quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A melhor maneira de explicar as dificuldades de aprendizagem para seu filho


Muitos pais temem que “rotular” uma criança como tendo uma deficiência de aprendizado fará com que ela se sinta derrotada, excluída ou menos disposta a tentar. Na verdade, o oposto é verdadeiro: dar a seu filho uma compreensão da natureza de suas dificuldades de aprendizagem irá confortá-lo e motivá-lo a superar seus desafios. Veja como iniciar essa conversa. Por Rick Lavoie, MA. 9/07/2021

Certa vez, uma mãe ligou para minha escola de educação especial para solicitar uma visita de admissão para ela e seu filho, que estava com muita dificuldade na escola. Ela fez uma pergunta estranha em seu telefonema inicial: “A escola tem alguma placa ou pôster que identifique o programa como uma escola para crianças com dificuldades de aprendizagem?”

Perguntei-lhe por que ela queria saber disso. Ela respondeu: “Meu filho não sabe que tem uma deficiência de aprendizado e não queremos que ele saiba”. Ele sabe, mãe. Acredite, ele sabe.

Há muito tempo fico intrigado com a relutância de um pai em discutir com ele o diagnóstico de deficiência de aprendizagem de uma criança. O conhecimento de que ele tem uma condição identificável, comum, mensurável e tratável muitas vezes é um grande conforto para o jovem. Sem essa informação, é provável que a criança acredite nas provocações de seus colegas e sinta que realmente é um manequim. A verdade o libertará!

Se uma criança não tiver uma compreensão básica da natureza de seus desafios de aprendizagem, é improvável que consiga manter sua motivação na sala de aula. Por estar intrigado com as dificuldades que está enfrentando na escola, é improvável que consiga se comprometer com os estudos.

O que são e não são as dificuldades de aprendizagem

Ao discutir os problemas de aprendizagem da criança com ela, é fundamental explicar o que é o distúrbio - e o que não é. Você pode achar que a criança tem muitas dúvidas sobre seu distúrbio (“Ele desaparece no ensino médio”; “Isso significa que sou estúpido”; “Nunca vou conseguir ler”), e é importante que você esclareça e corrija essa desinformação.

Durante essas discussões, enfatize seus pontos fortes e afinidades, e não apenas se concentre em suas fraquezas e dificuldades. Expresse otimismo sobre seu desenvolvimento e seu futuro.

Lembre a seu filho que ele pode sim aprender, mas que aprende de uma maneira única que exige que ele se esforce e participe de aulas e atividades diferentes das de seus colegas e irmãos. Enfatize o fato de que esta situação não existe por culpa da criança. Explique que aprender é um desafio especial para ela e que pode levar mais tempo para ela dominar as habilidades do que seus colegas de classe. Lembre-a de que ela “terminará a corrida”, embora possa ter que seguir um caminho diferente. Deixe-a saber que os adultos em sua vida estão solidamente do seu lado.

Baseie-se nas lutas e desafios de aprendizado que você enfrentou e descreva as estratégias que você usou. Esta informação pode ser reconfortante para uma criança. Não acho útil citar pessoas famosas com problemas de aprendizagem como forma de inspirar e motivar uma criança.

Uma abordagem mais realista pode ser citar pessoas que a criança conhece como exemplos inspiradores: “Você sabia que o tio John também teve problemas na escola e teve que repetir a terceira série? Demorava uma eternidade para fazer o dever de casa e ele ainda tem dificuldade para escrever. Mas ele tem um ótimo trabalho no hospital.
Ele gosta de cozinhar, assim como você, e ninguém faz um chili melhor!”

Desmistifique as lutas diárias de seu filho. Um dos papéis mais valiosos e importantes que um pai pode desempenhar na vida de uma criança com necessidades especiais é o de desmistificador. Os pais devem explicar a deficiência para a criança, dando assim sentido às lutas diárias da criança. O jovem muitas vezes se sente muito aliviado quando percebe que suas dificuldades realmente têm um nome e que outros têm problemas e desafios semelhantes.

É importante que essas explicações sejam feitas de maneira sensível e adequada à idade. Esta informação importante não deve ser comunicada em uma sessão intensa de “vamos discutir sua dificuldade de aprendizagem”. Em vez disso, você deve discutir os desafios da criança com ela de maneira gradual, informal e sequencial.

Procure e aproveite os momentos de aprendizado. Quando uma criança fizer uma pergunta relacionada à sua deficiência, lembre-se de respondê-la com honestidade e sensibilidade e tome cuidado para não fornecer mais informações do que a criança pode lidar ou entender. Como analogia, imagine que a criança é um copo vazio desprovido de qualquer informação sobre a natureza de suas deficiências. Você é representado pelo arremessador, repleto de dados, relatórios, informações e conhecimentos sobre a deficiência. Lentamente, “derrame” seu conhecimento no copo até que o recipiente esteja cheio. Sempre termine a conversa assegurando ao seu filho que você está ansioso para conversar com ele.

