sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

 

Adolescentes com TDAH.

Motivação para adolescentes com TDAH: como ela desmorona e por quê


A motivação para adolescentes com TDAH compartilha uma relação inversa com críticas, desafios de funções executivas, ansiedade e demandas acadêmicas. À medida que estes aumentam, a motivação diminui. Aqui estão os motivos que os adolescentes com TDAH citam para desistir ou abandonar e ideias para os cuidadores que desejam ajudar.

Eu não me importo.” “É inútil.” “Por que se importar?”

Quando a motivação diminui (ou desaparece totalmente) em adolescentes com TDAH, isso acontece por vários motivos. Às vezes, anos de críticas e correções simplesmente quebram as costas do camelo. Muitas vezes, as demandas de função executiva do ensino fundamental ou médio excedem o conjunto de habilidades de uma criança. E claramente o início da puberdade – com seu mau humor, sintomas pré-menstruais e distrações sociais – afeta quase todo mundo.

Independentemente de seu gatilho, a motivação esgotada tende a parecer e soar bastante semelhante entre os adolescentes com TDAH. Em uma pesquisa recente da ADDitude, perguntamos a cerca de 1.000 cuidadores: “Quando seu filho adolescente opta por não fazer trabalhos ou atividades escolares, qual das seguintes opções eles provavelmente diriam ser o motivo?” Aqui estão as respostas que eles deram:

  • Esqueci: 20,31%

  • Estou muito cansado: 14,03%

  • A professora nunca nos contou: 11,56%

  • É muito difícil: 11,52%

  • Não entendi o que a professora queria: 11,37%

  • Fiquei sem tempo; Estou muito ocupado: 10,54%

  • Qual é o problema? Nunca vou usar isso na vida: 9,7%

  • Vou trabalhar mais/fazer melhor no próximo: 6,54%

  • Já estou mal nesta classe: 4,32%

Comentários e perguntas dos entrevistados sugerem que o TDAH contribui para problemas de motivação em algumas áreas-chave:


Obstáculo de motivação nº 1: Desejo de novidade no TDAH

O meu filho sempre diz que o trabalho escolar é muito chato... o que posso fazer sobre essa resposta?”

Nosso filho não fará o trabalho se for muito difícil ou muito fácil. Recompensas ou ameaças de tirar coisas não movem a agulha da motivação. Nada funciona.”


Obstáculo de motivação nº 2: recompensas distantes não funcionam

Acho que as consequências de tirar as coisas não têm efeito sobre meu filho adolescente (16 anos) e, muitas vezes, o levam a um estado emocional negativo e em cascata. Parece melhor permitir que ele ainda faça algo que não merece enquanto luta para encontrar a motivação interna para fazer o que precisa fazer.”


Obstáculo de motivação nº 3: o 'por que' está faltando no trabalho escolar

Na verdade, concordo com o ponto de vista do meu filho adolescente 'Qual é o problema?O currículo não é relevante para as coisas que ele precisa saber para ter sucesso na vida, por exemplo, escrever bem não-ficção e argumentos (em vez de tanto tempo analisando literatura) e administrar finanças (em vez de matemática teórica avançada). No entanto, não há alternativas oferecidas na escola, e ele acaba incapaz de se concentrar em uma aula chata e se sente um fracasso (embora ansioso para aprender assuntos relevantes fora da escola!).”


Obstáculo de motivação nº 4: autoestima abalada

Como você motiva um jovem de 15 anos com TDAH/TOD a voltar aos estudos? Ele passou com As & Bs em seu primeiro ano para ser reprovado em quase todas as disciplinas deste ano. E ele também é levemente talentoso.


Obstáculo de motivação nº 5: rotinas interrompidas destroem o ímpeto

Como ajudar um recém-formado do ensino médio que costumava se levantar para ir à escola e trabalhar durante um dia inteiro de aula, que agora não consegue se levantar antes do meio-dia, não tem emprego e não está motivado para se envolver com o mundo. Sem a estrutura da escola, ele está se debatendo”.


Para saber mais sobre os obstáculos comuns à motivação entre adolescentes com TDAH e ouvir soluções especializadas para superar esses obstáculos, ouça o webinar ADDitude Expert “My Teen with ADHD Lacks All Motivation” de Maggie Sibley, Ph.D., que foi transmitido ao vivo em 9 de novembro de 2022.

