quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Eu também poderia ser autista? Sinais de autismo em mulheres com TDAH


O autismo em mulheres é mal compreendido – e comumente diagnosticado erroneamente, ou não visto, na presença de uma condição existente como o TDAH. Aqui está uma visão geral de como pode ser o autismo em mulheres com TDAH, junto a considerações de diagnóstico e estratégias para combater a desinformação da sociedade e do estabelecimento médico. Por Claire Barnett 20/janeiro/2023

O TDAH é tradicionalmente considerado um distúrbio de menininhos, e os médicos têm menos probabilidade de detectar sintomas do tipo desatento que não perturbam abertamente a sala de aula ou em casa. Por essas e muitas outras razões, pode ser difícil receber um diagnóstico preciso de TDAH como mulher.

É igualmente desafiador para uma mulher autista ser oficialmente diagnosticada com transtorno do espectro do autismo (TEA).

Por quê? As razões são semelhantes: as mulheres são socializadas para mascarar seus traços autistas e, mesmo quando não conseguem esconder os sinais, o autismo é percebido por muitos como uma condição exclusivamente masculina. Quanto mais velha uma mulher autista fica sem um diagnóstico formal, mais provável é que os médicos sejam céticos quando ela procura uma avaliação do autismo. Essas mulheres muitas vezes ouvem, como eu ouvi uma vez, que parecem “normais demais” ou tiveram muito sucesso para serem autistas.

Esses sentimentos nascem da desinformação, que pode afetar os psicólogos e cientistas mais qualificados quando se trata de mulheres no espectro. A apresentação do autismo em mulheres adultas varia muito daquela dos meninos que os médicos geralmente atendem. E como os atuais critérios diagnósticos do DSM-5 são baseados em estudos principalmente de meninos e homens, é comum que mulheres com as mesmas variações neurológicas passem despercebidas.

Autismo e TDAH em Mulheres: Visão Geral

TDAH vs. Autismo: Semelhanças e Diferenças

Mulheres autistas e mulheres com TDAH podem compartilhar as seguintes características:

O TDAH é diagnosticado quando um paciente apresenta sintomas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. Para um diagnóstico de TEA, no entanto, o paciente deve ter dificuldade clinicamente significativa com interação social ou comunicação e padrões de comportamento ou interesses incomumente restritos ou repetitivos. Na verdade, muitos autistas têm um “interesse especial” – um tópico ou assunto no qual eles investem fortemente e têm mais conhecimento do que a maioria.

Indivíduos autistas também são mais propensos a ter transtorno de processamento sensorial, desconforto ao fazer/manter contato visual e métodos de pensamento hiperlógicos, com tendência a serem extremamente literais.


Como saber se sou autista?

Se você é uma mulher adulta e suspeita que pode estar no espectro do autismo, você não está sozinha. É importante avaliar seus comportamentos à luz de seus outros diagnósticos. Por exemplo, se você já tem um diagnóstico de TDAH, suas dificuldades de funcionamento executivo podem ser atribuídas a esse diagnóstico. Portanto, determinar se você também pode ser autista requer uma análise mais detalhada dos comportamentos relacionados à comunicação social, necessidade de rotina, diferenças sensoriais e pensamento lógico/literal.

Os traços de autismo também podem ser mascarados até certo ponto por sua socialização de gênero, já que muitas mulheres normalmente aprendem a esconder traços autistas que, de outra forma, levariam a uma avaliação diagnóstica.

Pegue a camuflagem social – ou quando alguém no espectro intencionalmente ou não imita os comportamentos sociais de outras pessoas para encobrir seus traços de autismo. As pessoas autistas costumam usar essa estratégia de enfrentamento depois de experimentar interações sociais negativas (fazendo da camuflagem uma reação, não um instinto). A camuflagem social é distinta do desenvolvimento tradicional de habilidades sociais porque o indivíduo não tem uma compreensão intuitiva de por que a norma social existe.


Autismo em mulheres: considerações diagnósticas

Se você está procurando um diagnóstico, prepare-se para enfrentar o ceticismo – possivelmente até mesmo de seu médico. Infelizmente, qualquer pessoa sem uma compreensão diferenciada do espectro pode duvidar de uma mulher adulta aparentemente “normal” solicitando uma avaliação.