De The Motivation Breakthrough: 6 Secrets to Turning On the Tuned-Out Child, de RICHARD LAVOIE. Copyright 2007. Reproduzido com permissão da Touchstone, uma marca da Simon & Schuster, Inc.

ADDitude


terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O Manual de Resiliência Emocional para Pessoas com Grandes Emoções


Às vezes, grandes emoções transbordam. Acontece, especialmente quando o TDAH traz consigo desregulação emocional. Mas ao desenvolver a resiliência emocional podemos aprender a minimizar os danos causados por grandes emoções e aprimorar respostas emocionalmente saudáveis no futuro. Veja como. Por TAMARA ROSIER, Ph.D. 28/12/2022


Cérebros com TDAH são rotineiramente sequestrados por grandes emoções – e grandes problemas geralmente se seguem.

Às vezes, os adultos com TDAH reagem com grandes emoções quando as coisas não saem de acordo com as expectativas. Mesmo pequenas frustrações e interrupções podem nos levar a uma reação exagerada com uma explosão ou colapso, dificultando a conclusão de tarefas e a manutenção de relacionamentos.

Essa desregulação emocional cria um ciclo vicioso, condenando-nos a repetir a mesma reação várias vezes.

Nem sempre podemos impedir que grandes emoções transbordem, mas podemos aprender a minimizar os danos que elas causam aos outros e a nós mesmos e desenvolver respostas emocionalmente saudáveis no futuro. Esse processo de desenvolvimento da resiliência emocional é crítico. Mas primeiro, precisamos entender como processamos nossas emoções: lançando ou escondendo.

Lançadores e Engolidores (também conhecidos como Cuspidores de Fogo e Engolidores de Vergonha)

A maioria das pessoas com TDAH que experimentam fortes emoções de TDAH se enquadram em um dos dois campos: os “lançadores” ou os “engolidores”. 

Os lançadores, também conhecidos como "cuspidores de fogo", descarregam suas grandes emoções em qualquer um ou qualquer coisa ao seu redor. Ao fazer isso, eles prejudicam seus relacionamentos de maneiras que podem não perceber ou entender.

Os engolidores, também conhecidos como "comedores de vergonha", enfiam suas emoções dentro de si. Por quê? Pode ser devido à evitação de conflitos, medo de rejeição, baixa autoestima ou sensação de que não serão ouvidos. Eles podem ter problemas gástricos ou digestivos porque estão colocando suas emoções em seu corpo.

Estratégias para Engolidores

Nomeie essa emoção. Não julgue a emoção que está sentindo; basta identificá-lo. Isso é fundamental para liberá-lo. Caso contrário, suas emoções enfiadas no fundo do corpo ressurgirão como uma dor não resolvida que precisa ser sentida e ouvida.

Por exemplo, talvez você tenha recebido outra multa de estacionamento e raciocine que merece essa punição porque é ruim na vida. Esse é o sentimento de vergonha.

Respire e solte. Agora que você nomeou a emoção, deixe-a ir. Encontre uma catarse eficaz – uma válvula de escape saudável – como exercício, música ou até mesmo um grito primitivo. (Veja mais ideias abaixo.)

Estratégias para Lançadores

Entenda seus padrões para poder antecipar grandes emoções antes que elas explodam. O que você começa a sentir? Como você sabe quando grandes emoções estão se formando? Quando estou com raiva, ouço “Ah, droga, não!” na minha cabeça. Quando ouço essa grande mensagem emocional, digo a mim mesmo para me acalmar, ouvir essa emoção e não ceder ao modo de arremesso.

Aprenda a liberar emoções preventivamente. Pergunte: “Como eu libero essa energia? Quais são minhas opções?” Encontre uma liberação saudável.

Estratégias para parentes e amigos de Lançadores

Você já se viu no lado receptor de um lançador em modo de cuspir fogo? Aqui estão algumas dicas para gerenciar isso:

Não discuta com o lançador no momento. O indivíduo não é capaz de pensar racionalmente até que o arremesso seja feito. Se você disser: “Não fale assim comigo”, o cérebro com TDAH do arremessador dirá: “Ah, sim!. Isso é mais energia. Isso é mais fogo para eu respirar.”

Crie um limite. Depois que o arremesso terminar e passar algum tempo, diga à pessoa: “Seu arremesso me machuca”. Às vezes, o lançador se sentirá envergonhado.

Não enterre a dor. Se o lançador se recusar a assumir a responsabilidade, considere procurar a ajuda de um treinador de TDAH ou terapeuta informado sobre o TDAH.