ADDitude


 

TDAH - Quando seu filho é um provocador. Revivendo minha própria infância com TDAH não diagnosticado


Minha filha me provoca não por quem ela é, mas por como o mundo trata aqueles de nós com TDAH. Na maioria dos dias, consigo abafar todo o trauma e me preocupar com amor.

Por Miranda Wallace                                Atualizado em 25 de outubro de 2022

Quando, aos 23 anos, descobri que seria mãe, sentei-me no consultório médico, com os olhos arregalados e dominada pelo choque e pelo terror. Minha infância foi um inferno e eu temia não ter as ferramentas para criar um filho com a calma, a consistência e o amor que tanto desejava. Então fui ao aconselhamento. Fui a aulas para pais. Li livros sobre paternidade com apego. Estava determinada a fazer exatamente o oposto do que meus pais fizeram, para que meus filhos não acabassem prejudicados.

Dei à luz um filho indisciplinado que se revelou talentoso, com desafios. Dois anos depois, dei à luz minha filha, que tem TDAH, como eu. Meu filho é tão parecido com o pai que até estranhos apontam isso. Mas minha filha é meu mini-eu.

Amo meus filhos e sei que minha filha está simplesmente sendo ela mesma quando fala muito, esquece o que eu pedi para ela fazer ou usa os móveis como equipamento de ginástica.

Então, por que meu coração ainda dispara às vezes quando ela está na sala? Por que seus saltos, conversas e inquietações me provocam?

É um trauma.

Revivendo uma infância dolorosa com TDAH não diagnosticado

Observar minha filha crescer e lembrar como era ter a idade dela me arrepia profundamente. Meu TDAH foi completamente ignorado quando eu era criança. Em vez disso, fui rotulada como indisciplinada e intencionalmente desafiadora. Todos os meus traços de TDAH eram vistos como falhas de caráter, em vez de pontos fortes em potencial. De professores a pais e colegas de classe, ninguém me aceitou por mim. Sempre esperavam que eu mudasse.

Quando adolescente, rabisquei apaixonadamente em meu diário sobre meus planos para a maternidade. Como eu nunca trataria meus filhos da maneira como fui tratada. Como eu os protegeria e garantiria que eles tivessem uma vida boa e fossem felizes.

Então, quando minha filha pula no sofá, não penso nas almofadas macias e na pobre estrutura de madeira, mas em mim mesma sendo punida por esses comportamentos. Também me lembro dos porquês: Por que não consigo ficar parada? Por que estou tão agitada quando todo mundo está quieto? Por que minhas roupas estão tão amassadas? Por que não posso ser normal e parar de envergonhar a família?

Tive dificuldade em fazer amigos na escola por causa do meu TDAH não diagnosticado. Eu não conseguia ficar parada, quieta ou controlar minhas emoções muito grandes. Eu não conseguia seguir as regras de nenhum esporte, então fui escolhida por último em todos os times. Tinha dificuldade para lidar com certos assuntos, então não era vista como muito brilhante. Porém, eu podia escrever, e isso era alguma coisa.

É por isso que parece um soco no estômago quando minha filha chega da escola e me diz que as pessoas a perseguiram. Fico arrasada por ela e pela garotinha com TDAH dentro de mim. Fico traumatizada novamente.

Afogando Traumas com Amor

Costumo dizer que minha filha é exatamente como eu. Mas sei que ela não é; ela é sua própria pessoa, graças a Deus. Ainda assim, ela enfrenta muitas das lutas que enfrentei, e continuo enfrentando. Mas prometo uma infância diferente e melhor para ela.

Estou tomando decisões ousadas em prol da felicidade de meus filhos. Quando meus filhos continuaram a sofrer bullying de seus colegas de classe e ambos começaram a mostrar dificuldade em aprender e se adaptar a um ambiente escolar tradicional, tomei a decisão de educá-los em casa.

Eu tento não me preocupar com as pequenas coisas. Franzo a testa, mas não digo nada quando os braços da minha filha estão cobertos de tinta por fazer lotes intermináveis de slime (gosma). Quando ela fala e fala e fala, eu tento ouvir e ouvir e ouvir.

Quando peço a ela para fazer algo e ela esquece pela sexta vez, lembro a mim mesma que não é culpa dela. Também tento acalmar a menininha ansiosa dentro de mim.