É por isso que é essencial trabalhar com médicos que tenham experiência no diagnóstico de autismo em adultos. É especialmente útil se eles tiverem conhecimento de quaisquer diagnósticos existentes, como TDAH, e já avaliaram ou aconselharam outras mulheres. Embora a pesquisa sobre autismo em mulheres seja escassa, a experiência em primeira mão pode equipar esses médicos para avaliar com precisão a possibilidade de autismo.

A boa notícia é que existem psicólogos e psiquiatras experientes e conhecedores, e um desses indivíduos levará suas preocupações e perguntas a sério. O clínico provavelmente irá avaliá-lo usando uma combinação de pesquisas de diagnóstico e entrevistas com você e alguém que o conheceu quando criança. Geralmente, trata-se de um dos pais, mas pode ser qualquer pessoa que o tenha observado consistentemente antes dos quatro ou cinco anos de idade. Depois que seu médico coletar essas informações, ele informará seu diagnóstico.

Você pode decidir ser avaliado em qualquer momento de sua vida. Receber meu diagnóstico, aos 19 anos, melhorou meu relacionamento com familiares e amigos. Não me tornei uma pessoa diferente, mas depois pude articular minhas formas de pensar e perceber.


Autismo em mulheres: acomodações e tratamento

Não há medicação universalmente prescrita para pessoas no espectro do autismo. Os tratamentos prescritos geralmente abordam uma condição comórbida, como ansiedade, transtornos de humor, TDAH ou convulsões.

No entanto, quase todas as pessoas autistas são encorajadas a experimentar a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Esse aconselhamento baseado em conversas pode ajudar adultos autistas a identificar e processar as maneiras pelas quais eles experimentam o mundo de maneira diferente. Um terapeuta pode ajudar um paciente autista a desenvolver uma compreensão das regras sociais ou aprender como se defender em um ambiente de trabalho.

As acomodações para pessoas com autismo incluem a criação de espaços sensoriais amigáveis, o estabelecimento de regras sociais claramente definidas e a realização de educação autista baseada na neurodiversidade na comunidade. Em um local de trabalho, pode haver a provisão de um mentor de trabalho ou a flexibilidade de trabalhar em casa.


Autismo em mulheres: desfazendo mitos

O estabelecimento médico tem sido lento para desenvolver um perfil preciso de autismo em mulheres com baixas necessidades de apoio. Em vez de chamar uma pessoa autista de "de alto funcionamento" ou " de baixo funcionamento", é mais preciso e respeitoso descrevê-la como tendo necessidades de suporte altas, médias ou baixas. Alguém com necessidades de alto suporte provavelmente requer assistência muito frequente para concluir tarefas diárias e é improvável que seja capaz de viver de forma independente. Alguém com baixas necessidades de suporte - o que já foi chamado de síndrome de Asperger - provavelmente requer menos acomodações.

Embora nosso conhecimento sobre o autismo, especialmente em mulheres, esteja aumentando, ele tem demorado a chegar ao mainstream. É por isso que mitos comuns como os seguintes persistem e porque devemos trabalhar para aumentar a conscientização:

1. O TDAH está no espectro do autismo? Não. Há uma clara distinção entre os dois. TDAH e autismo são diferenças neurológicas separadas que podem existir na mesma pessoa. Os cientistas sugeriram que as duas condições têm uma conexão biológica, o que causa uma alta taxa de comorbidade.

2. Pessoas autistas sentem pouca ou nenhuma empatia. Isso é categoricamente falso. Algumas pessoas autistas relatam sentir suas emoções mais intensamente do que a maioria. Este estereótipo parece mais ligado à nuance social usada para transmitir emoção/empatia do que à experiência real dela.

3. Você pode dizer imediatamente se alguém é autista. Não há como saber se alguém é autista apenas olhando ou conversando com eles. Ainda assim, muitas pessoas não conseguem aceitar o fato de que alguém que não é obviamente deficiente pode estar no espectro. Na verdade, muitas vezes ouço as pessoas me dizerem: “Você não parece autista!”

4. Pessoas extrovertidas não podem estar no espectro do autismo. É fácil ver por que esse mito surgiu, mas não é verdade! Alguém pode ter dificuldade com a comunicação social e ainda gostar de interagir com outras pessoas. Ser naturalmente extrovertido não exclui o autismo.

Embora tenhamos um longo caminho a percorrer em direção ao empoderamento da neurodiversidade, encorajo mulheres potencialmente autistas a explorar a possibilidade. À medida que nossas fileiras crescem, talvez a compreensão que o mundo tem de nós também cresça.

