A maior parte das pessoas é neurologicamente equipada para
determinar o que é importante e para se motivar a fazê-lo, mesmo quando isso
não for interessante para elas. Então, há o restante de nós, que temos TDA. Por
William Dodson. M.D.
O TDAH é uma condição confusa, contraditória, inconsistente
e frustrante. É opressiva para as pessoas que vivem com ela todos os dias. O
critério de diagnóstico que foi usado nos últimos 40 anos deixa muitas pessoas
se perguntando se elas têm o problema ou não. Os diagnosticadores têm uma lista
longa de sintomas para procurar e descartar. O Manual de Estatística e
Diagnóstico das Doenças Mentais (DSM) tem 18 critérios, e outras listas de
sintomas citam quase 100 características.
Os médicos, eu incluído, têm tentado estabelecer um modo
mais simples e claro para entender as deficiências do TDAH. Procuramos a linha
branca e brilhante que define a condição, explica a fonte dos problemas e dá a
direção para o que fazer sobre isso.
Meu trabalho na última década sugere que esquecemos algo
importante sobre a natureza fundamental do TDAH. Voltei-me para os
especialistas no problema – as centenas de pessoas e suas famílias com quem
trabalhei e que foram diagnosticadas como portadoras – para confirmar minha
hipótese. Minha meta era procurar a característica que todos os portadores de
TDAH tivessem e que as pessoas neurotípicas [pessoas normais] não tivessem.
E a encontrei. É o sistema nervoso do TDAH, uma criação
única e especial que regula a atenção e as emoções de formas diferentes das do
sistema nervoso dos que não têm a condição.
A zona do TDAH
Quase todos os meus pacientes e suas famílias querem
abandonar o termo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade porque ele
descreve a maneira oposta do que eles sentem a cada momento de suas vidas. É
difícil chamar alguma coisa de transtorno quando ela implica muitas coisas
positivas. O TDAH não é um sistema nervoso lesionado ou defeituoso. É um
sistema nervoso que funciona bem usando seu próprio conjunto de regras. Apesar da associação
do TDAH a dificuldades de aprendizagem, muitas pessoas com um sistema nervoso
TDAH têm QI significativamente acima da média. Elas também usam esse QI mais
alto de modo diferente das pessoas neurotípicas. Quando chegam ao ensino médio,
muitas pessoas com o TDAH são capazes de superar problemas que paralisam os
outros, e podem chegar a soluções que ninguém previu.
A grande maioria dos adultos com um sistema nervoso TDAH não
é abertamente hiperativa. Eles são hiperativos internamente.
Os que são portadores não têm falta de atenção. Eles prestam
atenção a tudo. Muitas pessoas com TDAH sem tratamento têm quatro ou cinco
coisas em sua mente de uma só vez. A marca registrada do sistema nervoso TDAH
não é o déficit de atenção, mas a atenção inconsistente.
Todos com TDAH sabem que podem ficar “normais” ao menos
quatro a cinco vezes por dia. Quando eles estão “normais”, não têm nenhuma
deficiência, e os déficits de função executiva que pudessem ter antes de
ficarem “normais” desaparecem. Os TDAH sabem que eles são brilhantes e
espertos, mas eles nunca têm certeza de que suas habilidades aparecerão quando
precisarem delas. O fato de que os sintomas e as deficiências vão e vêm ao
longo do dia é o traço definidor do TDAH. Ele torna a condição mistificadora e
frustrante.
As pessoas com TDAH geralmente entram na “zona normal”
quando estão interessadas ou curiosas no que estão fazendo. Eu chamo isso de um
sistema nervoso baseado no interesse, ou sistema nervoso motivado. Amigos e
familiares críticos vêm isso como
duvidoso ou oportunista. Quando os amigos dizem “Você consegue fazer as coisas
de que gosta”, eles estão descrevendo a essência do sistema nervoso TDAH.
