sexta-feira, 5 de julho de 2024

 

TDAH

10 coisas para fazer ANTES do início das aulas


Um ano letivo bem-sucedido começa em julho (nos Estados Unidos). Um malsucedido começa no primeiro dia de aula. Prepare seu filho para o sucesso revisando seu IEP ou Plano 504 (nos Estados Unidos), desenvolvendo sistemas de organização com ele, comunicando-se com professores e muito mais durante os meses de verão.

Revise o IEP atual do seu filho ou o plano 504 (nos Estados Unidos)

As acomodações que nossos filhos com TDAH receberão precisarão refletir os desafios do novo ano letivo. Considere quais metas  educacionais foram cumpridas e quaisquer pontos problemáticos restantes. Uma coisa a fazer antes do início das aulas é agendar uma reunião de equipe. Leve boletins, notas do professor, testes — qualquer coisa para ilustrar os níveis atuais de desempenho do seu filho. Discuta o que funcionou no ano passado e as acomodações e metas nas quais você se concentrará neste ano.


Conheça a escola

Fazer uma caminhada pela escola antes do início do ano letivo reduzirá a ansiedade da criança. Localize a sala de aula dela e observe a disposição das carteiras. Encontre os banheiros, o auditório, a enfermaria e o ginásio. Se sua filha viaja de uma aula para outra, explique a ela sua programação.


Organize os sistemas escolares juntos

Determine os maiores desafios organizacionais do seu filho e encontre soluções antes do início das aulas. Visite uma loja de materiais de escritório e confira os materiais projetados para organizar papéis, suprimentos e tempo. Escolha sistemas que sejam fáceis o suficiente para seu filho gerenciar na escola e em casa. Por exemplo, se você sabe que ele perde o dever de casa, compre pastas de bolso e etiquete-as para o trabalho a ser concluído à esquerda e o trabalho concluído à direita.

Se ele não encontrar livros no armário, compre uma prateleira para o armário e incentive-o a organizar os livros de acordo com sua agenda diária de aulas.


Crie uma área de preparação para a casa

Escolha uma área perto da porta e equipe-a com armários/prateleiras abertas, cestos e/ou ganchos. Faça dela o lar para livros, dever de casa, mochila, notas, bolsa esportiva, chaves, lancheiras e outros artigos relacionados à escola. Pendure um quadro branco grande para ajudá-la a lembrar de tarefas e itens. Um despertador ou cronômetro a ajudará a sair de casa a tempo.


Estoque de material escolar

Suponha que seu filho eventualmente precisará de cartolina ou transferidor. Compre muitos materiais agora e guarde-os onde você possa encontrá-los facilmente mais tarde. Para ter uma ideia dos projetos para os quais seu filho precisará de materiais, converse com os pais de uma criança que está uma série à frente da sua.


Planeje as atividades extracurriculares do seu filho

Seu filho se beneficiaria de mais atividade física? Considere esportes ou dança. Ele precisa praticar foco? Por que não inscrevê-lo em um clube de artes marciais ou xadrez? Tente desenvolver as rotinas do seu filho com atividades que aumentem seus pontos fortes e ofereçam oportunidades para trabalhar em tarefas desafiadoras. Estudos mostram que, para uma criança com TDAH, programar exercícios no dia aumenta seu foco e aguça sua atenção na escola e em casa.


Encontre um tutor ou ajudante de lição de casa

Se você acha que seu filho pode se beneficiar de ajuda com dever de casa , encontre um agora. Experimente vários candidatos para verificar a personalidade e o nível de habilidade, e deixe seu filho tomar a decisão final. Não escolha um tutor que incentive a dependência em seu filho. O objetivo é dar a ele maneiras de enfrentar os desafios sozinho.


Faça um calendário com seu filho

Ser capaz de prever prazos dá às crianças uma sensação de controle sobre suas vidas. Comece discutindo cronogramas diários, semanais e mensais. Combinem rotinas, escola, atividades extracurriculares e sociais, e outros eventos que você e seu filho gostariam de fazer. Quanto mais informações seu filho tiver sobre seu cronograma, mais provável será que ele o cumpra.


Revise a medicação do seu filho

Seu filho ficou sem medicação durante o verão? Se sim, você pode querer reiniciá-la uma ou duas semanas antes do início das aulas. Pergunte ao seu médico e, enquanto estiver lá, discuta se mudanças de medicação são necessárias devido à puberdade ou às maiores demandas na escola.


Defina metas de aprendizagem juntos

Sente-se com seu filho e faça um brainstorming sobre as metas do próximo ano letivo. Deixe-o falar; você escuta. Concentre-se nos pontos fortes, bem como nas áreas que precisam de melhorias. Torne as metas atingíveis. Alcançar metas capacita a criança a enfrentar desafios mais difíceis mais tarde.

Para uma criança mais nova, peça para ela responder perguntas como "Eu quero aprender...", "Eu quero evitar...", "Meus pontos fortes e fracos são..."

Por Jennifer Jones, Ph.D     ADDitude magazine

sexta-feira, 22 de março de 2024

 O tratamento do autismo se distancia do “conserto” da condição

Existem diferentes maneiras de ser feliz e funcionar bem, mesmo que seu cérebro não seja típico

Por CLÁUDIA WALLIS Scientific American Dezembro 2022

Quando comecei a reportar sobre o autismo, há cerca de 15 anos, os terapeutas falavam sobre como alcançar o “resultado ideal” para crianças no espectro do autismo. O que eles queriam dizer era mudar os comportamentos clássicos associados à doença – suprimir ações repetitivas, como bater as mãos, treinar crianças pequenas para fazer contato visual, ensaiar a fala e as interações sociais – para que, em última análise, as crianças não atendessem mais aos critérios diagnósticos de autismo. Era uma meta ilusória que apenas uma pequena porcentagem poderia alcançar. Hoje é amplamente visto como equivocado.