ADDitude

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Distúrbios alimentares em adolescentes com TDAH: sinais de alerta e etapas de recuperação

Adolescentes com TDAH correm um risco elevado de transtornos alimentares e vice-versa. Ideais de corpo não saudáveis, reforçados por meio de comparações culturais e via mídia social – colocam os adolescentes em risco de baixa autoestima, distúrbios alimentares e distúrbios alimentares. Aprenda os primeiros sinais de distúrbios alimentares comuns, o link do TDAH para eles e como proteger adolescentes vulneráveis e apoiar aqueles em recuperação.

Por Dena Cabrera, Psy.D. 13/janeiro/2023

Os transtornos alimentares afetam desproporcionalmente os adolescentes com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e não entendemos totalmente o porquê. Um crescente corpo de pesquisa vincula o TDAH a uma maior incidência de anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica durante a puberdade e a adolescência – uma época em que uma combinação de fatores, incluindo o uso de mídias sociais, pode contribuir para uma imagem corporal negativa e baixa autoestima. Novos estudos também mostram que a pandemia desencadeou distúrbios alimentares entre os adolescentes e piorou os sintomas daqueles com distúrbios alimentares existentes.

Estamos apenas começando a entender como o TDAH influencia o desenvolvimento de transtornos alimentares e transtornos alimentares em adolescentes, no entanto, é lógico que a baixa autoestima associada ao TDAH, principalmente quando não diagnosticada, pode ser pelo menos parcialmente culpada, entre outros TDAH-fatores relacionados.

Independentemente da causa raiz, os distúrbios alimentares são condições graves, mas tratáveis. Os esforços de prevenção e apoio para adolescentes em recuperação devem centrar-se em desafiar os ideais de aparência e as pressões sociais que forçam os jovens a questionar seu valor em relação ao seu corpo.

Distúrbios alimentares prevalentes no TDAH

Indivíduos com TDAH têm quatro vezes mais chances de desenvolver transtornos alimentares do que indivíduos sem TDAH. Os transtornos alimentares mais comuns são os seguintes.

O transtorno da compulsão alimentar periódica é caracterizado por episódios recorrentes de ingestão de grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo, muitas vezes muito mais rapidamente e com menos controle do que o normal e a ponto de causar desconforto. A compulsão alimentar geralmente ocorre em segredo, pois os episódios estão associados a sentimentos de vergonha, constrangimento e culpa.

A bulimia nervosa descreve episódios recorrentes de compulsão alimentar acompanhados de comportamentos nocivos e não saudáveis para compensar a compulsão alimentar, incluindo vômitos autoinduzidos, exercícios excessivos e abuso de laxantes, entre outros. Meninas adolescentes com TDAH podem estar em risco particular para esse distúrbio alimentar.

A anorexia nervosa está associada à dificuldade em manter energia suficiente para as necessidades do corpo devido à restrição alimentar persistente. Muitas vezes, é impulsionado por um medo intenso de engordar e ganhar peso, junto com problemas significativos de imagem corporal. A restrição alimentar na anorexia nervosa, com outros métodos prejudiciais de perda de peso, pode causar magreza extrema. Indivíduos que exibem todos os sintomas de anorexia, exceto peso corporal significativamente baixo, têm o que é conhecido como anorexia nervosa atípica.


Transtornos alimentares versus alimentação desordenada

A alimentação desordenada descreve padrões e comportamentos alimentares anormais que podem não se encaixar nos critérios clínicos para um diagnóstico de transtorno alimentar, mas ainda assim são preocupantes. A alimentação desordenada está associada à baixa autoestima e a uma preocupação com a comida e a imagem corporal que prejudica a qualidade de vida. Possíveis sinais e exemplos de distúrbios alimentares incluem, mas não estão limitados a:

  • usando comida para lidar com sentimentos negativos e estressores

  • atribuir rótulos de “bom” e “ruim” aos alimentos

  • sentindo que a comida deve ser merecida

  • compensar” a ingestão de alimentos por meio de restrição alimentar ou exercícios para “queimar” a comida

  • dieta ioiô; flutuações crônicas de peso

Distúrbios Alimentares em Meninas Adolescentes vs. Meninos Adolescentes

Pesquisas mostram que os distúrbios alimentares são mais prevalentes em meninas, mas é importante reconhecer que podem ocorrer em todos os tipos de pessoas, independentemente de sexo, tamanho, raça, etnia, orientação sexual ou idade. Entre os homens, os transtornos alimentares permanecem pouco pesquisados, subdiagnosticados e subtratados devido ao estigma, percepções errôneas e estereótipos. Os transtornos alimentares e os comportamentos desordenados da alimentação apresentam-se de forma diferente em meninos e meninas adolescentes, o que explica o baixo reconhecimento em homens. Enquanto as meninas podem se concentrar na magreza, os meninos podem se concentrar mais na musculatura e na construção muscular. Pesquisas recentes também mostram que meninos e meninas têm a mesma probabilidade de se envolver em distúrbios alimentares.

