terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como a música faz desabrochar o cérebro TDAH (392)


Aprender um instrumento ajudou meu filho a aumentar sua atenção e a impulsionar seu desempenho. Veja aqui como você pode usar a música para dar também ao seu filho, com TDAH ou Dificuldade de Aprendizagem, uma vantagem. Por Sharlene Habermeyer.

As crianças não vêm em pacotes organizados - elas vêm com espontaneidade, energia e deliciosa individualidade. Algumas têm desafios de aprendizagem que as afeta fisicamente, cognitivamente, emocionalmente e no comportamento. A notícia boa é que a música pode ajudar a maioria delas.

Em 1982, meu terceiro filho, Brandon, sofreu um traumatismo de parto que o deixou com danos no córtex pré-frontal. Ele era um bebê inquieto, chorava o tempo todo, e tinha infecções de ouvido constantemente, atraso da fala e da linguagem, e grave ansiedade de separação. Aos seis anos, foi diagnosticado com TDAH, e problemas no processamento auditivo, na discriminação auditiva, problemas visuais e na percepção visual, além de problemas motores e sensoriais. A diferença entre seu QI escrito e oral era de 38 pontos, indicando graves dificuldades de aprendizagem. Uma equipe de profissionais da escola e de especialistas concluiu que ele teria muita dificuldade de aprender, prestar atenção e de se concentrar. Disseram que ele poderia não se graduar no ensino médio e que a faculdade estava fora de questão.

Eu decidi aceitar as conclusões dos especialistas como uma possibilidade, e não ficar desencorajada. Pesquisei sobre o TDAH e sobre as Dificuldades de Aprendizagem, fazendo perguntas e me comunicando agressivamente na internet. Aprendi que demora algum tempo para resolver esses desafios. Aprendi que todas as dificuldades de aprendizagem começam com o processamento auditivo - a criança pode ouvir, mas tem dificuldade de processar o que escuta. Isso pode afetar sua habilidade de se concentrar e de prestar atenção. Matriculei Brandon em programas de aprendizagem, muitos dos quais ajudaram. Entretanto, a música foi a chave que abriu a porta da sua capacidade de aprender.

Ritmo de Mudança

A música reforça as áreas cerebrais que, na criança com TDAH, são fracas. A música constrói e reforça o córtex auditivo, visuo-espacial e motor do cérebro. Essas áreas são ligadas à fala e linguagem, leitura, compreensão da leitura, matemática, resolução de problemas, organização cerebral, focalização, concentração e problemas de atenção. Os estudos indicam que quando crianças com dificuldade de aprendizagem e crianças com TDAH aprendem um instrumento musical, a atenção, concentração, controle do impulso, funcionamento social, autoestima, autoexpressão, motivação e a memória melhoram. Alguns estudos mostram que crianças com dificuldade de focalizar quando há barulho no ambiente são particularmente beneficiadas por lições de música.

Começando desde o nascimento, Brandon ouviu música clássica, e aos três anos de idade estava recebendo lições de música em grupo. Aos cinco anos, eu estava lhe ensinando piano, por meio de teclas coloridas no teclado. Aos oito anos, ele estava frequentando aulas particulares.

Para dar apoio a Brandon na escola, criei jogos musicais. Por exemplo, fiz um jingle musical para ensiná-lo a soletrar. Batiamos palmas ritmadas enquanto aprendia as regras de somar, subtrair e multiplicar. Criei canções, jingles e versos rimados para as matérias que ele estava aprendendo em estudos sociais, ciência e artes de linguagem. Associados às lições musicais, os conceitos se tornaram mais fáceis para ele entender e guardar. Sua habilidade de se concentrar e focalizar por longos períodos aumentou a cada ano. Depois de uma longa e difícil subida, Brandon foi aceito para quatro anos de universidade, e graduou-se ao final com notas A em filme e filosofia.

Aqui estão as sólidas estratégias que usei com Brandon. Não tenho nenhuma dúvida que elas também funcionarão com seu filho.

> Comece as lições de música em grupo. Quando ele tiver 18 meses de idade, descubra um programa de música em grupo para seu filho.

 > Entre no ritmo. Nossos sistemas biológicos funcionam com ritmos precisos (pense nos batimentos cardíacos). Se esses ritmos estiverem fora de sincronia, será difícil para qualquer um focalizar e permanecer na tarefa. Usar instrumentos musicais é um modo poderoso de sincronizar os biorritmos naturais do corpo, permitindo que a criança se sinta em sintonia com o meio ambiente. Assim, ponha música com uma forte batida - o CD "Baby Dance" é bom - e batuque, bata palmas ou ressoe o ritmo da música junto com seu filho.

> Dance com a música. Para uma criança com TDAH, o movimento é uma obrigação. De fato, o movimento é uma parte indispensável do aprendizado, do pensamento e da focalização. Conforme uma criança se move em diferentes cadências e ritmos, sua coordenação física e sua habilidade de se concentrar melhoram.

> Desenhe o que você escuta. muitas crianças com TDAH são criativas e estão à procura de saídas criativas. Desenhar ou rabiscar emprega as habilidades motoras, organiza o cérebro e estimula os humores artísticos. Depois de um dia ocupado na escola, e antes que ele se debruce sobre os deveres de casa, dê-lhe papel e crayons, ponha alguma música clássica para tocar e deixe que ele desenhe.

Eu costumava jogar com Brandon um jogo chamado "Draw What You Hear" ("Desenhe o que você escuta"). punha uma música clássica e Brandon desenhava ou rabiscava a música. Depois, quando ele já estava no colegial, esses exercícios o ajudaram a bloquear os ruídos externos e a relaxar sua mente.