Minha filha me provoca não por quem ela é, mas por causa de como o mundo trata aqueles de nós com TDAH. Na maioria dos dias, consigo abafar todo o trauma e me preocupar com amor. Espero que seja o suficiente.

ADDITUDE
Obrigado por ler ADDitude. Para apoiar nossa missão de fornecer educação e suporte para TDAH,
considere se inscrever. Seus leitores e apoio ajudam a tornar possível nosso conteúdo e divulgação. Obrigado.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Tome cuidado! Os médicos confundem TDAH com Transtorno Bipolar do Humor


Para os médicos que são treinados em transtornos do humor, os sintomas do TDAH podem se parecer com Transtorno bipolar. 
Dr. Willian Dodson, M.D.

As pessoas com o sistema nervoso do tipo TDAH são passionais. Elas sentem as coisas mais intensamente que as pessoas com sistema neurológico normal. Elas tendem a reagir exageradamente a pessoas e a acontecimentos em suas vidas, especialmente quando percebem que alguém as está rejeitando e retirando amor, aprovação ou respeito.

Os médicos veem o que estão treinados a ver. Se eles veem “oscilações de humor” somente em termos de transtornos de humor, eles mais provavelmente diagnosticarão um transtorno de humor. Se eles são treinados a interpretar a excessiva energia e o pensamento veloz em termos de mania, isso é o que eles provavelmente diagnosticarão.

De acordo com dados do National Comorbidity Survey Replication (NCS-R), todos os adultos com TDAH foram diagnosticados como tendo transtorno bipolar do humor (TBH). O TDAH não foi uma opção. Quando a maioria deles obteve o diagnóstico correto, eles já tinham se consultado com 2,3 médicos, em média, e fracassado em 6,6 tipos de tratamento com antidepressivos e estabilizadores do humor.

Antes de que um médico faça o diagnóstico, os pacientes precisam saber que as doenças do humor:

- Não são desencadeadas por eventos da vida diária; elas “caem do céu”

- São independentes do que está acontecendo com a vida da pessoa
   (quando coisas boas acontecem, eles ainda se sentem “miseráveis”);

- Têm início lento, durante semanas ou meses;

- Duram semanas ou meses, a não ser que tratados.

Os pacientes também precisam saber que as oscilações de humor do TDAH:

- São uma resposta a algo que está acontecendo na vida da pessoa;

- Combinam com o que a pessoa percebe como fator desencadeante;

- Mudam instantaneamente;

- Desaparecem rapidamente, geralmente quando a pessoa diagnosticada com TDAH se       engaja em algo novo e interessante.


Se você não consegue que seu médico veja essas distinções importantes, a probabilidade é de que você será mal diagnosticado e não receberá o tratamento adequado. 

ADDitude

 

Mídia Social e Preocupações com a Saúde Mental em Adolescentes com TDAH

Novas pesquisas apontam para uma ligação entre o uso de mídias sociais e riscos à saúde mental entre adolescentes, que geralmente querem ser aceitos, populares e queridos. Quando os adolescentes com TDAH caem na armadilha de “comparar e se desesperar”, isso pode levar a uma baixa autoestima e negatividade frequente. Essas dicas podem ajudar a aumentar a confiança.

Por Sharon Saline, Psy.D.      Atualizado em 14 de novembro de 2022

Para os adolescentes, a jornada para longe dos laços familiares e para a sociedade em geral é repleta de incertezas. Para estabelecer identidade e aceitação, os adolescentes fazem perguntas como “Quem sou eu?” “Onde eu pertenço?” e “No que eu acredito?” Pais bem-intencionados geralmente encontram resistência ao caminhar sobre uma linha tênue entre pairar e ajudar durante esse estágio de desenvolvimento.

Essa jornada é particularmente precária para adolescentes com TDAH, que começam a adolescência com um legado de se sentirem diferentes e incompreendidos. Habilidades de funcionamento executivo fracas criam desafios na escola e em casa, e as tendências perfeccionistas podem motivá-las e esgotá-las. Adolescentes com TDAH podem exigir envolvimento prolongado dos pais – e, como resultado, eles são duros consigo mesmos. Depressão e baixa autoestima não são incomuns. E são precisamente esses adolescentes que provavelmente farão comparações sociais inúteis e prejudiciais, especialmente nas mídias sociais.

