terça-feira, 10 de janeiro de 2023

 TDAH - Como o medo do fracasso e da rejeição nos impedem de tentar coisas novas


A disforia sensível à rejeição (RSD) é um subproduto do TDAH que pode causar um medo paralisante do fracasso. Aqui, aprenda como desenvolver as habilidades de regulação emocional necessárias para superar a dúvida e experimentar coisas novas Por Cheryl Susman - Atualizado em 28 de dezembro de 2022

A maioria das pessoas com e sem TDAH experimentou o fracasso. Mas para aqueles de nós que têm TDAH e disforia sensível à rejeição (RSD), o risco de tentar o seu melhor e falhar é uma ameaça tão dolorosa que parece insegura.

O RSD é uma das manifestações mais perturbadoras da desregulação emocional – um sintoma comum, mas muitas vezes incompreendido, do TDAH, principalmente em adultos. RSD é um fenômeno baseado no cérebro que provavelmente é uma característica inata do TDAH. Embora a experiência de RSD possa ser dolorosa e até traumática, não se acredita que seja causada por trauma.

Medo de rejeição

Quase todas as pessoas com TDAH experimentam sensibilidade à rejeição, diz o psiquiatra William Dodson, MD. Ele diz que o que desencadeia essa dor é a percepção, real ou imaginária, de ser:

  • rejeitado

  • provocado

  • criticado

  • Uma decepção (tanto para pessoas importantes em nossas vidas quanto para nós mesmos quando não conseguimos atingir metas ou corresponder às expectativas).

De acordo com o Dr. Dodson, a dor emocional resultante pode parecer catastrófica para algumas pessoas com disforia sensível à rejeição. Depois de um episódio, pode demorar um pouco para alguém com RSD se recuperar.

Habilidades de regulação emocional

O RSD apenas agrava os problemas de desregulação emocional que tornam difícil para as pessoas com TDAH controlar seu humor e lidar com emoções dolorosas. Estas dicas podem ajudar a melhorar a regulação emocional:

  • Aprenda a identificar os gatilhos e sentimentos subjacentes para lidar com uma situação semelhante de maneira diferente da próxima vez.

  • Crie estratégias, como respiração profunda e meditação consciente, para lidar com emoções fortes.

  • Encontre uma atividade para eliminar o estresse, como exercícios, terapia com animais de estimação ou quebra-cabeças, que funcione para você.

  • Cerque-se de pessoas que o apoiam. Evite pessoas e situações negativas.

Medo do fracasso? Experimente estas dicas de enfrentamento

Algumas pessoas que vivem com TDAH e RSD se protegem contra o fracasso desistindo, a menos que o sucesso rápido seja garantido. Se isso soa familiar, use estas dicas para ajudá-lo a combater o medo do fracasso:

  • Esclareça as prioridades. Baseie-os em valores pessoais, pontos fortes, paixões e necessidades.

  • Elimine os “deveria” – as expectativas que temos de nós mesmos ou a conversa interna que adotamos de nossa interpretação das expectativas de outras pessoas em relação a nós, que podem ser ideias limitantes ou regras que impomos a nós mesmos. Esses pensamentos “deveria, poderia, teria” podem vir de anos de feedback que internalizamos e experimentamos como críticas intensas.

  • Comprometa-se com uma decisão. Viver com TDAH significa gastar muito tempo e energia se preocupando em tomar a decisão errada e falhar. No entanto, na maioria dos casos, praticamente qualquer decisão pode ser transformada em uma decisão útil e produtiva.

  • Deixe de tentar ter tudo. O impulso para o que você percebe como bem-sucedido pode levar a um esgotamento debilitante de tempo, energia e dinheiro, bem como ao fracasso.

  • Pare de se comparar com os outros, criando separação e isolamento. Em vez disso, pense onde você estava há 10 anos e onde está agora. Reconheça seus sucessos e quão longe você chegou.

  • Visualize os obstáculos. Percorra algumas ideias possíveis sobre como superá-los.

A vida é uma jornada e somos mais felizes quando estamos nela, não quando acaba. Aprecie cada momento.

ADDitude


Por que precisamos das diretrizes dos EUA para adultos com TDAH?