> Leia livros de música. Sou forte advogada de ler diariamente para seus filhos. A leitura constrói o foco, a concentração, o vocabulário, a fala, a linguagem e as habilidades de escrita. leio muitos livros para meus filhos, alguns dos quais ligados à musica: "Swine Lake" (Lago dos Porcos), de James Marshall (um grande livro para seus filhos aprenderem sobre o balé Swan Lake (Lago dos Cisnes), e "Lentil" (Lentilha), de Robert McCloskey.

> Inicie as lições de música entre os cinco e seis anos de idade. Se você é um pai com TDAH, tome as lições de música junto com seu filho.

> Descubra um instrumento bom para o TDAH. O baixo de cordas, as madeiras de sopro, e os instrumentos de percussão são boas escolhas porque a criança pode ficar de pé e se mexer enquanto toca. Deixe seu filho escolher seu próprio instrumento. Se ele decidir pela bateria, compre protetores de ouvido!

> Marche pela manhã. Crianças com TDAH geralmente têm muita dificuldade para iniciar tarefas nas horas ocupadas da manhã. Toda manhã, toque marchas (John Philip Sousa tem marchas excelentes) e marche de atividade para atividade - vestir-se, arrumar a cama, tomar o café da manhã, escovar os dentes - com os pés se mexendo e os braços balançando.

> Cante no caminho da escola. Os professores querem alunos prontos para aprender quando estiverem na sala de aula. Então, no seu caminho para a escola, cante no carro ou toque música clássica. Cantar exige atenção total. "The Alphabet Operetta" (A Opereta do Alfabeto), de Mindy Manley Little, é perfeita.

> Orquestre o trabalho de casa. Algumas músicas clássicas mudam o jeito com que o cérebro processa a informação por meio da mudança das suas frequências eletromagnéticas. Como resultado da audição, crianças e adultos se tornam aptos a melhor absorver, reter e recuperar a informação. Quando estiver fazendo as tarefas de casa, tente ouvir Water Music (Música Aquática), de George Frederic Handel, ou os Concertos de Brandenburgo, de Johann Sebastian Bach.

> Combine música com a natureza. Os estudos mostram que ouvir música enquanto caminha na natureza tem um efeito benéfico sobre o seu cérebro. A combinação reprograma o cérebro, aumentando o foco e o preparando para o aprendizado.

Como vai indo Brandon atualmente? 
Ele tem 31 anos de idade, está casado, trabalha na industria de filmes e escreve blogs sobre filosofia. A música ainda é uma parte importante de sua vida. Ele ouve música clássica enquanto dirige para o trabalho, diariamente, e, semanalmente, toca piano. Brandon tem as ferramentas e a compreensão para fazer o TDAH eu "amigo". Ele sempre será como um bloco redondo querendo se encaixar em um buraco quadrado, mas ele é um adulto feliz, bem sucedido, que aceita as diferenças nas pessoas.


Sharlene Habermeyer - ADDitude

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

10 grandes ideias erradas sobre o transtorno bipolar (bipolar disorder) (391)

Separe os fatos da ficção conferindo estes dez mitos comuns sobre o transtorno bipolar. Pelos editores de ADDitude.

A verdade sobre o Transtorno Bipolar

Existe uma grande quantidade de desinformação a respeito do transtorno bipolar; muitas delas são perigosas para os que vivem com a doença. Leia a seguir, para saber a verdade e educar-se sobre a doença.

1- "Se você é bipolar, toda alteração de humor é causada pela doença"

É fácil descrever um mau humor como só uma química cerebral bipolar. É uma armadilha em que se cai facilmente - e que pode até mesmo ajudar os pacientes e a família deles a lidar com a doença de tempos em tempos. Mas, na maior parte do tempo, as pessoas com o transtorno bipolar reagem aos eventos diários de modo igual ao de qualquer pessoa - nem tudo é mania ou depressão. Você tem direito aos seus sentimentos. Não acredite que cada repente ou momento de tristeza seja de apenas outro "episódio".

2- "Mania é um sentimento feliz"

Embora a mania possa incluir alguns sentimentos de euforia, isso nem chega perto de toda a história. A mania geralmente é caracterizada por aumento da irritabilidade, raiva irracional e incapacidade de dormir - o que pode exacerbar os sintomas e levar a riscos desnecessários. Durante essa fase, os pacientes relatam sentir que os pensamentos e as ações estão fora de controle, de modo que, mesmo que a mania comece feliz, ela pode se transforma no pior.

3- "A medicação é o único tratamento para o transtorno bipolar"

Embora a medicação seja um tratamento eficaz para o transtorno bipolar, está longe de ser o único. A psicoterapia e a terapia cognitiva comportamental são ótimas para ensinar sobre os gatilhos e ajudar a obter mais controle emocional. Dieta alimentar, exercícios e sono adequado podem também ajudar a manter contidos os sintomas negativos.

4- "Pessoas bipolares mudam da depressão profunda para a mania apavorante diariamente"

Somente uma pequena porcentagem de pessoas com transtorno bipolar sofrem de "ciclagem rápida" - uma mudança diária, ou de hora em hora, entre depressão e mania. Na vasta maioria dos casos, essa mudança demora muito mais tempo - às vezes com semanas "normais" no intervalo. Além disso, nem todo episódio de mania ou de depressão é grave; muitas pessoas, que são diagnosticadas com Bipolar II, sentem uma forma mais suave de mania, chamada hipomania, que pode passar virtualmente despercebida.

5- "Quando um episódio maníaco ou depressivo acabar, o tratamento pode ser interrompido"

Essa não é uma boa ideia. O transtorno bipolar é uma doença para a vida toda - você não vai se livrar dele depois de um episódio particularmente ruim. A meta do tratamento bipolar é estabilizar o paciente ao longo do tempo. Assim, os médicos recomendam continuar o tratamento (medicação e/ou terapia) mesmo que você esteja se sentindo bem.