“Deixamos de pensar no autismo como uma condição que precisa ser eliminada ou corrigida e passamos a pensar no autismo como parte da neurodiversidade que existe em toda a humanidade”, diz Geraldine Dawson, diretora do Duke Center for Autism and Brain Development em Durham, NC “A questão então é: como podemos apoiar melhor as pessoas autistas e como você mediria a melhoria se estivesse conduzindo ensaios clínicos?” Dawson, juntamente com dois colegas, escreveram sobre esta mudança num artigo recente na JAMA Pediatrics. Reflete uma reavaliação generalizada dos objetivos da terapia e das métricas para o sucesso, impulsionada em parte pelas vozes autodefensivas das pessoas nesse espectro. Eles promoveram uma maior apreciação do que a sociedade ganha com a contribuição de diferentes tipos de cérebros para o nosso mundo, bem como uma maior consciência dos impactos negativos de insistir que as pessoas com autismo se comportem de maneiras que não são naturais para elas.

Por exemplo, os terapeutas não precisam se concentrar na mudança de comportamentos que são essencialmente inofensivos. Dawson cita o caso de um adolescente que disse ao seu terapeuta que não queria mais manter o contato visual. “Isso deve ficar bem”, diz ela. “Se você pensar nas pessoas que conhece, há aquelas que fazem muito contato visual e outras que fazem menos.” Da mesma forma, ela acrescenta, “se alguém balança para frente e para trás porque isso o deixa mais calmo, sinto que nossa sociedade deveria aceitar diferentes formas de estar no mundo”.

As palavras de ordem do movimento da neurodiversidade são “nada sobre nós sem nós”. Isso significa que as pessoas autistas e suas famílias ajudam a definir os objetivos da terapia. “Se você fosse uma criança não-verbal de seis anos e aos 12 fosse capaz de falar, seja através de um iPad ou com sua voz, isso poderia ser o resultado ideal”, diz a pesquisadora de autismo Connie Kasari, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. , que frequentemente trabalha com pessoas minimamente verbais nesse espectro. “Eles podem ser muito felizes”, ela observa. “Eles podem estar trabalhando. Tudo se resume a como você define o sucesso em seu mundo.”

O antigo objetivo de perder o diagnóstico de autismo não é uma prioridade para muitas pessoas nesse espectro, diz Dawson, e “quando acompanhamos as pessoas para ver se a perda do diagnóstico está associada a uma melhor qualidade de vida, simplesmente não é”. O que é uma prioridade, diz ela, é ter um trabalho e relacionamentos significativos: “ser tão independente, alegre e produtivo quanto possível”. Assim como para qualquer ser humano.

CLAUDIA WALLIS, jornalista premiada, foi editora-chefe da Scientific American Mind.

Este artigo foi publicado originalmente com o título “Rethinking Autism Therapy” na revista Scientific American Vol. 327 nº 6 (Dezembro de 2022), pág.25

Autismo, conexão humana e o problema da 'dupla empatia'

Apesar dos estereótipos, muitas pessoas autistas anseiam por relacionamentos significativos, mas ficam intimidadas pelas suposições dos neurotípicos sobre eles.

POR STEVE SILBERMAN – Scientific American 25 de setembro de 2023

“Ele não prestou atenção às pessoas ao seu redor. Quando levado para uma sala, ele desconsiderou completamente as pessoas e instantaneamente foi em direção aos objetos, de preferência aqueles que pudessem ser girados.” Com esta descrição memorável de seu primeiro paciente autista em 1943, um menino de cinco anos que ele chamou de “Donald T.”, o psiquiatra infantil Leo Kanner estabeleceu um modelo para ver as pessoas com autismo como tão desinteressadas em estabelecer conexões com outras pessoas que ignoram as suas próprias. pais.

Este estereótipo de pessoas autistas como essencialmente solitárias – ilhas para si mesmas – tem-se revelado notavelmente persistente. Isso permanece no personagem familiar do geek digno de nota como Sheldon Cooper em The Big Bang Theory, e nas descrições do biógrafo Walter Issacson do empresário Elon Musk - que afirmou estar no espectro no Saturday Night Live - como “programado” contra a empatia. Até mesmo a designer industrial Temple Grandin, o primeiro adulto a “assumir-se” publicamente como autista na década de 1980, foi retratada como tendo pouco ou nenhum interesse em amizade e intimidade pelo autor neurologista Oliver Sacks no seu ensaio de perfil “ An Anthropologist on Mars”. Ele descreveu Grandin como “perplexa” com Romeu e Julieta, os amantes condenados de Shakespeare, porque ela “nunca soube o que eles estavam fazendo”.

Agora, um crescente corpo de investigação está a lutar contra esse estereótipo, descobrindo que muitas pessoas autistas anseiam por ligações humanas e comunitárias, pelo menos tanto como os seus pares neurotípicos. Os desafios que enfrentam não são atribuíveis apenas à sua neurologia, mas também à forma como as pessoas não autistas respondem (ou deixam de responder) a eles. Não é de surpreender que a intimidade acabe sendo uma via de mão dupla. A capacidade prejudicada de muitos neurotípicos de avaliar com precisão os estados emocionais das pessoas com autismo – que Damian Milton, um pesquisador autista da Universidade de Kent, apelidou de “problema da dupla empatia” – acaba por levar a muitas falhas de reciprocidade que há muito tempo foram atribuídos exclusivamente às “deficiências” autistas.