Acalmando Grandes Emoções

Aqui estão mais algumas dicas de catarse:

  • Sente-se, empurre os ombros para trás e respire fundo. Inspire, segure e expire - cada um por cinco segundos. Isso envia um sinal ao seu cérebro de que você não pode estar em perigo; se você estivesse em perigo, sua respiração seria rápida e superficial.

  • Vomite palavras com segurança. Para alguns de nós, expressar queixas proporciona uma liberação emocional. Um cliente meu ligava para um amigo e perguntava: “Permissão para vomitar?” O amigo dizia: “Permissão concedida”, e então meu cliente reclamava. Depois que ela colocou tudo para fora, a emoção se foi. Chorar ou gritar em um travesseiro também funciona.

  • Mexa seu corpo. Faça uma corrida ou faça uma caminhada para desencadear uma liberação.

  • Tente tocar (também conhecido como técnica de liberdade emocional). Essa prática envolve tocar com as pontas dos dedos nos pontos meridianos do rosto e do corpo. Bater pode ajudar a relaxar o sistema nervoso, acalmando nosso modo de lutar ou fugir e criando espaço para respirar.

  • Considere o autorrefúgio, ou toque terapêutico, para acalmar as emoções. Comece concentrando-se em algo calmante, depois cruze os braços e dê um abraço em si mesmo.

  • Esfriar. Quando você sentir suas emoções se intensificando, ou seu pulso ou respiração acelerar, vá ao banheiro imediatamente e coloque suas mãos e pulsos sob água fria. É incrível a rapidez com que isso pode redefinir seu cérebro. Cubos de gelo nos pulsos também funcionam.

  • Estabeleça práticas diárias para avaliar frequentemente seu estado emocional. Ao começar o dia, avalie sua intensidade emocional usando um número de um a 10, sendo 10 o mais intenso. Repita esta avaliação na hora do almoço e no final do dia. Se você está se sentindo um 10, pode dizer: “Preciso fazer uma catarse o mais rápido possível”. Nos dias em que não durmo o suficiente, corro o risco de ter emoções de alta intensidade, então me consulto com frequência para ter certeza de que estou sob controle emocional.

  • Escolha como você quer se sentir. Se algo frustrante acontecer, verifique com você mesmo e diga: “Não quero reagir de maneira prejudicial”. Escolha um nível de intensidade adequado e saudável; isso é fundamental quando praticamos a resiliência emocional


ADDitude

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

TDAH, TOD - Por que meu filho está tão zangado e desafiador? Uma Visão Geral do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)


Quarenta por cento das crianças com TDAH também desenvolvem transtorno de oposição desafiante (TOD), uma condição marcada por agressão crônica, explosões frequentes e tendência a discutir, ignorar pedidos e se envolver em comportamentos irritantes. Comece a entender os comportamentos graves de TDAH e TOD aqui. Por Royce Flippin e Sharon Saline, Psy.D.

Todos os pais de uma criança desafiadora com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH ou ADD) sabem como é lidar com problemas graves de comportamento de TDAH. Às vezes até a criança mais bem-comportada ataca ou se recusa a atender até mesmo ao pedido mais benigno. Mas quase metade de todos os pais que têm filhos com TDAH vivem com graves problemas de comportamento e desafios de disciplina quase diariamente. Para eles, criar uma criança desafiadora é uma tensão diária.

Comportamento grave de TDAH e sintomas de transtorno de oposição desafiante

40 por cento das crianças com TDAH também desenvolvem transtorno de oposição desafiante (TOD), uma condição marcada por agressão crônica, explosões frequentes e tendência a discutir, ignorar pedidos e se envolver em comportamentos intencionalmente irritantes.

Quão ruim pode ficar? Considere estas crianças da vida real, diagnosticadas com TDAH e TOD:

  • Uma criança de 4 anos que irrita alegremente seus pais colocando a TV no volume máximo assim que acorda.

  • Um menino de 7 anos que grita “não” a todos os pedidos e que cobre seus pais com abuso verbal.

  • Um menino de 11 anos que abre um buraco na parede e depois agride fisicamente a mãe.

Essas crianças ficam mais à vontade quando estão no meio de um conflito”, diz Douglas Riley, Ph.D., autor de The Defiant Child: A Parent's Guide to Opositional Defiant Disorder e psicólogo infantil em Newport News, Virgínia. “Assim que você começa a discutir com eles, você está no território deles. Eles continuam jogando a isca e seus pais continuam mordendo - até que finalmente os pais acabam com a criança em terapia familiar, se perguntando onde eles erraram.