Nossa compreensão do TDAH adulto está avançando, mas diretrizes profissionais e oficiais para diagnosticar e tratar o TDAH adulto não estão disponíveis nos EUA. Para melhorar a qualidade do atendimento, a APSARD, uma organização para especialistas em TDAH, está desenvolvendo as primeiras diretrizes para o diagnóstico e tratamento do TDAH adulto. Por Maggie Sibley, Ph.DAtualizado em 22 de dezembro de 2022


As diretrizes dos EUA para diagnosticar e tratar o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adultos estão atrasadas.

Pacientes adultos com TDAH merecem atendimento de alta qualidade, e os provedores também merecem recursos confiáveis que descrevam práticas eficazes e baseadas em evidências para o TDAH em adultos. É exatamente por isso que a American Professional Society of ADHD and Related Disorders (APSARD), a principal organização profissional para especialistas em TDAH nos EUA, está atualmente estabelecendo diretrizes para o diagnóstico e tratamento do TDAH em adultos - o primeiro desse tipo no país - com lançamento previsto para 2023.

Por que as Diretrizes Práticas de TDAH para Adultos são Imperativas

Nos últimos anos, o número de adultos diagnosticados com TDAH aumentou significativamente – graças, em parte, a décadas de pesquisa que avançaram na conscientização do TDAH como um transtorno vitalício. Embora o TDAH seja comumente detectado na infância, os diagnósticos posteriores fornecem clareza e alívio para muitos adultos com lutas inexplicadas, mal compreendidas ou negligenciadas ao longo da vida. O TDAH diagnosticado tardiamente é particularmente comum em mulheres, minorias e indivíduos superdotados.

À medida que aumenta a conscientização sobre o TDAH em adultos, também aumenta o reconhecimento clínico de que seus sintomas são difíceis de diagnosticar e tratar nessa população. Muitos adultos com TDAH procurarão inicialmente tratamento para uma condição comórbida, com depressão ou ansiedade, portanto, a avaliação do TDAH em adultos garante uma abordagem dramaticamente diferente dos procedimentos pediátricos. Ao mesmo tempo, as diretrizes práticas os EUA – e várias delas – atualmente existem apenas para o TDAH infantil. Essa é uma lacuna que devemos fechar.

A demanda dos pacientes por provedores que possam avaliar, diagnosticar e tratar o TDAH em adultos continua a crescer. Novos casos de TDAH em adultos se somam a um cenário de pacientes de longo prazo que foram diagnosticados quando crianças - aumentando muito o volume de pacientes com TDAH na última década. Diretrizes que delineiem protocolos assistenciais eficazes para pacientes adultos são necessárias para atender a essa demanda.

A oferta especializada não consegue atender à demanda dos pacientes

A escassez persistente de especialistas tradicionais em TDAH, como psiquiatras e psicólogos, é um problema premente que se tornou mais urgente devido ao aumento de pacientes com TDAH na última década. A escassez ficou especialmente evidente durante a pandemia, quando muitos desses especialistas ficaram muito lotados. As startups de saúde digital chegaram às manchetes por ingressar no setor de atendimento ao TDAH e absorver alguns desses pacientes.

Para atender à demanda dos pacientes, médicos de cuidados primários, técnicos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde, sem treinamento ou orientação formal, têm entrado cada vez mais em território desconhecido para avaliar, diagnosticar e tratar o TDAH em pacientes adultos. Naturalmente, esses provedores podem querer, no mínimo, consultar as diretrizes oficiais. Infelizmente, eles vieram de mãos vazias. O resultado é que os provedores podem se sentir incertos sobre quais ferramentas de diagnóstico usar, como selecionar e titular os medicamentos apropriados e quando uma abordagem não farmacológica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é necessária.

O TDAH é inerentemente desafiador para diagnosticar

Como o TDAH se expressa de forma diversa entre os pacientes, não há um único sinal ou sintoma que influencie o diagnóstico. A avaliação do TDAH é um processo complexo que requer muito trabalho de detetive e resolução de problemas, sem falar nas avaliações de outros transtornos mentais. Os provedores geralmente lutam por alguns motivos principais.