6- "Há um teste fácil para o transtorno bipolar"

Infelizmente, ainda não. Um teste laboratorial para transtorno bipolar fez algum barulho alguns anos atrás. Mas foi comprovado que não é conclusivo. Ele testa apenas alguns genes que se pensam estarem ligados ao transtorno. Na melhor das hipóteses, ele pode lhe mostrar se você tem uma predisposição genética para a doença - não se você tem a doença propriamente. A imagens cerebrais também mostraram alguma promessa na identificação de padrões cerebrais irregulares em pacientes bipolares, mas os seus resultados estão ainda longe de serem definitivos.

7- "O transtorno bipolar é só uma incapacidade de controlar suas emoções"

O transtorno bipolar não tem nada a ver com controle. Dizer a alguém com o problema para que "se acalme" ou que "se esforce" é contraproducente porque o transtorno bipolar é uma doença mental verdadeira, que não pode ser dominada ou superada sem força de vontade ou ajuda. As mudanças de humor não são uma escolha, e adotar essa visão "livre-se disso" somente causará danos a longo prazo.

8- "O transtorno bipolar não pode ser diagnosticado até a idade adulta"

Até recentemente, o transtorno bipolar era considerado uma doença do adulto, que se iniciava por volta da idade de 18 anos. Entretanto, agora, a comunidade médica reconhece uma condição denominada "Transtorno Bipolar de Início Precoce", que pode atingir crianças a partir de 6 anos de idade. Os sintomas são um pouco diferentes, mas o padrão geral da mania e da depressão é o mesmo.

9- "O abuso de drogas causa transtorno bipolar"

o abuso de drogas não pode causar transtorno bipolar, do mesmo modo que o açúcar não pode causar TDAH. O uso de drogas pode exacerbar os sintomas e tornar mais difícil para o médico o diagnóstico correto, porém as drogas não podem fazer alguém repentinamente se tornar bipolar. Se em sua família há casos de transtorno bipolar, é melhor se manter livre de drogas e de álcool - eles podem lhe afetar mais fortemente do que às outras pessoas.

10- "Depois de diagnosticado como bipolar, diga adeus à sua felicidade"

Não deixe que ninguém o leve a adotar essa visão devastadora. O transtorno bipolar é altamente tratável, e os pacientes que o tenham sob controle podem levar uma vida feliz e produtiva.


ADDitude

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Em crianças com TDAH, o tratamento melhora o resultado acadêmico? (390)



Os problemas acadêmicos são extremamente comuns em crianças com TDAH e geralmente são o motivo que as leva a uma avaliação para TDAH. Infelizmente, as significativas dificuldades acadêmicas que muitas crianças com TDAH experimentam podem comprometer seu sucesso a longo prazo nas áreas que vão muito além da educação formal.

Dados esses fatos, uma importante questão é se o desempenho acadêmico de longo prazo em jovens com TDAH melhora com o tratamento. Por ser esta uma questão de importância fundamental, e o TDAH é a condição mental mais bem estudada nas crianças, alguém pode pensar que a resposta está claramente definida. Por uma variedade de razões, talvez a mais importantes das quais seja a dificuldade inerente de conduzir estudos de tratamento de longo prazo, isso não é o caso.

Os estudos iniciais analisaram o desempenho acadêmico por duas formas diferentes - a conquista acadêmica e o desempenho acadêmico. A conquista acadêmica se refere à informação e habilidades que as crianças adquirem e, tipicamente, é medida por testes acadêmicos padronizados de conquistas. O desempenho acadêmico focaliza nas medidas diretas de sucesso na escola, tais como as notas, repetição de ano, formatura no ensino médio e matrícula na universidade. Assim, as medidas de conquista acadêmica focalizam o que as crianças demonstram terem aprendido com uma simples prova. As medidas de desempenho focalizam, em contraste, como as crianças realmente se saíram na escola durante um período extenso. Ambos os tipos de resultados estão comprometidos em crianças com TDAH.

O impacto do tratamento do TDAH nas conquistas e no desempenho permanece controverso. Alguns estudos verificaram que enquanto o tratamento do TDAH claramente melhorava o comportamento em classe, o impacto sobre o funcionamento acadêmico era menos evidente. Em outros estudos, há evidência de que o tratamento melhora alguns aspectos do desempenho acadêmico mas não melhora as conquistas. Outras pesquisas questionaram se o tratamento medicamentoso ou comportamental tem efeitos positivos de longa duração em qualquer dos dois tipos de resultado acadêmico.

Um estudo publicado recentemente online no Journal of Attention Disorders [Arnold et al. (2015). Long-term outcomes of ADHD: Academic achievement and performance. Journal of Attention Disorders, representa um esforço valioso de organizar estudos relevantes sobre esse problema, para que possam ser tiradas conclusões mais abrangentes sobre como o tratamento do TDAH influencia os resultados acadêmicos de longo prazo.
Os autores começaram por conduzir uma sistemática pesquisa na literatura, para identificar todos os estudos potencialmente relevantes. Especificamente, eles viram todos os estudos publicados em jornais com revisão por pares entre 1980 e 2012, os quais examinavam os resultados acadêmicos associados ao tratamento em período de ao menos dois anos. Alguns desses estudos comparavam os resultados acadêmicos em crianças tratadas e não tratadas, outros, não tinham nenhum grupo de comparação mas avaliaram as medidas de conquistas e/ou de desempenho antes e depois do tratamento, enquanto outros, ainda, compararam os resultados entre jovens tratados e jovens sem TDAH.