A tensão de lidar com uma criança de oposição afeta toda a família. O prejuízo no relacionamento conjugal pode ser especialmente grave. Em parte, isso ocorre porque amigos e parentes tendem a culpar o comportamento de 'maus pais'. Disciplina inconsistente pode desempenhar um papel no desenvolvimento de TOD, mas raramente é a única causa. A infeliz realidade é que as estratégias de disciplina que funcionam com crianças neurotípicas simplesmente não funcionam com crianças com TOD.

Felizmente, os psicólogos desenvolveram uma terapia comportamental eficaz para controlar até mesmo a criança mais desafiadora. Nem sempre é fácil, mas pode ser feito – geralmente com a ajuda de psicoterapia especializada.

Qual é a ligação entre TDAH e TOD?

Ninguém sabe por que tantas crianças com TDAH exibem comportamento de oposição. Em muitos casos, no entanto, o comportamento de oposição parece ser uma manifestação de impulsividade relacionada ao TDAH.

Muitas crianças com TDAH que são diagnosticadas com TOD estão realmente mostrando características de oposição por padrão”, diz a psicóloga infantil Carol Brady, Ph.D., baseada em Houston. “Eles se comportam mal não porque são intencionalmente opositores, mas porque não conseguem controlar seus impulsos.”

Outra visão é que o comportamento de oposição é simplesmente uma maneira de as crianças lidarem com a frustração e a dor emocional associadas ao TDAH.

Quando estão sob estresse – seja porque eles têm TDAH ou seus pais estão se divorciando – uma certa porcentagem de crianças externaliza sua ansiedade”, diz Larry Silver, MD, psiquiatra da Georgetown University Medical School em Washington, DC “Tudo se torna problema de todos os outros. culpa, e a criança não assume responsabilidade por nada que dê errado.”

Riley concorda. “Crianças com TDAH sabem desde cedo que são diferentes das outras crianças”, diz ele. “Eles se veem com mais problemas e, em alguns casos, podem ter mais dificuldade em dominar o trabalho acadêmico – muitas vezes apesar de um intelecto acima da média. Então, em vez de se sentirem estúpidos, a defesa deles é se sentirem legais. Eles aprimoram sua atitude de oposição.”

Cerca de metade de todos os pré-escolares diagnosticados com TOD superam o problema aos 8 anos de idade. Crianças mais velhas com TOD têm menos probabilidade de superá-lo. E se não for tratado, o comportamento de oposição pode evoluir para um distúrbio de conduta, um problema comportamental ainda mais sério, marcado por violência física, roubo, fuga de casa, incêndio e outros comportamentos altamente destrutivos e muitas vezes ilegais.

Que tratamento está disponível para controlar o comportamento de TDAH grave e TOD do meu filho desafiador?

Qualquer criança com TDAH que exiba sinais de comportamento de oposição precisa de tratamento adequado, que geralmente inclui uma combinação de medicamentos e terapia familiar. O primeiro passo é certificar-se de que o TDAH da criança está sob controle. “Como o comportamento de oposição geralmente está relacionado ao estresse”, diz Silver, “você precisa abordar a fonte do estresse – os sintomas do TDAH – antes de passar para os problemas comportamentais”.

Diz Riley: “Se uma criança é tão impulsiva ou distraída que não consegue se concentrar nas terapias que usamos para tratar o comportamento de oposição”, diz ele, “ela não irá muito longe. E para muitas crianças com TDAH e comportamento de oposição, os medicamentos estimulantes são uma espécie de milagre. Muito do mau comportamento simplesmente desaparece.”

Mas a medicação para TDAH raramente é tudo o que é necessário para controlar o comportamento de oposição. Se uma criança exibe apenas um comportamento de oposição leve ou pouco frequente, as técnicas de modificação de comportamento do tipo "faça você mesmo" podem resolver o problema. Mas se o comportamento de oposição for grave o suficiente para atrapalhar a vida em casa ou na escola, é melhor consultar um terapeuta familiar treinado em problemas de comportamento infantil.

O terapeuta deve examinar seu filho quanto a transtornos de ansiedade e humor. Cada um pode causar um comportamento de oposição e cada um exige sua própria forma de tratamento. O terapeuta também pode recomendar a terapia cognitiva para a criança, para ajudá-la a lidar efetivamente com situações difíceis.

Como o treinamento dos pais pode ajudar crianças com TOD a melhorar seu comportamento

Na maioria dos casos, no entanto, o tratamento de escolha para TOD é o treinamento de gerenciamento dos pais, no qual o terapeuta familiar ensina os pais a mudar a maneira como reagem ao comportamento de seus filhos - tanto bom quanto ruim. Entre as sessões semanais, os pais praticam o que aprenderam e relatam o progresso ao terapeuta.

