sábado, 11 de maio de 2013

281- Auxílio para mães com TDAH


 
Ser mãe com TDAH pode ser difícil. Eis aqui uma ajuda. Por Bob Seay

Ser mãe é um trabalho duro, não importa se você é dona de casa ou se é uma profissional muito ocupada, tentando realizar uma carreira e controlar as crianças e tudo o mais. É duplamente difícil se você for uma mãe com TDAH.

Se você tem um filho com TDAH, há 60% de chance de que você ou seu marido também tenham o mesmo diagnóstico. E nem sempre é o pai. Os médicos descobriram que em famílias que têm duas crianças com TDAH, há uma chance igual de que ou o pai ou a mãe tenham TDAH.

Surpreso? Só porque o TDAH geralmente não é diagnosticado nas mulheres não significa que ele não esteja lá. Ao contrário, não ver o TDAH nas mulheres só cria mais problemas. Para fazer as coisas ainda mais interessantes, muitas mulheres que têm TDAH também têm depressão, ansiedade ou outro transtorno associado. Tratar a depressão as faz se sentirem melhores, mas não cuidará do seu TDAH.

Medicamentos que ajudam a dar conta do trabalho no escritório podem não ter efeito duradouro o suficiente para o “segundo tempo”, que muitas mães enfrentam ao chegar em casa. Podemos gostar de pensar que vivemos em uma sociedade esclarecida e igualitária, mas a realidade é que as mulheres ainda são os principais cuidadores. Depois de um exaustivo dia de trabalho, as mães com TDAH ainda devem preparar as refeições, organizar as atividades, motivar os outros, pagar contas e fazer todas as outras tarefas domésticas – nenhuma das quais combina muito com o TDAH.

“O TDAH precisa ser cuidado como um problema da família em vez de um problema da criança, quando a mãe também tem o TDAH”, diz Patricia Quinn, M.D., diretora do National Center for Gender Issues and ADHD. Quinn afirma que uma mãe geralmente vai fundo na procura de ajuda para seu filho com TDAH, porém deixa seu próprio TDAH desatendido. “Apoiar as necessidades da mãe torna-se parte integral da ajuda a uma criança com TDAH”, segundo Quinn.

Infelizmente, poucas dessas mulheres obtêm o apoio para suas necessidades. Há poucos grupos de apoio que focalizam nas necessidades particulares das mulheres com TDAH. Os maridos podem não compreender o que podem fazer para auxiliar suas esposas e podem ter expectativas não realistas sobre os relacionamentos e as responsabilidades. Os outros membros da família podem criticar a maneira como a casa se apresenta e os outros sinais óbvios de problemas do TDAH. “Precisamos remediar essa situação tornando-nos mais atentos e propiciando mais apoio e compreensão para as mulheres com TDAH”, afirma Quinn.

Pare de ser uma supermãe.

Terry Matlen deu dicas de sobrevivência para mulheres com TDAH em sua apresentação em uma recente conferência patrocinada pela Attention Deficit Disorder Association. Sua primeira dica: Aceite que você tem TDAH.

“Como mulheres, nós costumamos prestar atenção às necessidades dos outros e a negligenciar nossas próprias necessidades”, afirma Terry. “É difícil admitir que você não é perfeita, que você não consegue fazer tudo, e que você precisa de ajuda. Aceite seu TDAH e siga em frente com ele”.

Terry encoraja mães a simplificar suas vidas solicitando a ajuda de outros membros da família. Isso as ajuda e ensina responsabilidade ao mesmo tempo. Essa delegação também inclui a resolução de problemas em conjunto. As famílias trabalham melhor quando agem como uma equipe. Escolha tarefas que você aprecia e negocie com os outros membros da família. Por exemplo, você lava a roupa e seu marido faz o almoço. Não hesite em pedir ajuda fora da família para tarefas que criem tensão em seu relacionamento. Pense na contratação de uma empregada se nenhum de vocês for bom com limpeza.

Ter TDAH não faz de você uma mãe ruim! Ao contrário, ter TDAH lhe dá a habilidade de sentir empatia pelos seus filhos, de descobrir soluções criativas para os problemas e de estabelecer um lar amoroso, protetor e excitante para você e sua família. Aprenda a apreciar as coisas boas e minimize as fraquezas do TDAH.

Em longo prazo, seus filhos não se lembrarão de que o assoalho nem sempre estava perfeitamente limpo. Mas eles se lembrarão de que você os amava.

Eis aqui mais algumas dicas de Terry para as mães com TDAH.

1- Explique os sintomas do TDAH para sua família.

2- Resolva os problemas em conjunto, sem culpar alguém: “Isto é um problema – como vamos resolvê-lo?”

3- Aprenda estratégias de comunicação.

4- Tenha um calendário, e use cores diferentes para as tabelas.

5- Tenha folgas para se energizar.

6- Tire um tempo para se acalmar antes de se envolver em uma discussão de família.

7- Contrate uma babá quando estiver trabalhando com alguma coisa em casa.

8- Faça encontros de família.

9- Obtenha ajuda profissional para controlar o TDAH das crianças.

10- Trabalhe em equipe.

11- Obtenha ajuda fora de casa para tarefas que criem tensão nos relacionamentos.

12- Não brigue com os hábitos alimentares difíceis do seu filho – use vitaminas e frequentes lanches saudáveis.

13- Escolha suas batalhas.

14- Estabeleça lugares e períodos silenciosos (nada de TV enquanto almoça).

15- Estabeleça rotinas. Escreva-as, mas seja flexível.

16- Dê explicações curtas.

17- Faça uma lista das “regras de não interrupção” à mesa de jantar ou use o método de “passar o bastão”.

18- Seja consistente, mesmo que seja difícil.

19- Arrume um parceiro para dar conta quando sentir que está fracassando.

20- Resolva o problema antes do tempo. Se o seu filho não fica bem no meio de muita gente, faça as compras de supermercado fora dos horários normais ou deixe-o em casa.

21- Faça quase tudo na véspera para evitar o caos matinal: arrume os lanches, as mochilas e as bolsas ficam perto da porta de saída, roupas já fora do guarda-roupas, e assim por diante.

22- Use o humor.

23- Tire um tempo para sair com seu marido.

Visite o website da Terry em addconsults.com para outras ideias que possam ser úteis.

ADDitude

domingo, 28 de abril de 2013

280- A Coragem de Perdoar Seu Esposo Com TDAH



Ter um esposo com TDAH não é fácil, mas perdoar – e planejar a prevenção de problemas – é um passo na direção certa. O especialista Ned Hallowell dá conselhos sobre o relacionamento.
Por Edward Hallowell, M.D.

Se você estiver casado com alguém com TDAH, provavelmente já se perguntou quantas vezes terá que perdoá-lo. TDAH não é fácil – para quem tem ou para os que vivem com eles! Por isso que os casamentos TDAH podem se beneficiar de alguns conselhos sobre o relacionamento.

Nós que temos o TDAH (eu mesmo, incluído) geralmente não aprendemos com nossos erros. Nós os repetimos sempre. Se a questão for, “Quantas vezes eu tenho de lhe dizer?”, a resposta pode ser “Centenas, no mínimo!” Isso significa que precisamos de um salvo-conduto? Claro que não. O TDAH não é uma desculpa para a irresponsabilidade. É uma explicação para o comportamento e um sinal de que a pessoa precisa aprender a ter responsabilidade de modo mais efetivo.

