo que não aprenderiam sem o horário de expediente.
Estratégias de Coaching de Vida para TDAH: Vida Adulta Após a Formatura
O TDAH é uma condição que dura a vida toda. Lidar com seus caprichos pode significar que clientes adultos precisam de ajuda com o seguinte:
Tentando terapia cognitivo-comportamental (TCC)
Teste para encontrar uma carreira ideal ou área de força
Melhorando um currículo
Praticando habilidades de entrevista
Os pacientes frequentemente chegam durante grandes mudanças na vida, como se tornarem pais, se divorciarem ou se recuperarem de uma dependência. Eles se sentem sobrecarregados e buscam um lugar onde sejam aceitos e se sintam seguros para discutir suas lutas e preocupações.
Uma pesquisa com meus pacientes revelou que a maior necessidade deles é ouvir que não estão quebrados, que não precisam se envergonhar. Embora cada dia não seja fácil, com estratégias de enfrentamento, há uma forte possibilidade de que, como digo tantas vezes aos meus próprios clientes, "tudo vai ficar bem".
ADDitude
Nenhum comentário:
Postar um comentário