Basicamente, o treinamento dos pais é sobre cenouras e paus”, diz Brady. “Na extremidade da cenoura, você trabalha para elogiar e recompensar seu filho por cooperar. No final, você estabelece consequências claras para o mau comportamento, geralmente envolvendo um tempo limite ou a remoção de uma recompensa.

O treinamento de gerenciamento dos pais costuma ser altamente eficaz, com o comportamento da criança melhorando dramaticamente em quatro dos cinco casos. Os pais que passam pelo treinamento geralmente relatam maior satisfação conjugal, bem como melhora no comportamento de seus outros filhos.

Enquanto alguns pais hesitam com a ideia de que são eles que precisam de treinamento, “eles precisam aprender a parar de entrar na arena com a criança e descer ao nível de brigas”, diz Silver. Os pais muitas vezes alimentam o problema aplicando uma disciplina excessivamente dura ou inconsistente. Em vez disso, os pais devem reafirmar sua autoridade estabelecendo recompensas e punições bem definidas e, em seguida, implementando-as de forma consistente e imparcial.

Minha regra mais importante é que os pais não devem levar o comportamento TOD para o lado pessoal”, diz Riley. “Mantenha-se calmo e amigável sempre que intervir. Crianças de oposição têm radar para hostilidade adulta. Se eles perceberem sua raiva, eles vão corresponder a ela.”

Riley recomenda uma abordagem de “dois pedidos gratuitos”: “A primeira vez que você pedir a seu filho para fazer algo, dê a ele dois minutos para responder. Se ele não obedecer, diga calmamente: 'Agora estou pedindo uma segunda vez para você pegar seu casaco. Você entende o que estou pedindo para fazer e quais são as consequências se não o fizer? Por favor, tome uma decisão inteligente.' Se você tiver que perguntar pela terceira vez, a consequência pré-combinada entra em ação - a TV fica desligada por uma hora ou o videogame é retirado.

Como os pais podem se concentrar em bons comportamentos?

Recompensar o bom comportamento ou punir o mau comportamento não é um conceito revolucionário, mas com crianças de oposição, é mais fácil falar do que fazer. Os pais devem controlar seu impulso de gritar ou bater. Ao mesmo tempo, eles devem aprender a substituir “punições não aversivas” como castigos ou perda de privilégios.

Muitos pais de crianças opositoras estão tão focados em maus comportamentos que pararam de reforçar os positivos. No entanto, o reforço positivo é o coração e a alma do treinamento de gerenciamento de pais.

Invariavelmente, os pais chegam ao tratamento com a ideia de suprimir, eliminar ou reduzir o comportamento problemático”, escreve Alan Kazdin, Ph.D., em Parent Management Training, um manual para terapeutas. Mas, de acordo com Kazdin, diretor do Centro de Estudos Infantis da Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, o treinamento dos pais enfatiza o conceito de “opostos positivos”. “Por exemplo”, diz Kazdin, “os pais são questionados sobre o que fazer se quiserem que seus filhos parem de gritar, bater a porta ou jogar objetos quebráveis. As respostas envolvem reforçar falar baixinho, fechar a porta com cuidado e manusear os objetos com cuidado e não jogá-los.”

Kazdin afirma que ajudar os pais a aprender a elogiar o bom comportamento é um dos desafios mais difíceis que os terapeutas enfrentam. Ele diz que os pais muitas vezes “hesitam em elogiar um comportamento ou em usar reforçadores em geral porque sentem que o comportamento não deveria exigir nenhuma intervenção. 'Meu filho sabe como limpar seu quarto, ele simplesmente se recusa a fazê-lo', é um comentário típico dos pais.”

Como os pais podem oferecer elogios mais eficazes para uma criança desafiadora

Quando os pais oferecem elogios, eles devem ser entusiásticos. “Uma declaração sem entusiasmo de 'Bom' provavelmente não mudará o comportamento da criança”, diz Kazdin. O elogio deve especificar o comportamento louvável e, idealmente, incluir algum gesto não-verbal. Por exemplo, você pode dizer: “Foi maravilhoso como você tocou tão silenciosamente enquanto eu falava ao telefone!” e depois dê um beijo no seu filho.

Recompensas e punições apropriadas variam de criança para criança. Quanto mais criativamente você adaptar seu programa às habilidades e necessidades específicas de seu filho, melhor. Mas como Russell Barkley, Ph.D., professor de psiquiatria na Medical University of South Carolina em Charleston, escreve em Your Defiant Child, “A criatividade é sempre um trunfo para a criação de filhos, mas não pode segurar uma vela para consistência. A consistência na maneira como você trata seu filho – a maneira como você estabelece regras, transmite expectativas, presta atenção, incentiva o bom comportamento e impõe consequências para o mau comportamento – é a chave para limpar o ato de seu filho.”

