quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

TDAH - Revista ADDitude completa 25 anos


Quando a revista ADDitude foi lançada em 1998, o TDAH era uma piada e um mistério médico. Como ADDitude completa 25 anos, aqui estão algumas das mudanças que vimos - e trouxemos - de nossas páginas. Por Susan Caughman 7 de fevereiro de 2023

Quase três décadas atrás, o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) era mal compreendido, mal diagnosticado e raramente discutido. Houve forte resistência, se não ceticismo absoluto, à noção de que o TDAH era um distúrbio “real”. Hoje, o TDAH é o diagnóstico de saúde mental mais comum entre as crianças. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 6 milhões de americanos de 3 a 17 anos têm TDAH - quase 10% dessa população.

Talvez você não se surpreenda ao saber que foi uma mãe dedicada que ajudou a conscientizar o público - por meio das páginas da ADDitude - de que esse distúrbio do desenvolvimento neurológico precisava e merecia compreensão e tratamento adequado. Essa mãe era Ellen Kingsley. Ela deixou sua carreira de jornalista de TV de 20 anos quando seu filho foi diagnosticado com TDAH grave em meados da década de 1990. Ao pesquisar tratamentos e abordagens, Kingsley encontrou muito pouca informação prática e amigável para os pais sobre a condição.

A jornada para o “TDAH”

Cem anos atrás, o TDAH era conhecido como “hipercinesia” e, mais tarde, como “disfunção cerebral mínima”. Foi reconhecido pela primeira vez como “distúrbio de deficit de atenção” em 1980, com a publicação do DSM-III pela American Psychiatric Association; sete anos depois, recebeu outro nome: Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade.

No início da década de 1990, os pioneiros do TDAH Edward Hallowell, MD., e John Ratey, MD, mudaram o cenário do TDAH com o livro inovador Driven to Distraction, que dissipou velhos mitos, tranquilizou os cuidadores e ajudou um número crescente de adultos a reconhecer seu próprio TDAH sintomas. Russell A. Barkley, Ph.D., publicou Taking Charge of ADHD em 1995 e, logo depois, as organizações de defesa CHADD e ADDA começaram a falar com mais força sobre o TDAH.

Ainda assim, a conscientização pública sobre o TDAH ficou atrás das crescentes evidências de que era um distúrbio neurológico. Ellen Kingsley lançou o ADDitude em 1998 para compartilhar o que aprendeu com outras famílias tocadas pelo TDAH. Na edição inaugural, ela articulou sua visão para o ADDitude:

  • ADDitude é sobre compaixão.

  • ADDitude é sobre acabar com o estigma. Seremos uma voz poderosa e orgulhosa para pessoas com TDAH.

  • Forneceremos modelos fortes e positivos que quebram estereótipos negativos.

  • ADDitude é sobre jornalismo justo e preciso. Você pode contar com nossa reportagem para ter integridade, ser factual e honesta.

  • ADDitude é sobre boa ciência. Reunimos um Conselho Consultivo Científico composto por alguns dos principais especialistas em TDAH do país.

  • ADDitude é sobre respeitar nossos leitores. Forneceremos as informações que você merece.

A jornada do TDAH à frente

O respeito e a colaboração com os leitores da ADDitude continuam sendo um princípio orientador hoje. É objetivo editorial da ADDitude publicar informações importantes e úteis que reconheçam os sérios desafios de viver com TDAH, oferecendo soluções de especialistas confiáveis. Também pretendemos ser uma plataforma para as pesquisas mais recentes sobre TDAH e condições concomitantes e fornecer análises de especialistas sobre as implicações dessas novas descobertas.

Para esse fim, ADDitude contribuiu para uma série de iniciativas de conscientização sobre o TDAH na última década. Observamos um crescimento considerável na compreensão e no tratamento do TDAH, mas ainda há muito mais a ser feito. Nosso objetivo é destacar a desregulação emocional associada ao TDAH, sua apresentação em mulheres (que permanecem diagnosticadas em taxas muito mais baixas do que os homens) e populações carentes, e o papel das condições coexistentes. Esses tópicos fornecerão à ADDitude uma missão crítica para os próximos 25 anos.