Mesmo os melhores tratamentos para o TDAH não produzem resultados perfeitos. Peça ao seu par para retirar o lixo. Ele concorda e passa ao lado da cesta enquanto novas ideias dominam sua mente.
Você pede ao seu par TDAH que ele lhe elogie de vez em quando, porque você acha difícil lembrar a ele que precisa de atenção. Embaraçado e envergonhado ele se desculpa e promete prestar mais atenção em você. Você sabe que ele está sendo sincero. Mas ele cumpre o prometido? Não. Você pede ao seu par TDAH para que pare de gastar muito no cartão de crédito com compras por impulso. Novamente, envergonhado e constrangido, ele concorda. Ele, tanto quanto você, não mais quer grandes dívidas. Mas no dia seguinte ele vê um aparelho e não consegue resistir, e bingo! um novo item foi acrescentado à conta.

O que você pode fazer? Esquecer? Divorciar-se? Bater na cabeça dele com um pedaço de pau?

Acabei de escrever um livro chamado “Dare to Forgive” (Ouse Perdoar). Um dos pontos que abordo é que o perdão não é uma licença para repetir os mesmos erros. Então, se você perdoar seu par – e eu espero que o faça – você deve também fazer um plano para que o mesmo problema não fique se repetindo. Se o plano não funcionar, revise-o e tente novamente. Refazer planos é o que a vida é.

Saiba que esses problemas não indicam um desrespeito consciente dirigido a você ou falta de responsabilidade, mas uma negligência intermitente e involuntária direcionada a tudo. Esta é a natureza diabólica do TDAH. Tenha isso em mente (e as boas qualidades dele) quando tiver vontade de estrangulá-lo. Enquanto ele desejar trabalhar com você, e possivelmente com um profissional também, progressos poderão ser feitos. Vitória total? Cura completa? Não. Mas progresso.

Conforme você o observa trabalhando com afinco para melhorar o comportamento, tenha paciência. Construa uma atitude positiva e faça com que ela cresça. Mantenha seu senso de humor. Fique em contato com outras pessoas que possam ajudar. E lembre-se que debaixo da casca do TDAH bate um coração e há uma alma cheia de calor, criatividade, jovialidade e imprevisibilidade. Quase sempre há muitas coisas boas que superam o lado ruim.

O bastante, mesmo, para deixar o casamento e a vida cheios de alegria.

ADDitude abril/maio 2004

sábado, 27 de abril de 2013

279- TDAH (ADHD) e os Rituais da Hora de Dormir: O Que Fazer e o Que Não Fazer.


 
Você pensa que uma taça de vinho o ajudará a controlar sua mente TDAH antes de ir dormir? Errado! Aprenda o que todo adulto com déficit de atenção pode fazer para adormecer mais rapidamente e para dormir melhor a noite toda. Por William Dodson, M.D.

Muitos adultos e crianças com transtorno de déficit de atenção têm dificuldade para adormecer e para continuar dormindo. O sono pode ser facilmente interrompido pela inquietação mental e física, o que, por seu lado, pode causar impacto no tratamento do TDAH de uma pessoa.

Use essas dicas fáceis para dormir e para obter uma melhor noite de sono, todos os dias.

Bebidas

Faça: Beba leite morno. O leite contém triptofano – o mesmo sedativo natural encontrado na carne de peru – e pode fazer efeito mesmo para a mente TDAH mais ocupada.

Não faça: Bebidas alcoólicas. A digestão do álcool pode prejudicar sua capacidade de permanecer dormindo, e pode resultar em frequentes despertares. O álcool é diurético, e pode também provocar frequentes visitas ao banheiro durante a noite.

Cafeína

Faça: Beba chá de camomila. A camomila tem uma propriedade sedativa leve, que aumenta quando combinada com o efeito calmante de um líquido quente.

Não faça: Não consuma nada que contenha cafeína (incluindo café, chá cafeinado e chocolate) menos do que quatro horas antes de se deitar. Além de ser um estimulante, a cafeína, como o álcool, também é um potente diurético que pode provocar a necessidade de acordar para ir ao banheiro.

Tomar banho e comer

Faça: Tome um banho quente, de chuveiro ou banheira, uma hora antes de se deitar. Isso aliviará e relaxará seus músculos e avisará seu corpo de que está na hora de ir dormir.

Não faça: Não coma muito. Pode demorar até quatro horas para você completar a digestão, o que pode mantê-lo acordado. Então, coma mais cedo.

Faça: Coma pequenas porções. Quando você fica sem comer por longos períodos de tempo, seu corpo manda sinais para aumentar os níveis de açúcar em seu sangue.

Medicamentos e doenças.

Não faça: Não tome determinados remédios antes da hora de ir dormir. Muitas medicações de venda livre contêm uma boa dose de cafeína – tanto quanto em uma xícara de café! Alguns remédios para asma, enxaqueca e resfriados, e antidepressivos, também podem contribuir para a insônia.

Faça: Procure uma avaliação e tratamento para a síndrome das pernas inquietas. O nome desse transtorno comum do sono refere-se à incômoda sensação nas pernas do portador, que causa uma necessidade de se mexer e torna difícil pegar no sono.

terça-feira, 16 de abril de 2013

278- TDAH – ADHD - Reaquecer o romance? Onde está a mágica?


 
Minha companheira e eu temos uma relação muito melhor desde que ela começou a tratar seu TDAH, mas, depois de anos de luta, a mágica parecer ter sumido. Podemos reaquecer o romance? Por Melissa Orlov

Sim! Vocês precisam ter o que eu chamo de “relacionamento intencional”. Fale sobre o que vocês dois podem fazer para desenvolver sentimentos mais calorosos em direção um do outro, e celebrem esses sentimentos quando eles aparecerem. Eis aqui algumas ideias:

Façam juntos tantas coisas novas quanto puderem.

Comecem a namorar de novo. Elaborem uma lista de coisas que vocês sempre quiseram fazer (grandes e pequenas).

Arrumem espaço em sua agenda para o riso – vão a um clube ou assistam juntos a um filme engraçado.

Façam sexo regularmente. Tentem novas posições, locais e utilizem brinquedos eróticos.

Passem um tempo juntos para contar um ao outro do que gostam num e noutro e para falar sobre o que está dando certo.

Vivam menos depressa. É difícil ligar-se quando ambos estão muito atarefados.
Publicado em ADDitude

sexta-feira, 12 de abril de 2013

277- TDAH - Como interromper o pensamento negativo

Auxílio para adultos que lutam contra o derrotismo.

Cinco estratégias de especialistas para lutar com o derrotismo e o pensamento negativo ligados ao TDAH. Por Michele Novotni, Ph.D.

A depressão é comum entre as pessoas com TDAH. De fato, as pessoas com TDAH são três vezes mais propensas a terem depressão do que as que não têm o transtorno.
É fácil de entender o porquê; você dificilmente se sentirá bem consigo mesmo se o esquecimento e a desorganização o fizerem sentir-se incompetente no trabalho ou em casa.

