quinta-feira, 6 de outubro de 2011

144- Crianças agressivas em sala de aula: Seu filho com TDAH perturba e tem crises de fúria na escola?

Ajude as crianças com TDAH a controlar o comportamento impulsivo com estas estratégias para a escola e para casa. Os Editores de ADDitude

O problema: Crianças com transtorno de déficit de atenção (TDAH) geralmente são rotuladas como agressivas, praticantes de bullying, violentas ou desafiadoras por causa de suas interações físicas e sociais impulsivas. Embora essas crianças possam ser carinhosas e sensíveis, suas boas qualidades geralmente são ofuscadas por sua impulsividade.
A causa: Crianças com TDAH agem antes de pensar, geralmente incapazes de controlar sua resposta inicial a uma situação. A capacidade de “autorregulação” está comprometida; elas não conseguem modificar seu comportamento com as consequências futuras em mente. Alguns estudos mostram que as diferenças no cérebro dos que têm TDAH são parcialmente responsáveis por este sintoma.

Os obstáculos: Muitas crianças com TDAH parecem gastar suas vidas em castigo, punidas, ou com problemas por causa do que dizem e fazem. A falta de controle do impulso é talvez o sintoma do TDAH mais difícil de modificar. Leva anos de paciência e de persistência para modificar isso com sucesso.
Soluções para a classe
Afixar regras e rotinas permite que as crianças saibam o que se espera delas, e é um lembrete visual para as que agem antes de pensar.
• Algumas crianças precisam de “cartões de comportamento” grudados em suas carteiras (“Levante a mão antes de falar”, etc.). Se a privacidade for um problema, grude os cartões numa folha de papel que fique na carteira durante a aula, mas que pode ser guardada dentro da gaveta da carteira.
• Escreva a programação do dia na lousa e apague os itens conforme sejam completados, para dar aos alunos com TDAH uma medida de controle sobre o seu dia. Alerte a classe antes de qualquer revisão da rotina diária.
• Para evitar crises de fúria devidas às transições (outro ponto de estresse), dê à classe um aviso de cinco minutos, então um aviso de dois minutos para a transição, para que as crianças com TDAH tenham tempo adequado para interromper uma atividade e começar outra.
• Tenha pronto um plano para o caso de que a falta de estrutura ou outras circunstâncias provoquem uma reação impulsiva. Talvez a criança com TDAH deva ter um trabalho especial, um monitor ou um treinador, para ajudá-la a ficar focalizada e a ter autocontrole.
• A disciplina pode e deve ser utilizada em certas situações. Embora o TDAH seja uma explicação para o mau comportamento, ele nunca é uma desculpa. O TDAH pode explicar por que João bateu no Pedro, mas o TDAH não fez com que ele o fizesse. Crianças com TDAH precisam compreender sua responsabilidade para controlarem-se a si mesmas.
• A disciplina deve ser imediata, curta e rápida. Consequências demoradas, como a detenção, não funcionam para os que têm dificuldade de antecipar os acontecimentos futuros. As consequências devem ser instantâneas: se ele empurra outra criança no recreio, o recreio deve ser suspenso por 10 minutos.
• Faça um comentário imediato, positivo e dê atenção quando as crianças com TDAH estiverem se comportando bem. Surpreenda-as fazendo algo bom. Diga especificamente o que elas estão fazendo bem, tal como esperar pela sua vez.
• Com crianças menores, estabeleça comportamentos que você espera e pregue-os na sala (“Respeite os outros”, “Fale educadamente”, “Use sua fala interior”) como lembretes visuais.
• Crianças menores geralmente respondem a um “sistema de notas”, no qual elas ganham moedas ou adesivos por causa de um comportamento positivo almejado. Elas podem trocar seus pontos no final da semana por um prêmio.
Soluções em casa
Crianças com TDAH têm dificuldade de fazer inferências sobre o que é certo e o que é errado, então os pais precisam sem específicos, falando claramente sobre expectativas consistentes e suas consequências. Dizer a seu filho para que ele “seja bom” é muito vago. Em vez disso, seja explícito: “Quando vamos ao supermercado, não toque em nada, apenas olhe com seus olhos”. “No playground, espere na fila do escorregador e não empurre”.
• Seja proativo em sua abordagem sobre disciplina. Reconheça e comente o comportamento positivo. Responda a ações positivas com elogios, atenção e recompensas.
• Manter seu filho responsável por suas ações é imperativo em torná-lo um adulto responsável. Entretanto, a punição demorada pode impedir que uma criança entenda sua relação com o mau comportamento. A punição deve vir logo em seguida ao mau comportamento.
• Faça com que a punição seja proporcional á falta. Agressões exigem um castigo imediato. Crises de fúria na hora do jantar podem significar a saída da mesa, sem a sobremesa. Mantenha as punições breves e restritas, mas deixe que elas façam seu filho entender que ele é o responsável por controlar seu comportamento.
• Deixe de punir leves falhas. Se o seu filho derrama o leite porque está agindo sem cuidado ou de modo muito apressado, fale a ele sobre a importância de se mover mais lentamente, ajude-o a limpar a sujeira, e siga em frente.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