Os sintomas de TDAH são subjetivos

A maioria das pessoas experimenta regularmente um ou dois sintomas de TDAH (como esquecimento, desorganização ou inquietação), especialmente em situações altamente exigentes ou estressantes. Às vezes, pode ser difícil para os provedores verificar se os sintomas de um paciente justificam um diagnóstico.

Muitos sintomas de TDAH também são experimentados internamente; dificuldade de concentração ou aversão ao esforço mental são sintomas “invisíveis”. Como os profissionais não podem observar diretamente alguns desses sintomas de TDAH, eles devem confiar na descrição do paciente dessas experiências internas e considerar se elas chegam ao nível de um diagnóstico de TDAH. Não é incomum que os médicos entrevistem os entes queridos de um paciente, que podem fornecer uma perspectiva externa valiosa sobre a gravidade do comprometimento de um paciente devido ao TDAH.

A natureza subjetiva dos sintomas do TDAH, juntamente a uma recente onda de informações enganosas sobre o TDAH em plataformas de mídia social como o TikTok, torna a avaliação do TDAH adulto ainda mais desafiadora hoje. Alguns adultos, depois de verem descrições superficiais e imprecisas de TDAH online, podem, involuntariamente, se diagnosticar erroneamente devido a uma confusão genuína. Identificar-se como uma pessoa com TDAH pode oferecer acesso a uma comunidade on-line de apoio ou fazer alguém sentir que suas deficiências não são culpa dela.

Às vezes, adultos sem TDAH propositadamente falsificam ou relatam demais os sintomas para obter uma receita de medicamento estimulante ou para se qualificar para acomodações educacionais, como tempo extra em testes.

Muitas outras condições podem causar problemas de concentração, como depressão e ansiedade; abuso de drogas e álcool; problemas de sono; e hipotireoidismo. A lista continua. O TDAH também é altamente comórbido com muitas condições mentais. Talvez o maior desafio enfrentado por provedores novos ou inexperientes seja separar o TDAH de outras condições e/ou co-ocorrentes. O diagnóstico preciso é importante porque cada condição é tratada usando métodos muito diferentes.

O tratamento do TDAH é multifacetado

O tratamento do TDAH é igualmente complicado, especialmente para o praticante desconhecido. Requer uma abordagem holística que combine a educação do paciente – incluindo informar os pacientes sobre os fatores de estilo de vida que melhoram e pioram os sintomas do TDAH – com monitoramento contínuo do progresso de um paciente em um determinado tratamento, bem como possíveis comorbidades físicas e condições de saúde mental.

Mesmo decidir sobre um tratamento adequado é um desafio. Por um lado, os provedores têm vários medicamentos para escolher e devem considerar os efeitos, riscos e benefícios de um medicamento na sintomatologia de TDAH subjacente de um paciente e em quaisquer condições de saúde comórbidas associadas. É essencial o gerenciamento do estilo de vida e o acompanhamento de rotina, onde os profissionais verificam sinais vitais, adesão à medicação e potencial uso indevido, efeitos colaterais e alterações nas comorbidades médicas e psiquiátricas. Além disso, os provedores também têm opções não farmacológicas para integrar aos cuidados.

As diretrizes esclareceriam aos provedores o grau em que várias intervenções, incluindo tratamentos não farmacológicos, demonstram eficácia para o TDAH em adultos. Em última análise, as diretrizes ajudariam os médicos a fornecer cuidados holísticos, seguros e apropriados.


Práticas de prescrição de estimulantes

As taxas de prescrição de medicamentos para TDAH aumentaram junto com novos diagnósticos nos últimos anos. Os padrões de prescrição variam e incluem práticas potencialmente problemáticas, como dependência excessiva de formulações com maior potencial de abuso. Na verdade, algumas empresas de telessaúde estão sob investigação federal por suas práticas de prescrição, destacando a necessidade de clareza sobre as práticas apropriadas para a prescrição de estimulantes – um tratamento de primeira linha para o TDAH.

As próximas diretrizes de TDAH para adultos da APSARD atenderão a essa necessidade urgente de provedores e pacientes - tornando as avaliações mais completas, o diagnóstico mais confiável e o tratamento mais seguro.