Em minha experiência como especialista em distúrbios alimentares, vi em primeira mão como meus pacientes adolescentes, independentemente do sexo, lidam com os mesmos problemas subjacentes aos TAs, como baixa autoestima e má imagem corporal.

O que impulsiona os distúrbios alimentares em adolescentes com TDAH?

Os fatores por trás dos transtornos alimentares em adolescentes, TDAH ou não, são complexos. Os distúrbios alimentares ocorrem em famílias, sugerindo um fator genético. Pressões socioculturais descomunais geralmente cobram seu preço, pois nossa cultura inegavelmente valoriza a magreza e estigmatiza as pessoas com corpos maiores. Muitos adolescentes, especialmente meninas e aqueles com baixa autoestima, internalizam essas mensagens. Frequentemente, seguem-se comportamentos de dieta, que predispõem os adolescentes a distúrbios alimentares e distúrbios alimentares.


Adolescência e Comparação Social

A transição para a adolescência é um período de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares e transtornos alimentares. Acredita-se que a comparação social - uma parte normativa do desenvolvimento do adolescente que ajuda os adolescentes a entender a si mesmos e ao mundo ao seu redor — desempenha um papel importante. À medida que os adolescentes tentam ser amados e aprovados pelos colegas, eles se sintonizam com os ideais de aparência da sociedade e veem que as pessoas que não atendem a esses ideais são estigmatizadas.


Mídia social

A mídia social está associada a distúrbios alimentares e problemas de má imagem corporal em adolescentes, de acordo com a pesquisa. Oportunidades de comparação social em plataformas sociais desencadeiam insatisfação corporal e baixa autoestima. Estudos descobriram que os adolescentes que verificam com frequência as mídias sociais têm maior probabilidade de experimentar insatisfação corporal do que os adolescentes que não passam tanto tempo nessas redes. As preocupações comuns com a imagem corporal citadas, após o uso da mídia social, incluem a insatisfação com a magreza, a forma do corpo e a atratividade.

Os adolescentes também se sentem pressionados a parecer perfeitos nas plataformas de mídia social, o que pode desencadear o perfeccionismo – um conhecido fator de risco para distúrbios alimentares.

Além do mais, descobriu-se que plataformas como e Instagram expõem os adolescentes a conteúdo pró-desordem alimentar. De acordo com Fairplay, um grupo de defesa da criança, os algoritmos do Instagram promovem conteúdo para adolescentes que incentiva dietas restritivas e extrema perda de peso. O próprio estudo interno da plataforma também descobriu que o aplicativo piora os problemas de imagem corporal em meninas.


Fatores relacionados ao TDAH


Impulsividade e outros sintomas de TDAH

A maioria dos estudos sobre transtornos alimentares e TDAH se concentrou na compulsão alimentar, e os pesquisadores há muito apontam a impulsividade como um possível fator por trás desse comportamento (embora a hiperatividade e a desatenção também tenham sido associadas à compulsão alimentar). Outros sintomas e características do TDAH, como desorganização e desregulação emocional, podem aumentar a suscetibilidade a transtornos alimentares.


Processamento de recompensa alterado

A conexão entre comida, apetite, saciedade e peso é complicada – talvez mais no cérebro com TDAH. Em um estudo recente de indivíduos com sintomas de TDAH de alto e baixo nível, os pesquisadores detectaram aumento da atividade neural no primeiro grupo quando seus membros olhavam fotos de alimentos em comparação com o último grupo, o que pode fornecer informações sobre a ligação da condição com a compulsão alimentar.


Condições comórbidas

Os transtornos alimentares compartilham uma forte relação com a ansiedade e a depressão - que frequentemente ocorrem concomitantemente com o TDAH. Problemas de uso de substâncias, também associados ao TDAH, também são comuns em transtornos alimentares.