Um estudo recente realizado por Annabelle Mournet, da Universidade Rutgers, e colegas concluiu que as pessoas autistas podem ser ainda mais motivadas a procurar amizades e comunidade do que as pessoas não autistas. Estes desejos são muitas vezes frustrados por conceitos errados generalizados sobre o autismo, particularmente a suposição de que as pessoas deste espectro não estão interessadas em procurar conforto e apoio na companhia de outras pessoas. “Não se pode presumir que adultos autistas tenham menos conexões sociais – ou menos desejo de ter conexões sociais”, escreveu Mournet no Spectrum. “Nosso campo deve trabalhar para desmantelar essas noções prejudiciais e imprecisas.”Desmantelar estas noções falsas é urgente, salienta Mournet, porque os adultos autistas correm um elevado risco de suicídio e ter uma rede de ligações de apoio protege contra a ideação suicida.

A tendência dos neurotípicos de estigmatizar o comportamento autista como estranho e desagradável também dificulta a formação de relacionamentos. Este processo desenrola-se subconscientemente – mesmo nos primeiros segundos de interação, observa Noah Sasson, professor de psicologia na Universidade do Texas, em Dallas, cujo trabalho é profundamente informado pelos insights de colegas autistas como Monique Botha. Ao conduzir um estudo das primeiras impressões dos neurotípicos sobre pessoas autistas (conhecidas na psicologia como “julgamentos finos”), Sasson e seus colegas determinaram que as reações negativas à linguagem corporal, expressões faciais, tom de voz e frequência atípica de adultos autistas. o contato visual faz com que os neurotípicos fiquem menos inclinados a buscar novas interações. Estes julgamentos minuciosos prejudicam de forma generalizada as tentativas dos adultos autistas de encontrar emprego, construir redes de apoio e navegar na paisagem social de formas que conduzam a vidas felizes, seguras e bem-sucedidas.

As mulheres autistas, que muitas vezes têm sido completamente ignoradas nas pesquisas, enfrentam um conjunto distinto de desafios na construção de amizades, descobriram as pesquisadoras Felicity Sedgewick e Elizabeth Pellicano. Lutando para interpretar sinais sociais não expressos e sujeitas a formas subtis de bullying (como fofocas cruéis ou exclusão silenciosa) por parte dos seus pares neurotípicos, as mulheres autistas são singularmente vulneráveis ​​à exploração em relações românticas e sexuais. Quando surgem dificuldades num relacionamento, eles tendem a “presumir que são inteiramente culpados pelo problema (e fazer tudo o que puderem para resolvê-lo) ou presumir que a amizade não pode ser resgatada (e assim se retirar do relacionamento)”, Sedgewick e Pellicano observou. “Essas descobertas destacam uma necessidade urgente de treinamento e apoio em segurança pessoal específico e personalizado para mulheres autistas – e, por extensão, meninas autistas – para garantir que possam desfrutar de uma transição segura para a idade adulta e de relacionamentos adultos positivos.”

Os estudos sobre os papéis desempenhados pelos neurotípicos na contribuição para os desafios que as pessoas autistas enfrentam na criação de redes sociais de apoio são geralmente ainda pequenos e preliminares, mas o facto de estarem a acontecer é um dos resultados positivos de mais pessoas autistas ajudarem a definir a agenda para a pesquisa do autismo e combater suposições capacitistas nos desenhos de estudo. Esses estudos também acompanham a experiência vivida por pessoas autistas mais de perto do que teorias unilaterais sobre deficiências sociais e “ cegueira mental”.

O primeiro paciente autista de Kanner, cujo nome verdadeiro era Donald Triplett, não permaneceu uma ilha isolada. Ele cresceu em uma pequena cidade no Mississippi, onde foi aceito como era. Quando Triplett morreu em junho, depois de uma vida feliz trabalhando em um banco, jogando golfe e viajando pelo mundo, seu obituário no New York Times observou: “Ele tinha muitos amigos. Alguns deles, um grupo de homens, juntavam-se ao Sr. Triplett do lado de fora da Prefeitura de Forest para tomar café todas as manhãs.

Este é um artigo de opinião e análise, e as opiniões expressas pelo autor ou autores não são necessariamente as da Scientific American.

STEVE SILBERMAN é jornalista e autor de NeuroTribes: O Legado do Autismo e o Futuro da Neurodiversidade.


sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

 

Terapias emergentes para a doença de Alzheimer precoce

Michael Rafii, MD, PhD

O início da doença de Alzheimer (DA) é caracterizado por alterações cognitivas sutis, muitas vezes descartadas como envelhecimento normal.

Neste ReCAP, o Dr. Michael Rafii, da Escola de Medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia, relata que os pacientes são classificados como tendo DA precoce se os seus sintomas cognitivos forem acompanhados por uma elevação da amiloide cerebral.

Até recentemente, não havia tratamentos para a DA, mas dois agentes aprovados pela FDA estão agora disponíveis e vários outros estão em ensaios clínicos.

O aducanumab e o lecanemab receberam aprovação acelerada da FDA depois de mostrarem uma redução da amiloide cerebral em ensaios clínicos. O aducanumab mostrou uma redução do declínio cognitivo em cerca de 22% e o lecanemab em 27%.

As terapias emergentes para a DA incluem o gantenerumab, que teve resultados decepcionantes em ensaios clínicos, e o donanemab, que está agora num estudo de fase 3 e espera-se que atinja o seu resultado primário.