143- A melhora do comportamento em classe: auxilie as crianças com TDAH a parar de se mexer

Como os professores e os pais de crianças com TDAH podem ajudá-las a combater a inquietação e a se concentrar melhor na escola e em casa.

O problema: Crianças com TDAH estão em movimentação constante. Para elas é difícil ficar sentadas quietas por longos períodos de tempo, então elas se remexem em seus assentos, chutam os pés das mesas, ou se levantam ou caminham enquanto estão fazendo as tarefas. Geralmente, elas falam muito ou fazem barulho enquanto tentam ficar sentadas paradas.
A razão: O corpo e a mente das crianças com TDAH são como motores em alta rotação. Um estudo de meninos com TDAH mostrou que eles andam pela sala oito vezes mais do que os outros meninos, e fazem duas vezes mais movimentos com os braços. Eles também eram quatro vezes mais inquietos e incomodados enquanto sentados para fazer os testes psicológicos.
Os obstáculos: Centros de controle motor defeituosos no cérebro são tidos como a causa da inquietação, do comportamento hiperativo.
Os problemas de controle de impulso também entram em jogo; crianças hiperativas são incapazes de inibir o impulso para andar pela sala. Você pode falar para elas que fiquem sentadas e que parem de falar, mas os comportamentos podem reaparecer em minutos.
Soluções em classe
A primeira coisa que os professores podem fazer para ajudar os estudantes com TDAH a se remexer e a se inquietar menos é propiciar saídas físicas que lhes permita liberar regularmente a energia que está sobrando e a melhorar a atenção.
Mande os alunos com TDAH sair e andar um pouco. Peça aos seus alunos com TDAH para que entreguem uma mensagem para o professor de outra sala ou que pegue um bilhete na diretoria. Essas tarefas ajudam as crianças a construir um senso de autoestima enquanto propiciam uma oportunidade para esticar suas pernas e andar um pouco lá fora.
Deixe que os alunos com TDAH fiquem de pé e andem um pouco entre as lições. Um professor, por exemplo, colocou um trampolim em sua sala para as crianças que fiquem inquietas. No início do ano escolar, todos a usavam frequentemente; mas depois que a novidade se apagou, somente os alunos com TDAH que tinham necessidade de usá-la continuavam a fazê-lo. Outro professor deixava os alunos fazer exercícios com bolas em vez de cadeiras, para que os alunos com TDAH pudessem se mexer um pouco pela sala, mas que ainda continuassem sentados.
Forneça objetos para mexer com as mãos. Esses objetos podem incluir bolinhas para remexer com as mãos, bolas de gel, e bolas de apertar – qualquer coisa que possam apertar ou manusear silenciosamente. Não ter de ficar preocupado em permanecer absolutamente quieto conserva a energia do aluno para que preste atenção nas aulas.
(Dica: amarre bolas de apertar na carteira, para que eles não fiquem jogando-as pela sala!)
Dê lições curtas e faça pausas frequentes. Você pode até fazer isso durante as provas se perceber que o aluno precisa se mexer.
Soluções em casa
Dê apoio às necessidades que seu filho tem de gastar energia, encorajando-o a se juntar a um time ou a praticar exercícios físicos regularmente.
Escolha o esporte cuidadosamente. Crianças com TDAH são feitas para todos os esportes coletivos. Futebol, por exemplo, é uma escolha melhor do que baseball porque há menos períodos parados. Asa crianças também podem fazer exercícios sozinhas – um estudante praticava skate a cada manhã ou corria em volta o quarteirão, para que pudesse ficar sentado quieto por mais tempo em classe. Muitas crianças com TDAH se dão bem em caratê ou em outras artes marciais que ensinam disciplina e concentração, enquanto permitem também a movimentação.
• Supervisione conforme necessário. Muitas crianças com TDAH precisam de constante supervisão dos adultos para que se mantenham na tarefa, mas conforme a situação melhore, e a criança cresce, os pais podem checar frequentemente, em vez de ficarem sentados ao lado da criança o tempo todo.
Não force seu filho a ficar sentado quieto. Quando seu filho ultrapassa o ponto de controlar sua necessidade de se movimentar, deixe que ele tenha uma pausa. Diga-lhe para correr e pular lá fora e, então, convide-o para se juntar novamente à família, quando ele for capaz. Você pode usar esta mesma estratégia na igreja, nos estádios esportivos, e em outros locais que requeiram que as crianças fiquem sentadas por longos períodos.
Algumas crianças com TDAH são mais capazes de completar as tarefas de casa quando têm a oportunidade de se mexer enquanto trabalham, ou quando fazem pausas frequentes. Não espere que uma criança com TDAH fique quieta por muito tempo. Algumas crianças leem melhor enquanto dão passos paradas, ou podem precisar fazer seus exercícios de matemática de pé.
ADDitude