Para saber mais e se envolver com os planos da APSARD para desenvolver diretrizes práticas para adultos com TDAH, sob a liderança dos Drs. Thomas Spencer e Frances Levin, visite https://apsard.org/us-guidelines-for-adults-with-adhd/  


ADDitude

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Estudo: a dislexia não é um distúrbio neurológico, mas um traço de sobrevivência evolucionário

Uma nova pesquisa descobriu que as pessoas com dislexia têm pontos fortes na exploração, o que desempenha um papel crucial na forma como os humanos se adaptam e sobrevivem. Melanie Wolkoff Wachsman 13/12/2022

A dislexia não é um distúrbio neurológico ou mesmo uma deficiência, mas sim uma concessão por ter forças cognitivas em exploração, pensamento amplo, criatividade e resolução de problemas que contribuíram para a sobrevivência humana em ambientes em mudança. Essa percepção vem de um novo estudo publicado na Frontiers in Psychology, que encontra uma associação entre a diferença de aprendizado e “um viés exploratório”.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com dislexia têm pontos fortes em experimentação, inovação e busca pelo desconhecido. Em contraste, pessoas sem dislexia têm pontos fortes em eficiência, refinamento, seleção e no que é conhecido. Os pesquisadores dizem que é necessário encontrar um equilíbrio entre explorar novas oportunidades e explorar os benefícios de uma escolha específica para garantir a sobrevivência humana.

A visão centrada no deficit da dislexia não conta toda a história”, diz a principal autora, Dra. Helen Taylor, estudiosa afiliada ao Instituto McDonald de Pesquisa Arqueológica da  Universidade de Cambridge e pesquisadora associada da Universidade de Strathclyde.  “Acreditamos que as áreas de dificuldade experimentadas por pessoas com dislexia resultam de uma troca cognitiva entre a exploração de novas informações e a exploração do conhecimento existente, com o lado positivo sendo um viés exploratório que poderia explicar habilidades aprimoradas observadas em certos domínios como descoberta, invenção e criatividade.”

Definição de Dislexia: Distúrbio Neurológico

A Federação Mundial de Neurologia define a dislexia como “um distúrbio em crianças que, apesar da experiência convencional em sala de aula, não conseguem atingir as habilidades linguísticas de leitura, escrita e ortografia compatíveis com suas habilidades intelectuais”.

Vinte por cento da população, independentemente do país, cultura e região do mundo, tem uma diferença de aprendizagem. A pesquisa sobre dislexia tem se concentrado predominantemente em entender por que e como os indivíduos com dislexia lutam para ler, escrever e soletrar.

Este novo estudo adotou uma abordagem diferente. Os pesquisadores revisaram os dados existentes sobre a diferença de aprendizado em psicologia e neurociência usando a estrutura da “busca cognitiva”, um modelo que examina como os indivíduos processam e identificam recursos, informações e ideias. (Pesquisadores dizem que esta é a primeira análise de estudos sobre dislexia usando uma abordagem interdisciplinar com uma perspectiva evolutiva.)

Definição de dislexia: pensamento geral

Eles basearam as descobertas na teoria da evolução da cognição complementar, que sugere que os primeiros humanos evoluíram para ter modos de pensar diferentes, mas complementares, para a sobrevivência. Vários estudos identificaram a dislexia como sendo altamente hereditária, o que implica que inúmeras gerações passaram por essa forma “explorativa” de cognição.

Uma especialização exploratória em pessoas com dislexia pode ajudar a explicar por que elas têm dificuldades com tarefas relacionadas à exploração, como leitura e escrita”, diz o Dr. Taylor. “Também poderia explicar por que as pessoas com dislexia parecem gravitar em torno de certas profissões que exigem habilidades relacionadas à exploração, como artes, arquitetura, engenharia e empreendedorismo”.

Os pesquisadores recomendam a realização de estudos adicionais usando o modelo de busca cognitiva em vez do paradigma tradicional de “distúrbio” ou “deficiência”.