Mas, por que a pouca autoestima continua a atingir adultos com TDAH mesmo durante o seu tratamento? Para responder esta questão, voltemos aos anos sessentas, quando o psicólogo Martin Seligman, da Universidade de Pensilvânia, conduziu uma pesquisa pioneira sobre a condição psicológica atualmente conhecida como “desamparo aprendido”.
Seligman treinou um grupo de cães para associar um som particular a um choque iminente. Inicialmente, os cães ficavam presos, então, mesmo que soubessem que um choque estava a caminho, não tinham como evitá-lo. (Graças a Deus que essa crueldade atualmente está fora de voga!)[Nota do tradutor: Nem tanto, nem tanto... ]. Depois de um tempo, mesmo que suas amarras tivessem sido removidas, os cães não faziam nada para evitar o choque. Eles tinham sido convencidos de que ele era inevitável. Em outras palavras, eles tinham aprendido a serem desamparados.
Adultos com TDAH não são cães, obviamente. Mas muitos portadores de TDAH, particularmente os que foram diagnosticados mais tarde na vida, exibem desamparo aprendido. Eles passaram tantos anos fracassando em atingir todo seu potencial no trabalho, em casa e em seus relacionamentos pessoais, que acreditam que sempre vão fracassar.
Isto era certamente verdadeiro para meu cliente Mike, que trabalhava com vendas. Durante anos ele tinha ouvido que não atingia seu potencial. Não importava quanto se esforçasse, não conseguia estabelecer prioridades ou ficar em dia com seus documentos, e ainda se esquecia de compromissos. Tinha medo de que pudesse perder o emprego. Mesmo após ter iniciado o tratamento do TDAH, tinha certeza de que continuaria fracassando.
Mike estava sofrendo de desamparo aprendido. Então, eu pedi para que ele consultasse um médico e perguntasse sobre o uso de medicação antidepressiva (geralmente uma boa opção para pessoas gravemente deprimidas) e que ele indicasse algumas estratégias para ajudá-lo a se livrar do pessimismo crônico. Aqui estão elas:
Pare de pensar negativamente. Crenças erradas sobre si mesmo são os principais contribuintes para a depressão. Pare de se magoar com pensamentos como “Sou um fracasso” ou “As coisas nunca vão mudar”. Como fazer isso? Cada vez que você pensar mal de si mesmo, tente trocar o pensamento negativo por pensamentos mais positivos. Sente-se por alguns minutos e faça um inventário dos seus pontos fortes. Você é muito criativo? Você é um bom contador de histórias? Você consegue fazer uma torta de mação deliciosa? Escreva todas as coisas que puder pensar em um cartão e carregue-o consigo em sua carteira ou bolsa.
Escolha os amigos com cuidado. Passe mais tempo com pessoas que sejam apoiadoras e encorajadoras. Faça o possível para evitar as pessoas “tóxicas”.
Faça mais exercícios. A atividade física combate a depressão pelo aumento dos níveis do neurotransmissor dopamina. Exercite-se por ao menos 15 minutos, três vezes por semana (o ideal seriam 30 minutos, cinco dias por semana).
Procure expor-se ao sol. Quinze minutos de luz solar direta (nos horários adequados) podem ter um impacto enorme em seu humor.
Não espere para comemorar. Dê a si mesmo um incentivo por qualquer progresso na direção de suas metas. Convide um amigo para jantar. Contrate um massagista. Compre um novo DVD.
Mike já não está mais deprimido. Seu escritório está organizado e ele está em dia com seus compromissos. Ele não mais se preocupa em ser demitido; recentemente foi reconhecido publicamente por suas relevantes conquistas no trabalho. Tudo isso surgiu porque ele teve a coragem de acreditar que o sucesso era possível.
Você está deprimido? Seja como o Mike!
Michele Novotni
Este artigo foi publicado no número de abril/maio de 2007 de ADDitude

sábado, 6 de abril de 2013

276- O TDAH é subtratado no Brasil


Várias reportagens têm aparecido nos meios de comunicação sobre o uso excessivo de medicamentos estimulantes no Brasil . Recentemente, o site Midiamax publicou uma entrevista com uma médica pediatra da Unicamp. A quantidade de preconceitos e de conceitos equivocados, além da clara desinformação sobre o assunto, estampadas nas respostas às perguntas do jornalista, torna oportuna a transcrição do documento a seguir, produzido pelas maiores autoridades brasileiras em TDAH.
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O TDAH é subtratado no Brasil
Carta aos Editores (Revista Brasileira de Psiquiatria)
Caro Editor,
A crescente conscientização acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), seja relacionada às campanhas financiadas por associações médicas, grupos de autoajuda ou empresas farmacêuticas, está associada a um desejável aumento progressivo no número de pacientes diagnosticados e tratados. Há, entretanto, preocupações acerca do tratamento excessivo, particularmente em crianças e adolescentes. Essas preocupações são muitas vezes conduzidas pela mídia, de maneira alarmante.
Os estimulantes são a primeira linha de tratamento para o TDAH em crianças em idade escolar, adolescentes e adultos. O aumento recente nas vendas desses fármacos no Brasil atraiu a atenção da comunidade para a possibilidade de tratamento excessivo. Para verificar se o número total de estimulantes vendidos no Brasil em 2009 e 2010 corresponde a um número maior que o esperado de pacientes com TDAH em tratamento, realizamos uma análise dos dados disponíveis de duas empresas farmacêuticas no país que estavam comercializando estimulantes durante esse período. Estimamos o número de indivíduos que estariam sob tratamento contínuo, considerando que um paciente tomaria apenas um comprimido por dia, (mesmo para metilfenidato 10 mg, de liberação imediata, que deve ser administrado duas ou três vezes ao dia) por 22 dias por mês, durante 10 meses por ano. É importante observar que consideramos o número mínimo de dias de uso para um tratamento adequado, ou seja, que todos os pacientes interromperiam o uso de medicamentos também durante o verão e aos fins de semana.  Em 2009, 1.413.460 caixas de metilfenidato foram vendidas no Brasil, o que representa 32.986.110 comprimidos. Em 2010, 1.674.372 caixas de metilfenidato foram vendidas no Brasil, o que representa 40.585.870 pílulas (dados fornecidos pela IMS/ Health Care Measurement). Usando uma definição nossa bastante liberal de tratamento contínuo (1 comprimido por dia, 22 dias por mês, durante 10 meses por ano), de acordo com as normas de tratamento, calculamos que de 149.937 a 184.481 indivíduos poderiam estar sob tratamento contínuo em 2009 e 2010, respectivamente.
Em seguida, calculamos o número esperado de indivíduos com TDAH no Brasil, levando em conta os dados mais atuais sobre a população oficial, fornecidos pelo IBGE (2010). Desta vez, para fazermos uma análise extremamente conservadora, considerou-se a estimativa de prevalência mais baixa detectada em um estudo epidemiológico brasileiro (0,9%) (Goodman et al.1), apesar de recentes metanálises  feitas mundialmente com taxas de TDAH de aproximadamente 5,3% para jovens e 2,5% para adultos (Polanczyk et al. 2; Simon et al.3). Segundo estas estimativas bastante conservadoras para o TDAH na população, pelo menos 924.732 pessoas são afetadas pelo TDAH no Brasil (tabela 1).
Assim, calcula-se que somente 16,2 a 19,9% dos indivíduos afetados pelo TDAH no Brasil recebiam tratamento de primeira linha para o transtorno em 2009-2010, mesmo através desse número calculado de forma conservadora, que superestimou o número de pessoas recebendo tratamento contínuo e subestimou o número de indivíduos com TDAH. Na verdade, o número real é provavelmente ainda menor, pois estes estimulantes também têm outras indicações, menos frequentes. É importante observar, no entanto, que aproximadamente 30% dos pacientes com TDAH não reagem aos estimulantes, e devem ser tratados com outros medicamentos; além disso, nem todos os pacientes com TDAH precisam de intervenções farmacológicas. Contudo, nossas análises extremamente conservadoras com certeza contrabalanceiam quaisquer consequências desses dois aspectos. As preocupações de que um número excessivo de indivíduos seria tratado com estimulantes para o TDAH em nosso país carecem de qualquer base científica. Mais campanhas educativas são necessárias para identificar a proporção significativa dos indivíduos com TDAH não tratados no Brasil.
Paulo Mattos, Professor Adjunto de Psiquiatria, UFRJ;
Luis Augusto Rohde, Professor de Psiquiatria, UFRGS;
Guilherme V. Polanczyk, Professor Adjunto de Psiquiatria da Criança & Adolescente, USP
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Tabela 1