Sintomas de transtorno alimentar em adolescentes: primeiros sinais de alerta

Mudanças no comportamento e humor, conforme indicado a seguir, marcam os primeiros sinais de transtornos alimentares em adolescentes:

  • ansiedade, depressão, irritabilidade

  • perda de peso repentina ou ganho de peso

  • maior isolamento; falta de engajamento; retirando-se dos outros

  • uma queda repentina no desempenho acadêmico

  • dificuldade em se sentir saciado

  • evitar alimentos; dando desculpas para não comer

  • segredo em torno da comida; esconder comida ou embalagens

  • preocupação com comida e imagem corporal

  • pensamento inflexível em torno de comida e dieta; adesão estrita aos horários de alimentação e/ou exercícios

  • exercício excessivo

  • pesagem e medição frequentes de partes do corpo; verificação do corpo

Ajuda para adolescentes com TDAH com transtornos alimentares e comportamentos alimentares desordenados

Se você está preocupado ou reconhece sintomas de transtorno alimentar em seu filho, entre em contato com o pediatra para uma avaliação e para entender as opções de tratamento. As chances de recuperação aumentam quanto mais cedo um distúrbio é detectado.

Fale com o médico do seu filho adolescente se notar comportamentos alimentares desordenados, que podem ser mais sutis, mas não menos torturantes mentalmente. Eles também requerem intervenção. Solicite uma avaliação, mesmo que não esteja totalmente convencido de que os pensamentos, comportamentos e problemas relacionados à alimentação de seu filho são sérios.


Distúrbios Alimentares: Tratamento e Recuperação

O tratamento para transtornos alimentares ativos geralmente inclui uma combinação de psicoterapia, medicamentos, aconselhamento nutricional e acompanhamento médico, dependendo das necessidades do paciente. O objetivo do tratamento é restaurar a saúde do paciente, melhorar seu relacionamento com a comida e consigo mesmo e desenvolver habilidades de enfrentamento e autorregulação que não se concentrem na comida ou na manipulação do tamanho do corpo.

A recuperação total é absolutamente possível, embora possa ser um processo de longo prazo. Os sinais de que alguém está progredindo incluem comportamentos e pensamentos mais saudáveis em relação à comida, consistência no alcance das necessidades nutricionais e reengajamento com o mundo ao seu redor, entre outros.


Considerações de tratamento específicas para TDAH

Pacientes com TDAH e transtorno alimentar precisam de cuidados de um profissional médico que entenda ambas as condições, especialmente quando ocorrem simultaneamente. TDAH e transtornos alimentares devem ser tratados ao mesmo tempo.

A medicação estimulante requer atenção cuidadosa na recuperação do transtorno alimentar. Embora os estimulantes sejam considerados o tratamento de primeira linha para o TDAH, eles também são conhecidos por suprimir o apetite e afetar o peso. Também pode ser inseguro para pacientes desnutridos ou para aqueles que lidam com complicações médicas de seus distúrbios alimentares, como problemas cardiovasculares, tomar estimulantes até entrarem em um estado mais saudável. Ao mesmo tempo, os estimulantes ajudam os indivíduos com TDAH a funcionar melhor, o que pode melhorar a recuperação do transtorno alimentar. Mas, como diz o ditado, pílulas não ensinam habilidades. As habilidades e estratégias compensatórias para gerenciar os sintomas do TDAH são igualmente importantes na recuperação.

Como os pais podem ajudar adolescentes em risco de distúrbios alimentares e distúrbios alimentares

As pressões para atingir os ideais de aparência levam à insatisfação corporal, distúrbios alimentares e distúrbios alimentares. Para proteger os jovens desses resultados, ou para ajudar os adolescentes em recuperação, precisamos desafiar e desmantelar a suposição cultural de que “mais magro é melhor” e ajudá-los a se concentrar em aceitar pessoas de todos os tamanhos e formas, entre outras etapas.


1. Examine e monitore seus pensamentos e linguagem sobre comida e aparência.

As crianças são altamente impressionáveis e absorvem os comportamentos e a linguagem dos adultos ao seu redor. Você pode não estar ciente das mensagens que internalizou sobre o ideal de magreza e as maneiras pelas quais você e outras pessoas inadvertidamente defendem crenças irrealistas e doentias. Dizer a alguém que “fica bem” após a perda de peso, por exemplo, mesmo que seja bem-intencionado, reforça o ideal “mais magro é melhor”.

  • Evite falar mal do seu corpo, principalmente na presença do seu filho.

  • Evite comentar ou julgar o corpo de outras pessoas. Elogie o espírito, a energia, o brilho, o senso de humor e outras características de alguém que não sejam baseadas na aparência física.

