segunda-feira, 22 de maio de 2023

TDAH “O que eu quero ser quando crescer? Feliz!."

As responsabilidades que vêm com a idade adulta podem ser assustadoras, especialmente se uma delas for gerenciar seu TDAH. Saiba por que seguir seu coração e manter-se saudável são essenciais para qualquer adolescente. Por Peter Jaksa, Ph.D. 12/maio/2023

Não precisamos dizer a você que o final da adolescência e o início da idade adulta trazem mudanças tremendas e crescimento pessoal. De escolhas sobre ensino superior a decisões sobre carreira e família, há tanto pela frente que pode parecer esmagador. Mas tenha coragem - todo adulto enfrentou essas mesmas decisões e enfrentou os mesmos desafios. Você vai se sair bem.

Como adolescente com TDAH, no entanto, esteja ciente de que você tem algumas responsabilidades e preocupações adicionais a assumir. Como alguém que já passou por isso, deixe-me destacar seis pontos a serem considerados e oferecer alguns conselhos e inspiração ao entrar na próxima fase de sua vida.

1. Assuma a responsabilidade de gerenciar o TDAH em sua vida                                        Seja honesto - agora você está um pouco cansado de ouvir sobre o TDAH, ler sobre o TDAH, ser tratado para o TDAH e simplesmente lidar com o TDAH. Ao assumir a responsabilidade por sua própria vida, você pode considerar a interrupção do tratamento médico ou abandonar as estratégias organizacionais que desenvolveu para lidar com o TDAH. Isso seria um erro, com consequências potencialmente muito prejudiciais. À medida que a vida se torna mais complicada e as responsabilidades aumentam (faculdade, relacionamentos, trabalho), a necessidade de gerenciar o TDAH de forma eficaz torna-se mais importante, não menos.

Deixe de lado qualquer estigma ou ressentimento que você possa ter sobre o TDAH, para que você possa administrá-lo da maneira mais honesta e construtiva possível. O TDAH é simplesmente uma parte de quem você é, como a cor do seu cabelo ou sua capacidade atlética. O companheirismo ajuda, então junte-se a um grupo de apoio em sua cidade ou online e converse com aqueles que aprenderam a olhar além do rótulo de TDAH. Sinta-se à vontade com seu tipo único de cérebro, que tem aspectos positivos e negativos.

Envolva-se com o seu próprio tratamento. Você sabe não só o nome, mas a dosagem e o horário de uso do seu medicamento? Você pode dizer se está funcionando corretamente ou não? Você pode monitorar quaisquer efeitos colaterais? Construa um relacionamento com seu médico e assuma a responsabilidade de reabastecer suas próprias receitas.

A autoconsciência saudável começa com uma imagem realista dos próprios pontos fortes e fracos e a vontade de trabalhar com eles (ou em torno deles). Desenvolver pontos fortes e superar áreas de fraqueza são duas habilidades que nos ajudam a ter sucesso em tudo o que fazemos na vida. Aceitar o TDAH é um passo para se aceitar como você é.

2. Não sinta que deve ir para a faculdade - pelo menos não imediatamente                Frequentar a faculdade depois de terminar o ensino médio é cada vez mais visto como um dado adquirido: “Claro, eu vou para a faculdade – não é mesmo?” Mas às vezes faz sentido adiar o próximo passo ou não frequentar a faculdade. Você pode estar tão cansado depois de 12 anos lutando na escola que, em vez de ver a faculdade como uma oportunidade de crescimento, parece uma obrigação terrível. Se o seu entusiasmo sobre esta próxima etapa for apenas morno, considere adiar sua inscrição. A educação universitária não deve ser uma corrida entre amigos para ver quem se forma primeiro. Ou, se você não estiver academicamente pronto para um programa de faculdade em tempo integral, considere fazer aulas em uma faculdade comunitária e transferir para uma escola de quatro anos em seu próprio tempo.Na verdade, para muitos, um diploma universitário pode nem ser necessário para atingir seus objetivos de vida. Se você se destaca em carpintaria ou mecânica, por exemplo, e está pensando em seguir carreira nessas áreas, não precisa passar quatro anos na faculdade. Considere seus interesses e habilidades individuais, em vez das expectativas gerais da sociedade, antes de tomar uma decisão sobre os próximos passos em sua educação.

3. Desenvolva habilidades para a vida antes de sair de casa                                                 Como psicólogo, sempre fico triste ao ver um jovem otimista de 18 anos ir embora para a escola, apenas para voltar para casa em estado de choque após o primeiro semestre, desanimado, desmoralizado e possivelmente até reprovado nas disciplinas. Geralmente isso acontecia porque o aluno não estava suficientemente preparado para funcionar sem a estrutura externa que existia enquanto ele morava em casa durante o ensino médio.