Número estimado dos indivíduos com TDAH no Brasil:    924.732
Número estimado de pacientes com TDAH sob tratamento em 2009:  149.937
Número estimado de pacientes com TDAH sob tratamento em 2010:  184.481
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Rev Bras Psiquiatr. 2012;34:513-516      ©2012 Elsevier Editora Ltda. All rights reserved. "

quarta-feira, 3 de abril de 2013

275- O Mau Uso e o Abuso de Medicamentos Para o TDAH – Uma Revisão Atualizada


O Mau Uso e o Abuso de Medicamentos Para o TDAH – Uma Revisão Atualizada. Por David Rabiner, Ph.D.
O mau uso e o abuso de medicamentos receitados é uma preocupação crescente. Lembro-me de falar com colegas médicos há 15 ou 20 anos atrás, quando os relatos sobre o uso não médico de medicamentos estimulantes utilizados no tratamento do TDAH estavam começando a aparecer na mídia (o uso não médico é definido como o uso por indivíduos sem a receita médica). Naquele tempo, pensava-se que eram incidentes isolados que estavam sendo superdramatizados pela imprensa.

Entretanto, tornou-se claro que esse não é o caso atualmente e que o uso não médico de medicamentos para o TDAH, assim como o mau uso pelos indivíduos aos quais o medicamento foi receitado, é um problema importante. A seguir, uma breve revisão e resumo da pesquisa sobre estes assuntos.
O quanto é comum o uso não médico de medicamentos estimulantes?
Entre 2000 e 2011, a prevalência anual do uso não médico de anfetaminas – que inclui drogas usadas para tratar TDAH, mas não se limita aos medicamentos para o TDAH – declinou de 6,5% para 3,5% entre os alunos do oitavo grau, de 11,7% para 6,6% para os do décimo grau, e de 10,5% para 8,2% para os do décimo segundo grau. Entre os estudantes de faculdade, entretanto, a taxa cresceu de 6,6% para 9,3%. Para os adultos fora da faculdade, com idades de 19 a 28 anos, a taxa também cresceu – de 5,4% para 7,2%. Esses dados são do Monitoring the Future Study, uma avaliação anual do uso de drogas e de álcool, conduzida com uma amostra nacionalmente representativa. Você pode achar os resultados da avaliação de 2011 online em www.monitoringthefuture.org/pubs/monographs/mtfoverview2001.pdf
Esses dados podem subestimar o uso não médico de estimulantes para o TDAH porque a avaliação do MTF não perguntou sobre todos os medicamentos amplamente receitados e os indivíduos que usavam medicamentos não mencionados podem inadvertidamente deixar de mencionar o uso não médico.
Com que frequência os indivíduos fazem o uso não médico?
A pesquisa publicada sobre a frequência do uso não médico focalizou os estudantes de faculdade. Os resultados obtidos das bases de dados representativas nacionais de estudantes de faculdade indicam que 32% de usuários não médicos usaram somente uma vez no ano anterior, 45% usaram de 2 a 10 vezes, e 19% usaram mais de 11 a 15 vezes. Em um estudo na população em geral, 30% dos usuários não médicos disseram ter usado somente de 1 a 2 vezes por ano, enquanto 70% disseram ter usado 3 ou mais vezes.
Embora a maioria dos indivíduos que fizeram uso não médico usou somente a via oral de administração, relatos de amassamento e aspiração não são incomuns. De fato, isso foi relatado por aproximadamente 20% dos usuários não médicos em um estudo recentemente publicado sobre estudantes universitários.
Onde conseguem medicamentos os que não têm receita?
A grande maioria dos usuários não médicos entre os estudantes de faculdade obtém medicação de um amigo com receita. Os resultados de vários estudos indicam que os estudantes com receitas são geralmente abordados por colegas solicitando seus medicamentos. Pesquisa com estudantes da escola média e do colegial torna claro que os estudantes mais jovens são também abordados por causa dos seus medicamentos, embora no que pareça ser uma taxa menor do que para os estudantes de faculdade.
Fingir TDAH para obter medicação é também uma preocupação crescente. Estudos com estudantes universitários sugerem que muitos que se encaminham para uma avaliação sobre TDAH exageram seus sintomas, talvez para obter a medicação estimulante. Em um estudo com adultos não universitários, 20% dos que fizeram uso não médico relataram que fingiram TDAH para obter uma receito do médico.
Quais são as características dos usuários não médicos de medicamentos para o TDAH?
Reportagens na imprensa popular algumas vezes implicam que tomar medicação para o TDAH sem uma receita médica tornou-se um comportamento quase normal entre os estudantes universitários, parte de um estilo de vida “trabalhe duro, divirta-se a valer”. Entretanto, a pesquisa não confirma essa visão.
Múltiplos estudos conduzidos com populações de universitários indicam que comparados a seus colegas, os usuários não médicos:
têm taxas mais altas de uso de drogas e de álcool.
têm desempenho acadêmico inferior.
• relatam significativamente mais problemas com atenção.
Taxas mais altas de uso de substâncias também foram encontradas entre os usuários não médicos de medicamentos para o TDAH na população adulta em geral.
Assim, mesmo não sendo o comportamento normal, parece que muitos indivíduos que aderem ao uso não médico também fazem mau uso de outras substâncias e, ou, sentem que os problemas de atenção estão prejudicando sua capacidade para ter sucesso.
Quais são as principais motivações para o uso não médico dos medicamentos para o TDAH?
A maioria das pesquisas sobre os motivos para o uso não médico foi conduzida com estudantes universitários. Entre os estudantes, a principal motivação para os usuários não médicos é o aumento do desempenho acadêmico, especialmente a capacidade de prestar atenção e focar enquanto está estudando. Entretanto, outros motivos também são relatados por uma minoria significativa de indivíduos, incluindo o “para ficar ligadão”.
Quais são as consequências do uso não médico da medicação para o TDAH?
A vasta maioria dos estudantes universitários que se envolveram com o uso não médico para aumentar seu desempenho acadêmico acredita que isso seja útil. Em um estudo, 70%  classificou o impacto geral do uso não médico como sendo “positivo” ou “muito positivo”  e somente 5% classificou o impacto geral como “negativo” ou “muito negativo”.
Isso é surpreendente porque não há nenhum dado que indique que o uso não médico realmente melhore o desempenho acadêmico. Uma revisão recente concluiu que “... os efeitos cognitivos de estimulantes em adultos sadios não podem ainda ser caracterizados definitivamente...”.
Além disso, a maioria dos trabalhos sobre esse assunto é conduzida em situação de laboratório e examina o impacto da medicação estimulante em pesquisa de medidas do desempenho cognitivo. Não se sabe se tomar estimulantes para varar a noite estudando melhora o desempenho no exame no dia seguinte. De fato, uma hipótese plausível é que os estudantes, que atrasam os estudos porque acham que os estimulantes os ajudarão a aprender na noite anterior, terão desempenho pior do que se tivessem se preparado usando uma estratégia mais razoável.
Consequências adversas
Efeitos colaterais – Embora muitos estudantes no estudo mencionado acima relataram efeitos gerais positivos do uso não médico, os efeitos adversos também foram frequentemente relatados. Esses incluíam dificuldades de sono  (relatadas por 72%), irritabilidade (62%), tonturas e sensação de cabeça oca (35%), cefaleias (33%), dor no estômago (33%) e tristeza (25%).
Além disso, cerca de 5% acreditam que o uso não médico tenha contribuído para seu uso de outras medicações e de drogas ilícitas. Aproximadamente 10% relataram preocupações ocasionais sobre a obtenção da medicação estimulante e sobre tornar-se dependente dela. Acima de 10% acreditavam que precisavam de estimulantes para melhorar seu desempenho acadêmico. Essa não parece ser uma boa opinião para se ter.