Impacto da dislexia na exploração e educação

O estudo diz que os sistemas educacionais usam principalmente o pensamento explorador em vez do pensamento exploratório, o que pode ajudar a explicar por que os alunos com dislexia lutam na escola. “Os sistemas educacionais que avaliam principalmente a capacidade de reproduzir informações conhecidas, em vez de usar as informações para desenvolver novas soluções e explorar o desconhecido, colocam os indivíduos mais exploradores em desvantagem significativa”, dizem os pesquisadores.

Escolas, institutos acadêmicos e locais de trabalho não são projetados para aproveitar ao máximo o aprendizado exploratório”, acrescenta o Dr. Taylor. “Mas precisamos urgentemente começar a nutrir essa maneira de pensar para permitir que a humanidade continue a se adaptar e resolver os principais desafios”.

Os pesquisadores recomendam o desenvolvimento de novos meios de educação que beneficiem formas exploratórias de pensar e nos capacitem a enfrentar melhor “os desafios existenciais que nossa espécie e nosso planeta enfrentam atualmente”.

Este estudo pode ter implicações em relação ao uso da perspectiva de busca na pesquisa e na compreensão de outros indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento, como transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtorno do espectro autista (TEA).




sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

TDAH, TOC, TBH, TIC, TOD, TC, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ANGÚSTIA, MEDO.

 "AI DAQUELES"


Ai daqueles que brincam com a esperança de um povo!

Ai daqueles que se banqueteiam junto à fome de seus irmãos!

Ai daqueles que são fúteis numa hora grave,

Indiferentes num momento definitivo!

Ai daqueles que fazem da mentira a verdade de suas vidas!

Ai daqueles que usam os simples como degraus de sua vaidade
e instrumento de sua ambição!

Ai daqueles que fabricam com a violência a trama do medo!


Ai daqueles que usam o dinheiro para prostituir,

humilhar e deformar!

Ai daqueles que se atordoam

para fugir das próprias responsabilidades!

Ai daqueles que traficam a terra de seus mortos enxovalham

tradições e traem compromissos com o presente e com o futuro!

Ai daqueles que se fazem de fracos no instante da tempestade!

Ai daqueles que se acomodam a tudo, que se resignam a tudo,
que se entregam sem lutar!

Ai daqueles que loteiam seus corações, alugam suas consciências,

transacionam com a honra,
especulam com o bem, açambarcam a
felicidade alheia e erguem virtudes falsas sobre pântanos!

Ai daqueles que concordam em morrer vivos!


Poema integrante da série Prelúdios de Inverno. 
In: BOMFIM, Paulo. Sinfonia branca. São Paulo: Martins, 1955

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

 

Vírus COVID-19 encontrado no cérebro: autópsias revelam novas informações surpreendentes

Por Jim Wappes, Universidade de Minnesota, 2 de janeiro de 2023


Uma análise de amostras de tecido das autópsias de 44 pessoas que morreram com COVID-19 mostra que o vírus SAR-CoV-2 se espalhou por todo o corpo - inclusive no cérebro - e permaneceu por quase 8 meses. O estudo foi publicado em 14 de dezembro na revista Nature.

Cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) testaram amostras de autópsias realizadas de abril de 2020 a março de 2021. Eles realizaram ampla amostragem do sistema nervoso, incluindo o cérebro, em 11 dos pacientes.

RNA e vírus viáveis ​​em vários órgãos

Todos os pacientes morreram com COVID-19 e nenhum foi vacinado.

O plasma sanguíneo de 38 pacientes foi positivo para SARS-CoV-2, 3 foram negativos e o plasma não estava disponível para os outros 3.

Trinta por cento dos pacientes eram do sexo feminino e a idade média foi de 62,5 anos. Vinte e sete pacientes (61,4%) apresentavam três ou mais comorbidades. O intervalo médio desde o início dos sintomas até a morte foi de 18,5 dias.

A análise mostrou que o SARS-CoV-2, como esperado, infectou e danificou principalmente as vias aéreas e o tecido pulmonar. Mas os pesquisadores também encontraram RNA viral em 84 locais distintos do corpo e fluidos corporais e, em um caso, isolaram o RNA viral 230 dias após o início dos sintomas de um paciente.