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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

TDAH – Dicas para os professores. Mostre e conte: derrote a distração na sala de aula


Ensinar alunos com TDAH é difícil, especialmente se eles são propensos à distração. Mantenha seu foco nítido usando pistas visuais e auditivas, bem como elogios para fazer a diferença na sala de aula. Por Melinda Boring 28/10/2022

Ensinar é recompensador e desafiador, mas ensinar crianças com TDAH exige um esforço especial para fazer bem o trabalho. Quando eduquei meus filhos em casa, todos com TDAH, eles continuaram tentando me mostrar como aprender. Finalmente consegui. Aprendi como ajustar o currículo e minhas estratégias de ensino para atender às necessidades de meus alunos distraídos. Se você é um pai que está criando um filho com TDAH, talvez uma ou duas das lições ajudem você e seu aluno em casa. Converse com o professor sobre o uso de algumas dessas sugestões também.

Mostrar e contar

Aprendi que “mostrar e contar” é bom tanto para os professores quanto para os alunos. Depois de mostrar aos meus filhos o que eu queria que eles fizessem, em vez de apenas dar instruções verbais, eles concluíram melhor a tarefa. Muitas palavras podem sobrecarregar um aluno que se esforça para prestar atenção. Combine suas dicas visuais e auditivas para maximizar seu impacto instrucional. Apertar os botões auditivos e visuais juntos aumenta as chances de que a informação permaneça.

Desvie - não freie

Meu filho muitas vezes olhava para longe enquanto eu ensinava. Quando você perceber que a atenção de seu aluno se desviou, não tente puxá-la de volta dizendo: “Olhe para mim” e repetindo seu pedido até que ele o faça. Aprendi que era melhor desviar do que pisar fundo no freio para ajudá-los a voltar para minha aula. Eu poderia perguntar o que eles gostariam de almoçar ou qual livro leriam a seguir. Depois de envolvê-los novamente, redirecionei sua atenção para a tarefa.

Controle seus elogios

É fácil um aluno com TDAH desanimar, principalmente quando há muitas críticas ao seu trabalho. Minha filha e meu filho eram impulsivos e precisavam da ajuda de um adulto para direcionar sua energia para fazer as coisas. Tentei equilibrar minhas correções com encorajamento e elogios. Aprendi a ter cuidado com meus elogios, no entanto. Se eu comentasse todas as coisas positivas que meus filhos fizeram, o elogio seria menos eficaz. Muitos elogios podem levar a menos esforço por parte do aluno. Use o elogio estrategicamente para recompensar o esforço e o trabalho árduo.

Não paparique

Meus filhos são inteligentes, mas como são desatentos e hiperativos, me peguei fazendo muito trabalho para eles. Aprendi que, quando falava e pedia a meus filhos que completassem uma tarefa, tinha que voltar atrás para preencher as lacunas que surgiam quando a atenção deles se desviava.

Em vez de alimentá-los com as informações novamente, verifiquei se eles faziam conforme os instruí. Dessa forma, eu poderia dizer se eles estavam me ouvindo ou se estavam em uma trilha própria. Fazer perguntas ou fazer com que resumam o que eu disse tornou a aula mais interativa e envolvente também.

Gerenciar monotonia

Gosto de estrutura e rotina e, graças ao TDAH, meus filhos precisam muito disso. Eles também precisavam de variedade e, se eu não a fornecesse, eles mesmos a encontrariam. Alunos com TDAH são ótimos em apresentar sugestões sobre como tornar as coisas mais interessantes. Pergunte a eles. Usar canetas especiais com tintas de cores diferentes ou mover a lição da mesa da sala de jantar para o sofá manterá as coisas interessantes.

ADDitude


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

TDAH - Como falar para que os professores ouçam: estratégias de comunicação que funcionam


Discorda da abordagem que o professor de seu filho está adotando? Essas estratégias de comunicação positiva ajudarão você a encontrar um terreno comum e colaborar para resolver problemas. Por Robert Brooks, Ph.D. 1°/fevereiro/2023

Os comentários negativos de um professor sobre o desempenho de um aluno raramente motivam a criança a se sair melhor. É bastante provável, ao contrário, que essa crítica irrite e perturbe a criança e seus pais.

Quando isso acontece, como os pais devem se comunicar de forma eficaz sem colocar o professor na defensiva? De forma mais ampla, como podemos resolver problemas sem que os outros discordem ou rejeitem imediatamente o que temos a dizer?

Primeiro, faça a si mesmo estas duas perguntas:

  • Em qualquer coisa que eu diga ou faça, o que espero realizar?