Abuso e dependência – O abuso potencial de estimulantes quando feito por indivíduos sem TDAH foi documentado em vários estudos, embora isso seja reduzido com as formulações de longa-ação. Embora seja limitada a informação de quão frequentemente o uso não médico de estimulantes para o TDAH preencha os critérios para abuso de estimulantes ou para a dependência, dados do 2002 National Survey on Drug Use and Health mostrou que aproximadamente 5% dos indivíduos que relataram uso de medicação para TDAH no ano anterior atingiam os critérios de triagem para essas desordens.
Reações adversas – Entre 2005 e 2010 o número de visitas ao departamento de emergência resultante de uso não médico de drogas estimulantes aproximadamente triplicou, de 5.212 para 15.585. O número de visitas ao departamento de emergência relacionado a reações adversas a estimulantes para TDAH receitados praticamente dobrou, de 5.085 visitas para 9.181 visitas.
Trinta e sete por cento de todas as visitas ao departamento de emergência relacionadas a medicação estimulante envolviam medicamentos exclusivamente estimulantes; o restante envolvia o uso de combinações com outras drogas – frequentemente outros medicamentos farmacêuticos – e álcool.
E sobre o mau uso e uso recreativo de medicação receitada?
O mau uso de medicação estimulante pelos que têm uma receita também é uma preocupação.
Embora a maior parte dos indivíduos use seus medicamentos estimulantes de maneira correta, o uso de modo que se desvia do previsto pelo médico que deu a receita não é incomum. Isso geralmente assume a forma de tomar o medicamento em doses mais altas ou mais frequentemente do que o receitado, o que tem sido relatado por entre 27% e 36% dos estudantes universitários em vários estudos. Entretanto, até 25% dos estudantes universitários relatam o uso de medicamentos para o TDAH para se sentirem mais “ligados” e até 30% têm relatado o uso em conjunto com álcool e/ou outras drogas.
Semelhante ao que foi encontrado para os usuários não médicos, o melhor desempenho acadêmico foi o motivo mais frequentemente citado e a maioria dos estudantes universitários que o fazem por esse propósito sentem que foi útil. Razões não acadêmicas para o mal uso, isto é, para se sentir melhor ou para emagrecer, foram relatadas como frequentes para o mal uso por relativamente pouso estudantes. Dados sobre os motivos para o mal uso de medicamentos receitados fora das amostras universitárias são limitados.
Como foi notado acima, o uso recreativo de medicação estimulante receitada é um problema significativo. Em estudos de estudantes universitários, doar ou vender medicamentos para os colegas foi relatado por 26% nos primeiros seis meses, 35% nos primeiros doze meses, e por 62% durante todo o curso. O desvio da medicação estimulante receitada – geralmente para amigos e parentes – também foi relatado por uma minoria significativa de adultos não universitários.
Conclusões
Preocupações  a respeito do uso não médico de drogas estimulantes para tratar o TDAH são confirmadas, com aproximadamente 10% dos estudantes universitários relatando isso em uma recente pesquisa de âmbito nacional; em alguns estudos, as taxas são ainda mais elevadas.
Embora o uso relativamente infrequente seja o mais comum, talvez 20% dos usuários “não médicos” o façam regularmente e se envolvem com o uso por via intranasal de administração. Grosseiramente, 5% dos usuários podem preencher os requisitos para abuso de estimulantes ou dependência de estimulantes, e visitas ao departamento de emergência associadas ao uso não médico estão aumentando.
Além do uso não médico, muitos indivíduos com receitas de medicamentos para o TDAH ocasionalmente fazem mau uso de sua medicação, tomando-a em doses mais altas ou com maior frequência do que a receitada; alguns fazem uso intranasal para ficarem “ligados” e em conjunto com outras drogas ou bebidas alcoólicas. Do mesmo modo que com o uso não médico, isso está associado a taxas mais altas de uso de outras substâncias. Medicação desviada para amigos e membros da família não é fato incomum e muitos são abordados para isso, colocando-os em risco repetido de se engajar em comportamento ilegal.
Para solucionar esses problemas, os médicos devem instruir seus pacientes sobre o abuso potencial de seus medicamentos, a necessidade de guardá-los em local seguro, e obter um compromisso de não doá-los a ninguém. As crianças e adolescentes podem precisar de tutoramento sobre como responder se abordadas por colegas pedindo sua medicação.
As faculdades devem considerar a revisão de suas polícias de conduta para controlar o mau uso e o desvio de medicação para o TDAH, propiciar aos estudantes locais seguros de guarda dos remédios e educar os alunos sobre os perigos em potencial associados ao uso não médico, especialmente quando usados com álcool e outras substâncias.
Referências – As informações fornecidas foram retiradas das seguintes fontes, entre outras:
Arria AM, Garnier-Dykstra, KM, Caldeira, KM, et al.: Persistent nonmedical use of prescription stimulants among college students: Possible association with ADHD symptoms. J Atten Disord 2011, 15:347-356.
Dupont RL, Coleman JJ, Bucher RH, Wilford BB. (2008). Characteristics and motives of college students who engage in nonmedical use of methylphenidate. The American Journal on Addictions 2008, 17:167-171.
 Garnier-Dykstra LM, Caldeira, KM, Vincent, KB, et al.: Nonmedical use of prescription stimulants during college: Four year trends in exposure opportunity, use, motives, and sources. J Am College Health 2012, 60:226-234. One of the few longitudinal studies of nonmedical use of stimulants.
 Johnston LD, O-Malley PM, Bachman, JG, et al.: Monitoring the Future national survey results on drug use, 1975-2011: Volume II, College students and adults ages 19-50. Ann Arbor: Institute for Social Research, The University of Michigan. Includes recent national data on nonmedical use of stimulant medications.
 McCabe SE, Teter, CJ. Drug use related problems among nonmedical users of prescription stimulants: a web-based survey of college students from a Midwestern university. Drug Alcohol Depen 2007, 91:69-76.
 Novak SP, Kroutil LA, Williams RL, Van Brunt DL. The nonmedical use of prescription ADHD medications: Results from a national Internet panel. Substance Abuse Treatment, Prevention, and Policy 2007, 2:32.
 Peterkin, AL, Crone CC, Sheridan MJ, Wise, TN (2010). Cognitive performance enhancement: Misuse or self-treatment? J Atten Disord 2010, 15:263-268.
 Rabiner, DL, Anastopoulus AD, Costello EJ et al.: Motives and Perceived Consequences of Nonmedical ADHD Medication Use by College Students: Are students treating themselves for attention problems? J Atten Disord 2009a, 13:259-270. Careful examination of motives for nonmedical use and association of nonmedical use with attention problems.
 Rabiner DL, Anastopoulus AD, Costello, EJ et al.: The misuse and diversion of prescribed ADHD medications by college students. J Atten Disord 2009, 13:144-153.
 Sepulveda DR, Thomas LM, McCabe, SE, et al.: Misuse of prescribed stimulant medication for ADHD and associated patterns of substance use: Preliminary analysis among college students. Journal of Pharmacy Practice 2011, 24:551-560.
 Sullivan, BK, May K, Galbally L. Symptom exaggeration by college adults in attention-deficit hyperactivity disorder and learning disorder assessments. Appl Neuropsychol 2007, 14:189-207.
 Upadhyaya HP, Rose K, Wang W, Brady KT. Attention-deficit/hyperactivity disorder, medication treatment, and substance use patterns among adolescents and young adults. J Child Adolesc Psychopharmacol 2005, 15:799-809.
Thanks again for your ongoing interest in the newsletter. I hope you enjoyed the above article and found it to be useful to you.
Sincerely, David Rabiner, Ph.D. Research Professor - Dept. of Psychology & Neuroscience - Duke University Durham, NC 27708