Os pesquisadores detectaram RNA e proteína SARS-CoV-2 no hipotálamo e cerebelo de um paciente e na medula espinhal e gânglios da base de dois outros pacientes. Mas eles encontraram poucos danos ao tecido cerebral, “apesar da carga viral substancial”.

Os pesquisadores também isolaram o vírus SARS-CoV-2 viável de diversos tecidos dentro e fora do trato respiratório, incluindo cérebro, coração, gânglios linfáticos, trato gastrointestinal, glândula adrenal e olho. Eles isolaram o vírus de 25 das 55 amostras testadas (45%).

Os autores escreveram: “Demonstramos a replicação do vírus em vários locais não respiratórios durante as duas primeiras semanas após o início dos sintomas”.

Eles acrescentam: “Nosso foco em intervalos pós-mortem curtos, uma abordagem padronizada abrangente para coleta de tecidos, dissecação do cérebro antes da fixação, preservação de tecido em RNA posteriormente e congelamento rápido de tecido fresco nos permitiu detectar e quantificar os níveis de RNA de SARS-CoV-2 com alta sensibilidade por reação em cadeia da polimerase e hibridização in situ, bem como isolar vírus em cultura celular de vários tecidos não respiratórios, incluindo o cérebro, que são diferenças notáveis em comparação com outros estudos.”


Possíveis ramificações para 'COVID longo'

O autor sênior do estudo, Daniel Chertow, MD, MPH, disse em um comunicado à imprensa do NIH que, antes do trabalho, “o pensamento no campo era que o SARS-CoV-2 era predominantemente um vírus respiratório”.

Encontrar a presença viral em todo o corpo - e compartilhar essas descobertas com colegas há um ano - ajudou os cientistas a explorar uma relação entre tecidos corporais amplamente infectados e "COVID longo", ou sintomas que persistem por semanas e meses após a infecção.

Parte de um estudo Paxlovid RECOVER financiado pelo NIH que deve começar em 2023 inclui uma extensão do trabalho de autópsia destacado no estudo da Nature, de acordo com o coautor Stephen Hewitt, MD, PhD, que atua em um comitê de direção do Projeto Recover. As autópsias no estudo RECOVER incluem pessoas que foram vacinadas e infectadas com variantes preocupantes - dados que não estavam disponíveis no estudo de ontem.

Esperamos replicar os dados sobre persistência viral e estudar a relação com o COVID longo”, disse Hewitt. “Em menos de um ano, temos cerca de 85 casos e estamos trabalhando para expandir esses esforços.”

Reference: “SARS-CoV-2 infection and persistence in the human body and brain at autopsy” by Sydney R. Stein, Sabrina C. Ramelli, Alison Grazioli, Joon-Yong Chung, Manmeet Singh, Claude Kwe Yinda, Clayton W. Winkler, Junfeng Sun, James M. Dickey, Kris Ylaya, Sung Hee Ko, Andrew P. Platt, Peter D. Burbelo, Martha Quezado, Stefania Pittaluga, Madeleine Purcell, Vincent J. Munster, Frida Belinky, Marcos J. Ramos-Benitez, Eli A. Boritz, Izabella A. Lach, Daniel L. Herr, Joseph Rabin, Kapil K. Saharia, Ronson J. Madathil, Ali Tabatabai, Shahabuddin Soherwardi, Michael T. McCurdy, NIH COVID-19 Autopsy Consortium, Karin E. Peterson, Jeffrey I. Cohen, Emmie de Wit, Kevin M. Vannella, Stephen M. Hewitt, David E. Kleiner & Daniel S. Chertow, 14 December 2022, Nature.


 

 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

 

Mesmo leve COVID-19 pode levar a alterações cerebrais substanciais

Anthony L. Komaroff, MD, revisando Douaud G et al. Nature 28 de abril de 2022 Gollub RL. Nature 2022 28 de abril

Exames de ressonância magnética antes e depois do diagnóstico de COVID-19 mostram alterações cerebrais adversas.

Os estudos de imagem cerebral em pessoas com COVID-19 geralmente são poucos, os casos não foram comparados cuidadosamente aos controles, o histórico médico não foi considerado e, o mais importante, nenhuma imagem cerebral anterior ao diagnóstico de COVID-19 está disponível para comparação.