Nunca perca de vista o fato de que crianças opositoras geralmente têm muito a oferecer, uma vez que seu comportamento está sob controle. “Crianças de oposição também costumam ser bastante envolventes e inteligentes”, diz Riley. “Eles tendem a ser otimistas e muito próprios, com sua própria maneira de ver o mundo. Depois de superar o desafio deles, há muito o que gostar.


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quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Um guia clínico para transtornos de tique em crianças: sintomas, comorbidades e tratamentos


Os tiques infantis são comuns e muitas vezes desaparecem por conta própria. Mas os tiques crônicos, incluindo o distúrbio de Tourette, ainda devem estar no radar de todos os médicos. Os transtornos de tique frequentemente ocorrem concomitantemente com outras condições, como TDAH e ansiedade, e podem levar a problemas na escola e em ambientes sociais. Aprenda sobre os transtornos de tiques, suas características e diretrizes de tratamento aqui. Por John Piacentini, Ph.D. 10/01/2023

Os transtornos de tiques persistentes, incluindo o transtorno de Tourette, afetam cerca de uma em cada cinquenta crianças nos EUA, de acordo com a pesquisa mais recente – mais crianças do que se pensava anteriormente, e um número que traz implicações importantes para os médicos. Além disso, os transtornos de tiques são altamente comórbidos. Mais de 80% das crianças com transtorno de Tourette têm um transtorno mental, comportamental ou de desenvolvimento concomitante, com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e ansiedade no topo da lista de condições comumente diagnosticadas.

Esses fatos e números sugerem que os médicos têm maior probabilidade de encontrar transtornos de tiques ao cuidar de pacientes pediátricos. Embora os tiques melhorem com o tempo para muitas crianças (algumas até experimentam remissão), eles podem ser muito angustiantes e levar a problemas na escola e outras deficiências funcionais. Além de entender os transtornos de tiques, os médicos devem estar cientes das condições e fatores relacionados que podem agravar os tiques, bem como as diretrizes atuais baseadas em evidências para o tratamento da condição neurológica.

O que são tiques?

Os tiques são movimentos motores ou vocalizações súbitos, rápidos, recorrentes, não rítmicos e estereotipados que podem ser de natureza simples ou complexa. Os tiques geralmente envolvem a cabeça e a parte superior do corpo e ocorrem várias vezes ao dia, quase todos os dias.


Tiques motores e vocais

Os tiques motores e vocais simples compreendem movimentos, sons ou ruídos súbitos, breves e sem sentido. Eles incluem, mas não estão limitados ao seguinte:

  • movimentos oculares (como piscar rápido)

  • movimentos da boca (contração, careta)

  • empurrões de cabeça

  • pigarro e grunhidos

Os tiques motores e vocais complexos tendem a ser mais lentos e mais longos. Esses movimentos, sons e expressões parecem ter propósito para os outros. Eles incluem, mas não estão limitados aos seguintes comportamentos:

  • gestos faciais

  • tocar objetos ou a si mesmo

  • posturas anormais e tensão muscular

  • copropraxia (fazer gestos obscenos)

  • coprolalia (usando linguagem obscena)

  • palilalia e ecolalia (ecoando o eu e os outros, respectivamente)

Os tiques são considerados movimentos involuntários, embora possam ser brevemente suprimidos. Impulsos premonitórios, ou sensações desagradáveis subjacentes – como uma coceira, formigamento ou pressão de algum tipo em uma parte do corpo – geralmente precedem os tiques. Envolver ou expressar o tique geralmente alivia a sensação.

Transtornos de Tique

Os tiques são divididos em categorias diagnósticas distintas no DSM-5. Os pacientes devem ter experimentado sintomas antes dos 18 anos para merecer um diagnóstico de qualquer um dos seguintes transtornos de tiques.

  • O distúrbio de Tourette, também conhecido como síndrome de Tourette, compreende múltiplos tiques motores e pelo menos um tique vocal que persiste por mais de um ano. Os tiques motores e vocais não precisam estar presentes simultaneamente e podem aumentar e diminuir a frequência. Acredita-se que até metade das crianças com transtorno de Tourette não sejam diagnosticadas.

  • O distúrbio de tique motor ou vocal persistente (crônico) inclui tiques somente motores ou vocais (simples ou múltiplos) que persistem por mais de um ano.

  • Transtorno de tique provisório é quando as crianças apresentam tiques motores e/ou vocais por menos de um ano. Os tiques temporários são bastante comuns na infância, com até 20% das crianças em idade escolar experimentando-os em algum momento.