Como cuidadores, como podemos cuidar da segurança, proteção e bem-estar de nossos filhos, permitindo-lhes um senso de agência? Às vezes, esperar é a chave. Os adolescentes precisam tomar decisões por conta própria para sentir que estão exercendo autonomia. Quando a oportunidade se apresentar, use as estratégias abaixo para aumentar a auto-estima de seu filho diante do TDAH.

1. Preste atenção ao que desencadeia as comparações.

O tempo gasto nas telas aumentou em geral desde o COVID. A era da mídia social levou as crianças à maturidade antes que muitas delas pudessem lidar com isso, tanto cognitiva quanto emocionalmente. Sentimentos de baixa autoestima, baixa autoimagem e bem-estar negativo geralmente resultam em inveja, culpa e mentira.

Enquanto os adolescentes procuram seus grupos de amigos, limitar o uso da mídia social pode ajudar a minimizar as comparações sociais negativas. Embora seja uma parte natural da formação da identidade, comparar nosso interior com o exterior de outras pessoas pode criar uma visão competitiva da vida e estabelecer expectativas irrealistas. Preste atenção ao que desencadeia essas comparações em seus filhos. Converse com eles sobre como eles podem responder de maneira diferente ou evitar os gatilhos completamente.

2. Alguma comunicação é melhor do que nenhuma.

Adolescentes com TDAH pisam em ovos. Embora nem sempre façam as melhores escolhas, seu adolescente quer ter controle sobre como você pensa sobre ele. Como resultado, eles tendem a encobrir suas lutas. Eles temem o constrangimento e tentam evitar o desapontamento.

Em vez de interrogar um adolescente quieto, crie um acordo de que você pode fazer uma pergunta por dia. Ou deixe seu filho adolescente escolher uma experiência que deseja compartilhar a cada dia. Quando eles começarem a revelar eventos negativos em suas vidas, pergunte como eles gostariam de ser apoiados. Quando os adolescentes têm um senso de autonomia e você tem um nível de compreensão, ambas as partes ganham.

3. Preparando o palco para a amizade

Todos nós temos lembranças de nossa própria adolescência, quando fomos desprezados ou deixados de lado. Embora seja tentador querer ser notado e incluído, é importante que seu filho passe tempo com pessoas que o conheçam e se importem com ele. Se você conhece os pais dos amigos de seu filho, convide-os para jantar! Use isso como uma oportunidade para ajudar as crianças a se socializar adequadamente e se conectar com base em interesses semelhantes. Enquanto você está nisso, lembre-os de que ser diferente não é uma coisa ruim. Na verdade, muitas vezes é um trunfo quando adulto.

4. Enfatize os pontos fortes sobre os desafios.

O que seu filho adolescente gosta de fazer e se sente bem? O que está indo bem em suas vidas? Quando passamos mais tempo focando em seus pontos fortes, ou ilhas de competência, podemos ajudar a expandi-los. Embora os pais possam enfrentar os desafios de seus filhos adolescentes, em última análise, queremos que as crianças saiam com uma noção do que podem fazer. Como pai ou cuidador, fazer declarações casuais sobre o que seu filho fez bem não passará despercebido.

5. Felicidade é diferente de contentamento

A felicidade é passageira, mas o contentamento reflete a satisfação contínua. Não podemos estalar os dedos e mudar, mas podemos criar alguns rituais que nos fazem sorrir. Pergunte ao seu filho quais atividades ele gostaria de fazer para quebrar a monotonia. Experimente o café da manhã no jantar, noites de pipoca e cinema ou visite um lugar que vocês dois amam. Incentive a sair para gerar endorfinas e considere oferecer recompensas combinadas para aumentar a motivação.

6. Olhe para trás para seguir em frente

Todo mundo encontrou maneiras diferentes de superar isso, mas como podemos seguir esses caminhos e seguir em frente com eles? Como família, observe o que ajudou seu filho até agora. Escreva cada ideia em um grande pedaço de papel e coloque-a em um lugar onde eles possam vê-la com frequência. Quando seu filho adolescente tiver a chance de ver o que funcionou no passado, ele estará mais bem equipado para enfrentar contratempos futuros.

ADDItude

terça-feira, 22 de novembro de 2022

TDAH - Quais são as melhores opções do meu filho adolescente depois do ensino médio?