Ao final, os autores identificaram 14 estudos que verificaram os resultados das conquistas acadêmicas e 12 em que as medidas dos resultados de desempenho foram comparadas - houve alguma sobreposição nesses estudos. Para criar uma medida de resultados comum em meio aos múltiplos estudos, que utilizaram vários métodos, os estudos foram agrupados nos que tinham mostrado algum benefício e nos que não tinham mostrado. Então, eles simplesmente contaram o número de estudos nos quais havia evidência do encontro de benefícios do tratamento.

Para  os estudos que compararam jovens tratados com jovens não tratados, ou o funcionamento acadêmico antes e depois do tratamento, o benefício foi definido como um ganho estatisticamente significativo associado ao tratamento. Nos que os jovens tratados foram comparados com jovens sem TDAH, o benefício foi assumido quando os resultados acadêmicos para jovens com TDAH não eram significativamente piores do que os dos controles não-TDAH.

Resultados

O tratamento promoveu melhora nas notas das provas de conquista em 7 de 9 estudos (78%), quando a comparação era com a linha de base pré-tratamento, e em 4 de 5 estudos (80%) quando jovens tratados e não tratados eram comparados.

Para os resultados de desempenho acadêmico, a melhora foi encontrada em 1 de 2 estudos que usaram comparações de pré versus pós-tratamento, e em 4 de 10 estudos que compararam jovens tratados e não tratados.

Portanto, no geral, houve maior evidência de benefícios do tratamento nos resultados de conquistas do que nos resultados de desempenho.

Os autores também examinaram como os resultados do tratamento variaram para tratamento médico, não-médico, e tratamentos que combinaram ambas as  abordagens combinadas, isto é, tratamento multimodal. Embora o número de estudos  em que essas comparações foram baseadas fosse pequeno, a evidência disponível confirmou o valor do tratamento multimodal. Tal tratamento trouxe benefícios em 100% dos estudos que examinaram os resultados de conquista e em 67% dos que examinaram os resultados de desempenho acadêmico. Para o tratamento somente com medicação as porcentagens foram de 75% e de 33% respectivamente; para os tratamentos não médicos os números foram 75% e 50%.

Por fim, houve 5 estudos nos quais os resultados de conquistas e de desempenho acadêmico foram comparados entre crianças tratadas para TDAH e jovens sem TDAH. Mesmo com tratamento, os resultados foram significativamente piores para os jovens com TDAH em 4 de 5 estudos que examinaram os resultados de conquistas e em 3 de 5 que examinaram os resultados de desempenho acadêmico.

Resumo e implicações

O resultado geral desse resumo de pesquisa, que examinou como o tratamento influencia os resultados acadêmicos de longo prazo, em jovens com TDAH, é positivo. muitos estudos verificaram melhoras com o tratamento para o TDAH tanto para os resultados de conquista como para desempenho acadêmico, com evidências sugerindo que o tratamento tinha impactos mais consistentemente positivos nas conquistas do que no desempenho acadêmico.

Uma descoberta interessante - embora baseada em número limitado de estudos - foi a indicação de que resultados acadêmicos melhores eram mais prováveis quando abordagens médicas e não médicas eram combinadas. Isso é consistente com a visão geralmente tida de que a maioria dos jovens com TDAH deveria receber tratamento multimodal em oposição às abordagens isoladas médicas e não médicas. Entretanto, como foi dito em um artigo recente - veja em www.helpforadd.com/2014/december.htm - um estudo que examinou as práticas de tratamento com um grande número de pediatras verificou que, enquanto o tratamento médico foi recomendado em 90% dos jovens diagnosticados com TDAH, o tratamento comportamental foi recomendado em menos de 15% das vezes. Assim, muitas crianças podem não estar recebendo o tratamento multimodal no sistema de saúde da comunidade.

Embora a mensagem geral desse estudo seja basicamente positiva, os resultados dos estudos que comparam jovens tratados para o TDAH e controles não TDAH indicam que o tratamento geralmente não "normaliza" os resultados acadêmicos nos jovens com TDAH. Assim, enquanto os jovens tratados possam geralmente se dar bem melhor do que se dariam sem o tratamento, o tratamento geralmente não os traz para o nível dos seus colegas.

É importante avaliar esses achados no contexto da base limitada de dados sobre os quais eles foram obtidos. Em primeiro lugar, apesar da procura sistemática de pesquisas relevantes ao longo de um período de 32 anos, os autores identificaram somente 5 estudos que comparavam especificamente os resultados acadêmicos de longo prazo em jovens tratados versus não tratados. E, esses estudos não eram necessariamente experimentos randomicamente controlados, o que torna impossível concluir que os resultados positivos associados ao tratamento possam ser atribuídos especificamente ao tratamento em si mesmo. Essa será uma limitação continuada na base de pesquisa porque, conduzir experimentos randomizados de longo prazo nos quais o tratamento é negado a um grupo de jovens com TDAH, por um período longo, não é algo que possa ser feito eticamente.

É também o caso em que a análise dos autores somente indica que jovens tratados geralmente têm melhores resultados acadêmicos de longo prazo. Entretanto, a magnitude dos benefícios do tratamento não foi discutida. Há uma importante diferença entre significância estatística e significância clínica, e não se sabe se o tratamento teve a tendência de produzir ganhos que os pais e educadores teriam considerado serem significativos do ponto de vista educacional. Para mim não está claro por que os autores não incorporaram tais análises em seus artigos e por que esse problema não foi resolvido em suas discussões.

Então, enquanto esse estudo traz uma bela contribuição para resumir a relevante literatura, de um modo que permite ao menos conclusões genéricas sobre o impacto do tratamento do TDAH nos resultados acadêmicos de longo prazo, ele também evidencia que um número significante de questões sobre esse assunto permanece. Os autores concluem que, apesar do número de estudos que foram realizados, ainda restam dados para guiar "... (a) os educadores a como orientar melhor cada criança, (b) o gerenciamento de acordo com o nível do sistema escolar, e (c) a formação de uma conduta em nível nacional. A tudo isso, eu acrescentaria que as decisões baseadas nos dados sobre o curso da ação que mais propicia uma melhora nos resultados acadêmicos de longo prazo para cada criança são difíceis de derem tomadas, com base nos dados de pesquisa disponíveis.