Comece a desenvolver habilidades para uma vida independente antes de ir para a faculdade - muito antes. Faça um inventário de suas habilidades de sobrevivência. Você é mais produtivo quando tem uma rotina definida? Comece a ir para a cama ao mesmo tempo e ajuste seu próprio despertador. Quais acomodações funcionaram melhor para você em sua escola? Entre em contato com o escritório de deficiência ou serviços estudantis da faculdade que você vai frequentar e peça acomodações semelhantes lá. Se você ainda está no ensino fundamental ou está terminando o último semestre do ensino médio, não é tarde demais, desde que você tome uma atitude agora, então essas medidas estarão em vigor quando você sair para o primeiro ano.

E não se esqueça da mamãe e do papai. Você pode ter esquecido que eles podem ser seu melhor recurso. Diga a seus pais que deseja participar de suas reuniões do IEP; peça-lhes para ensiná-lo a fazer um orçamento, fazer compras e lavar a roupa. Ao adquirir essas habilidades, você não precisará depender tanto de seus pais, e eles certamente o colocarão na direção certa.

Já está na faculdade e se sentindo um pouco perdido? Não confie apenas no seu orientador acadêmico ou no escritório de deficiência. Encontre um terapeuta local ou um treinador especializado em trabalhar com alunos com TDAH. As estratégias que vocês criarem juntos serão adaptadas para atender às demandas de sua vida atual.

4. Siga seu coração para o emprego ou carreira certa

O velho ditado “siga seu coração e o dinheiro o seguirá” é, para a maioria das pessoas, uma questão de satisfação profissional. Para pessoas com TDAH, geralmente é uma questão de sobrevivência na carreira . Um forte interesse pessoal em uma atividade ou assunto é fundamental tanto para o foco quanto para a motivação. Não existe o emprego ou carreira perfeito para o TDAH. A carreira certa para você é aquela pela qual você é apaixonado. Descobrir suas paixões precisa ser seu foco durante este período de sua vida. Se precisar de ajuda para identificar suas áreas de interesse, testes vocacionais e aconselhamento profissional podem ser muito úteis.

5. Cuide do seu cérebro cuidando do seu corpo                                                               Lembre-se de todos os conselhos que sua mãe lhe deu sobre os benefícios do exercício, sono e nutrição adequada? Bem, acontece que ela estava certa. Um estilo de vida saudável faz uma diferença significativa na atenção, concentração, memória, irritabilidade e controle do humor – todos os quais são diretamente afetados pelo TDAH.

  • Exercício: O exercício aeróbico regular e sustentado é a maneira natural mais eficaz de aumentar os níveis de dopamina e outros neurotransmissores cerebrais que melhoram o humor e a capacidade de concentração.

  • Sono: Mais de 70% dos adultos com TDAH com mais de 30 anos relatam problemas para adormecer e permanecer dormindo - outro bom motivo para desenvolver uma rotina de sono saudável agora. Vá para a cama no mesmo horário todas as noites e tente dormir pelo menos oito horas para evitar o agravamento dos sintomas do TDAH.

  • Nutrição: nutrição inadequada, incluindo baixos níveis de açúcar no sangue causados por pular refeições, prejudica a concentração e outros aspectos do funcionamento que já são afetados pelo TDAH.


Uma nota de cautela: adultos com TDAH não tratado correm maior risco de abuso de substâncias, uso excessivo e dependência do que adultos sem TDAH. Estudos indicam que a taxa de abuso de substâncias entre a população adulta com TDAH não tratada é aproximadamente duas vezes maior do que naqueles sem TDAH. Os níveis de abuso na população com TDAH tratada e na população sem TDAH, no entanto, são aproximadamente os mesmos. Lembre-se de que os “benefícios” percebidos da automedicação com drogas recreativas nunca chegam perto dos benefícios proporcionados pela medicação usada no curso de cuidados médicos adequados.

6. No rio da vida, seja um barco - não um tronco                                                                     As pessoas com TDAH tendem a viver no aqui e agora, envolvidas em qualquer coisa que capture seu interesse em um determinado momento. Ter uma visão para o futuro e entender que o curso de sua vida é resultado de suas próprias ações é fundamental. Agora é a hora de começar a pensar na vida que você deseja levar no futuro. O planejamento não vem naturalmente para nenhum de nós, então ninguém espera que você tenha um plano detalhado de 10 anos até a formatura do ensino médio. Mas você descobrirá que planejar o futuro, mesmo estabelecendo metas de curto prazo, vale o esforço. Idealmente, definir metas levará a um plano de longo prazo - e a viver uma vida gratificante e realizar as coisas que queremos realizar.

Não importa se você mudar de ideia mais tarde sobre alguns de seus planos, ou mesmo mudar a direção que deseja seguir. Na verdade, você deve esperar algumas mudanças de interesses ao longo do caminho. Pense desta forma: ao mergulhar no rio da vida, seja um barco, não um tronco. Como um tronco, tudo o que você pode fazer é flutuar para onde a corrente o levar. Como um barco, você pode flutuar se quiser, mas tem a capacidade de direcionar seu curso quando sabe para onde quer ir.