No ensino médio, muitos adolescentes com TDAH estão apenas tentando sobreviver. Eles não têm espaço cerebral extra para planejar o futuro. É aí que entram os pais – e aqui vai uma dica: a resposta nem sempre é faculdade.

Por Rick Fiery, MS, MBA - Atualizado em 2 de novembro de 2022

O primeiro passo para ajudar seu adolescente com TDAH a planejar o futuro é pensar em sua definição de sucesso. Muitos pais pensam automaticamente na faculdade como a conquista final, mas a realidade é: não é para todos. Seu objetivo deve ser ajudar seu filho ou filha a encontrar uma carreira que ele ou ela possa desfrutar e que proporcione emoção todos os dias. Um diploma universitário é apenas um meio para esse fim.

Comece imaginando o futuro ideal de seu filho com ele e, em seguida, escolha a educação ou o programa que o levará até lá.

1. Peça a seu filho adolescente para fazer uma lista de carreiras em potencial que atendam às suas paixões. Estas podem ser carreiras não tradicionais, como capitão de barco de pesca ou terapeuta de arte. Se ela pode ganhar dinheiro fazendo algo que ama, por que não?

Se seu filho adolescente tem um sonho que você acha inatingível, tente não esmagá-lo. Seu filho adolescente pode ser aquela estrela da NFL. Seu filho adolescente pode ser aquele astro do rock. Coisas assim acontecem, ou não haveria pessoas por aí fazendo isso. Mas eles precisam de um plano B. O plano A pode ser atuar na Broadway. O plano B é servir mesas para pagar seu sustento enquanto eles também trabalham para conseguir uma grande oportunidade.

Existem muitas outras maneiras de criar um cenário de plano B. O objetivo é encontrar algo em uma área relacionada à paixão principal. Se seu filho quer ser um atleta, talvez uma educação em marketing esportivo ou treinamento pessoal seja um plano B que ainda permitiria que ele perseguisse seu sonho.

Apenas certifique-se de não chamá-lo de plano B. Os adolescentes odeiam. Diga de uma forma diferente. Se seu filho quer ser um atleta profissional, pergunte: “O que acontece se você se machucar?” “Onde estão as pessoas da NFL que se machucaram e não tiveram educação universitária?”

2. Observe os detalhes do ambiente de trabalho. Se um trabalho de construção começa às 7h, mas seu filho não consegue se arrastar para fora da cama antes das 10h, provavelmente não é uma boa combinação. Sentar-se em um cubículo o dia todo pode levar sua filha à loucura. Considere esse tipo de pesquisa.

As ferramentas de avaliação vocacional ou de carreira podem ajudar a reduzir as ideias de carreira. Eles podem ajudar os adolescentes a descobrir os tipos de coisas nas quais eles podem não se destacar.

3. Discuta quanto o trabalho paga. O dinheiro é um desafio para entender conceitualmente. Quanto é dinheiro suficiente? Comece discutindo o estilo de vida que seu filho espera alcançar. Pergunte: “Você quer morar em uma casa grande com terreno ou em um apartamento pequeno?” Ele precisa entender o que está almejando e, então, descobrir quanto precisa ganhar para alcançá-lo e mantê-lo.

Crie um orçamento vivo. Liste todas as despesas – pagamento do carro, seguro, gasolina, manutenção, aluguel ou hipoteca. Quanto realmente custa a comida? E o seguro médico? Em seguida, pergunte: "Quanto você vai ganhar?" Pegue o total de despesas e divida pela taxa horária - menos impostos - para ver quantas horas ele precisa trabalhar para que isso aconteça. Quando ele vê 300 horas por semana, pode ser revelador.

Recomendo a leitura obrigatória de “O milionário da porta ao lado". É sobre consumo versus não consumo e poupança versus gasto.

4. Pesquise os requisitos de carreira. A faculdade nem sempre é necessária. Tente identificar algumas das principais empresas onde seu filho adolescente pode querer trabalhar. Acesse o LinkedIn. Veja onde os funcionários moram, onde fizeram faculdade e o que estudaram. Isso permite que seu filho adolescente veja o caminho que alguém seguiu – para onde foi depois do ensino médio – e o tipo de habilidades que adquiriu que levou a empresa a contratá-lo.


As opções do seu filho adolescente após o ensino médio

Depois de descobrir uma carreira em potencial e seus requisitos educacionais, há vários caminhos a serem considerados.