  • Identifique e resolva os padrões alimentares desordenados em si mesmo.

É preciso muito trabalho para perceber e desaprender crenças profundamente arraigadas. Dê a si mesmo a graça ao se reconectar.


2. Permaneça vigilante e aborde temas delicados com cuidado.

Se você notar comportamentos preocupantes em seu filho adolescente, como comer emocionalmente ou evitar alimentos, verifique gentilmente de um lugar de compaixão e apoio. Ouça sem julgamento, assegure ao seu filho que ele não está fazendo nada de errado e pergunte como você pode apoiá-lo da melhor forma. Encontre um momento em que seu filho esteja mais relaxado e aberto para conversar. As conversas no carro funcionam bem para muitas famílias, mas você também pode tentar abordar seu filho adolescente enquanto ele está se preparando para dormir.


3. Ajude seu filho a encontrar equilíbrio e estrutura.

Seu filho adolescente precisa de estrutura para viver uma vida saudável e equilibrada. Ajude seu filho a construir rotinas que reduzam o estresse e facilitem a cura. Concentre-se nos pontos de ancoragem: sono reparador; três refeições nutritivas por dia com lanches intermediários; movimento alegre; Tempo de conexão; tempo “eu”.

Regulamentação, moderação e intenção são fundamentais para ajudar seu filho adolescente a encontrar o equilíbrio. Tenha cuidado para não impor uma mentalidade de dieta/restrição ao fornecer estrutura em torno da comida. Em vez disso, concentre-se em ajudar seu filho adolescente a se conectar e honrar seus sinais de fome e saciedade.

Seu filho adolescente pode ter uma definição fixa de exercício em mente e pode associá-lo a obrigação, punição e “compensação” pela alimentação. Incentive seu filho adolescente a mover o corpo pelo prazer, sem o objetivo de manipular o tamanho do corpo. O movimento vem em muitas formas: dança; jogar videogames baseados em movimento; passear com o cão; andar de patins; natação.


4. Fale sobre as redes sociais e limite o tempo de tela.

Tenha conversas abertas com seu filho adolescente sobre a mídia social, como eles gastam seu tempo nela e como isso os faz sentir. Essas conversas ajudarão seu filho a se conscientizar de seus estressores e a capacidade de dar um passo atrás para se autorregular. Valide os sentimentos de seu filho à medida que eles se abrem para você, especialmente sobre as preocupações com a imagem corporal. Sair de um lugar de medo, preocupação, raiva ou julgamento só fará com que seu filho adolescente se desligue. Aborde essas conversas com o coração aberto.

Defina expectativas sobre o tempo de tela em casa, como a que horas os telefones devem ser guardados e quando o Wi-Fi será desligado. Bloqueadores e recursos de controle dos pais podem garantir que seu filho adolescente não tenha acesso a determinados aplicativos após um horário fixo.


5. Estimule e proteja a autoestima de seu filho.

  • Celebre o eu único de seu filho e seus valores. Seu filho adolescente deve entender que seu valor e valor como pessoa não são determinados por seu peso, forma corporal e outras qualidades superficiais. Eles são suficientes como são.

  • Concentre-se em construir um vínculo positivo e solidário com seu filho.

  • Ajude seu filho a ter sucesso.

  • Incentive seu filho a construir conexões com colegas por meio de hobbies e atividades extracurriculares.

  • Promova a resiliência ou a capacidade de se adaptar durante situações difíceis e se recuperar. Mostrar gratidão, praticar a atenção plena, ajudar e entrar em uma mentalidade de crescimento ajuda.

ADDitude

TDAH - Suas funções executivas são fracas. Aqui está o porquê.


O TDAH e o Transtorno da Função Executiva (TFE) estão intimamente ligados, mas longe de serem sinônimos. Ambos tornam extremamente difícil concluir tarefas e manter-se organizado, mas o TFE afeta quase todos os comportamentos direcionados a objetivos. Como saber a diferença — e controlá-la. Pelos editores de ADDitude.


O que são funções executivas?

Até 90 por cento das crianças com TDAH também têm desafios de função executiva, muitos dos quais duram até a idade adulta. Mas, quais são suas funções executivas, exatamente? De um modo geral, a função executiva refere-se às habilidades cognitivas ou mentais que as pessoas precisam para perseguir ativamente os objetivos. Em outras palavras, como nos comportamos em relação aos nossos objetivos futuros e quais habilidades mentais precisamos para realizá-los. As pessoas com EFD lutam para mudar seu comportamento de maneira a tornar o futuro melhor.