Aqui está a chave para adolescentes com TDAH: nossas paixões geralmente nos ajudam a definir e alcançar nossos objetivos. Entender o que lhe interessa, o que você ama e o que você valoriza na vida pode fornecer a direção e a motivação necessárias para se comprometer com uma meta e manter o foco até alcançá-la. Reserve um tempo para pensar no que você realmente gosta, estabeleça seus objetivos e, acima de tudo, acredite em si mesmo.

ADDitude


domingo, 21 de maio de 2023

TDAH - Por que o transtorno de ansiedade é tão frequentemente diagnosticado erroneamente?


Os transtornos de ansiedade tornam-se mais frequentes, mais prejudiciais e se tornam mais arraigados à medida que a criança entra na adolescência e na vida adulta.”

Dr. William Dodson sobre a correlação entre TDAH e ansiedade em adultos.

Vivemos tempos de ansiedade.

Nós nos preocupamos com muitas coisas desde o momento em que o alarme dispara pela manhã – desde contrair a Covid, encontrar um emprego em uma economia apertada, até esperar que o carro não quebre em seis meses. A ansiedade se torna uma doença diagnosticável, porém, apenas quando suas causas não estão ligadas aos eventos de nossas vidas, mas têm vida própria. Quando a ansiedade flutuante fica tão ruim que prejudica nossa capacidade de funcionamento, ela precisa ser diagnosticada e tratada formalmente.

Os Transtornos de Ansiedade (TA) ocorrem com muito mais frequência em pessoas com TDAH do que na população em geral. Os transtornos de ansiedade infantil são a segunda condição mais comum que coexiste com o TDAH. A “Replicação da Pesquisa Nacional de Comorbidade relatou que 47% dos adultos com TDAH apresentavam algum tipo de transtorno de ansiedade.

A correlação entre TDAH e ansiedade desafia o pensamento positivo de que uma criança superará seu medo se a família esperar o suficiente. O fato é que os transtornos de ansiedade tornam-se mais frequentes, mais prejudiciais e se tornam mais arraigados à medida que a criança entra na adolescência e na vida adulta. A pesquisa e a experiência clínica apoiam a intervenção o mais cedo possível.

Os sintomas do TDAH e do transtorno de ansiedade se sobrepõem. Ambos causam inquietação. Uma criança ansiosa pode ser altamente distraída porque está pensando em sua ansiedade ou em suas obsessões. Ambos podem levar a preocupação excessiva e problemas para se estabelecer o suficiente para adormecer. Leva tempo para fazer uma história abrangente para determinar se um paciente está lutando com uma ou ambas as condições. Espere que seu médico peça que você preencha listas de verificação e escalas para adicionar suas percepções ao processo.

A ansiedade é subdiagnosticada?

Thomas Spencer, MD, da Harvard Medical School, adverte contra a falta de diagnóstico ansiedade pelos médicos porque o número de sintomas não atende aos limites de diagnóstico amplamente arbitrários do DSM-IV. Spencer introduziu o conceito informal de TAM (Transtornos de Ansiedade Múltipla), para que os níveis de ansiedade gravemente prejudiciais não sejam perdidos porque não chegam a uma síndrome completa. Ele mostrou que as queixas de ansiedade são comuns em pessoas com TDAH (o paciente médio terá nove ou mais sintomas de ansiedade), mas geralmente não há o suficiente em uma categoria para chegar a um diagnóstico formal. Assim, muitas pessoas não são diagnosticadas com ansiedade e não recebem tratamento adequado.

Outros médicos estão preocupados que as manifestações de ansiedade possam ser devidas à hiperexcitação do TDAH. A dificuldade que a maioria das pessoas com TDAH tem em nomear, com precisão, suas emoções está bem documentada. Eles não usam rótulos emocionais da mesma forma que aqueles sem TDAH, e isso leva a mal-entendidos e diagnósticos errados.

Quando uma pessoa com TDAH se queixa de ansiedade severa, recomendo que o clínico não aceite imediatamente o rótulo do paciente para sua experiência emocional. Um clínico deve dizer: “Conte-me mais sobre seu medo infundado e apreensivo”, que é a definição de ansiedade. Na maioria das vezes, uma pessoa com hiperexcitabilidade do TDAH lança um olhar interrogativo e responde: “Eu nunca disse que estava com medo”. Se o paciente conseguir deixar de lado o rótulo por tempo suficiente para descrever como é a sensação, o clínico provavelmente ouvirá: “Estou sempre tenso; Não consigo relaxar o suficiente para sentar e assistir a um filme ou programa de TV. Eu sempre sinto que tenho que ir fazer alguma coisa.” Os pacientes estão descrevendo a experiência interna de hiperatividade quando ela não está sendo expressa fisicamente.

