O exercício pode diminuir os problemas de comportamento e
aumentar a cognição em crianças com TDAH?
Os resultados de vários estudos indicam que o exercício
alivia as perdas relacionadas com a idade das funções cognitivas e que podem
melhorar o funcionamento cognitivo em adultos mais velhos. O exercício também
tem sido apontado como um tratamento eficiente para a depressão leve ou
moderada.
Embora a pesquisa sobre os efeitos dos exercícios nas
funções cognitivas em crianças seja limitada, uma meta-análise, recentemente
publicada, de 8 estudos que examinaram os efeitos do exercício no desempenho
cognitivo das crianças (veja
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3809922/) concluiu que os
exercícios estão associados a melhora da cognição, das realizações acadêmicas,
do comportamento e do funcionamento psicossocial das crianças. Entretanto, a
pesquisa que suporta essa conclusão é limitada e estudos adicionais são
necessários.
E sobre o impacto do exercício físico nas crianças com
TDAH?
Muitos pais cujos filhos têm TDAH relatam que a atividade física é útil,
de modo que se pode esperar que esse assunto tenha sido cuidadosamente
estudado. Entretanto, embora haja literalmente centenas de estudos sobre o
tratamento medicamentoso do TDAH, quase nenhuma pesquisa foi conduzida sobre o
exercício como tratamento para o TDAH. Resultados de um pequeno estudo [Medina
et al., (2010) - Exercise impact on
sustained attention of ADHD children, methylfenidate effects (Impacto do
exercício na atenção sustentada de crianças com TDAH, efeitos do metilfenidato).
ADHD Attention DEficit and Hyperactivity
Disorders, 2, 49-58] mostram significativas melhoras nos testes de atenção
computadorizados em seguida a uma atividade física.
Em um segundo estudo,
crianças com TDAH e controles normais mostraram melhora do desempenho na
leitura e em matemática, e melhora da atenção, depois de uma sessão de
exercícios de 20 minutos [Pontifex et al., (2013). Exercise Improves
Behavioral, Neurocognitive, and Scholastic Performance in Children with
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (O exercício melhora o desempenho do comportamento, o
neurocognitivo e o acadêmico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade). Journal of Pediatrics,
162, 543-551].
Embora esses resultados sugiram que o exercício possa
ajudar as crianças com TDAH, a utilidade clínica desse trabalho é limitada pela
breve duração da sessão de exercícios, isto é, examinar o impacto após uma
única sessão de exercícios, e a falta de um seguimento posterior. Vários anos
passados, no entanto, resultados de um mais longo teste de atividade física em
crianças com TDAH foram publicados [Verret et al. (2011). A physical activity
program improves behavior and cognitive functions in children with ADHD: An
exploratory study. Um programa de
atividade física melhora o comportamento e as funções cognitivas em crianças
com TDAH: um estudo exploratório. ]Journal of Attention Disorders, DOI: 10.1777/1087054710379735; esses resultados
falam mais diretamente a favor do exercício como tratamento para o TDAH.
O estudo foi feita na França. Os participantes foram 21
crianças de 7 a 12 anos (19 meninos) com TDAH; todos eram diagnosticados com o
subtipo combinado ou hiperativo-impulsivo. As crianças encaminhadas para o
grupo de tratamento com exercícios eram de uma mesma escola; as crianças de
controle foram recrutadas de escolas diversas, em outras áreas. Assim, além do
tamanho pequeno da amostra, o estudo não usou a indicação ao acaso,; isso é uma
limitação importante.
As crianças no grupo de tratamento completaram o programa
de atividade física por 10 semanas em sua escola. O programa consistia em
períodos de 45 minutos 3 dias por semana e incluía exercícios aeróbicos,
musculares e de habilidades motoras. O objetivo era manter atividade física de
moderada a vigorosa durante cada sessão. As crianças de controle participavam
da atividade física que era oferecida em suas escolas, mas não tinham nenhum
programa especial. Todas as crianças que estavam tomando medicação no início,
continuaram a fazê-lo.
Os pais e professores preencheram as escalas de
comportamento usando a Child Behavior Checklist (Lista de Avaliação do
comportamento da Criança) antes e depois do programa de atividade física.
Avaliações objetivas do funcionamento da atenção e da resposta de inibição
foram obtidas em intervalos iguais utilizando o Test of Everyday Attention
(Teste de Atenção Diária). As escalas e os testes foram obtidos antes e depois
da intervenção em 18 dos 21 participantes.
Resultados
Depois de estabelecer as notas de base, as crianças do
grupo de exercícios tiveram notas dos pais significativamente mais baixas após
os testes para problemas sociais, problemas de atenção , problemas de raciocínio
e problemas totais. As notas para a escala de "withdrawn-depression"
(isolamento-depressão) eram levemente menores. Entretanto, apesar dos
benefícios associados ao exercício, as notas médias para as crianças do grupo
de exercícios permaneceram clinicamente elevadas na maioria dos casos. As notas
dos professores favoreceram consistentemente as crianças do grupo de exercícios
mas eram estatisticamente significantes somente para os graus de
ansiedade-depressão e problemas sociais.
Os resultados para o Teste de Atenção Diária indicaram
que as crianças do grupo de exercícios mostravam melhora na atenção auditiva
sustentada.
Resumo e Implicações
Os resultados desse estudo exploratório fornecem
evidência preliminar que o exercício pode reduzir problemas de comportamento e
aumentar a atenção em crianças com TDAH. Isso é evidente nas notas apuradas
pelos pais e, em menor grau, nas notas dos professores. Também há alguma
evidência de melhora da atenção em um teste objetivo. Mesmo assim, entretanto,
as notas para crianças do grupo de exercício tendem a permanecer na faixa elevada.
Enquanto esses resultados sejam promissores, o estudo é
limitado pelo pequeno tamanho da amostra e pela ausência de escolha ao acaso
para os grupos de tratamento e de controle. Além disso, os pais e professores
não estavam cegos quanto ao estado das crianças e isso pode ter influenciado as
notas das crianças do grupo de exercício.
É interessante que a despeito de milhares de estudos que
foram feitos sobre o TDAH, esse é o único teste que eu pude descobrir em que se
examina o exercício como uma intervenção. E, pelas razões anotadas acima, essa
é uma investigação muito preliminar.
Espera-se que estudos maiores e mais bem controlados do
exercício como uma intervenção para o TDAH sejam realizados em futuro bem próximo
porque tais estudos certamente já estão atrasados. Nesse ínterim, um programa sistemático
de atividade física poderia trazer importantes benefícios para a saúde de todas
as crianças, e poderia desempenhar um papel complementar na redução dos
problemas de comportamento e nos
problemas cognitivos associados ao TDAH.
Mais uma vez, obrigado por seu contínuo interesse em
nosso boletim. Espero que tenha gostado desse artigo e o achado de utilidade.
Sinceramente, Dr.
David Rabiner, Ph.D. Research
Professor
Dept. of Psychology & Neuroscience - Duke University
Durham, NC 27708 - USA
Dept. of Psychology & Neuroscience - Duke University
Durham, NC 27708 - USA