sábado, 23 de março de 2013

274- Sinais do TDAH: Sintomas nas mulheres



Uma lista prática de checagem de sintomas comuns do TDAH nas mulheres – consulte esta lista antes de procurar um diagnóstico de TDAH para si mesma ou para sua filha. Por Eunice Sigler.

Você tem sinais de transtorno de déficit de atenção (TDA/TDAH)? Sua filha tem? Somente um profissional de saúde mental pode lhe dizer com certeza, mas responder a esta lista de perguntas lhe dará uma ideia se você tem ou não o TDAH do adulto.

Quanto mais questões você responder de modo afirmativo, mais provável que tenha o TDAH. Leve a lista respondida ao seu médico.

Você se sente oprimido em lojas, no escritório ou em festas? Para você é impossível não se importar com sons e distrações que não incomodam os outros?

Tempo, dinheiro, papéis e coisas estão dominando sua vida e prejudicando a capacidade de atingir suas metas?

Você gasta a maior parte do seu tempo lidando com, procurando, corrigindo ou encobrido coisas e fatos? Você evita as pessoas por isso?

Você parou de convidar as pessoas para irem à sua casa por ter vergonha da bagunça?

Você tem dificuldade de controlar seu talão de cheques?

Você sente frequentemente que sua vida está fora de controle, que é impossível  satisfazer as exigências?

Você acha que tem ideias melhores do que as outras pessoas mas é incapaz de organizá-las ou de realizá-las?

Você começa cada dia determinado a ser organizado?

Você vê outras pessoas de inteligência e educação semelhantes às suas suplantá-lo?

Você se desespera por nunca realizar seu potencial ou atingir suas metas?

Você já se sentiu egoísta porque não escreve cartas de agradecimento ou envia cartões de feliz aniversário?

Você não tem noção de como os outros fazem para levar vidas consistentes e normais?

Você é chamado de “mal-educado” ou de “desligado”? Você está “se passando por normal”? Você se sente como um impostor?

Listas de sintomas estão disponíveis em addvance.com/help/women/girl_checklist.html  e addresources.org/article_adhd_checklist_amen.php assim como em sarisolden.com/checklist.html  (o site de onde as perguntas acima foram adaptadas)

quinta-feira, 21 de março de 2013

273- Depressão e violência doméstica aumentam o risco de TDAH em crianças.



Crianças em idade pré-escolar cujos pais sofrem de depressão e em cujos lares existe violência doméstica têm mais probabilidade de desenvolver transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) até os 6 anos de idade, segundo sugere nova investigação publicada na revista JAMA Pediatrics.

O estudo prospectivo de coortes se baseou em 2.422 crianças de 3 anos de idade. Os pais preencheram questionários sobre seus antecedentes de depressão e violência doméstica. Cinquenta e oito cuidadores (2,4%) afirmaram que, antes que a criança tivesse 3 anos, houve episódios de violência doméstica e depressão. Além disso, 69 (2,8%) comunicaram somente a existência de violência doméstica e 704 (29,1%) manifestaram sintomas de depressão durante esse período. Os 65,7% restantes dos pais afirmaram que não houve depressão nem violência doméstica. As crianças que viveram em ambiente de violência doméstica ou depressão de algum dos pais tinham quatro vezes mais probabilidades de receber um diagnóstico de TDAH aos 6 anos de idade (odds ratio = 4,0; IC 95% = 1,5-10,9), inclusive depois de ajustar por sexo da criança, raça/etnia e outros fatores.

As crianças cujos pais haviam comunicado sintomas de depressão também tinham mais probabilidades de terem receitas de fármacos psicotrópicos (odds ratio = 1,9; IC 95% = 1,0-3,4).

[JAMA Pediatr 2013] Bauer NS, Gilbert AL, Carrol AE, Downs SM

sexta-feira, 15 de março de 2013

272- Auxílio com as tarefas de casa para as crianças com TDAH


Resolver os problemas das tarefas de casa é muito importante, porque isso é a maior causa de fracasso escolar para as crianças com TDAH. Quase todo pai e mãe de criança com TDAH já esteve na linha de frente dessa batalha da lição de casa. Tenha em mente que a lição de casa não precisa ser exaustiva para ser eficiente.

A Associação Nacional de Educação e a Associação de Pais e Professores dos Estados Unidos recomendam 10 minutos de lição de casa por assunto, por dia. Em outras palavras, um aluno da sexta série deveria gastar ar redor de 60 minutos por noite na lição de casa. [Nota do tradutor: Lá nos “states”, as escolas funcionam em período integral]. Se os professores começarem a sobrecarregar, tenha uma conversa com eles.
As estratégias a seguir podem encurtar o tempo gasto e reduzir o estresse em casa.