Ao mesmo tempo, as pessoas com TDAH também têm medos baseados em eventos reais de suas vidas. Pessoas com sistemas nervosos TDAH são consistentemente inconsistentes. A pessoa nunca tem certeza de que suas habilidades e intelecto aparecerão quando forem necessários. Não ser capaz de estar à altura no trabalho, na escola ou nos círculos sociais é humilhante. É compreensível que pessoas com TDAH vivam com medo persistente. Esses medos são reais, portanto não indicam um transtorno de ansiedade.

Um diagnóstico correto é a chave para bons resultados do tratamento. A distinção entre ansiedade e hiperexcitação faz uma grande diferença em quais tratamentos funcionarão.

A maioria dos médicos vê a ansiedade e o TDAH como duas condições separadas com dois tratamentos diferentes. A decisão sobre qual deles tratar primeiro geralmente é baseada em qual deles o paciente vê como o problema principal. Ambas as condições requerem tratamento agressivo.

Existem dois grandes impedimentos ao tratamento. A primeira é que os transtornos de ansiedade são genéticos e é provável que, pelo menos, um dos pais do paciente também sofra de ansiedade. Pais ansiosos muitas vezes exigem que algo seja feito imediatamente, mas muitas vezes têm muito medo de implementar um tratamento. Outro impedimento no início do tratamento é a expectativa comum dos pais e de alguns médicos de que os medicamentos estimulantes de primeira linha para o TDAH piorarão a ansiedade. Todos os seis estudos disponíveis sobre o tratamento de TDAH e ansiedade coexistentes foram feitos em crianças (não há estudos feitos em adolescentes ou adultos). Eles demonstram que a ansiedade diminuiu para a maioria das crianças quando os estimulantes foram introduzidos. As diretrizes recomendam tratar o TDAH primeiro, com um estimulante,

Não há diretrizes claras ou publicadas sobre como tratar TDAH e transtornos de ansiedade coexistentes em crianças. Consequentemente, as recomendações de tratamento dessas condições que ocorrem em conjunto combinam recomendações de tratamento para cada condição, como se fosse a única condição presente.

Comece com o TDAH

Se a família não tiver preferência sobre qual condição deve ser abordada primeiro, muitos médicos inicialmente tratam o TDAH. Isso ocorre porque torna um dos principais componentes do tratamento da ansiedade - terapia cognitivo-comportamental (TCC) - mais frutífero. As crianças com TDAH costumam ser tão desatentas e enérgicas que não conseguem fazer uso da TCC. Eles lutam para aprender novas formas de pensar, mas se comportam da mesma maneira que em ambientes acadêmicos.

O processo de descobrir qual molécula estimulante é ideal – anfetamina ou metilfenidato – qual sistema de entrega melhor se adapta às necessidades da família e qual dose de medicamento é a mais baixa que fornecerá o nível ideal de alívio dos sintomas é crítico. A dose será exatamente a mesma, independentemente de a criança ou adulto apresentar sintomas de ansiedade coexistentes.

O ajuste fino cuidadoso da dose é vital, devido à tendência dos pacientes com transtornos de ansiedade de serem intolerantes aos efeitos colaterais ou à percepção de mudanças corporais. A máxima “comece devagar e vá devagar” é especialmente importante para pacientes com diagnóstico de TDAH e transtorno de ansiedade.

Combatendo a Ansiedade

Assim como com medicamentos estimulantes, o tratamento do transtorno de ansiedade específico não precisa ser modificado porque o paciente tem ambas as condições. Duas décadas de pesquisa e prática mostraram que o tratamento ideal para transtornos de ansiedade é uma combinação de medicação e TCC. A combinação leva a resultados muito melhores do que qualquer um deles sozinho.

Cada família pode começar com algumas ações inespecíficas que ajudarão todos a se sentirem melhor. Tanto crianças quanto adultos podem estabelecer rotinas claras, estáveis e previsíveis, para que saibam exatamente o que vai acontecer a qualquer hora do dia. Uma criança ansiosa pode ser recompensada e elogiada por enfrentar situações que ela havia evitado no passado. O trabalho escolar pode ser dividido em “pedaços”, com recompensas semelhantes à medida que cada pedaço é concluído, para que a criança não fique sobrecarregada com a tarefa à sua frente.

Uma triagem de drogas pode ser necessária em pessoas com mais de 12 anos de idade, devido à alta taxa de experimentação de drogas encontrada em pessoas com TDAH não tratado e ansiedade não tratada. Muitas pessoas com TDAH e/ou ansiedade tentam se automedicar com álcool e maconha.

Grande parte do sofrimento dos transtornos de ansiedade vem das distorções no pensamento que acontecem quando as pessoas têm ansiedade crônica. A TCC foi desenvolvida para corrigir essas formas distorcidas de pensar, que muitas vezes continuam muito tempo depois que os problemas bioquímicos foram corrigidos com medicamentos.