  • Estou expressando meus pontos de vista de forma a encorajar os outros a ouvi-los e pensar sobre eles?

As metas podem ser facilmente descarriladas se as palavras que usamos para comunicar essas metas provocarem resistência em vez de cooperação. Tive essa experiência ao recomendar uma de minhas estratégias favoritas para nutrir autoestima, motivação e resiliência em alunos com TDAH: dar-lhes oportunidades na escola para ajudar os outros, como ler para uma criança mais nova, ajudar no escritório, cuidar de um animal de estimação da classe ou arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade. A pesquisas, e minhas próprias intervenções com pacientes, apoiam o impacto positivo dessas atividades.

Sugeri essa estratégia em uma escola e esperava que todos a adotassem com entusiasmo. Eles não. Vários professores argumentaram: “Por que devo recompensar os alunos que não estão fazendo seu próprio trabalho fazendo-os ler para alunos mais novos? Esse tipo de recompensa deve ser reservado para os alunos que estão fazendo seu trabalho.” Minha resposta — que tais atividades deveriam estar disponíveis para todos os alunos — pouco fez para mudar a opinião deles.

Essa rejeição imediata de minhas sugestões me levou a refletir sobre as duas questões mencionadas acima e a usar o que chamo de comunicação empática.

Aqui está o que parece:

Estratégia de comunicação nº 1: levantar objeções para evitar rejeição

Primeiro, preparo os outros para o que tenho a dizer, especialmente quando sinto que discordarão. Faço isso articulando possíveis objeções à minha perspectiva antes de compartilhar meus pontos de vista. Por exemplo, em relação à minha recomendação de que crianças com TDAH leiam para crianças mais novas ou cuidem de um animal de estimação da classe, eu digo: “Tenho uma sugestão que acho que ajudará esse aluno a se sentir mais confortável na escola e mais motivado para aprender. No entanto, alguns educadores me disseram que esse tipo de sugestão parece não estar responsabilizando as crianças e pode estar recompensando seu comportamento negativo. Por favor, deixe-me saber se é assim que você se sente, pois essa não é minha intenção. Meu objetivo é reforçar a responsabilidade nas crianças.”

Descobri que esse tipo de declaração preparatória (“Tenho algo a dizer, por favor, deixe-me saber se você concorda ou discorda”) serve para interromper uma resposta negativa quase automática. Mesmo quando os outros discordam de minha recomendação, é menos provável que eles a rejeitem e mais propensos a se envolver em uma discussão sobre sua eficácia.

Estratégia de comunicação nº 2: foco na solução de problemas

Outra técnica que uso envolve a identificação de uma pequena área de concordância, especialmente em torno de um ou dois objetivos, e o foco nisso, e não nas discordâncias. Por exemplo, lembro-me vividamente de um professor que acreditava que estaríamos “mimando” um aluno de 10 anos com TDAH (meu paciente) ao permitir que ele lesse para um aluno mais novo antes de cumprir suas próprias responsabilidades escolares. Percebi que pesquisas mostrando a eficácia dessa abordagem não alterariam sua opinião.

Usei o que chamo de técnica de “junção” e perguntei quais atributos ela gostaria de ver nesse aluno. Ela respondeu rapidamente: “Quero que ele seja mais motivado e responsável ao concluir seu trabalho”. Se eu respondesse que permitir que o menino lesse para uma criança mais nova certamente alcançaria esses objetivos, eu tinha certeza de que isso apenas reforçaria a visão desse professor de que eu o estava mimando.

Em vez disso, juntei-me a ela e disse: “Também quero que ele seja mais motivado e responsável. Vejo que temos alguns dos mesmos objetivos, mas parecemos divergir nas estratégias para alcançá-los.” Nossa posição de confronto mútuo foi relaxada por esta declaração. A adesão e a adoção de uma perspectiva de resolução de problemas permitiram um diálogo mais aberto. Embora essa abordagem nem sempre funcione, descobri que muitas vezes ela cria uma discussão mais respeitosa e empática. Áreas de acordo precisam ser identificadas, reforçadas e unidas antes de abordar as áreas de desacordo mais desafiadoras.

Robert Brooks, PH.D., faz parte do corpo docente da Harvard Medical School. Ele é o autor ou co-autor de 19 livros, incluindo Tenacity in Children: Nurturing the Seven Instincts for Lifetime Success.