Como é o TFE?

As pessoas com TFE geralmente experimentam cegueira temporal ou incapacidade de planejar e manter em mente eventos futuros. Eles também têm dificuldade em articular ações para atingir metas de longo prazo. Este não é um problema de atenção no tempo presente, mas sim um problema de atenção sustentada.

Mesmo que tentem muito, as pessoas com TFE falharão e terão dificuldade para fazer o seguinte:

  • Lidar com a frustração

  • Iniciar e terminar tarefas

  • Lembre-se e siga as instruções de várias etapas

  • Permaneça na faixa

  • Planejar, organizar e automonitorar

  • Equilibrar tarefas (como esportes e demandas acadêmicas)

Por que o TFE é importante?

As funções executivas nos permitem funcionar produtivamente todos os dias. Especificamente, eles nos ajudam a...

  1. Analisar uma tarefa

  2. Planeje como abordar a tarefa

  3. Organize as etapas necessárias para realizar a tarefa

  4. Desenvolva cronogramas para concluir a tarefa

  5. Ajuste ou mude as etapas

  6. Conclua a tarefa em tempo hábil

Quando nossas funções executivas falham, temos problemas para analisar, planejar, organizar, agendar e concluir tarefas. As pessoas com TFE geralmente carecem da capacidade de lidar com a frustração, iniciar e terminar tarefas, lembrar e seguir instruções de várias etapas, permanecer no caminho certo, automonitorar e equilibrar tarefas (como esportes e demandas acadêmicas).

Como sabemos que é TFE?

A função executiva é julgada pela força dessas sete habilidades:
1. Autoconsciência: Simplificando, é a atenção autodirigida
2. Inibição: Também conhecida como autocontrole
3. Memória de trabalho não-verbal: A capacidade de manter as coisas na sua mente. 
Essencialmente, imagens visuais - quão bem você pode imaginar as coisas mentalmente                                                                                                                    4. Memória de Trabalho Verbal: Autofala ou fala interna. A maioria das pessoas pensa nisso como seu “monólogo interior”                                                                                                     5. Autorregulação emocional: A capacidade de pegar as quatro funções executivas anteriores e usá-las para manipular seu próprio estado emocional. Isso significa aprender a usar palavras, imagens e sua própria autoconsciência para processar e alterar a forma como nos sentimos sobre as coisas.

Sintomas de TFE, Continuação

Automotivação: O quão bem você pode se motivar para completar uma tarefa, quando não há consequência externa imediata em nossas mentes, para criar novas maneiras de fazer algo. Ao separar as coisas e recombiná-las de maneiras diferentes, estamos planejando soluções para nossos problemas

Esta lista soa familiar? Em caso afirmativo, fale com seu médico sobre o Inventário de Classificação de Comportamento da Função Executiva (BRIEF), uma pesquisa escrita que crianças/jovens adultos, pais e professores preenchem para avaliar o funcionamento executivo.

Quando o TFE aparece?

As sete funções executivas se desenvolvem com o tempo. A autoconsciência começa a se desenvolver por volta dos 2 anos de idade e, aos 30 anos, o planejamento e a resolução de problemas devem estar totalmente desenvolvidos em uma pessoa neurotípica. Indivíduos com TDAH geralmente ficam cerca de 30 a 40% atrás de seus colegas na transição de uma função executiva para outra.

O TFE costuma ser difícil de ignorar durante as transições para o 6º ou 9º ano, quando a estrutura do ensino fundamental desaparece e as expectativas acadêmicas aumentam. Pais e professores geralmente não entendem por que as crianças não podem trabalhar de forma independente em uma tarefa e assumem que elas “adquirirão” as habilidades necessárias. É importante começar a ajudar as crianças com TDAH/TFE desde cedo e reconhecer os problemas que esses distúrbios causam para que as crianças não se sintam estúpidas ou preguiçosas.

Qual é o tratamento para TFE?

Os especialistas recomendam uma série de estratégias para ajudar a fortalecer as áreas de fraqueza criadas pela TFE. O primeiro método usa terapeutas ocupacionais ou da fala, psicólogos ou tutores de leitura para aprender como contornar áreas problemáticas. A terapia cognitivo-comportamental, usada em combinação com medicamentos para tratar quaisquer condições coexistentes como TDAH, é muito eficaz no tratamento de défices de funcionamento executivo, incluindo problemas de inibição, regulação emocional, gerenciamento de tempo e planejamento em adultos. A TCC é menos eficaz com crianças.