As técnicas cognitivas devem ser praticadas todos os dias em casa e na escola antes que as velhas formas de pensar sejam eliminadas. Como os próprios pais com TDAH não tratado e transtornos de ansiedade geralmente não fornecem a estrutura e o modelo de papel necessários para obter um bom resultado da TCC, às vezes é necessário que toda a família participe da TCC.

William Dodson, MD, é membro do Painel de Revisão Médica do TDAH da ADDitude .


quarta-feira, 10 de maio de 2023

Seu cérebro com TDAH está programado para ganho de peso?


Você não está imaginando coisas, é mais difícil para você perder peso e mantê-lo. Aqui, aprenda sobre os sintomas neurológicos e psicológicos do TDAH que estão conspirando contra você, além de estratégias para uma alimentação mais saudável que você pode começar hoje. Por Roberto Oliveira, Ph.D.

Se o TDAH fosse um animal, poderia ser uma lebre ou, melhor ainda, um Boxer, enérgico, brincalhão, altamente engajado, e já mencionamos enérgico? Este é o estereótipo, de qualquer maneira. Mas a realidade é que o TDAH (particularmente o tipo desatento) pode facilmente ser um panda pesado ou o gato Garfield. Na verdade, o TDAH não traz consigo automaticamente energia para queimar calorias e um físico elegante. Seus sintomas podem, na verdade, desencadear e exacerbar sérios problemas de peso.

De fato, décadas de pesquisa mostram uma forte correlação entre TDAH e obesidade – tão forte, na verdade, que alguém com TDAH tem quatro vezes mais chances de se tornar obeso do que alguém sem TDAH. A química do cérebro, o controle inadequado dos impulsos e os hábitos de sono irregulares conspiram para incentivar uma alimentação pouco saudável — e fazer com que a perda de peso pareça impossível.

Isso não significa que um indivíduo com TDAH esteja condenado a uma vida de obesidade. Mas requer uma compreensão séria do efeito do TDAH na ingestão de alimentos, hábitos de exercício e saúde geral. Veja por que o TDAH pode torná-lo mais propenso a ganhar peso indesejado e o que você pode fazer para ficar saudável.


Por que o TDAH geralmente leva à obesidade?

Apesar de sua suposta hiperatividade, pessoas com TDAH são menos ativas fisicamente, comem alimentos menos saudáveis e têm IMCs (Índices de massa corporal) mais altos do que pessoas sem TDAH, de acordo com estudos. Isso pode parecer contraintuitivo, mas aqueles que entendem o TDAH veem por que a conexão faz sentido: os sintomas do TDAH que dificultam o foco na escola, o sucesso no trabalho ou o gerenciamento de seus relacionamentos também tornam extremamente difícil comer adequadamente e se exercitar em uma agenda regular.

Alguns fatores do TDAH que facilitam o deslizamento em direção à obesidade incluem:

Défices de funções executivas: manter um peso saudável requer habilidades robustas de funcionamento executivo - usadas para tudo, desde o planejamento de refeições balanceadas até a manutenção da corrida diária. As pessoas com TDAH têm funções executivas naturalmente mais fracas, o que torna o início (e o acompanhamento) de uma rotina diária saudável muito mais desgastante.

Impulsividade: TDAH e impulsividade não são sinônimos, mas as pessoas que lutam contra isso sabem o efeito devastador que pode ter sobre a saúde. Todos nós somos bombardeados com alimentos tentadores (isto é, com alto teor de gordura, alto teor de açúcar e alto teor de carboidratos) diariamente. A maioria das pessoas consegue administrar com sucesso seus impulsos relacionados à comida – e dizer não a uma rosquinha diária na cafeteria, por exemplo. Pessoas com impulsividade alimentada por TDAH não conseguem. Sua impulsividade assume o controle e eles pegam (e devoram) a junk food antes que sua mente chegue a dizer: “Não!”

Consciência interoceptiva deficiente: a consciência interoceptiva nos ajuda a sentir o que está acontecendo dentro de nossos corpos - sejam sinais de fome, marcadores de sede ou fadiga física. Uma pessoa com TDAH, no entanto, é orientada para fora – sempre procurando a próxima fonte de estimulação. Como resultado, ela pode se esforçar para prestar atenção e entender o que seu corpo está lhe dizendo. Alguém com TDAH tem maior probabilidade de interpretar a sede (ou tédio ou exaustão) como fome e, muitas vezes, recorre à comida para satisfazer essa necessidade interna pouco clara.