Soluções na Sala de Aula:

1. Escreva as tarefas no quadro. Escreva as tarefas de casa no mesmo local do quadro, todos os dias.

2. Reserve um tempo todos os dias para que os alunos copiem as tarefas de casa em seus cadernos. Se os déficits de atenção ou de linguagem tornam a cópia difícil para um aluno, peça a um segundo aluno para escrever as tarefas e, discretamente, entregá-las para o primeiro. Postar as tarefas no “sítio” da escola também poderá ser útil.

3. Nomeie chefes de fileiras. No início da aula, os nomeados devem recolher as tarefas de casa. Ao final da aula, eles devem verificar se as tarefas foram copiadas por cada um dos estudantes de sua fileira.

4. Desenvolva um plano que garanta que o trabalho feito chegue à escola. Fale com os pais dos estudantes que reiteradamente se esquecem de trazer sua lição de casa para a escola, e ajude-os a elaborar um plano para resolver esse problema. Faça a sugestão de que eles comprem pastas-arquivo de capas coloridas para todas as lições completadas. Eles podem conferir para ter certeza de que o trabalho foi feito, colocado na pasta correta, e esta, colocada na mochila para o dia seguinte.

5. Estabeleça a quantidade certa de lição de casa. Alguns alunos com TDAH trabalham lentamente e facilmente ficam frustrados. Dando somente alguns problemas de matemática pode fazer com que a criança demonstre o que aprendeu sem forçá-la muito. Passando problemas que não sejam muito difíceis nem muito demorados, os professores aumentam as chances de que a tarefa será feita.

6. Envie aos pais uma lista de sugestões para sessões produtivas de lição de casa. Os pais querem ajudar seus filhos, mas, às vezes, não sabem como. Você pode propor duas estratégias: 1) estabelecer, com ajuda do aluno, um horário de tarefas de casa; 2) encontrar um local silencioso, com boa iluminação e com espaço livre de trabalho, com acesso a papel, lápis e computador.

Soluções em casa:

7. Faça um plano para acompanhar o trabalho de casa. Encoraje seu filho a escrever cada uma das lições de casa no caderno de tarefas diárias. Como um backup, veja se os trabalhos também foram postados no site da escola. Tenha o telefone de um colega de classe para que possa saber quais as tarefas. Um veterano do colegial escrevia suas tarefas em cartões 7x5, com os nomes dos cursos, que ele guardava no bolso da calça jeans.

8. Estabeleça um tempo para a tarefa. Algumas crianças precisam de um intervalo depois das aulas. Outras trabalham melhor enquanto ainda com a cabeça quente. Se as atividades depois das aulas tornam impossível um esquema regular, arrume um calendário semanal que liste os horários de início e de término das lições de casa.

9. Pergunte ao professor sobre as rotinas de tarefas. O professor de matemática pode dizer “Eu passo tarefas de álgebra quatro noites por semana, e dou uma prova ao final de cada capítulo, geralmente a cada duas semanas”. Isso lhe diz que alguma coisa está errada se o seu filho disser que não tem nenhum exercício de matemática por duas noites seguidas.

10. Programe uma pausa de cinco minutos a cada 20 minutos de
trabalho. Pausas breves, frequentes, ajudam as crianças com TDAH a “recarregar suas baterias.”

11. Respeite o ponto de saturação do seu filho. Se ele ficar muito cansado ou frustrado para acabar seu dever de casa, deixe que ele pare. Escreva uma carta ao professor explicando que ele fez o que conseguiu. Se ele tiver dificuldade de prestar atenção, escreve lentamente ou precisa de um tempo extra para entender conceitos, as tarefas vão demorar consistentemente mais tempo do que deveriam.

12. Fale com o professor. Se as sessões de dever de casa forem frequentemente exaustivas do ponto de vista emocional, trabalhe com o professor para determinar se as tarefas estão muito longas ou muito difíceis para seu filho.

13. Veja se é o caso de dar medicação no horário das tarefas. Fale com seu médico a respeito dos medicamentos de curta-ação, como a Ritalina, que dura de três a quatro horas. Tomar a medicação entre as 15 e 17 horas não deve interferir com o sono. Muitos medicamentos, dados mais cedo no dia, perdem o efeito ao final da tarde. Quando a medicação está funcionando, os alunos se mentem focalizados, terminam as tarefas mais rapidamente e têm mais probabilidade de se lembrar do assunto que estudaram.

14. Monitore o progresso do seu filho com um relatório diário ou semanal. Esses relatórios feitos pelos professores alertam os pais quando seus filhos estiverem em risco de fracasso e com necessidade de mais tempo de supervisão em casa. Os relatórios o ajudam e ao seu filho a identificarem as tarefas de casa que estão faltando, de modo que você possa encontrá-las e levá-las aos professores. Crianças mais novas precisam de apoio mais frequente, assim, um relatório diário pode ser melhor para elas. Em alguns casos, relatórios semanais podem ser suficientes para estudantes do colegial.

15. Peça outro livro de texto para uso em casa. Alunos com TDAH geralmente deixam seus livros na escola. Ter acesso a um livro de texto a cada noite é essencial. Uma vez que o aluno com TDAH fracasse, será difícil recuperar o tempo perdido. Como muitas escolas têm somente um conjunto de livros para cada estudante, você poderá ter de comprar cópias extras.
Soluções: Diminua o nível do estresse
Depois de um longo dia na escola, lição de casa pode ser duro para crianças com TDAH ou dificuldades de aprendizagem, tal como a dislexia. Para os seus pais, também. Eis aqui algumas estratégias para lidar com as tarefas.

16. Inicie um grupo de tarefas em casa.
Convide um ou dois alunos da classe do seu filho para fazerem um pouco da tarefa juntos. Essa maneira pode ser boa para descobrir outras estratégias de estudo das crianças e, uma chance para brincar um pouco enquanto a tarefa estiver sendo feita, será um forte incentivo para fazer a tarefa de modo mais eficiente.

17. Respeite os ritmos diários do seu filho.
Muitas crianças se dão melhor se fizerem sua lição de casa logo ao final do dia – não, talvez, imediatamente após chegarem da escola, mas certamente antes do jantar. Todo mundo merece uma pausa, e nossos filhos, em particular, podem precisar de uma chance para alguma atividade física antes de serem obrigados a ficar sentados novamente. Algumas crianças agitadas são notórias madrugadoras, e esse pode ser um ótimo horário para fazer a lição de casa.

18. Tenha um plano de ataque.
Sente-se e faça a estratégia para a tarefa do dia com o seu filho: Quanto precisa ser feito? O que parece ser fácil? O que parece ser difícil?

19. Tenha um local específico para a tarefa.
Como você pode diminuir os fatores de distração? Quão disponível você ou outro adulto supervisor precisam estar? Você pode querer estabelecer um local dedicado à tarefa escolar. Se o quarto do seu filho for o local mais cheio de fatores de distração, o melhor lugar pode ser algum local enfadonho de adulto: uma pequena mesa na sala de estar ou algum espaço na mesa da cozinha.