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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A chave para um melhor relacionamento com TDAH? Melhor sexo!


Uma nova pesquisa de casais com TDAH mostra que a chave para um relacionamento melhor é o sexo. Leia aqui os resultados, acompanhados de recomendações de especialistas para um relacionamento feliz. Por Ari Tuckman, Psy.D., MBA 8/10/2020

Quanto mais trato pessoas com TDAH, mais acredito que viver feliz com a condição está ligado aos relacionamentos. As questões práticas sobre as quais os especialistas falam - gerenciamento de tempo, procrastinação, esquecimento - são menos importantes para pessoas com TDAH do que o estado de seus relacionamentos com parceiros românticos.

Uma parte vital dos relacionamentos românticos, é claro, é o sexo. A satisfação geral do relacionamento em casais geralmente se sobrepõe à satisfação sexual, tornando difícil ter um sem o outro.

Mas o TDAH, especialmente se não diagnosticado e não tratado, pode afetar negativamente a satisfação sexual e de relacionamento de ambos os parceiros. Criar uma vida sexual forte requer que ambos os parceiros aprendam a conviver e gerenciar os sintomas do TDAH, bem como os outros obstáculos de relacionamento que todo casal encontra.

Para explorar e entender ainda mais o TDAH e o sexo, criei a Pesquisa de sexo nos relacionamentos com TDAH, projetada para casais com, pelo menos, um parceiro com TDAH. O projeto, uma pesquisa on-line de 72 perguntas, está em andamento há vários anos e recebeu respostas de mais de 3.000 pessoas.

Os resultados da pesquisa são apresentados em meu novo livro, ADHD After Dark. E como terapeuta sexual certificado, o livro inclui minhas recomendações específicas para alcançar um sexo melhor - e um relacionamento melhor.

Aqui está uma prévia dos dados e meu conselho:

Desejo sexual de adultos com TDAH

Assim como os indivíduos com TDAH sentem as coisas com mais intensidade, isso também se aplica à sexualidade.

A maioria dos entrevistados com TDAH se classificou melhor do que os parceiros sem TDAH em desejo sexual, com base nas respostas às 12 perguntas da pesquisa sobre esse tópico, que perguntavam sobre frequência sexual desejada, frequência de uso de pornografia e perversão.

Essa intensidade pode fortalecer o relacionamento, mas, como em outros relacionamentos, é uma faca de dois gumes, podendo se tornar mais um ponto de discórdia se os parceiros forem muito diferentes em seus desejos.


Fazendo uma ponte entre as diferenças do TDAH

Para manter o sexo mais bom do que ruim, você precisa encontrar maneiras de superar as diferenças. Isso envolve abordar o TDAH, bem como qualquer outra coisa que afete o interesse sexual de um ou de ambos os parceiros - condições médicas ou psicológicas, estresse no trabalho. Se algo estiver prejudicando sua vida sexual, mude - e explique por que seu parceiro também pode querer resolvê-lo.


Seja honesto

Tenha conversas honestas sobre sua vida sexual (muitos casais nunca o fazem). Isso envolve discutir o que seria uma ótima vida sexual para cada um de vocês, como entrar no clima e com que frequência vocês gostariam de ficar juntos. Se você e seu parceiro têm uma grande diferença na frequência desejada, o que muitos na pesquisa tiveram, é importante discutir alternativas ao sexo se um dos parceiros não estiver interessado.

A sexualidade é extremamente pessoal e devemos ser sensíveis ao julgamento real ou percebido de nosso parceiro. É tentador conter-se, mas a paixão brilha mais intensamente na honestidade, e a honestidade cresce melhor no respeito. É quando o comportamento de relacionamento mais amplo se torna importante. É difícil soltar a besta na cama se você e seu parceiro estiverem brigando o dia todo.

O esforço de tratamento do TDAH é importante

Quanto mais você trabalhar para controlar o TDAH, melhor será sua vida sexual. Mais especificamente, quanto mais você acha que seu parceiro está trabalhando para administrar o seu próprio TDAH ou o TDAH dele, melhor será sua vida sexual. Aqueles que sentiram que seu parceiro com TDAH trabalhou duro para controlar os sintomas tiveram 60% mais sexo do que aqueles que sentiram que seu parceiro se esforçou menos.