Um novo estudo do UK Biobank supera todas essas deficiências. Duas varreduras de ressonância magnética (MRI) e testes cognitivos foram realizados em pessoas como parte de um estudo populacional longitudinal que antecedeu a pandemia de COVID-19. Em 401 pessoas, os testes positivos para SARS-CoV-2 ocorreram entre as duas ressonâncias magnéticas (durante os primeiros 18 meses da pandemia); as segundas ressonâncias magnéticas foram realizadas em média 141 dias após os testes positivos de SARS-CoV-2 neste grupo. Esses 401 casos foram comparados com 384 controles - pareados com casos por idade, sexo, etnia, estado de saúde pré-COVID e status socioeconômico - que foram submetidos a dois exames de ressonância magnética, mas tiveram testes SARS-CoV-2 negativos. Apenas 4% dos casos de pacientes com COVID-19 foram hospitalizados.

Em comparação com os controles, as pessoas com COVID-19 tiveram mais redução na espessura da massa cinzenta no córtex orbitofrontal e no giro para-hipocampal, mais danos nos tecidos em regiões conectadas ao córtex olfativo, maior redução no tamanho global do cérebro e maior declínio cognitivo. Alterações semelhantes não foram observadas em um pequeno grupo de participantes que desenvolveram pneumonias não-COVID entre os dois exames.

Este estudo, combinado com estudos recentes de infecção por SARS-CoV-2 em primatas  (NEJM JW Gen Med 1 de junho de 2022 e Nat Commun 2022; 13:1745), fornece fortes evidências de que mesmo o COVID-19 leve pode estar associado a alterações cerebrais. Não sabemos quão duradouras essas mudanças podem ser, se contribuem para a síndrome de “COVID longo” ou se progredirão para demência em algumas pessoas.

NEJM Journal Watch

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

 

Por que a autoconsciência do TDAH é a chave para uma ação, mudança e progresso eficazes para cada um de nós?


Desbloqueie poder e produtividade reais trabalhando para aceitar quem você é, como pensa e o que faz seu cérebro com TDAH zumbir. Aqui, aprenda o que é preciso para maximizar seus pontos fortes e criar as estratégias necessárias para fazer as coisas.

Por Susan Lasky, MA, BCC, SCAC 27-01-2022


Os cérebros com TDAH dependem demais do pensamento mágico.

Queremos que as coisas sejam diferentes e esperamos que a mudança aconteça automaticamente sem esforço sustentado. Ou lutamos contra nossos cérebros com TDAH, negando e lutando contra uma vida inteira de verdades sobre como funcionamos e não funcionamos bem. Ou pensamos tanto em algo que nos convencemos de que realmente o fizemos. Saber o que fazer não é fazer. Passar do saber para o fazer está no cerne do desafio do TDAH.

Então, o que desbloqueia mudanças e progressos reais? Reconhecendo (não resistindo) nossas diferenças de TDAH - e abraçando nosso verdadeiro eu. Quanto mais nos entendemos (autoconsciência) e apreciamos a maneira como somos (autoaceitação), mais fácil é maximizar nossos pontos fortes e criar soluções alternativas quando necessário (o poder da possibilidade e da escolha!).

Nossa capacidade de criar estratégias e tomar medidas eficazes depende da compreensão e do trabalho com a maneira como pensamos. A mudança é um processo, e quanto mais entendermos o processo, mais fácil será. Aqui estão algumas maneiras de iniciar o processo.

#1. A autoconsciência do TDAH começa com honestidade

A autoconsciência começa com um inventário de seus pontos fortes e desafios: quem você é e o que não é, o que provavelmente fará ou não, como trabalha versus como gostaria de trabalhar. Sem autoconsciência, você corre o risco de construir uma vida ou tomar atitudes que não funcionarão para você. Quando você sabe quem você é e como funciona (ou não), você pode desenvolver estratégias para aumentar seus pontos fortes e compensar seus desafios de TDAH . Quando você está ciente de seus gatilhos de frustração, pode tomar medidas para minimizá-los. Quando você entender o que recarrega sua energia, poderá reservar um tempo para isso em sua agenda.