Como podemos ajudar crianças com TFE?

Crianças com TFE e TDAH geralmente respondem bem a programas de modificação de comportamento, como sistemas de fichas e boletins diários. Os pais podem solicitar acomodações especiais na escola por meio de um Plano 504 ou programa de educação individualizada (IEP), ou solicitar informalmente acomodações para ajudá-los a entender as tarefas, começar e manter o foco. Pais e professores podem ajudar a diminuir os efeitos do TFE e do TDAH com as seguintes estratégias e adaptações para ajudar na escola.

Ideias de Acomodações

Se uma criança precisa de um IEP ou Plano 504, identifique os dois ou três défices mais importantes. Em seguida, escolha acomodações que resolvam esse problema e inclua-as no plano. Por exemplo:

  • Uma anotação amigo

  • Um assento na primeira fila

  • Tempo extra para fazer testes

Pais e professores devem trabalhar juntos para equilibrar o que é feito em casa e o que é feito na escola para ajudar.

Ajudar com tarefas na escola

Crianças com TFE geralmente perdem o dever de casa ou esquecem as tarefas. Tente isso!

  • Postar tarefas no quadro

  • Leia-os em voz alta

  • Peça às crianças que as repitam

  • Nomeie um capitão de linha para verificar se todos anotaram

  • Ensine habilidades de anotações

  • Use cores — coloque tarefas em cartões de cores diferentes

Ajudando as crianças a se concentrarem na escola

Crianças com TDAH/TFE podem ficar frustradas facilmente. Ajude-os a permanecer no caminho certo com estas estratégias:

  • Faça as crianças correrem no mesmo lugar ou sejam ativas por um minuto

  • Tenha duas estações de trabalho para que as crianças possam se levantar e se movimentar entre as tarefas

  • Deixe as crianças usarem brinquedos inquietos

  • Dê às crianças organizadores gráficos (como as etapas principais para escrever um ensaio)

Ajudando em Casa

As crianças, particularmente aquelas com TDAH, precisam de estrutura para ajudar a superar as dificuldades de TFE.

Tenha um lugar especial para as crianças trabalharem nas tarefas. Organize o espaço com uma plataforma de lançamento que tenha tudo o que eles precisam para começar. Dê ao seu filho uma pausa depois da escola. Defina um horário para começar, mas dê ao seu filho a opção de 16h ou 16h15. Sente-se com as crianças para garantir que elas comecem e verifique o dever de casa quando terminar.

Ajudando com a lição de casa

Divida o dever de casa em segmentos para que seu filho tenha uma pausa cerebral. Dê um lanche ao seu filho ou incentive-o a correr por alguns minutos entre as tarefas. Deixe-o ouvir música enquanto trabalha. Isso pode realmente estimular o foco.

Tenha um número de telefone e endereço de alguém da classe caso precise da tarefa ou peça um livro emprestado. Depois que a tarefa estiver concluída, peça a seu filho que coloque todo o dever de casa de volta na mochila e deixe-o na porta para o dia seguinte, como uma dica visual.

Quando as crianças não querem ajuda

Algumas crianças, especialmente as mais velhas, resistem à ajuda na escola. Quando as crianças ficarem frustradas, dê-lhes tempo para fazer algo de que gostem ou peça que ensinem algo que conheçam bem (como jogar). Isso os ajudará a se sentirem bem-sucedidos e mostrarão uma força.

Tecnologia para experimentar

Além do que os pais podem fazer e o que as escolas podem fazer, há tecnologia que pode ajudar a:

  • Computador se a caligrafia estiver confusa ou difícil

  • Timer, como Time Timer

  • Crianças de software podem ditar

  • iPads e iPhones para aplicativos de organização

Alguns videogames podem ajudar a desenvolver habilidades de funções executivas. Use este site para descobrir quais – as crianças vão jogá-los de qualquer maneira!

Jogos

Os jogos podem ajudar as crianças com TDAH a melhorar a função executiva.

Jogos como Checkers, Monopoly e Clue usam planejamento, atenção sustentada, inibição de resposta, memória de trabalho e metacognição.

Jogos como Zelda e SimCity ajudam na resolução de problemas e na persistência direcionada a objetivos.

Gerenciar uma equipe de esportes de fantasia também usa habilidades executivas, iniciação de tarefas e habilidades de gerenciamento de tempo - tudo isso enquanto se diverte!

ADDitude


 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...