As evidências obtidas em ensaios clínicos indicam que os pacientes nos estágios iniciais da DA têm maior probabilidade de se beneficiar do tratamento. Consequentemente, diz o Dr. Rafii, os médicos de cuidados primários podem desempenhar um papel fundamental na identificação dos primeiros sinais da DA. Ele analisa maneiras de os médicos avaliarem pacientes quanto a comprometimento cognitivo leve no consultório. Finalmente, o Dr. Rafii discute como ALZ-NET, o registro da rede de Alzheimer, está sendo usado para coletar evidências do mundo real sobre o uso desses medicamentos, sua eficácia e segurança.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

 

Sintomas de TDAH associados a comorbidades físicas

Anne Gaëlle Moulun

15 de janeiro de 2024

Investigadores do Instituto Francês de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM), da Universidade de Bordeaux e do Hospital Charles Perrens, juntamente com seus colegas canadenses, britânicos e suecos, mostraram que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH ) ou transtorno de déficit de atenção sem hiperatividade é associada a problemas de saúde física. Cédric Galéra, MD, PhD, psiquiatra infantil e adolescente e epidemiologista do Centro de Pesquisa em Saúde Populacional de Bordeaux (INSERM/Universidade de Bordeaux) e do Hospital Charles Perrens, explicou essas descobertas ao Medscape Medical News .

Uma Associação Bilateral 

O TDAH é uma condição do neurodesenvolvimento que se desenvolve na infância e é caracterizada por altos níveis de desatenção ou agitação e impulsividade. Alguns estudos revelaram uma ligação entre TDAH e comorbidades médicas, mas esses estudos foram realizados em pequenas amostras de pacientes e foram transversais.

Um novo estudo longitudinal publicado no Lancet Child and Adolescent Health mostrou uma ligação recíproca entre TDAH e problemas de saúde física. Os investigadores realizaram análises estatísticas para medir as ligações entre os sintomas de TDAH e o subsequente desenvolvimento de certas condições físicas e, inversamente, entre problemas físicos durante a infância e o subsequente desenvolvimento de sintomas de TDAH.

O estudo foi conduzido por uma equipe liderada por Galéra em colaboração com equipes da Grã-Bretanha, Suécia e Canadá. “Estudamos uma coorte de 2.000 crianças com idades entre 5 meses e 17 anos, baseada em Quebec”, disse Galéra.

“Os pesquisadores em Quebec enviaram entrevistadores para questionar os pais em casa. E uma vez que as crianças conseguiram responder por si mesmas, desde a adolescência, foram solicitadas a responder diretamente às perguntas”, acrescentou.

“Conseguimos mostrar ligações entre o TDAH na infância e problemas de saúde física na adolescência. Há maior risco de cáries dentárias, infecções, lesões, feridas, distúrbios do sono e excesso de peso.

“Considerando a situação socioeconômica e os problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão ou tratamentos médicos, observamos que cáries dentárias, feridas, excesso de peso e síndrome das pernas inquietas eram as condições que apareciam continuamente”, disse Galéra.

Por outro lado, os investigadores observaram que certos problemas de saúde física na infância estavam ligados ao aparecimento de TDAH numa fase posterior. "Descobrimos que a asma na primeira infância, lesões, distúrbios do sono, epilepsia e excesso de peso estavam associados ao TDAH. Levando em consideração todas as características mencionadas acima, ficamos apenas com feridas e lesões, bem como a síndrome das pernas inquietas como estando ligadas ao TDAH", concluiu Galéra.

Para Galéra, o estudo ilustra a direção e o momento das ligações entre problemas físicos e TDAH. "Isto reflecte a ligação entre saúde física e mental. É importante que todos os profissionais de saúde estejam alertas para isto. Os psiquiatras e profissionais de saúde mental devem estar atentos aos riscos para a saúde física, e os pediatras e médicos de família devem estar conscientes do facto de que as crianças podem apresentam condições físicas que mais tarde serão associadas ao TDAH. Cada um deles deve ser capaz de encaminhar seus jovens pacientes aos colegas médicos para garantir que essas pessoas recebam o melhor atendimento", enfatizou.

A equipe continuará a estudar esta coorte para ver quais problemas surgem na idade adulta. Eles também desejam estudar a coorte Elfe , um estudo longitudinal francês sobre crianças.

Este artigo foi traduzido da edição francesa do Medscape .


quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

 

A posse de animais de estimação pode retardar o declínio cognitivo em idosos que vivem sozinhos

A posse de animais de estimação está associada a taxas mais lentas de declínio cognitivo entre adultos mais velhos que vivem sozinhos, de acordo com um estudo publicado on-line em 26 de dezembro na JAMA Network Open .

Yanzhi Li, Ph.D., da Universidade Sun Yat-sen em Guangzhou, China, e colegas exploraram a associação entre a posse de animais de estimação e o declínio cognitivo entre 7.945 participantes (idade média de 66,3 anos) no Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento.

Os pesquisadores descobriram que ter animais de estimação estava associado a taxas mais lentas de declínio na cognição verbal composta (β = 0,008 desvio padrão [DP]/ano), memória verbal (β = 0,006 DP/ano) e fluência verbal (β = 0,007 DP/ano). ano). Todas as três associações foram modificadas por morar sozinho. Entre indivíduos que moram sozinhos, ter animais de estimação foi associado a taxas mais lentas de declínio da cognição verbal composta (β = 0,023 DP/ano), memória verbal (β = 0,021 DP/ano) e fluência verbal (β = 0,018 DP/ano). Mas as associações não persistiram entre aqueles que viviam com outras pessoas. 

“Essas descobertas sugerem que ter animais de estimação pode estar associado a um declínio cognitivo mais lento entre os idosos que vivem sozinhos”, escrevem os autores. “São necessários ensaios clínicos randomizados para avaliar se ter animais de estimação retarda a taxa de declínio cognitivo em idosos que vivem sozinhos”.


quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Por que as doenças por príons estão aumentando?