Comportamentos funcionais semelhantes a tiques

Desde o início da pandemia, as taxas de comportamentos semelhantes a tiques, especialmente em meninas, dispararam, envolvendo pediatras e famílias. De início na adolescência e falta de sensações premonitórias a tiques dramáticos e expressivos, esses comportamentos diferem dos sintomas descritos para transtornos de tiques no DSM-5 e não respondem a tratamentos típicos de tiques.

Os pesquisadores acreditam que o aumento de comportamentos semelhantes a tiques funcionais pode estar parcialmente ligado a vídeos populares nas mídias sociais de jovens exibindo tiques ou comportamentos semelhantes a tiques. Muitos pacientes, de acordo com os médicos, apresentam comportamentos semelhantes a tiques funcionais que se assemelham aos mostrados nesses vídeos. Isso explica o apelido: 'TikTok tics.' Estressores psicossociais, solidão e distanciamento social, bem como condições preexistentes, como ansiedade e depressão, também podem predispor os adolescentes a esses comportamentos. Alguns pesquisadores até se referem ao fenômeno como uma “doença sociogênica em massa”.

Tiques: desenvolvimento e recursos adicionais

A maioria dos tiques segue uma trajetória semelhante

Os tiques geralmente mudam de localização anatômica, frequência, tipo, complexidade e gravidade ao longo do tempo. Os tiques quase sempre começam no rosto e na cabeça na primeira infância antes de progredir pelo corpo. Os tiques faciais geralmente aparecem primeiro por volta dos 5 e 6 anos de idade. Os tiques vocais geralmente aparecem mais tarde, geralmente aparecendo entre os 8 e 12 anos de idade.

Os tiques tendem a atingir o pico de gravidade por volta do início da puberdade e diminuem em gravidade no meio da adolescência. Até dois terços das crianças observam uma diminuição substancial ou remissão completa de seus tiques no início da idade adulta.

Embora os distúrbios de tiques sejam mais comuns em meninos do que em meninas, tiques às vezes podem ser mais graves em meninas.


Os tiques ocorrem frequentemente em conjunto com outras condições

Cerca de 83% das crianças com transtorno de Tourette têm pelo menos uma condição mental, comportamental ou de desenvolvimento adicional como a seguinte:

Além disso, cerca de um terço das pessoas com transtorno de Tourette têm TDAH e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) concomitantes. Frequentemente, condições comórbidas afetam negativamente a qualidade de vida, incluindo desempenho escolar e relacionamentos interpessoais, em crianças mais do que tiques sozinhos.

Problemas de sono são comuns em crianças com transtorno de Tourette. Muitas crianças com tiques também apresentam episódios de agressão, ou “ataques de raiva”, que parecem estar relacionados à gravidade do tique.


Fatores ambientais influenciam os tiques

Os tiques não são comportamentos aprendidos, mas são sensíveis a fatores ambientais. Antecedentes ou gatilhos para tiques incluem o seguinte, conforme endossado por pais de crianças com transtornos de tiques:

  • Lugares e situações. Cerca de 78% dos pais dizem que a sala de aula da escola e locais públicos pioram os tiques de seus filhos.

  • Atividades. A televisão e os videogames exacerbam muito os tiques nas crianças, de acordo com 92% dos pais. Chegar em casa da escola e fazer o dever de casa também são antecedentes de tiques comumente relatados.

  • Outras pessoas. Cerca de 14% dos pais dizem que os tiques de seus filhos pioram na presença de uma pessoa específica.

  • Experiências internas. Raiva, frustração e outras emoções negativas parecem desencadear mais tiques do que emoções positivas como excitação (16% contra 10%, respectivamente).

Aliviar os impulsos premonitórios reforça os tiques. Mas os tiques também estão sujeitos a reforçadores externos positivos e negativos. Cerca de 35% dos pais dizem que os tiques de seus filhos pioram quando outras pessoas riem, olham ou perguntam sobre os tiques. Talvez o reforçador de tiques mais forte para crianças, de acordo com 72% dos pais, seja dizer-lhes para parar de “tiques”. Cada uma dessas situações tende a tornar a criança mais autoconsciente e ansiosa em relação aos seus tiques, levando a um agravamento do impulso premonitório.

Além disso, os tiques são reforçados negativamente se uma criança puder deixar um ambiente ou atividade aversiva, como dever de casa ou tarefas domésticas, por causa de seus tiques. Fazer com que algo ruim desapareça tem uma função semelhante a receber uma recompensa.


Os tiques afetam a escola e o aprendizado

Embora o comprometimento não faça parte dos critérios diagnósticos para transtornos de tiques, os tiques – e o estigma que os cerca – contribuem para problemas na escola e na socialização.

  • Dependendo da gravidade, os tiques podem interferir na leitura, na realização de testes, na atenção às aulas e na participação em atividades extracurriculares, como esportes e clubes sociais.