1. Ano sabático

Se seu filho adolescente está esgotado com os estudos e não consegue aguentar a ideia de mais quatro anos, considere um ano de folga para explorar possíveis opções de carreira. Muitas faculdades apoiam e promovem anos sabáticos. Eles aceitarão um aluno e permitirão que ele adie por um ano para descobrir uma especialização e se uma faculdade em particular for adequada antes de se comprometer totalmente com ela. O tempo extra permite que os alunos de amadurecimento lento com TDAH desenvolvam independência e habilidades para a vida sem o esmagamento de acadêmicos acontecendo simultaneamente.

Evite anos sabáticos de “ver o mundo”. São ótimas férias, mas não são produtivas. Adolescentes com TDAH precisam se concentrar em descobrir se e por que a faculdade é certa para eles. O objetivo é sair do ano sabático com uma carreira que os deixe realmente entusiasmados, para que possam entrar na faculdade certa com o curso certo. Esse deve ser o resultado principal.

Durante o ano sabático, seu filho adolescente pode trabalhar ou tentar fazer um curso em uma faculdade comunitária. Eu defendo veementemente que os adolescentes devem morar longe de casa para que possam aprender a lavar roupa, cozinhar, fazer compras e morar com um colega de quarto – todas as coisas que podem ser opressivas ao equilibrá-los com os acadêmicos da faculdade. Um ano sabático residencial é ótimo para ensinar essas habilidades se você puder pagar e seu filho precisar de apoio adicional.


2. Estágio

Estágios agora existem para pessoas que não estão na faculdade. Eles são uma ótima maneira de os adolescentes tentarem uma carreira antes de investirem pesadamente em tempo de treinamento ou educação.


3. Treinamento profissional ou ocupações comerciais

O equilíbrio entre o custo da faculdade e a renda que as pessoas ganharão após a formatura está começando a mudar. Muitas empresas oferecem treinamento especializado, o que pode ser bom para adolescentes com TDAH porque vai direto ao ponto. Por exemplo, a General Assembly oferece cursos de codificação e o The Game Institute pode desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um artista da indústria de jogos.

Ocupações comerciais – como eletricistas, encanadores e mecânicos – têm escassez de trabalhadores qualificados no momento. Existe uma oportunidade real aí.


4. Empreendedorismo

Muitos empresários famosos têm TDAH, incluindo Richard Branson, da Virgin, e David Neeleman, da JetBlue.

Tentar criar um negócio a partir de uma ideia é uma grande oportunidade de aprendizado para um adolescente recém-saído do ensino médio. Provavelmente vai falhar, como a maioria das startups, mas a experiência pode dar aos adolescentes com TDAH a oportunidade de se apaixonar por algo. Se sua família não puder pagar para ajudar seu filho adolescente enquanto ele tenta, ele pode obter uma ótima experiência trabalhando para uma startup durante um ano sabático.


5. Carreira Militar

Essa pode ser uma boa opção se seu filho adolescente for apaixonado por servir e precisar de uma boa experiência de trabalho no curto prazo. As forças armadas fornecem muita estrutura, e os adolescentes que se saem bem podem escolher onde serão implantados ou quais trabalhos seguirão.


6. Faculdade

A faculdade nem sempre precisa ser um programa residencial de quatro anos. Seu filho adolescente pode querer considerar se deslocar ou fazer cursos em uma faculdade comunitária primeiro. A faculdade comunitária é menos cara e pode ajudar os adolescentes a descobrir suas paixões antes de mergulhar e trabalhar duro nos últimos anos da graduação em uma faculdade particular.


7. Escola Online ou Escola Noturna

Às vezes, trabalhar em uma determinada carreira durante o dia motiva as crianças a trabalhar na escola à noite. A educação on-line pode se adequar a um emprego ou a um programa de ano sabático e pode ajudar os adolescentes a tirar os cursos obrigatórios do caminho.

A faculdade é apenas um dos muitos caminhos para o sucesso. Pode levar mais tempo para os adolescentes com TDAH chegarem lá do que outros, mas se eles forem bem-sucedidos aos 40 anos, ganhando dinheiro fazendo o que amam e tendo um teto sobre suas cabeças, ninguém vai perguntar quando terminarem o curso universitário.


ADDITUDE

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...