F. Perry Wilson, MD, MSCE 11 de dezembro de 2023

Em 1986, na Grã-Bretanha, o gado começou a morrer.

A condição, rapidamente apelidada de “doença da vaca louca”, era claramente infecciosa, mas o patógeno específico era difícil de identificar. Em 1993, 120.000 bovinos na Grã-Bretanha foram identificados como infectados . Até ao momento, não tinha ocorrido nenhum caso humano e o governo do Reino Unido insistiu que o gado era um hospedeiro sem saída para o agente patogénico. 

Em meados da década de 1990, no entanto, foram descobertos vários casos humanos, atribuíveis à ingestão de carne e órgãos de bovinos infectados. Em humanos, a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) foi uma sensação na mídia – uma condição quase uniformemente fatal e intratável, com um rápido início de demência, problemas de mobilidade caracterizados por movimentos bruscos e relatórios de autópsia que descobriram que o próprio cérebro havia se transformado em um cérebro esponjoso. bagunça.

Os Estados Unidos proibiram as importações de carne bovina do Reino Unido em 1996 e só suspenderam a proibição em 2020.

A doença tornou-se ainda mais misteriosa porque o patógeno envolvido não era uma bactéria, parasita ou vírus, mas uma proteína – ou uma partícula infecciosa proteica, abreviada para “príon”.

Os príons são proteínas mal dobradas que se agregam nas células – neste caso, nas células nervosas. Mas o que torna os príons diferentes de outras proteínas mal dobradas é que a proteína mal dobrada catalisa a conversão de sua contraparte não mal dobrada na configuração mal dobrada. Ele cria uma reação em cadeia, levando ao rápido acúmulo de proteínas mal dobradas e à morte celular.

E, como uma bomba-relógio, todos nós temos proteína príon dentro de nós. No seu estado normalmente dobrado, a função da proteína prião permanece obscura - os ratos knockout passam bem sem ela - mas também é altamente conservada em espécies de mamíferos, pelo que provavelmente faz algo que vale a pena, talvez protegendo as fibras nervosas.

Muito mais comum do que os humanos contraírem a doença da vaca louca é a condição conhecida como DCJ esporádica, responsável por 85% de todos os casos de doença cerebral induzida por príon. A causa da DCJ esporádica é desconhecida.

Mas uma coisa é conhecida: os casos estão aumentando.

Eu não quero que você surte; não estamos no meio de uma epidemia de DCJ. Mas já faz algum tempo que não vejo pessoas discutindo a condição – que continua tão horrível quanto era na década de 1990 – e uma nova carta de pesquisa publicada na JAMA Neurology trouxe isso de volta à minha mente.

Os pesquisadores, liderados por Matthew Crane, da Hopkins, usaram o banco de dados de causas de morte WONDER do CDC , que extrai diagnósticos de certidões de óbito. Normalmente, não sou fã de usar certidões de óbito para análises de causas de morte, mas neste caso vou deixar passar. Supondo que o diagnóstico de DCJ seja feito, seria muito improvável que não aparecesse certidão de óbito. As principais descobertas são vistas aqui. Desde 1990, tem havido um aumento constante no número de mortes devido à DCJ neste país, bem como um aumento na incidência global. 

Observe que não podemos dizer se estes são casos esporádicos de DCJ ou variantes de DCJ ou mesmo casos familiares de DCJ; contudo, a menos que tenha havido uma mudança dramática na epidemiologia, a grande maioria destas serão esporádicas.

A questão é: por que há mais casos?

Sempre que surge esse tipo de dúvida com alguma doença, existem basicamente três possibilidades:

Primeiro, pode haver um aumento na população suscetível ou em risco. Neste caso, sabemos que os idosos correm maior risco de desenvolver DCJ esporádica e, com o tempo, a população envelheceu. Para ser justo, os autores fizeram ajustes para isso e ainda observaram um aumento, embora tenha sido atenuado.

Em segundo lugar, poderíamos ser melhores no diagnóstico da doença. Muita coisa aconteceu desde meados da década de 1990, quando o diagnóstico se baseava mais ou menos nos sintomas. O advento de protocolos de ressonância magnética mais sofisticados, bem como um novo teste de diagnóstico chamado “teste de conversão induzido por tremores em tempo real” pode significar que somos melhores na detecção de pessoas com esta doença.

Terceiro (e mais preocupante), ocorreu uma nova exposição. Qual poderia ser essa exposição, de onde ela poderia vir, ninguém sabe. É difícil fazer epidemiologia em larga escala sobre doenças muito raras.

Mas tendo em conta estas descobertas, parece que um pouco mais de vigilância para esta condição rara mas devastadora é bem merecida.

F. Perry Wilson, MD, MSCE, é professor associado de medicina e saúde pública e diretor do Acelerador de Pesquisa Clínica e Translacional de Yale. Seu trabalho de divulgação científica pode ser encontrado no Huffington Post, na NPR e aqui no Medscape. Ele twittou para @fperrywilson e seu novo livro, How Medicine Works and When It Doesn't , já está disponível .



quarta-feira, 27 de setembro de 2023

 

Estudo afirma que o uso casual de maconha é prejudicial para adolescentes

Jay Croft 19 de maio de 2023

O uso recreativo de maconha por adolescentes não é tão inofensivo como muitas pessoas parecem pensar, mesmo que se torne cada vez mais legal neste país, dizem os autores de um novo estudo.