Maus hábitos de sono: Um cérebro que está constantemente zumbindo achará difícil “desligar” no final do dia e adormecer, então não é nenhuma surpresa que o TDAH traga consigo um sono irregular ou desordenado. E uma grande quantidade de pesquisas descobriu que a privação do sono é um grande fator na promoção da obesidade. Quando nossos corpos são privados de sono, nossos cérebros liberam hormônios que nos levam a comer demais – particularmente alimentos não saudáveis com alto teor de gordura e açúcar. Simultaneamente, nosso metabolismo diminui à medida que nossos corpos tentam conservar a gordura. Esta é uma relíquia evolucionária do nosso passado de homem das cavernas - quando a falta de sono geralmente significava fome - mas nos tempos modernos, o tiro sai pela culatra em corpos com TDAH privados de sono.

Procrastinar”: existe uma tendência do TDAH de adiar tarefas chatas comendo, um fenômeno que foi apelidado de “procrastinação”. Pedir, esperar e devorar uma pizza de queijo é infinitamente mais interessante para o cérebro com TDAH do que escrever um trabalho final. Portanto, lanchar se torna uma forma tentadora – embora não saudável – de procrastinação. (E certamente também não nos ajuda a fazer nosso trabalho mais rápido!)

Baixos níveis de neurotransmissores: TDAH é uma condição neurológica rastreada até os neurotransmissores do cérebro. Os produtos químicos dopamina e GABA existem em quantidades insuficientes no cérebro de pessoas com TDAH. A dopamina regula e promove a excitação; baixos níveis de dopamina resultam em um cérebro subdespertado e “entediado”. GABA controla a inibição. Uma pessoa com níveis adequados desses neurotransmissores normalmente consegue parar de comer uma caixa inteira de biscoitos. Alguém com níveis baixos não recebe os sinais cerebrais que o alertam sobre possíveis danos a longo prazo - seu cérebro se concentra apenas em como os biscoitos são deliciosos (e estimulantes) no momento.


Mudanças comportamentais para controlar seu peso

Seu cérebro com TDAH está trabalhando contra sua cintura? Sim. É inútil revidar? Não. Hábitos alimentares saudáveis podem, na verdade, levar à melhora dos sintomas do TDAH, o que, por sua vez, leva a uma alimentação mais saudável. Começar é a parte mais difícil; aqui estão algumas estratégias simples para começar:

1. Descreva seus objetivos. O cérebro com TDAH tem um desempenho ruim quando os objetivos e a motivação são apenas vagamente definidos – as resoluções de perda de peso só duram quando você sabe exatamente por que as está perseguindo. Pense nas razões gerais e pequenas pelas quais você deseja perder peso: para viver uma vida mais longa? Para ser mais ativo com seus filhos? Para caber naquele vestido preto matador de novo? Tenha esse objetivo em mente ao delinear seu plano de perda de peso. Com detalhes, é muito mais provável que você siga adiante.

2. Planeje suas refeições. Como o TDAH leva a uma consciência interoceptiva ruim, as pessoas com TDAH podem não perceber que estão com fome até que estejam morrendo de fome. E a essa altura, muitas vezes é tarde demais para preparar uma refeição bem balanceada porque você já ligou para o IFood Gerencie isso (e a impulsividade geral) reservando um tempo a cada semana para planejar suas refeições para estar preparado quando a fome bater. Tente definir um alarme para as 19h na quinta-feira e passe meia hora escrevendo uma lista de compras e decidindo o que vai comprar e comer na próxima semana. As funções executivas envolvidas nisso podem parecer esmagadoras no início, mas com a prática se tornará mais fácil.

3. Pratique uma boa higiene do sono. O primeiro passo para perder peso? Durma mais. Pessoas com TDAH – particularmente do tipo hiperativo – tendem a ver o sono como improdutivo ou chato, mas, na verdade, é fundamental para reconstruir seu corpo e manter seu cérebro funcionando sem problemas. Além de regular seus níveis hormonais, uma boa noite de sono o deixará menos mal-humorado, menos estressado e menos propenso a recorrer à comida em busca de conforto em momentos de fragilidade. Para saber como melhorar sua higiene do sono, leia isto.

Atingir e manter um peso saudável exigirá esforço – esforço que pode parecer impossível de superar, a princípio. Mas com objetivos claros, planejamento avançado e melhor descanso, esse esforço diminuirá com o tempo. E quando começar a dar frutos, os resultados – tanto para sua saúde física quanto para sua saúde mental – valerão a pena.

ADDitude



quarta-feira, 26 de abril de 2023

TDAH - Para aprender, as crianças devem acreditar que são capazes de aprender

Nenhuma criança com TDAH pode ter sucesso na escola se acreditar que é menos inteligente ou menos capaz do que seus colegas. Siga estas estratégias para mudar a mentalidade de seu filho e promover sua autoestima. Juntas, elas podem desbloquear uma vida inteira de aprendizado mais positivo. Por Cindy Goldrich Ed.M.

Mas você é tão esperto!