  • Cerca de metade das crianças com transtorno de Tourette sofrem bullying. Algumas crianças podem tentar camuflar ou lidar com seus tiques adotando uma persona de palhaço da classe ou perturbando a sala de aula de outras maneiras.

  • Estressores normais relacionados à escola – como testes e tarefas importantes – podem piorar os tiques e criar um ciclo de reforço. É o mesmo para crianças ansiosas que se preocupam em controlar os tiques na escola, especialmente se tiverem coprolalia. Condições concomitantes também podem agravar os desafios de aprendizagem.

Alguns alunos com tiques podem ser retirados da sala de aula ou punidos de outra forma por seus tiques, o que é devastador para sua experiência educacional. É especialmente problemático quando consideramos que crianças negras e hispânicas são desproporcionalmente disciplinadas nas escolas. Além do mais, embora crianças de todos os grupos raciais e étnicos ou origens socioeconômicas apresentem taxas semelhantes de transtorno de Tourette, as crianças brancas ainda são mais propensas a receber um diagnóstico do que as crianças negras e hispânicas.

Tratamentos para transtornos de tique

Se os tiques não afetarem a vida diária de um paciente, a Academia Americana de Neurologia recomenda uma espera vigilante, pois os tiques melhoram com o tempo para muitos pacientes. Também recomenda que os médicos informem os pacientes e seus cuidadores sobre a progressão típica e a trajetória dos tiques. Os médicos também devem rastrear TDAH, ansiedade, TOC e outras condições relacionadas em pacientes com tiques.


Intervenção Comportamental Abrangente para Tiques

Como os tiques são tão sensíveis e afetados por influências ambientais, a terapia comportamental é considerada o tratamento de primeira linha para distúrbios de tique se os sintomas causarem comprometimento funcional nos pacientes. A terapia comportamental trabalha para eliminar ou reduzir as influências que agravam os tiques.

A intervenção comportamental abrangente para tiques (CBIT) é um tratamento multicomponente que compreende os seguintes elementos:

  • O Treinamento de Reversão de Hábitos (TRH) concentra-se na relação urgência-tique. As crianças aprendem a se tornar conscientes dos impulsos premonitórios e a se envolver imediatamente em uma resposta competitiva e fisicamente incompatível para dissipar o impulso, reduzindo ou interrompendo a conexão de alívio do tique. Uma criança que sente um tique de bufar enquanto inspira pelo nariz, por exemplo, inspiraria pela boca e expiraria pelo nariz como uma resposta competitiva. (Você não pode bufar enquanto expira.) A criança se envolveria na resposta competitiva por pelo menos um minuto ou até que o desejo se dissipasse.

  • Intervenções baseadas em função abordam gatilhos e reforçadores de tiques externos. Os pais aprenderão a evitar responder aos tiques conforme eles acontecem (seja a resposta “boa” ou “ruim”) e outras estratégias. Se começar a lição de casa agrava os tiques em um paciente, por exemplo, o tempo de inatividade depois da escola pode ajudá-los a fazer uma transição suave para a atividade e reduzir a gravidade dos tiques. Além disso, as pausas programadas para o dever de casa funcionam bem para quebrar a conexão tique-escape se uma criança tiver deixado a tarefa por muito tempo por causa de seus tiques. As abordagens vão depender do paciente, mas o objetivo desse tratamento é criar um ambiente neutro de tiques. A ideia geral é eliminar qualquer reforço, positivo ou negativo, relacionado aos tiques.

Medicação e tratamentos médicos para transtornos de tique

As seguintes intervenções são comumente prescritas para tratar distúrbios de tique:

  • Agonistas alfa-2. A guanfacina e a clonidina reduzem a gravidade dos tiques em crianças apenas com transtornos de tiques, e são conhecidas por reduzir a gravidade dos tiques e melhorar os sintomas de TDAH em crianças com tiques e TDAH. Eles estão associados a efeitos colaterais leves.

  • Neurolépticos (aripiprazol, risperidona, pimozida) às vezes são usados, embora estejam associados a efeitos colaterais significativos. Os médicos devem prescrever esses medicamentos se os benefícios superarem os riscos e monitorar de perto os pacientes.

  • A toxina botulínica (injeções de botox) pode ajudar a reduzir os tiques faciais em pacientes adolescentes.

Síndrome de Tourette e distúrbios de tique: próximos passos

O conteúdo deste artigo foi derivado, em parte, do webinar ADDitude ADHD Experts intitulado, “ Current Guidelines for Treatment and Behavioral Interventions for Tourette Syndrome and Tic Disorders” [Video Replay & Podcast #422], com John Piacentini, Ph.D ., ABPP, que foi ao ar em 22 de setembro de 2022.


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