Adolescentes que usam cannabis para fins recreativos têm 2 a 3 vezes mais probabilidade de ter depressão e pensamentos suicidas do que aqueles que não a usam. E os adolescentes que têm transtorno por uso de cannabis – o que significa que não conseguem parar de usá-la, apesar dos problemas sociais e de saúde – têm 4 vezes mais probabilidade de ter os mesmos pensamentos e sentimentos.

O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA). Foram analisadas informações de 68 mil adolescentes na Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde.

O consumo de maconha também estava ligado a outras questões, incluindo mau desempenho escolar, faltar à escola e problemas com a polícia.

As crianças, ano após ano, têm adotado a visão de que a maconha é segura e benigna – isso é factualmente incorreto”, disse ao Yahoo Life o autor principal do estudo, Ryan Sultan, MD, professor assistente de psiquiatria clínica na Universidade de Columbia.

O psiquiatra infantil disse que ficou surpreso com o fato de os usuários recreativos terem um risco muito maior de problemas de saúde mental. “Normalmente pensamos que o uso recreativo não é um comportamento preocupante”, disse ele.

O estudo não procurou explicar a ligação entre problemas de saúde mental e consumo de cannabis.

Quanto mais você usa, mais afeta negativamente o seu pensamento. Isso aumenta a probabilidade de depressão e de mais pensamentos suicidas”, disse Sultan. “É um feedback que desce e chega a um ponto que realmente nos preocupa como psiquiatras infantis”.

Sultan disse que os pais deveriam conversar com seus filhos sobre o uso de maconha, depressão e ansiedade.

Fontes

Rede JAMA: "Uso não desordenado de cannabis entre adolescentes dos EUA."

Yahoo: “O uso casual de maconha em adolescentes não é inofensivo. É por isso que os especialistas dizem que os pais deveriam estar ‘muito preocupados’”.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Dificuldades de Aprendizagem

A melhor maneira de explicar dificuldades de aprendizagem ao seu filho

Muitos pais temem que “rotular” uma criança como tendo uma dificuldade de aprendizagem faça com que ela se sinta abatida, excluída ou menos disposta a tentar. Na verdade, o oposto é verdadeiro: dar ao seu filho uma compreensão da natureza das suas dificuldades de aprendizagem irá confortá-lo – e motivá-lo a superar os seus desafios. Veja como iniciar essa conversa. Rick Lavoie, MA. M.Ed.

Certa vez, uma mãe ligou para minha escola de educação especial para solicitar uma visita de admissão para ela e seu filho, que estava tendo muitas dificuldades na escola. Ela fez uma pergunta estranha em seu telefonema inicial: “A escola tem alguma placa ou cartaz que identifique o programa como uma escola para crianças com dificuldades de aprendizagem?”

Perguntei por que ela queria saber disso. Ela respondeu: “Meu filho não sabe que tem dificuldade de aprendizagem e não queremos que ele saiba”. Ele sabe, mãe. Acredite em mim, ele sabe.

Há muito tempo que fico intrigado com a relutância dos pais em discutir com ele o diagnóstico de deficiência de aprendizagem de uma criança. O conhecimento de que ele tem uma condição identificável, comum, mensurável e tratável muitas vezes é um grande conforto para o jovem. Sem esta informação, a criança provavelmente acreditará nas provocações dos seus colegas e sentirá que é realmente um idiota. A verdade o libertará!

Se uma criança não tiver uma compreensão básica da natureza dos seus desafios de aprendizagem, é pouco provável que seja capaz de manter a sua motivação na sala de aula. Por estar intrigado com a dificuldade que está enfrentando na escola, dificilmente conseguirá se comprometer com os estudos.

O que são e o que não são dificuldades de aprendizagem

Ao discutir com ela os problemas de aprendizagem da criança, é fundamental explicar o que é o distúrbio – e o que não é. Você pode descobrir que a criança tem muitos conceitos errados sobre seu transtorno (“Isso desaparece no ensino médio”; “Isso significa que sou estúpido”; “Nunca serei capaz de ler”), e é importante que você esclareça e corrija essa desinformação. Durante essas discussões, enfatize seus pontos fortes e afinidades, e não se concentre apenas em suas fraquezas e dificuldades. Expresse otimismo sobre seu desenvolvimento e seu futuro.

Lembre ao seu filho que ele realmente pode aprender, mas que aprende de uma maneira única que exige que ele trabalhe duro e participe de aulas e atividades diferentes das de seus colegas e irmãos. Enfatize o fato de que esta situação existe sem culpa da criança. Explique que a aprendizagem é um desafio particular para ela e que pode levar mais tempo para ela dominar as habilidades do que para seus colegas de classe. Lembre-a de que ela “terminará a corrida”, embora possa ter que seguir um caminho diferente. Deixe-a saber que os adultos em sua vida estão solidamente ao seu lado.

Aproveite as dificuldades e desafios de aprendizagem que você enfrentou e descreva as estratégias que usou. Esta informação pode ser reconfortante para uma criança. Não acho útil citar pessoas famosas com problemas de aprendizagem como forma de inspirar e motivar uma criança.

Uma abordagem mais realista poderia ser citar pessoas que a criança conhece como exemplos inspiradores: “Você sabia que o tio John também teve problemas na escola e teve que repetir a terceira série? Demorou uma eternidade para fazer o dever de casa e ainda tem dificuldade para escrever. Mas ele tem um ótimo trabalho no hospital. Ele gosta de cozinhar, assim como você, e ninguém faz um chili melhor!”

Desmistifique as lutas diárias do seu filho. Um dos papéis mais valiosos e importantes que um pai pode desempenhar na vida de uma criança com necessidades especiais é o de desmistificador. Os pais devem explicar a deficiência à criança, dando assim sentido às lutas diárias da criança. O jovem muitas vezes se sente muito aliviado ao perceber que suas dificuldades realmente têm um nome e que outros têm problemas e desafios semelhantes.