Pessoas com TDAH também entram na “zona normal” quando são
desafiadas ou envolvidas por meio ambiente competitivo. Às vezes, uma nova
atividade atrai sua atenção. A novidade tem vida curta, entretanto, e tudo fica
velho num instante.
Muitas pessoas com um sistema nervoso TDAH podem se envolver
em atividades e contar com suas habilidades quando a tarefa é urgente – o
último dia de um compromisso, por exemplo. Por isso que a procrastinação é um
problema quase universal nas pessoas com TDAH. Elas querem terminar a tarefa,
mas não conseguem começar a não ser que a tarefa se torne interessante,
desafiadora ou urgente.
Como o Resto do Mundo Funciona
As 90 por cento de pessoas sem TDAH no mundo são ditas
“neurotípicas”. Não é que elas sejam “normais” ou melhores. Sua neurologia é
aceita e aprovada pelo mundo. Para as pessoas com um sistema nervoso
neurotípicos, estar interessada na tarefa, ou desafiada, ou achando a tarefa
uma novidade ou urgente, ajuda, mas não é um pré-requisito para fazê-la.
As pessoas neurotípicas usam três diferentes fatores para
decidir o que fazer, como começar e para não interromper até que termine:
1- o conceito de importância (elas pensam que devem dar
conta)
2- o conceito de importância secundária – elas são motivadas
pelo fato de que seus pais, professores, chefes, ou alguém que respeitam acham
que a tarefa é importante para ser aceita e completada.
3- o conceito de recompensas por fazer uma tarefa e as
consequências e punições por não fazê-la.
Uma pessoa com sistema nervoso TDAH nunca foi capaz de usar
a ideia de importância ou de recompensas para iniciar e terminar uma tarefa.
Elas sabem que é importante, elas gostam de recompensas, e elas não gostam de
punições. Mas, para elas, as coisas que motivam o resto do mundo são
simplesmente chateações.
A incapacidade de usar a importância e a recompensa para se
motivar tem um impacto por toda a vida dos portadores de TDAH:
• Como podem os diagnosticados com o
transtorno escolher entre as múltiplas opções se eles não conseguem usar os
conceitos de importância e de recompensa financeira para motivá-los?
• Como podem tomar grandes decisões se os
conceitos de importância e de recompensa não são úteis na tomada de decisão nem
são uma motivação para fazer o que escolhem? Esse entendimento explica por que
nenhuma das terapias cognitiva e comportamental usadas para controlar os
sintomas do TDAH tem benefícios duradouros. Os pesquisadores veem o TDAH como
decorrência de um defeito ou déficit localizado no sistema nervoso. Eu vejo o
TDAH como originado de um sistema nervoso que funciona perfeitamente bem por
seu próprio conjunto de regras. Infelizmente, ele não funciona com nenhuma das
regras ou técnicas ensinadas e encorajadas no mundo neurotípicos. Por isso:
• Os TDAH não se encaixam no modelo escolar
padrão, que é construído em repetir do que alguém pensa que é importante e
relevante.
• Os TDAH não se sobressaem no emprego
padrão que paga às pessoas para trabalhar no que alguém (principalmente o
patrão) pensa que é importante.
•Os TDAH são desorganizados porque quase
todo sistema organizacional que existe é baseado em duas coisas: priorização e
gerenciamento, em que os TDAH não se dão bem.
• Os TDAH têm dificuldade de escolher entre
alternativas, porque tudo tem a mesma falta de importância. Para eles, todas as
alternativas parecem a mesma coisa.
Pessoas com sistema nervoso TDAH sabem que, se elas se
envolvem em uma tarefa, elas podem fazê-la. Longe de serem gente lesionada, as
pessoas com sistema nervoso TDAH são brilhantes e espertas. O principal
problema é que receberam um manual do proprietário neurotípicos no nascimento.
Ele funciona para todo mundo, não para elas.
Na próxima postagem, a segunda parte deste artigo do Dr.
William Dodson.