Independentemente de qual parceiro tenha TDAH, é importante falar sobre o que cada um está fazendo para controlar os sintomas. Se houver mais que você possa fazer para melhorar o gerenciamento de sintomas, intensifique - como colocar mais compromissos e lembretes em seu calendário familiar compartilhado. Fale sobre seus objetivos de tratamento, para que ambos estejam indo na mesma direção.

Boas discussões e esforços têm um duplo benefício. Eles tornam o tratamento mais eficaz se ambos estiverem trabalhando em direção a objetivos comuns e contribuem para a sensação de que vocês estão nisso juntos. Bom esforço em uma área é retribuído com generosidade em outras. Gerenciar o TDAH é um afrodisíaco para o seu parceiro. Como disse uma entrevistada sem TDAH, sua vida sexual seria melhor “se eu pudesse confiar em meu marido para fazer o que ele diz que vai fazer fora do quarto”.

Priorize o tempo juntos

As cinco principais barreiras para uma vida sexual melhor, de acordo com os entrevistados, referem-se a muito pouco tempo/energia e muita frustração um com o outro. Como disse um entrevistado com TDAH: “É impossível relaxar e prestar atenção ao seu parceiro, no quarto e fora dele, quando há um zilhão de coisas exigindo sua atenção”.

As cinco barreiras menos significativas, por outro lado, eram todas sobre o sexo não ser suficientemente satisfatório. Isso significa que quando os casais realmente fazem sexo, geralmente é bom.

Casais com TDAH, portanto, precisam discutir como priorizar o tempo juntos no quarto. Não permita que as exigências do dia a dia façam do sexo a última coisa a acontecer e a primeira a desaparecer, porque há outras coisas que “precisam” ser feitas. Você provavelmente ficará feliz em brincar assim que começar.

Use sua intimidade como um motivador para gerenciar o resto do dia e da noite também. Lembrar-se de carregar a máquina de lavar louça é uma preliminar, assim como pedir educadamente. Um texto sedutor durante o dia, ou um aperto amigável após o jantar, mantém seu olho no prêmio.

Ari Tuckman, Psy.D., CST, é psicólogo, autor e apresentador especializado em TDAH e terapia sexual, baseado em West Chester, Pensilvânia. Este artigo foi adaptado de seu novo livro ADHD After Dark: Better Sex Life, Better Relationship, publicado recentemente pela Routledge. Mais informações em adultADHDbook.com.

ADDitude


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

 Uma montanha-russa selvagem: criando netos com TDAH


Os arranjos de vida familiar são cada vez mais diversificados. Para avós que criam netos diagnosticados com TDAH, os desafios, e recompensas, são imensos.

Por Nicole Kear 2/fevereiro/2023

Conheça os avós que vivem com TDAH

Trisha e John Herrity já haviam criado seus quatro filhos quando assumiram a custódia de seu neto de seis meses, Justin, e, posteriormente, de seu irmão mais novo, Brian. O abuso de substâncias impediu os pais dos meninos de cuidar deles. Os Herrity lutaram para equilibrar suas inesperadas responsabilidades de criar os filhos com suas carreiras e oferecer o apoio emocional de que os meninos precisavam.

Quando o pequeno Justin apresentou sintomas de TDAH, os Herritys os reconheceram imediatamente porque um de seus filhos, já crescido, também havia sido diagnosticado com o transtorno. “Quando Justin tinha cinco anos, reconhecemos os sinais”, diz Trisha Herrity.

Em todo o país, avós como os Herritys estão enfrentando os desafios únicos de criar filhos com TDAH e outras condições. De acordo com o US Census Bureau, cerca de 2,1 milhões de avós estão criando seus netos; mais de 1 milhão deles têm 60 anos ou mais. Para muitos, é uma luta acompanhar crianças enérgicas e impulsivas, fornecer suporte especializado com uma renda fixa e superar as lacunas de geração envolvendo tecnologia e práticas parentais.

É uma montanha-russa selvagem”, diz Christine Adamec, co-autora do The Grandfamily Guidebook. Ela criou seu neto, Tyler, agora com 16 anos, desde a infância. “Nunca é chato.”