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

142- Sete modos rápidos para resolver ataques de fúria no TDAH.

Nada pode fazer um pai sentir-se mais impotente do que uma criança com TDAH em uma crise de fúria. As lágrimas, a irracionalidade, os membros agitados? Não, não estou falando sobre o pai, mas sobre a criança.

Quando uma criança tem uma crise de fúria em público, os pais se sentem como fracassos – deveríamos ser capazes de controlar nosso filho, certo? Vemos a crítica nos olhos dos outros pais, e nos ofendemos com as sugestões bondosas dos passantes que são bem intencionados, mas que não sabem nada sobre o TDAH.
Mantenha a calma e a compostura. Geralmente as crianças com TDAH são impulsivas e não conseguem controlar seu comportamento. Crises de fúria não dizem nada sobre a sua capacidade de ser pai, porém o que elas refletem é a natureza do TDAH.
Então, o que fazer quando seu filho tiver uma crise de birra numa loja de departamentos ou à mesa da cozinha? Previna-se com alguns modos rápidos de solução. Eu ofereço meus sete favoritos.
Solução 1: Combine um plano
Antes de ir ao setor de doces ou ao de videogame, pergunte ao seu filho o que o acalmaria se ele ficasse irritado. Se ele tiver de fato uma crise, você terá um plano, porque ele já lhe disse o que fazer. Saber do plano deve garantir muito bem que seu filho irá cooperar para que você o utilize.
Solução 2: Entenda a angústia dele
Deixe que ele saiba que você entende o que ele está passando. Com voz calma, fale a seu filho, “Eu sei que você está desapontado porque não achou o brinquedo que queria” ou “Sei que você está bravo porque seus amigos não o convidaram para brincar”. Então, peça a seu filho que dê uma nota para seu desapontamento em uma escala de 1 a 10. Isto lhe dará uma ideia da gravidade do problema, sem ter que reclamar ou repetir o que você diz.
Solução 3: Abra o jogo
Explique a ele que o relógio está andando. Você pode dizer, “Vejamos quanto você demora em se acalmar, então poderemos continuar a aproveitar o resto do nosso dia” ou “Mesmo estando bravo, você precisa se controlar, então poderemos continuar a fazer as compras”.
Solução 4: Afaste a emoção
Peça a seu filho que imagine que há uma lamparina pintada na palma da sua mão. Então, faça com que ele segure a mão com a palma para cima, na frente do rosto, e peça a ele que apague com um sopro a chama imaginária. Uma respiração profunda controla uma criança fora de controle. Uma alternativa: Mantenha uma bexiga ou duas em sua bolsa e peça a ele que as encha, soprando.
Solução 5:
Se você estiver em casa durante uma crise de fúria, peça a seu filho que bata num travesseiro, numa almofada, ou em outro objeto macio e seguro. Brigas de travesseiros, rasgar jornal velho ou apertar uma bola podem acabar com uma crise de fúria.
Solução 6: Aperte o botão certo
Peça a seu filho que finja estar segurando um controle remoto em suas mãos. Peça a ele que aperte o botão que desliga suas emoções.
Solução 7: Peça ajuda
Se o seu filho tem frequentes crises de fúria que não respondem às intervenções, não espere até que sua paciência termine. Trabalhe com um profissional em TDAH para melhorar as chances de evitar essas crises.
Dica de leitores:
“Deixe que seu filho saiba que você o ama, não o comportamento dele. É importante fazer esta distinção. Eu abraço minha filha e a seguro no colo durante uma crise de fúria, garantindo a ela que ela está em segurança. Sua raiva geralmente diminui e se reduz a soluços toleráveis enquanto ela está abraçada a mim.”
Por Michele Novotni, Ph.D.

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