Não importa quantas vezes você diga a seu filho como ele é inteligente e maravilhoso, ele ainda fica preso em problemas fáceis ou se recusa a tentar coisas novas. Isso é comum entre as famílias afetadas pelo transtorno de deficit de atenção (TDAH ou TDA). Muitas vezes encontro pais (e professores) amorosos e bem-intencionados que tentam motivar crianças com TDAH dizendo a elas: “Vamos, você consegue fazer isso. Você é tão esperto!” Mas isso não parece estar funcionando e eles estão confusos. Eles perguntam: “Por que esse encorajamento não está inspirando meu filho? O que mais eu posso fazer?"

Onde está a motivação?

Para chegar ao fundo disso, precisamos entender por que as crianças – especialmente aquelas com TDAH – às vezes carecem de motivação, evitam um desafio ou desmoronam quando as coisas ficam difíceis. Por que seu filho reage a um lápis quebrado como se fosse o fim do mundo ou, pelo menos, o fim do dever de casa? A resposta é simples: antes que o aprendizado aconteça, você deve acreditar que tem a capacidade de aprender. As crianças com TDAH geralmente não acreditam nisso, e isso explica sua resposta aos desafios.

O que a ciência diz

Para estudar a conexão mentalidade - aprendizagem, uma pesquisadora chamada Carol Dweck trabalhou com alunos da 7ª série. Ela pediu que eles completassem quebra-cabeças, longe dos colegas, para que não tivessem medo de parecer tolos. Para metade dos alunos, ela disse: “Vocês devem ser espertos nisso”. Quando a outra metade terminou, ela disse: “Você deve ter trabalhado muito”. Então ela deu a ambos os grupos quebra-cabeças mais desafiadores. A cada novo quebra-cabeça, ela perguntava aos alunos se eles queriam fazer um quebra-cabeça mais difícil ou outro mais fácil.

Os resultados

O que aconteceu? O primeiro grupo – os que foram elogiados por serem inteligentes – mostrou níveis cada vez mais baixos de confiança à medida que os quebra-cabeças se tornavam mais difíceis e seu desempenho caía drasticamente. Eles também se tornaram mais avessos ao risco; mesmo que concluíssem um quebra-cabeça com sucesso, eles hesitavam em passar para um mais desafiador. Eles começaram a desistir, porque se convenceram: “Se eu consigo, sou inteligente. Então, se não consigo, não sou inteligente. Portanto, qual é a vantagem?”

Elogiando pelo Esforço

Por outro lado, as crianças elogiadas por trabalhar duro não se concentram apenas nos resultados ou em “parecer inteligentes”; eles se concentraram em aprender a tarefa. Com cada quebra-cabeça mais desafiador, seu nível de confiança, motivação e desempenho realmente aumentava. Por quê? Eles acreditavam em sua capacidade de trabalhar duro, então continuaram tentando, e quando puderam escolher entre um quebra-cabeça fácil e outro mais difícil, eles estavam dispostos a arriscar e escolher o último sem arriscar um golpe em sua “inteligência”. "

A mentalidade é importante

O trabalho de Dweck nos mostra o impacto de uma mentalidade fixa versus uma mentalidade de crescimento. Em uma mentalidade fixa, você acredita que o sucesso é baseado em características e habilidades fixas e imutáveis. Em outras palavras, você acha que algumas pessoas são inteligentes e outras simplesmente não são. Quando você tem uma mentalidade de crescimento, acredita que inteligência e experiência podem ser desenvolvidas por meio de esforço e instrução. Você tem desejo de aprender e reconhece que o esforço, combinado com estratégias e suporte eficazes, é o caminho para chegar ao domínio.

Mentalidades em Ação

As crianças de mentalidade fixa dizem a si mesmas: “Não consigo fazer isso. Desisto. Eu nunca vou ter sucesso.” Eles veem as críticas como julgamento, e o sucesso dos outros pode realmente parecer ameaçador: “Aquele garoto tirou 90 em um teste e eu tirei 70. Ele deve pensar que é muito inteligente e deve pensar que não sou inteligente. Uma criança com uma mentalidade de crescimento, por outro lado, tende a olhar para os sucessos do passado quando está lutando e a falar consigo mesma de forma positiva. Ela vê o sucesso dos outros como lições em potencial: “Você tirou 90 e eu tirei 70. Como? Que estratégias você usou?”

Mudança de mentalidade

Como você pode impactar a mentalidade de seu filho? Primeiro, ensine a seu filho como o aprendizado acontece, porque muitas vezes isso não é algo que as crianças entendam ou que seja ensinado na escola. Em segundo lugar, crie uma mentalidade de cultura de crescimento em casa, aplicando lições de conversa interna positiva, exploração de estratégia e esforço recompensador para suas próprias ações. Por fim, ajude as crianças a acreditarem que podem aprender, aplicando algumas das estratégias dos slides a seguir.