Nos próximos anos, espera-se que a pesquisa necessária para melhor resolver esses importantes assuntos se torne mais disponível.

Dr. David Rabiner, Ph.D. Duke University, Durham, NC 27708 - USA





sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sete déficits de Função Executiva ligados ao TDAH (389)


Dr. Russel Barkley fala sobre o que os pais precisam saber sobre os desafios das funções executivas, que podem começar tão cedo quanto os dois anos de idade, e que servem de sinais de alarme precoces de TDAH nas crianças.

Há muita confusão sobre "funções executivas" - e como elas se relacionam com o TDAH. O TDAH é um transtorno de função executiva? Todo transtorno de função executiva também é TDAH? As respostas dependem do que nós queremos dizer com "funções executivas", e de como elas se relacionam com a autorregulação.

Tradicionalmente o termo "funcionamento executivo" tem sido extensamente utilizado em neuropsicologia, em psicologia clínica e em psiquiatria. Entretanto, nos últimos anos, ele se espalhou para o campo mais amplo da psicologia geral e para a educação, onde é geralmente incorporado às estratégias de ensino e às acomodações em sala de aula.

Falando de modo amplo, função executiva se refere às habilidades cognitivas ou mentais de que as pessoas precisam para perseguir ativamente suas metas. Em outros termos, é sobre como nós nos comportamos na direção de nossas metas futuras e sobre quais habilidades mentais são necessárias para atingir essas metas.

O termo é muito estreitamente relacionado com a autorregulação - funções executivas são coisas que você faz para si mesmo, a fim de mudar seu comportamento. Por meio do emprego eficiente de suas funções executivas, você espera mudar seu futuro para melhor.

A função executiva é julgada pela força dessas sete habilidades:

1- Autoconsciência: Simplesmente dito, é a atenção autodirigida.

2- Inibição: Também conhecida como autolimitação.

3- Memória de Trabalho Não-Verbal: A capacidade de guardar coisas em sua mente. Essencialmente, imagens visuais - quão bem você pode visualizar as coisas mentalmente.

4- Memória de Trabalho Verbal: A fala interior, ou autodirigida. Muitas pessoas pensam nisso como seu "monólogo interno".

5- Autorregulação emocional: A capacidade de usar as quatro primeiras funções executivas para manipular seu próprio estado emocional. Isso significa aprender a usar as palavras, imagens e sua própria autoconsciência para processar e alterar o modo como se sente em relação às coisas.

6- Automotivação: Quão bem você pode se motivar para completar uma tarefa, quando não há nenhuma consequência externa imediata.

7- Planejamento e resolução de problemas: Os especialistas às vezes gostam de pensar nisso como "jogar consigo mesmo" ("self-play") - como lidamos com a informação em nossa mente para inventar novas maneiras de fazer algo. Tomando as coisas em partes e recombinando-as de modos diferentes, estaremos planejando soluções para nossos problemas.

Essa lista lhe parece familiar? Deveria. Qualquer um que tenha os sintomas clássicos do TDAH terá dificuldades com todas, ou quase todas, dessas sete funções executivas. Problemas com a inibição em um TDAH leva a ações por impulso, por exemplo. Problemas com a regulação emocional levam a surtos explosivos indevidos.

Essencialmente, o TDAH é um transtorno de déficit de função executiva (EFDD)(TDFE). O termo guarda-chuva "TDAH" é simplesmente outra maneira de se referir a esses assuntos.

Essas sete funções executivas se desenvolvem ao longo do tempo, em ordem cronológica, geralmente. A autoconsciência inicia seu desenvolvimento por volta dos 2 anos de idade, e ao redor da idade de 30 anos, o planejamento e a solução de problemas devem estar completamente desenvolvidos em uma pessoa normal (neurotípica). Os TDAHs são geralmente 30 a 40 por cento menos aptos que os seus pares na transição de uma função executiva para a próxima. Assim, faz sentido para os TDAHs ter problemas em lidar com situações próprias para a idade - eles estão pensando e atuando de maneiras que são mais próprias de pessoas mais jovens.

A consciência dessas funções executivas pode ajudar os pais a estabelecer um sistema precoce de detecção do TDAH, ajudando-os a procurar avaliação profissional e acomodações antes que a criança comece a ter problemas na escola. Então, com as acomodações adequadas e com o tratamento, os TDAHs podem aprender a usar o que sabem e a reforçar essas funções executivas ao longo do tempo.

Russel Barkley e os editores de ADDitude.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ansiedade e TDAH - Doze soluções para a ansiedade de todos os dias (388)


Para alguns de nós, a ansiedade é uma companheira constante do TDAH. Nós a sentimos no mercado, em reuniões e, às vezes, por toda a noite. Mas, isso não significa que devemos deixar que ela nos domine. Adquira o controle mental e sua saúde emocional com essas práticas diárias simples, para aliviar a ansiedade. Por June Silny.

REAÇÕES EXTREMAS

Você conhece o enredo: seu coração começa a bater mais depressa, o sangue lateja nos seus ouvidos e sua pulsação quase estoura suas veias de tão forte que fica. Seu corpo está em um estado de desconforto físico geral porque seus nervos estão enviando mensagens de alerta para o seu cérebro. Falando de um modo geral, isso é uma coisa boa. É uma habilidade inata de sobrevivência, necessária para sua vida: a resposta lute ou fuja. O problema é que você não está correndo de um urso ou saltando em um "bungee jumping". Você está falando em uma reunião com colegas de trabalho ou assistindo às notícias na televisão e é interrompido por um zumbido constante ou por um peso no peito e um ataque de pânico que faz tremer seus joelhos.