É importante que estas explicações sejam feitas de forma sensível e adequada à idade. Esta informação importante não deve ser comunicada numa sessão intensa de “vamos discutir a sua dificuldade de aprendizagem”. Em vez disso, você deve discutir os desafios da criança com ela de forma gradual, informal e sequencial.

Procure e aproveite momentos de ensino. Quando uma criança fizer uma pergunta relacionada à sua deficiência, lembre-se de responder à pergunta com honestidade e sensibilidade, e tenha cuidado ao fornecer mais informações do que a criança pode lidar ou compreender. Como analogia, imagine que a criança é um copo vazio, desprovido de qualquer informação sobre a natureza das suas deficiências. Você é representado pelo arremessador, repleto de dados, relatórios, informações e conhecimentos sobre a deficiência. Lentamente “despeje” seu conhecimento no copo até que o recipiente esteja cheio. Sempre termine a conversa garantindo ao seu filho que você está ansioso para conversar com ele.

O processo de desmistificação é um passo crucial na jornada da criança em direção à autodefesa. Como adolescente e adulta, ela deve saber explicar as suas dificuldades e necessidades aos professores, treinadores e empregadores sem intervenção dos pais.

Como se conectar com seu filho sobre sua dificuldade de aprendizagem

Se o seu filho tiver problemas – por exemplo, arrumar a mesa de jantar – causados ​​por sua deficiência, você pode aproveitar essa oportunidade para explicar seus problemas de sequenciamento e direcionalidade da seguinte maneira:

Carlos, sei que isso é difícil e frustrante para você e realmente aprecio sua disposição em persistir. É difícil você lembrar a ordem que deve seguir na hora de pôr a mesa, mas será mais fácil se você consultar o checklist que fizemos na semana passada. Lembra? Guardamos na prateleira perto da louça. Depois de usar a lista de verificação por um tempo, começaremos a eliminá-la gradualmente e aposto que você será capaz de preparar a mesa sozinho dentro de algumas semanas. Seguimos esse processo quando você aprendeu a arrumar a cama, e agora você faz essa tarefa muito bem."

Lembre-se que a faca e a colher ficam do lado da mão com que você escreve e o garfo fica do outro lado. Esses problemas que você enfrenta estão relacionados a algo chamado sequenciamento e direcionalidade. As habilidades sempre serão um pouco difíceis para você, mas você está se saindo muito, muito melhor. Todo o seu trabalho duro com a Sra. Carolina em sua aula de AT está realmente valendo a pena. As lições extras que o técnico Simão está lhe dando sobre futebol também devem ajudar na sua direcionalidade.”

ADDitude


quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Porque o TDAH faz você sentir tanto assim. Muito.

As emoções voláteis (e às vezes destrutivas) associadas ao TDAH podem se manifestar como frustração, sensibilidade ou tendência a tristeza. Aqui está o que você precisa saber sobre a disforia sensível à rejeição e como controlá-la. William Dodson, MD. 19/09/2023


A emoção é fundamental para o TDAH

Você não pode controlar as deficiências do transtorno de déficit de atenção (TDAH) até entender como processa as emoções. Os pesquisadores ignoraram amplamente o componente emocional do TDAH porque ele não pode ser medido.

No entanto, as perturbações emocionais são os aspectos mais prejudiciais do TDAH em qualquer idade. Descubra como suas emoções afetam sua vida e felicidade e como você pode gerenciá-las.

Sensível às críticas

Quase todas as pessoas com transtorno de deficit de atenção respondem com um enfático sim à pergunta: “Você sempre foi mais sensível do que os outros à rejeição, às provocações, às críticas ou à sua própria percepção de que falhou ou ficou aquém? Esta é a definição de uma condição chamada disforia sensível à rejeição (RSD), que muitos indivíduos dom TDAH vivenciam.

Sentindo-se triste com a RSD

Por muitos anos, a RSD tem sido o sintoma característico de um transtorno de humor atípico – esta é a resposta instantânea do sistema neervoso do TDAH ao gatilho da rejeição.

Desaprovação dos outros

A resposta emocional ao fracasso é catastrófica para quem tem a doença. As críticas percebidas e a retirada de amor e respeito são tão devastadoras quanto as coisas reais. O termo “disforia” significa “difícil de suportar”, e a maioria das pessoas com TDAH relata que “mal consegue suportar”. Pessoas com TDAH não são fracas; a desaprovação as machuca muito mais do que nas pessoas neurotípicas.

Sempre tenso e no limite

Muitos indivíduos com TDAH dizem a mesma coisa quando você lhes pergunta sobre sua vida emocional: “Estou sempre tenso, nunca consigo relaxar. Não posso simplesmente ficar sentado assistindo a um programa de TV com o resto da família. Como sou sensível à desaprovação de outras pessoas, tenho medo das interações pessoais.” A maioria das pessoas com TDAH não apresenta hiperatividade evidente após os 14 anos, mas ainda está presente internamente.

Como a dor se expressa

Se dor emocional for internalizada, uma pessoa com TDAH pode passr por períodos de tristeza e perda de autoestima em curto prazo. Se as emoções forem externalizadas, a dor pode ser expressa como raiva da pessoa ou situação que as feriu. Felizmente, a resposta excessivamente emocional passa relativamente rápido.

Emoção de TDAH: como isso afeta a personalidade

Devido à sua sensibilidade inata à dor emocional, as pessoas com TDAH podem agradar as outras pessoas, sempre certificando-se de que amigos, conhecidos e familiares as aprovem: “Diga-me o que você quer e farei o meu melhor para ser isso. Só não fique bravo comigo. Após anos de vigilância constante, a pessoa com TDAH se torna um camaleão que perde a noção do que deseja para a sua vida.