Explique o cérebro

Ensine às crianças como a aprendizagem acontece, dando-lhes uma visão geral básica do cérebro. Encontre uma imagem simples das diferentes regiões do cérebro e explique como o córtex pré-frontal controla as funções executivas, como planejamento, organização e diálogo interno. Em seguida, dê uma rápida visão geral do hipocampo, no meio do cérebro, onde as memórias são armazenadas. Diga ao seu filho: “Você quer enviar informações para o centro do seu cérebro, para que elas fiquem por muito tempo”. Termine com uma olhada na amígdala, que lida com as emoções e nos ajuda a conectar os sentimentos à medida que aprendemos.

Falha são Dados

Ensine a seus filhos o conceito de neuroplasticidade, o que significa que nossos cérebros mudam fisicamente à medida que aprendemos coisas novas. Cada vez que você aprende algo novo, seu cérebro forma novas conexões; em outras palavras, quanto mais você o usa, mesmo que ainda não entenda um conceito ou falhe em alguma coisa, mais forte seu cérebro se torna. Falhas são dados; ajudam a descobrir o que você precisa aprender e quais estratégias você pode usar para ajudá-lo a executar. Quando as crianças aprendem com seus erros e não desistem, elas têm uma taxa maior de sucesso.

Como Elogiar

Enfatizar o esforço dá à criança uma variável que ela pode controlar”, disse Dweck. “Eles passam a se ver como no controle de seu sucesso.”Então, como podemos reconhecer e recompensar o esforço, sem deixar nossos filhos voltarem a ter uma mentalidade fixa? A chave é compartilhar muito o tipo certo de elogio com impacto. Não basta apenas dizer: "Bom trabalho" Precisamos observar, nomear e nutrir.

Os 3 N's (notice, name, nourish – observar, nomear, nutrir)

Observe, nomeie e alimente seu filho:

- Observe quando seu filho faz algo positivo.
- Nomeie o que você percebe para seu filho e explique o valor do que você vê.
- Alimente seu filho com calor. O tom de sua voz transmite tanto ou mais do que as palavras, portanto, certifique-se de parecer sincero.

Aqui está um exemplo: “José, vi você trabalhando muito naquele problema de matemática. Percebi que você tentou algumas vezes sem desistir. Isso me mostra que você não desiste facilmente… bom para você!”

Estratégias do mundo real

Eu recomendo brincar com seus filhos, especialmente jogos que não são ganhar ou perder. Eu gosto de quebra-cabeças de palito, que você pode encontrar online com algumas pesquisas simples. Você também pode tentar quebra-cabeças de palavras ou jogos abertos como Jenga. Enquanto brinca com seus filhos, converse com eles: pergunte quais estratégias eles estão usando e o que aprenderam sobre superar obstáculos ou superar a frustração. Se eles pensarem sobre essas coisas em situações de baixa pressão, eles saberão como lidar com eventos do mundo real que os deixam confusos.

Ajudando Adolescentes

Essas estratégias funcionam melhor com crianças mais novas, que falarão francamente com seus pais sobre o que estão pensando e sentindo. Adolescentes com TDAH podem ser um pouco mais complicados. Nessa idade, eles estão se afastando dos pais e se aproximando dos colegas, e você pode sentir que há uma distância cada vez maior entre você e seu filho. Se isso acontece com você, tente lembrar seu filho de experiências anteriores de crescimento quando ele ficar frustrado.

Ajudando Adolescentes, Continuação

Tente algo como: “Eu sei que isso parece difícil agora, Adriano, mas lembra quando você estava preocupado que não conseguiria terminar aquele passeio de bicicleta beneficente? Você trabalhou duro com seu treinador e se concentrou em superar cada quilometro individual e terminou todos os 35! Acha que pode aplicar algo disso a esta situação? Ele não sentirá que você está falando mal dele e verá que já tem as estratégias; ele só precisa reimaginar como pode aplicá-los.

Estresse = Sem aprendizado!

Como posso ajudar meu filho quando ele fica '‘preso’'? O que eu faço quando ele simplesmente desiste e desliga?” Quando recebo essa pergunta, lembro aos pais que, quando o cérebro está sobrecarregado com o estresse, ele entra no modo “lutar ou fugir. Para muitas crianças, particularmente aquelas com TDAH, “voar” geralmente significa “congelar” – elas desligam completamente e seus cérebros não aprendem. Quando ocorre muito estresse, o aprendizado não ocorre, por isso é importante que os pais reconheçam quando as crianças precisam ser consoladas ou deixadas sozinhas – não se espera que continuem com seu trabalho.

Reconhecendo Momentos de Ensinar

Depois que seu filho se acalmar, revise o incidente para ensiná-lo a fazer melhor no futuro. Tente algo como: “Percebi ontem que você ficou preso. Foi muito difícil para você, certo? Você provavelmente enfrentará problemas difíceis como esse novamente. Vamos falar sobre o que você pode fazer da próxima vez. Quais são algumas maneiras pelas quais eu poderia ajudá-lo ou quais estratégias você poderia usar na próxima vez para superar esse ponto difícil?”

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