#2. Pratique a autoaceitação do TDAH

Você pode não gostar de tudo em si mesmo, mas quando aceita quem você é, como pensa e como faz as coisas, é mais provável que você faça as coisas.

Crie uma zona livre de julgamento e deixe de lado como você acha que deveria ser. Você é uma combinação única de personalidade, história, ADD , LD , QI, genética, ordem de nascimento, talentos, ambiente - é tudo você. Quando nos aceitamos, somos menos propensos a reagir e mais capazes de agir. Quebre a armadilha da culpa da autocrítica. A culpa nos mantém presos em uma teia de fracasso e arrependimento, em vez de nos permitir seguir em frente. Estudos mostram que quem se aceita é mais feliz e produtivo!

#3. Reconheça que você sempre tem uma escolha

Aceitar nossos desafios não significa que não podemos mudar as coisas. Deixe de lado a mentalidade de vítima! Nossos problemas podem ser compostos por biologia, história, ambiente, experiências ou outras pessoas em nossas vidas, mas podemos escolher como responder a qualquer situação. Em vez de focar no que não podemos fazer, olhe para o que podemos. Talvez você tenha que contornar um problema, mas isso é algo em que o cérebro com TDAH se destaca.

#4. Confie na sua capacidade de fazer as coisas de maneira diferente

Existem crenças que te limitam? Você é realista ao avaliar uma situação ou suas habilidades? Faça uma verificação da realidade. Não confie no seu primeiro impulso de reagir. Nossos cérebros gostam de drama. Para nós, é tudo ou nada, preto ou branco, perfeito ou inútil.

James estava lutando na faculdade. Ele usou as estratégias que discutimos e mudou muitos de seus comportamentos, mas suas notas não melhoraram. Perguntei se ele achava que poderia se sair bem e ele disse que não. James estava preso porque não acreditava que pudesse mudar. Quando ele trabalhou para mudar sua mentalidade, suas notas - e sua autoconfiança - melhoraram.

#5. Dê ao seu cérebro um roteiro

Acredite que você tem o poder de fazer mudanças em sua vida e torne seus objetivos específicos. Trabalhar em muitos objetivos ao mesmo tempo torna menos provável que você alcance qualquer um deles. Você não pode pegar dois coelhos ao mesmo tempo - mesmo que se orgulhe de sua capacidade de multitarefa.

Aaron, um novo cliente meu de coaching, ficou frustrado com suas tentativas de “controlar o tempo”. Ele havia mudado seus padrões de sono e vigília e estava orgulhoso de seguir um cronograma projetado para maximizar sua produtividade . Funcionou por um tempo, mas ele queimou. Porque? Ele tentou adotar comportamentos que não funcionavam com seu cérebro com TDAH. Juntos, exploramos alternativas mais factíveis para realizar as coisas que ele queria mudar (como “espaço em branco” em sua programação diária para tempo de inatividade ou tarefas não planejadas). Lentamente, mudamos seu ciclo de sono/vigília e ele se acostumou com as mudanças. Seu cérebro teve tempo de internalizar esses novos comportamentos. Menos era definitivamente mais!

#6. Estratégia para o sucesso!

A mudança acontece quando as estratégias são claras e realistas, os objetivos são específicos e as metas alcançáveis. Em vez de Aaron "Vou dominar o tempo", comece com "Vou sair de casa às 8h15 todas as manhãs, para chegar ao trabalho relaxado e pontual".

Quanto melhor você se conhecer, mais fácil será desenvolver estratégias amigáveis ​​ao TDAH que funcionem com seu cérebro. Pense em cada tarefa como a necessidade de dois conjuntos de estratégias. A primeira é reunir as ferramentas, dicas e técnicas para realizar a tarefa, e a segunda é motivar-se para concluir a tarefa.

#7. Tome uma atitude

Pense no que pode atrapalhar sua ação, sejam eventos externos ou preocupações internas (conversa interna negativa, evitação, dúvida, falta de energia ou convicção). Esteja preparado com contra-estratégias e sempre seja gentil consigo mesmo. Quanto mais você conhecer e entender seu cérebro com TDAH, mais bem preparado estará para fazer as coisas.

ADDitude


 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cér...