TDAH, Trauma e Suporte Especializado

Crianças em idade escolar em famílias lideradas pelos avós têm quase duas vezes mais chances de ter um diagnóstico de TDAH do que crianças em famílias lideradas pelos pais, de acordo com um estudo publicado em 2020 na revista Pediatrics. O investigador sênior do estudo e co-autor do The Grandfamily Guidebook, Andrew Adesman, MD, diz que as mulheres com TDAH correm maior risco de abuso de substâncias e são mais propensas a ter gravidezes não planejadas. Esses fatores podem fazer com que as mulheres não possam ou não queiram criar seus filhos, levando alguns avós a assumirem a guarda. Abuso de substâncias e gravidez não planejada estão entre os motivos mais comuns para avós.

Crianças com TDAH geralmente requerem apoio especializado – acadêmico, comportamental e emocional. A necessidade de apoio é ainda maior para as crianças de avós que passaram por experiências adversas na infância, incluindo doença mental dos pais, abuso de substâncias, violência familiar e negligência.

Quando a custódia é transferida para um avô, é sempre devido a algum nível de trauma familiar”, diz Kathleen Nadeau, Ph.D., fundadora do The Chesapeake Center e autora de Still Distracted After All These Years. “Os avós precisarão de orientação sobre como responder.”

Avós denunciam isolamento social

Assumir a responsabilidade do cuidador novamente é uma reviravolta inesperada para muitos avós que vivem com uma renda fixa, ou que podem se aposentar mais cedo ou reduzir o horário de trabalho para atender às demandas dos pais. Trisha Herrity diz que quando seu segundo neto se mudou, ela tirou um ano de folga do trabalho. Como em muitos lares liderados por avós, as tensões nas finanças familiares aumentaram com as despesas com a criação dos filhos, desde contas médicas até custos com educação.

Por essas e outras razões, os avós que criam netos geralmente precisam de apoio emocional, pois poucos deles planejaram criar adolescentes em seus anos de aposentadoria. Mas esse apoio pode ser difícil de encontrar. No estudo de Adesman, quase um em cada três avós disse que não tinha ninguém a quem recorrer para encorajamento e apoio. Isso revela outro desafio comum nas avós: o isolamento social. “Como avô, você não se encaixa com ninguém da sua idade, já que os filhos de seus colegas cresceram e se foram”, diz Susan Talley, de Menifee, Califórnia. “E você não se encaixa com os pais das outras crianças por causa da diferença de gerações.”

E há o custo físico: “Minha neta quer estar sempre ocupada”, diz Michael Jenkins, de Aberdare, País de Gales, que está criando dois netos. “Mas, na minha idade, nem sempre tenho energia para acompanhar.”

Nos anos desde que esses avós criaram seus próprios filhos, muita coisa mudou: práticas parentais, crenças sobre saúde, abordagens educacionais e, é claro, tecnologia. No estudo de Adesman, quase metade dos avós incluídos na amostra disseram que não conseguiam usar ou tinham dificuldade em usar os sites ou portais escolares de seus netos. Essa barreira afeta seriamente o registro das crianças na escola, a revisão das tarefas de casa e a comunicação eficaz com os professores.

Grato por um recomeço”

Embora seja difícil se acostumar com o novo cenário dos pais, muitos avós que criam netos com TDAH agora veem em primeira mão os benefícios do diagnóstico e tratamento precoces, que em alguns casos iludiram seus próprios filhos décadas atrás. “Sabemos muito mais sobre o TDAH agora”, diz Nadeau. “Já ouvi muitos avós falarem sobre serem gratos por uma renovação.”

Apesar dos desafios formidáveis, Adesman diz que seu estudo mostrou que, em geral, os avós estavam se saindo muito bem ao criar seus netos com e sem TDAH. “Eles geralmente acham isso muito gratificante e geralmente se sentem bem com sua decisão”, diz ele.

Na maioria das famílias de avós, ao que parece, o esforço exigido - e as recompensas que vêm - são enormes.

Às vezes é difícil ir ao jogo de futebol ou ao show da banda porque você está cansado e prefere ficar em casa e descansar”, diz Adamec sobre a criação de seu neto adolescente. “Mas tudo vale a pena, mil vezes mais.”

Recursos para avós com TDAH

Aqui estão algumas fontes de informação e apoio para avós que criam netos:

  • Generations United tem uma biblioteca de programas e ideias: gu.org

  • A HelpGuide, uma organização sem fins lucrativos, oferece artigos sobre como lidar com os desafios de criar netos: helpguide.org

  • O site Grandfamilies.org fornece recursos legais e dados

  • O site RaisingYourGrandchildren.com oferece suporte e informações

ADDitude



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