PRATIQUE A RESPIRAÇÃO 4/7/8

Um ataque de pânico acontece de repente, geralmente sem aviso. Em um minuto você está dirigindo de volta para casa, escutando música, e no minuto seguinte está pensando se deve parar o carro e chamar a emergência. Se você não tiver nenhum outro sinal de ataque cardíaco, aguente firme, bata nas suas bochechas e pratique essa técnica de respiração fácil, chamada 4/7/8. Inspire por 4 segundos. Segure sua respiração por 7 segundos. Exale o ar em 8 segundos. Faça assim algumas vezes. Isso muda a resposta do seu sistema nervoso autônomo de uma ação simpática para uma ação parassimpática.

TENTE PENSAR SÓ NO MOMENTO PRESENTE

A ansiedade age como sucessão de golpes do tipo 1-2, primeiro como pânico no corpo, depois como pânico na mente. O medo vai onde você for. Mas, espere. Há uma rota de fuga: pensar no momento presente. Para se convencer de que o momento presente é tudo o que importa, repita este mantra: "[Inspirando] Estou no momento presente [Expirando] Me sinto calmo". Você pode realmente controlar a ansiedade dirigindo seus pensamentos na direção que desejar. A consciência do momento presente torna você o capitão do barco, e o navegador dos seus pensamentos.

PARE (H.A.L.T.) SUA ANSIEDADE

O acrônimo H.A.L.T. vem do inglês HALT (PARE) e cada letra quer dizer: H = Hungry (faminto, ávido), A = Angry (bravo, irado), L = Lonely (sozinho, desamparado), T = Tired (cansado, fatigado). Cada um desses significados desencadeia uma reação física ou mental que se parece com a ansiedade - e cada um deles está sob seu controle. H.A.L.T. é uma ferramenta disponível para manter a calma e evitar a ansiedade. Depois de crises de pânico me torturarem por três longos anos, eu me tornei ciente do que estava acontecendo ao meu corpo e passei a evitar os fatores desencadeantes. Quando me sentia à beira de um ataque de pânico, eu recorria à lista e tomava providências imediatas para corrigir uma das quatro possíveis causas. Entrar em ação dava a sensação de poder e de estabilidade. Também acalmava a ansiedade. Tente. Funciona.

PRATIQUE O COMER SEM ANSIEDADE

O hiperfoco do TDAH às vezes se intromete no caminho das refeições regulares, especialmente o almoço. Se você não fizer uma pausa, antes que perceba, seu estômago estará roncando e sua cabeça girando. Você estará entrando em uma zona de perigo emocional. Você se torna "raivosamente faminto" ("Hangry"). A fome se transforma em raiva. Quando seu padrão de alimentação se torna errático, assim também fica o seu nível de glicose no sangue. A queda do nível de glicose imita a ansiedade. Mantenha-se estável fazendo várias pequenas refeições durante o dia. Tenha sempre algo comestível e saudável por perto. Alimentar-se sem ansiedade necessita de planejamento, o que não é uma atividade preferida pelos TDAHs.

ELIMINE SUA RAIVA

A raiva é uma emoção intensa. Sentir que não está sendo tratado com respeito, ou magoado quando alguém lhe diz palavras ásperas, ou frustrado quando as coisas não estão saindo de acordo com seus planos, tudo isso é um gatilho para a raiva. A raiva não está só na mente, mas, também, no corpo. É difícil de controlar, resolver, expressar e evitar. Essa emoção fora de controle provoca altos níveis de ansiedade. Então, na próxima vez que você começar a sentir seu sangue ferver, lembre-se de que sua raiva o prejudica quando você permite que ela dispare. Escreva seus sentimentos numa folha de papel, rasgue-a e jogue no lixo a sua raiva junto com as suas palavras.

SAIA DO ISOLAMENTO

Pessoas com TDAH geralmente se sentem não compreendidas, o que faz com que elas se isolem e se sintam abandonadas (mesmo quando rodeada por outras pessoas). A solidão pode levar à tristeza, depressão e ansiedade. Preste atenção. Tente evitar o isolamento. Saia de casa e distraia-se. Faça projetos com amigos, mesmo que não se sinta amigo. Ligar para um amigo que você conheça manterá as coisas mais suaves. Se ninguém responder, faça alguma coisa que o torne feliz. Ajude alguém que esteja pior que você. Seja voluntário. Faça algo com significado. Vá ao cinema, ou à academia,ou a uma aula de ioga. Aja de modo amável consigo mesmo.

ORGANIZE UM PADRÃO DE SONO

Às vezes você não sabe que está muito cansado até que suas pálpebras caiam durante uma reunião de negócios. Quando você está cansado, você está menos tolerante, mais irritável e com o humor raso. Seu corpo responde de modo diferente às emoções. A tristeza fica mais triste e a raiva fica mais intensa, se você ficar  deitado, parado, olhando para o teto. A ansiedade provoca problemas de sono e a privação de sono causa mais ansiedade. Então, enquanto você estiver tentando acalmar sua ansiedade, faça um esforço consciente para melhorar seu padrão de sono. Cafeína, luzes brilhantes e horários irregulares de ir se deitar podem promover noites sem sono. Vá para a cama todas as noites no mesmo horário.

DÊ UM TEMPO A SI MESMO

Saiba quando parar o relógio e fazer uma pausa. Quando a vida corre rápida, é fácil ser pego pelo movimento, especialmente se você tiver TDAH. Nossos cérebros acelerados podem lidar bem com isso, mas, algumas vezes, ficamos sobrecarregados. A ansiedade aparece rapidamente. Fique atento e pronto para desligar a campainha e fazer uma pausa. Saia para uma caminhada, para tomar um ar fresco, ou pegue uma taça de chá quente, ou frio, e sinta o cheiro das ervas; faça alguma coisa para interromper temporariamente a correria. Refresque-se e renove-se ao longo do dia.