20. Premie as conquistas.
Nós acreditamos em pequenas premiações para pequenas conquistas. Termine sua lista de trabalhos e ganhará um biscoito. Termine toda sua tarefa de casa e iremos ao parque de diversões por 15 minutos antes do jantar. Para as tarefas que seu filho odeia, não há nada de errado em oferecer uma uva ou uma estrela dourada para cada simples sentença completada com sucesso ou cada problema de matemática da lista de tarefas.

21. Não sobrecarregue.
Se você preenche todas as tardes com esportes, sessões de terapia ou outras atividades, o trabalho de casa terá de esperar até mais tarde, e isso poderá ser ruim. Que tal deixar algumas dessas atividades para o final de semana? Que tal o seu filho levar suas tarefas para o consultório da terapeuta, se geralmente ele vai ter de esperar pelo atendimento? Algumas escolas mandam para as casas um pacote de tarefas na sexta-feira, ou na segunda-feira. Isso permite maior flexibilidade de planejamento e o produto final provavelmente será mais limpo e bem realizado.

22. Planeje a supervisão.
Pense na supervisão do trabalho de casa conforme providencie melhorias nos cuidados com seu filho. Se você tiver uma babá lhe ajudando nessas horas da tarde, dê a ela instruções claras para ajudar na lição de casa e certifique-se de que ela entendeu que, se possível, a lição precisa estar feita na hora do jantar. Se o seu filho gasta um tempo em programas depois das aulas, há previsão para a lição de casa? Muitos desses programas oferecem uma sala com supervisão para a tarefa de casa, onde as crianças podem trabalhar em paz e obter a ajuda de que necessitem.

23. Organize.
Para muitas crianças com TDAH, manter os papéis juntos já é uma grande tarefa. Quando a lição for entregue na escola, seu filho deverá saber exatamente onde ele colocou o papel, então ele terá certeza de trazê-lo para casa. Depois que a lição foi feita, ele deverá guardá-la numa pasta-arquivo especial que voltará para a escola no dia
seguinte. O progenitor que deixar e pegar o filho na escola pode precisar checar duas vezes se as tarefas foram postas na mochila. Independente de quanto você tiver se esforçado e planejado, uma vez ou outra, ficará maluco e terá de atravessar a cidade pela manhã para ir buscar o que foi esquecido em casa. Você só não quer fazer isso todos os dias.

24. Confira com o professor.
Se os trabalhos não estão sempre claramente indicados, ou se o seu filho tem dificuldade de explicar exatamente o que foi pedido, você deve conferir com o professor de modo regular ou estabelecer uma ligação com outro pai que pareça relativamente adaptado, de modo que, em dúvida, uma chamada para conselho e instruções pode ser feita. Alguns professores estão disponíveis por meio do e-mail, e alguns outros chegam a postar as tarefas de casa num website.

25. Altere as regras.
De longe, nossa atividade preferida para nossas crianças menores é a leitura – ler juntos, deixando a criança ler para os pais e, naturalmente, deixando um pai ler para a criança. Se a sua criança fica esgotada à noite, assuma mais a leitura e deixe que ela aproveite o prazeroso contato um-a-um. Queremos expressar nossa esperança que os programas de leitura em casa reconheçam os prazeres e confortos da leitura em voz alta e que permitam às crianças a escolha dos livros dos quais elas gostem. Se você se encontrar frente a um programa de leitura em casa que esteja tirando a alegria da leitura, você precisa fazer algumas alterações discretas em casa – com ou sem a notificação da escola.

26. Use ferramentas de planejamento.
Ajude as crianças mais velhas a planejar seu tempo – não por apenas uma noite de trabalho, mas para trabalhos maiores e mais demorados. Algumas crianças caprichosas são incapazes de entender como dividir essas tarefas em partes mais gerenciáveis, assim, um quadro, uma lista de conferência ou um calendário, com as datas de entrega de cada tarefa indicadas, podem ser realmente úteis.

27. Lembre-se do poder do elogio.
Tente fazer do trabalho de casa um período que esteja associado com certa quantidade de elogios, com algum conforto físico, e mesmo com a eventual discussão. Isso não vai fazer seu filho adorar as listas de tarefas, mas pode fazer com que ele perceba esse período como um momento familiar, relativamente prazeroso do dia, ou, ao menos, como uma obrigação factível. 

ADDitude

sexta-feira, 8 de março de 2013

271- TDAH - Para Falar a Verdade



Algumas crianças com TDAH mentem. Entenda por que elas fazem isso – e como você poderá ajudá-las mais, ficando calmo na medida em que as orienta para a honestidade. Por Kirk Martin

Você se pergunta por que algumas crianças com TDAH mentem, mesmo quando elas sabem que você sabe que elas estão mentindo? É pela mesma razão pela qual elas trapaceiam em um jogo, cometem erros e se recusam a assumir a responsabilidade. Elas sentem que não têm controle do seu comportamento ou das situações que enfrentam, então fazem escolhas erradas. Depois, descobrem o que fizeram, se sentem envergonhadas, e descobrem um jeito de encobrir o erro. O que você pode fazer para diminuir as mentiras? Tente essas dicas:

1) Mantenha-se calmo. É difícil ficar calmo quando seu filho parece mentir sem dificuldade, mas você precisa. Seu filho pensa, “Não quero estragar tudo o tempo todo. Agora me sinto exposto, e meus pais pensam que eu sou um menino mau. Não posso suportar a vergonha, então, para a autopreservação vou mentir”. Se você fizer um sermão ou se perder-se emocionalmente, seu filho nunca se sentirá seguro para lhe contar a verdade.

2) Vá à raiz do problema. Mentir não é o problema verdadeiro; ele mente para esconder sua impulsividade. Os pais precisam melhorar o controle de impulso do seu filho. Vá com ele até uma loja de videogames, passeie pela loja e saia sem comprar nada, apesar dos apelos dele. Faça com que ele deixe no prato alguma batatas fritas quando for comer no McDonald´s.

3) Fale a seu filho como adulto. Diga, “José, sei que você mentiu porque cometeu um erro e não quer ser pego. Você se sentiu como se estivesse fora de controle, então inventou uma história. Não estou bravo com você – quero ajudá-lo. Sua mentira não vai fazer com que eu não o ame nem que deixe de gostar de você, mas ela significa que você perdeu um pouco da minha confiança. Gostaria de dar a você uma oportunidade de recuperar a minha confiança”.

4) Interprete. Arrumar uma consequência para a mentira não vai mudar nada; você só estará deixando seu filho saber que ele fez algo  errado (e ele já sabe disso).

Em vez disso, crie uma rotina em sua família quando alguém precisar ser honesto sobre alguma coisa desagradável. “José, em nossa família, nós dizemos a palavra “pipoca” quando for necessário em uma conversa difícil. Quando você disser essa palavra, eu vou me sentar e escutá-lo – prometo que não vou ficar bravo ou passar um sermão. Então, vamos praticar isso na próxima vez que você quiser mentir”.

Seu filho sempre deverá ver o lar como um lugar seguro onde todos podem ser imperfeitos e crescer por meio dos seus esforços.

Este artigo foi publicado no número de inverno de 2012 de ADDitude.

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