Emoção de TDAH: como isso afeta o comportamento

Alguns indivíduos com TDAH acham que a dor do fracasso é tão forte que se recusam a tentar qualquer coisa, a menos que tenham a certeza de um sucesso rápido, fácil e completo. Arriscar é um risco emocional muito grande. ,Suaas vidas permanecem atrofiadas e limitadas.

Emoção de TDAH: como isso afeta os relacionamentos

A RSD pode causar estragos nos relacionamento. Como as feridas da RSD são quase insuportáveis, a única maneira de lidar com a situação é negar que a pessoa, professor, parente, colega de trabalho ou cônjuge, que está rejeitando, criticando ou provocando tenha qualquer importância para a pessoa com TDAH. Em vez de sofrer mais ferimentos nas mãos de uma figura de autoridade, ele desvaloriza a importância da outra pessoa. A pessoa com TDAH precisa encontrar ocasiões várias vezes ao dia para lembrar à outra pessoa o quanto ela e suas opiniões são inúteis, estúpidas e até prejudiciais.

Tratando a RSD: aconselhamento

A maioria das pessoas com TDAH aprendeu a esconder a RSD, mas é vital que os médicos e os pacientes estejam cientes dessa intensidade emocional que faz parte da experiência do TDAH. É igualmente importante reconhecer quando um paciente está tentando esconder esse componente de sua vida emocional por medo de ser ainda mais ferido se a verdade for conhecida.

Tratamento da RSD: medicação

Até recentemente, tudo o que uma pessoa podia fazer era esperar que sua disforia se dissipasse com o tempo. Na minha experiência clínica, descobri que os pacientes podem obter algum alívio com os agonistas alfa, seja a clonidina ou a guanfacina. Converse com seu médico sobre esses medicamentos

William Dodson é membro do Painel de Especialistas em TDAH de ADDitude.



sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Todos os professores devem estudar a neurociência do TDAH. Aqui está o porquê.


As consequências não são o único caminho para mudar o comportamento. Através da estrutura da neurociência educacional aplicada, os educadores podem concentrar-se na compreensão dos défices de TDAH que desencadeiam problemas comportamentais. Anna Weber, M.Ed.

A “integração” de crianças com deficiência nas salas de aula do ensino geral tornou-se omnipresente, mas a sua taxa de sucesso é apenas moderada. Esta prática falha lamentavelmente em remediar comportamentos que são manifestações da deficiência de um aluno. As habilidades de retardamento devem ser o foco principal, independentemente de estarem relacionadas a deixar escapar, por exemplo.

As escolas suspendem frequentemente alunos com TDAH por “interrupções” na sala de aula decorrentes de comportamentos que não conseguem controlar. Educadores e administradores recorrem regularmente a práticas disciplinares que ignoram os direitos dos alunos com deficiência e das suas famílias. Na verdade, a ideia de que as consequências são o único caminho para provocar uma mudança de comportamento é generalizada entre os professores do ensino geral – e errada. Não precisa ser assim. Estas consequências punitivas negam aos alunos com TDAH o acesso a uma educação adequada.

Unindo Pesquisa e Prática em Neurociências

A neurociência educacional aplicada, uma das áreas de pesquisa e prática que mais cresce, é uma estrutura por meio da qual estudantes e adultos (educadores, conselheiros e pais) aprendem como administrar e regular emoções para avançar em direção a objetivos positivos. Esse processo também envolve ensinar aos alunos sobre suas próprias funções cerebrais para que possam compreender e modificar melhor seu comportamento. Em vez de se concentrar nas consequências como um caminho para corrigir comportamentos indesejados, a neurociência educacional aplicada pergunta como os cérebros estão funcionando em um determinado momento e fornece aos educadores métodos úteis de resposta, incluindo a verificação do seu próprio estado emocional.

Muitos distritos escolares implementaram as estruturas de Intervenções e Apoios Comportamentais Positivos e Sistemas Multiníveis de Apoio para abordar o comportamento em sala de aula, mas estas, muitas vezes, se tornam listas a serem verificadas em vez de incorporadas na cultura escolar.

Responsabilidade e Conformidade

A responsabilidade de responsabilizar as escolas pelo cumprimento dos Programas de Educação Individualizada e dos Planos 504, e das leis estaduais que regem os direitos dos alunos com deficiência e suas famílias, muitas vezes recai sobre os pais do aluno envolvido. Este processo pode ser confuso e árduo. Embora os distritos sejam obrigados a informar os pais sobre os seus direitos e a ajudá-los a fazer valer esses direitos, os administradores escolares que já apresentam dificuldades com questões de conformidade provavelmente não cumprirão a sua parte no acordo. Deveria haver mais supervisão, sem esperar que os pais funcionassem como vigilantes da educação dos seus filhos. Os mecanismos existentes de responsabilização precisam mudar.

Precisamos ensinar aos educadores sobre a função cerebral e os comportamentos que resultam do TDAH e outros diagnósticos, e depois responsabilizar os educadores e as escolas quando distribuem suspensões em vez de ensinar competências de funções executivas que aumentam as hipóteses de sucesso de um aluno.

Anna Weber, M.Ed., é profissional de educação especial no sudoeste de Michigan e certificada como defensora da educação especial. O filho dela tem TDAH.

ADDitude




TDAH - Você não é perfeito, então pare de tentar ser Seu perfeccionismo rígido pode ser, na verdade, um sintoma do seu TDAH. Veja como imp...