PREPARE-SE PARA SAIR DE CASA

Você está a caminho da porta de saída de sua casa, procurando as chaves, ajeitando sua roupa, ou segurando sua xícara de café. Aí, acontece; seu coração dispara, a confusão o domina enquanto você tenta se lembrar de tudo que possa ter esquecido de pegar. Sua ansiedade sobe nas alturas. É difícil planejar com antecipação; mas se o fizer, ajudará a diminuir sua ansiedade e o manterá mais calmo. Prepare uma lista de checagem na noite anterior e arrume uma zona de saída perto da porta da casa, para suas chaves, bolsa, celular e outros itens essenciais do dia-a-dia. Não use lembretes de colar pequenos; escreva suas anotações em grandes folhas de papel e as prenda na sua porta de saída. Leva só um minuto para anotar tudo o que tornará seu dia mais calmo.

VIVA EM CÂMERA LENTA

Alentecer seu corpo afetará, também, a velocidade de sua mente. Pratique o alentecimento intencional. Pratique o caminhar meditando. Caminhe com passos deliberadamente lentos em um jardim. Dê a volta lentamente no quarteirão. Ioga e Tai Chi são redutores de ansiedade com movimentação lenta. Antes de começar a ioga, eu ficava nervosa vendo as outras pessoas torcer seus corpos e posturas. Mas, quando descobri a força interior e a calma mental que eu não sabia que possuía, fui estimulada a continuar na prática das posturas imóveis.

FAÇA UMA FAXINA CEREBRAL

Não estou falando de livrar o seu cérebro de testes, fatos e fofocas; estou falando de limpar sua mente do todo o lixo desnecessário que ele guarda. Os TDAHs têm memória duradoura. Em algumas situações isso é extremamente benéfico; em outras, pode ser perigoso. É o terreno propício para o pensamento negativo destrutivo, que leva aos níveis tóxicos de ansiedade. Mantenha sua mente limpa. Tente isso antes de ir dormir, para livrar-se de todas as suas preocupações. Diga em voz alta todos os seus medos. Pensamentos negativos e fantasiosos tomam muito espaço. Limpe-os e obtenha espaço para a felicidade, a alegria e a beleza.

EXPERIMENTE POSTURAS RESTAURADORAS DE IOGA

A ideia de estirar seu corpo no chão, e se tornar imóvel em uma postura imóvel de ioga, não parece muito atraente.Porém, quando você descobre as posturas corretas que funcionam para o seu corpo, você verá que a ioga restauradora acalmará seu sistema nervoso, abaixará sua pressão arterial e regulará seu ritmo cardíaco. Aprenda as posturas quando estiver se sentindo calmo. Descubras as posturas que lhe permitam alongar seus músculos gentilmente e que lhe deem conforto. A ioga restauradora permitirá que você se livre dos pensamentos ansiosos e experimente o estado de pacífico de relaxamento profundo.

ADDitude

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dez coisas que você nunca deveria dizer para o seu filho (387)


"No que você estava pensando?", "Você nem está tentando!" Os pais não são perfeitos - todos gostaríamos de não ter falado as coisas ásperas que dissemos. Mas, aqui estão dez frases que os pais de crianças com TDAH, positivamente, nunca deveriam falar em voz alta. Pelos editores e leitores de ADDitude.

Os comentários mais nocivos

As pessoas falam coisas muito insensatas. Os mitos e a desinformação sobre o TDAH não ajudam. As pessoas nos acusam, e aos nossos filhos, pelos comportamentos ditados pela condição, e nós sabemos que isso é errado. Mas, algumas vezes, comportamentos frustrantes podem levar até os pais mais carinhosos a dizer coisas de que eles rapidamente se arrependem. Aqui, nossos leitores compartilham algumas das palavras que nunca deveriam ser usadas para educar uma criança com TDAH - não importa o motivo.

1- "Você é burro"

"Você é de verdade tão burro, preguiçoso e maluco? Pare de ser tão preguiçoso! Você sabe muito bem o quê está fazendo! Quantas vezes vou ter de mostrar para você? Etc, etc, etc." - Renae.

"Burro, bobo, retardado, qualquer coisa que os ataque pessoalmente. "Sempre" é uma palavra que tento evitar. Faço o melhor que posso, mas entendo que, do mesmo modo que meus filhos ficam incomodados, algumas vezes a mamãe também fica. Nós usamos os meus erros como ferramentas de aprendizado". - Kathy.

A baixa autoestima e a vergonha impactam muitas crianças com TDAH, as quais passam os dias na escola lutando para encaixar um bloco redondo em um buraco quadrado. Aumente a confiança das suas crianças com essas dicas.

2- "Eu te amo, mas..."

"Nunca, jamais diga "...mas..." Deveria ser "Eu te amo E não posso te deixar..." ou "Você fez uma escolha errada E eu te amo muito para..." - Elizabeth.

"Sempre faço uma pausa no "mas" porque sei que, no segundo seguinte após sua pronúncia, meu filho recebe toda a carga negativa em seu coração. "E" é uma grande e prática alternativa!" - Jennifer.

"Quando uma criança com TDAH recebe uma gota ou duas de elogio, é como se fosse a chuva no deserto. A criança se nutre dela e se alegra com ela", diz o Dr. Ned Hallowell. Siga algumas dicas para usar o reforço positivo mais eficientemente.

3- "Por que você não pode ser normal?"

"Por que você não pode ser como as outras crianças?" - Trischia.

"Nunca diga: O que há de errado com você?" - Eleanor.
"Nunca diga a elas "Você não é normal". Isso é horrível. Tenho escutado alguém dizendo isso a crianças e fico totalmente revoltada" - Christina.

As dificuldades sociais enfrentadas por muitas crianças com TDAH se originam de um sentimento de ser diferente e de se destacar - de modo não propriamente adequado - das outras crianças na escola. Ensine a seu filho que essas diferenças o tornam interessante e lhe dão habilidades sociais para fazer amizade com outras crianças que apreciarão suas potencialidades.

4- "Se você se esforçasse um pouquinho mais..."

"Eu tento não dizer "Se você somente se esforçasse mais um pouco", e "Apenas preste atenção". Isso não funciona assim com quem tem TDAH - Janet.

"Você nem está tentando!" - Mikala.

"Sempre me perguntaram "Você é tão esperta e talentosa! Por que você não consegue fazer sua tarefa?" Minha resposta sempre era "Não sei" [Acrescente uma longa e confusa conversa, e uma crise emocional, aqui]" - Bridget.

Prestar atenção não é uma coisa que dependa de força de vontade para as crianças e os adultos com TDAH. O controle é feito pela química cerebral. O cérebro TDAH fabrica menos neurotransmissores, como a dopamina, que controlam a atenção e o humor. "Tente mais" não vai mudar isso, mas a dieta e os exercícios podem ajudar.

5- "Tá na cara que você não tomou o remédio hoje"

"Todos, na minha casa, eu incluída, costumávamos dizer "Você não tomou o remédio hoje, tomou?" ou "Nós deveríamos ter te dado o remédio, hoje". Isso realmente machuca os sentimentos da criança, de modo que estamos tentando nos corrigir e parar de fazer assim." - Mandy.

Embora os sintomas do TDAH sejam provocados pela química cerebral, sua criança precisa não se sentir sem poder contra eles. Ensine-a sobre os benefícios físicos e neurológicos de uma dieta rica em proteína e pobre em açúcar, assim como de exercitar-se regularmente e do uso de suplementos vitamínicos.

6- "Eu não desejo um filho com TDAH para ninguém".

"Pior que "Espero que você tenha filhos parecidos com você" é "Não desejaria filhos como você para ninguém". Isso é traumatizante para a criança ouvir. - Rayne.

"Nunca questione a capacidade da sua filha com TDAH em se tornar mãe. Ela gastará uma boa parte de sua vida acreditando que não deverá ser mãe porque não dará conta - Julie.

Justin Timberlake tem isso. Assim como Tatum Channing, Lisa Ling e Karina Smirnoff. De fato, a lista de pessoas  bem sucedidas - e pais - com TDAH é longa. Compartilhe isso com seu filho e desafie-o a atingir as estrelas.

7- "Você deveria se envergonhar".

Eu cresci escutando, "Você deveria se envergonhar de si mesmo". Então eu me envergonhava, e muito, de mim mesmo. Agora, como um Adulto com TDAH eu percebo que ainda estou lutando com a baixa autoestima e a falta de confiança. É difícil superar essas velhas mensagens. - Joy

Calcula-se que, comparados aos que não têm o transtorno, quem tem TDAH recebe mais de 20 mil mensagens negativas até a idade de 12 anos. Eles se vêem a si mesmos como fundamentalmente diferentes e defeituosos, diz o especialista em TDAH, Dr. Ned Hallowell. Ele oferece conselhos para superar a vergonha que frequentemente acompanha o TDAH.

8- "Você é bem como o seu pai".

Nunca, jamais diga "Se eu soubesse que ele obteria a sua custódia, eu nunca teria me casado com seu pai". Eu ouvi isso em um final de semana. Quando os pais se divorciam, é melhor ficarem neutros em relação aos filhos, e evitar falar mal um do outro. - Kimberly

Crianças com TDAH se dão melhor quando suas vidas têm uma rotina previsível e familiar. O divórcio pode ser totalmente destruidor e fazer os sintomas aumentarem como em um redemoinho. Siga algumas dicas para estabelecer um esquema para cada dia, até mesmo para os feriados com o papai.

9- Use o bom humor.

Nunca, jamais ria de coisas irracionais que saiam de suas bocas e que eles achem sérias. Tivemos um filho que sofreu muito com isso e meu marido ainda se sente muito mal por causa disso - Patrice.

Eu acho que uma coisa que os pais nunca deveriam fazer seria brincar com ou fazer do problema uma piada. Isso machuca. E muito - Bob.

O humor não é de todo mal. Utilize algumas dicas para usar o bom humor, para ajudar tanto você quanto seu filho a reduzir o estresse e domar os sintomas do TDAH.

10- "Eu te odeio".

Minha amiga tem um filho com TDAH e, em um momento de frustração, ela disse "te odeio". É realmente difícil para os de fora entender a frustração que o TDAH pode ser. É importante tentar entender que as crianças não podem controlar seu comportamento - Jennifer

Quando meu filho diz "eu te odeio", eu digo, "Você também não é nenhum doce. Vá para o seu quarto e pense sobre por que você está com tanta raiva e, depois, fale comigo quando estiver pronto. Às vezes funciona e eu recebo um pedido de desculpas. - Lor

Fale isso para eles. "Pode ser muito exaustivo, mas eu te amo, não importa o que aconteça" - Kari

Celebramos a singularidade do nosso filho em casa. No quinto ano, ele realmente a aceitou e está feliz com o que ele é. - Melanie.

Naturalmente que eu tenho falado coisas erradas,. Sempre me desculpo e digo aos meus filhos que fiz um grande erro e que vou tentar melhorar. Muito amor e um abraço fazem grande efeito. Todos nós pisamos no tomate, esqueça seu erros e tente novamente, amanhã. - Tracy.


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